Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Bah Ferrari

Ajuda com cortes, resp. frequência, freq ressonância

Recommended Posts

Postado em

Bom Dia pessoal!

Estou comprando um woofer Oversound Insanno 15" ST800 - 400rms!

Olhando no site verifiquei as seguintes informações:

Resposta de Frequência: 40-2000hz

Frequencia Mínima de Corte: 60hz

Frequencia de Ressonancia: 35hz

Vamos as dúvidas

O Woofer responde de 40 a 2000hz, porém indica corte mínimo de 60 hz e freq de ressonancia de 35hz, a dúvida é qual corte deve ser utilizado

LPF? HPF? Full

naão entendi mto bem esses lances de freq de resp, freq de ressonancia quem puder ai fazer a gentileza de dar uma explicada eu agradeço muito mesmo.. não quero correr o risco de queimar o woofer

ps: vi um video dele no SOM SC, em um uno tocando demais.. la no video dizia

gravao/misto= 50 hz

pancadao=80hz

nao entendi como foram feitos os cortes...

http://www.youtube.com/watch?v=ZlD6F0ypTVE

ajuda ai por favor galera!

obrigado

Postado em

Os cortes desse vídeo ai, foram feito assim: HPF em 50hz e como é um set de 3 vias o LPF deve tá em 500 ou em flat mesmo. e quando for tocar pancadão mesmo, ele muda o HPF para 80hz para não ter perigo de queimar.

Então, no seu caso, acho você poderia deixar no 50hz mesmo (no minimo com 12dbs de corte) acho que já não oferecia nenhum risco de queimar, só que quando tu fosse escutar uma musica de pancadão, ou aumentar muito o som, seria legal aumentar um pouco o HPF assim te traria mais segurança ainda.

(espere alguém com mais conhecimento que eu, talvez possam te ajudar melhor)

Postado em

Acho que 35 hz é a sintonia da caixa

60 hz de corte minimo é so p/ nao correr o risco de danificar o falante minha dica é:

Coloca filtro subsonico e faz hpf 40 hz e Lpf 500 e as cornetas acima disso

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2

Postado em

Desculpe descordar amigo, mais acho que HPF 40 hz, seria arriscado. HPF em 40hