Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

yuri.sierakowski

Ajuda definir SET

Recommended Posts

Postado em

Fala galera beleza? estou querendo partir para o mundo do SQ, eu tenhos os equipamentos da assinatura, e estou em duvida em relacao ao bi-amp, queria saber o seguinte, hoje eu tenho um modulo bbuster 3000gl que eh um modulo AB e tem um som muito gostoso estava pensando em comprar um modulo sd250.2 para usar em bridge no meu questo de 250Wrms e deixar esse bbuster apenas para stereo ligando meu kit 2 vias teac mas usar apenas o midbass e trocar o tw dele por um outro que consiga descer mais e usar 2 vias bi amp, porem para ter um palco sonoro melhor eh preciso ter TA? ou tem como fazer os ajustes manuais? o que posso fazer por onde comecar a investir, para ter um som bom... jah gastei demais sem saber huahuahua

Postado em

Olá yuri.

Vou te dar minha opinião pela minha experiência recente.

Para definir um bom palco sonoro, é obrigatório um bom Player, que seja reconhecidamente para Qualidade e que tenha TA. Se não tiver esse player de qualidade, dificilmente vai estabelecer um bom palco sonoro.

Depois, começam os gostos..., por exemplo, vc falou sobre trocar os tweeters por outros que desçam mais. Acabei de fazer isso!... Estava usando um kit duas vias Morel Dotech original, com um cross point nos 3200Hz (12dB/8a), baseado no cross original do kit, usando o tweeter original do kit (MT12). Troquei o tweeter pelo Morel MT230, que pertence à linha nova HiFi da Morel, e esse tweeter desce mais que o MT12, além de ser mais sensível (93dB do MT230 contra 90dB do MT12). Substituí o cross original do kit Dotech pelo cross do kit Supremo, o qual tem um cross point em 1900Hz, e trabalhando com EQ e nível do amp, tenho um resultado MUITO superior em palco e foco. O palco está todo em cima do painel e mantendo a profundidade que já tinha, com mais foco e detalhamento.

Enfim, tudo isso ajuda e, na minha opinião, vem bem de encontro com o meu gosto. Mas, tirando o gosto, tem a questão da necessidade, e isso significa uma BOA HU! Com relação a necessidade do tweeter que desça mais, eu diria que isso pode não ser uma necessidade. Se conseguir trabalhar na instalação e direcionar os midbass, pode ser que mantendo o tweeter do kit tudo se ajeita melhor.

Sobre os amps e o que vc pretende fazer, acho que pode ser bom. Manter o bbuster para o estéreo e colocar o sd250 para o sub. Não é um amp que vai te dar um subgrave maravilhoso, mas é um começo. Se tiver aberto a opções, pode pensar em um Soundmagus para o mono. É um bom amp e com boa potência.

Abraços,

Rodrigo

Postado em

Olá yuri.

Vou te dar minha opinião pela minha experiência recente.

Para definir um bom palco sonoro, é obrigatório um bom Player, que seja reconhecidamente para Qualidade e que tenha TA. Se não tiver esse player de qualidade, dificilmente vai estabelecer um bom palco sonoro.

Depois, começam os gostos..., por exemplo, vc falou sobre trocar os tweeters por outros que desçam mais. Acabei de fazer isso!... Estava usando um kit duas vias Morel Dotech original, com um cross point nos 3200Hz (12dB/8a), baseado no cross original do kit, usando o tweeter original do kit (MT12). Troquei o tweeter pelo Morel MT230, que pertence à linha nova HiFi da Morel, e esse tweeter desce mais que o MT12, além de ser mais sensível (93dB do MT230 contra 90dB do MT12). Substituí o cross original do kit Dotech pelo cross do kit Supremo, o qual tem um cross point em 1900Hz, e trabalhando com EQ e nível do amp, tenho um resultado MUITO superior em palco e foco. O palco está todo em cima do painel e mantendo a profundidade que já tinha, com mais foco e detalhamento.

Enfim, tudo isso ajuda e, na minha opinião, vem bem de encontro com o meu gosto. Mas, tirando o gosto, tem a questão da necessidade, e isso significa uma BOA HU! Com relação a necessidade do tweeter que desça mais, eu diria que isso pode não ser uma necessidade. Se conseguir trabalhar na instalação e direcionar os midbass, pode ser que mantendo o tweeter do kit tudo se ajeita melhor.

Sobre os amps e o que vc pretende fazer, acho que pode ser bom. Manter o bbuster para o estéreo e colocar o sd250 para o sub. Não é um amp que vai te dar um subgrave maravilhoso, mas é um começo. Se tiver aberto a opções, pode pensar em um Soundmagus para o mono. É um bom amp e com boa potência.

Abraços,

Rodrigo

Show saber que o conjunto te agradou... mudou algo mais ou somente o tw e cross?

abs

Postado em

Show saber que o conjunto te agradou... mudou algo mais ou somente o tw e cross?

abs

Fala Gutao!

Cara tentei te ligar pra gente bater um papo na semana passada, mas não consegui. Até deixei um recado na sua caixa postal.

Então, o resultado ficou maravilhoso! O palco subiu mais e está bem concentrado em cima do painel. Em geral, o cantor está sempre em cima, mas depndendo da música, os demais instrumentos também ficam todos em cima! Muito bom! Tenho certeza que não é o melhor som do mundo, mas ficou muito bom!

Confome planejado, só troquei os tweeters e os crossover. Mas, mudei regulagens de ganho dos tweeters e dos midbass, assim como o ponto de corte superior dos midbass. Acabei deixando a ligação exatamente como antes, sem passar os midbass pelos cross, ou seja, ligados diretamente no amp. Com isso, posso testar os mais variados cross points dos midbass e, com isso, escutar como fica melhor. Com os tweeters anteriores, deixava os midbass subir o que podiam. Agora, senti a necessidade de baixar o corte superior deles.

Enfim, vamos combinar um dia pra vc poder escutar como ficou.

Muito obrigado, meu amigo, e forte abraço!

Rodrigo.

Postado em

entao atualmente eu tenho as portas tratadas porem nao consigo fazer um redirecionamento dos midbass ai pensei em trabalar com TW+Full no painel sera que rola?

Yuri,

Pode ser que role sim. Verifique as specs dos fulls e dos tweeters e veja se eles se complementam. Verifique como vai cortá-los (no player ou em crossovers ou no amp), e faça os ajustes necessários pra que cada um faça seu papel.

Depndndo dos fulls, fica muito bom! Com mids também! É uma questão de testar!

Abração,

Rodrigo.

Postado em

opa meu carro ferveu ontem e estava na officina e fui fazendo uns testes acabei de colocar os tw no painel virados para o vidro, ligados direto no player, desliguei os full ranges e deixei o corte dos tw em 1700Hz/6db e nossa ficou muito bom o som... gostei do resultado estava pensando em cortar ele em 6000Hz e deixar os fulls de 600 a 6000Hz 12db com os midbass tocando de 50Hz a 3500 sera que vai ficar muito embolado? e o subwoofer de 20 a 80Hz

Postado em

opa meu carro ferveu ontem e estava na officina e fui fazendo uns testes acabei de colocar os tw no painel virados para o vidro, ligados direto no player, desliguei os full ranges e deixei o corte dos tw em 1700Hz/6db e nossa ficou muito bom o som... gostei do resultado estava pensando em cortar ele em 6000Hz e deixar os fulls de 600 a 6000Hz 12db com os midbass tocando de 50Hz a 3500 sera que vai ficar muito embolado? e o subwoofer de 20 a 80Hz

Misturou tudo ai. Como vc ñ tem muita experiência, eu indicaria montar um bom 2 vias mesmo, ou melhor, se possível, comprar um bom kit 2 vias. O resultado é muito bom e as chances de dar erro é muito menor.

Postado em

Verdade!

Como disse o Alves, yuri, misturou tudo..

Vc pode, para efeito de teste, cortar o tweeter nos 6000Hz, os fulls entre 1000 e 1500 Hz até 6000Hz, e os midbass de (por exemplo) 50Hz até 1500 ou 2000Hz. Isso vai lhe proporcionar um palco bem detalhado em cima do painel. Só não posso garantir se os seus tweeters e fulls vão coordenar legal. Creio que sim, mas também depende de como vai fazer esses cortes. Vc pode variar, mas tente sempre deixar a zona dos 1KHz pra cima do painel (tw + fulls) e abaixo dos 1KHz pra baixo (midbass). Eu trabalharia assim para procurar quais ajustes ficam melhores.

Agora, se não se sentir muito tranquilo, melhor ir num bom kit duas vias, como disse o Alves, pois é mais garantido.

Abração!

Postado em

estou vendo se compro uns crossover para test, aqueles artezanais... estava pensando em comprar um crossover pro mid bass de 0Hz a 1500Hz 6db/8 um para o full range bandpass de 1500Hz a 5000Hz 6db/8 e um para o tw de 5000Hz pra cima 6db/8? ta certo isso?

Postado em

Diria que está melhor sim!... Mas, vc terá condições de alterar os pontos de corte nesses cross com facilidade? Se sim, manda bala e faça diversos ajustes escutando, buscando o ajuste do palco. Porém, se não tem experiência no ajuste de palco, melhor esquecer o 3 vias e partir para um 2 vias.

Abraço!

Postado em

Outra coisa... esses cortes com atenuação em 6dB/8a, acho que pode não ser legal. Ou vc tenha a condição de ajustar a curva de atenuação (de 6dB à 24dB/8a) ou peça os cortes fixos em 12dB/8a.

Abraço!

Postado em

12 tbem.

Esse slope é o mais utilizado em cross originais de kits duas e tres vias. Mas, não quer dizer que vai resolver seus problemas. O ideal é vc comprar um crossover ajustável e ir fazendo ajustes. Mas, se for no fixo, como está fazendo, eu apostaria nesse slope. Não é garantia...apenas uma possibilidade maior de dar certo.

Abraço.

Postado em

opa valeu mesmo pela ajuda entao eu tenho um cross mcd360 da clarion que tem corte em 18db/8a com ajuste variavel de frequencia para testar... mais mandei fazer dois crossover um para o full e um para o midbass com 12db/8a de corte... e corte fixo de 80hz a 1500hz para o mid e 1500 a 5000 para o full para testar... e o tw eu vou deixar de 5000 para cima...

Postado em

Ok. Recomendo vc testar bastante primeiro com esse variável. Depois dos testes, decide e manda fazer os crossover fixo!

Agora, se for fazer os fixo agora, diminui a frequência d corte inferior dos midbass. Eu diria, pelo menos para 60 Hz. Para SQ, 80Hz é muito alto! Vai faltar coisa aí. ..e o sub, se for usar, não vai tocar o resto tão bem.

Abração!

Postado em

legal o cara que faz os crossovers esta quase me matando huahuahuauhuaahuhuaahuua fiz como voce falou 60Hz a 1500Hz midbass 1500Hz a 5000Hz fullrange e 5000Hz a 20000Hz tw, coloquei um lpad no fullrange de 0 a -3 db pq ele tem 90db de sensibilidade e o resto do set tem 87db vamos ver como fica....

Postado em

Yuri,

Ok! Espero que o seu midbass responda abaixo dos 85Hz. Tome cuidado com a potência, pq vc vai deixar o mid descer um pouco mais que a sua spec.

Abraço

Postado em (editado)

RodVTS98, agora me surgiu uma duvida. vou mandar repassar todos cabos de altofalante do carro, qual melhor custo beneficio? vou puxar do amp para o midbass e do cdplayer para o tw e fullrange. o sub e rca eu ja tenhos cabos tecnoise que acho que sao bons.... coloco speaker cable tecnoise tambem?

Edit: deixei com negrito

Editado por yuri.sierakowski
Postado em

Yuri, me explica que ligação é essa... midbass liga no amp e tw e fulls no cd player? Não tá legal isso ae!....

Qtos rca seu player tem? Vc teria que ligar todos eles para, pelo menos, 2 amps, sendo um deles 4 canais para ligar tws e fulls e outro 3 canais pra ligar os midbass e sub. Ligar só os midbass no amp e o resto no cd player não recomendo. Além do que, não tem sentido vc investir em crossovers e fazer esse tipo de ligação!

Sobre cabos, não tenho experiência para speakers. Mas, acho que os tecnoise servem. Mas, de novo, pq se preocupar com cabos, se vai fazer essa ligação? Isso não tá bom... pense em algo parecido com o que falei.

Abraços!

Postado em (editado)

entao pois hoje eu acho que eu estou com um modulo muito potente para apenas o midbass e o tw por isso nao queria colocar outro amplificador no carro... e usar o amp do player pois esse meu player fornece 18Wrms com >1% de THD e acho que mandando 50Wrms para o midbass + 18Wrms para o TW e mais 18Wrms para os fullranges... + 400 Wrms para o sub ta de bom tamanho ou nao?

ou compensa em ligar full+tw e midbass no amp que eu tenho agora e comprar um SD400.1 e colocar o sub? ou nao rola amp digital para subwoofer?

Editado por yuri.sierakowski
Postado em

Yuri. a questão não é apenas potência. A questão é a qualidade do amplificador embutido no player que não é bom. Se quer mais qualidade, amp é necessário para todos os drivers do sistema.

Eu utilizaria o bbuster para os 6 drivers (tws, fulls e midbass) e colocaria um amp mono para o sub. Pode usar amp classe D para sub. Sem problemas.

Pode ligar os tws e fulls juntos, e os midbass nos canais restantes. Importante observar as impedancias. Isso pode influenciar seus cross. Ou seja: vc pode ligar dois canais para os tws e fulls e os outros dois canais para os midbass. E um segundo amp para o sub.

De novo: observe qual impedancia será a resultante e veja se está entre 2 ou 4 ohms, pois é o que seu amp consegue lidar.

Abraço,

Ro

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...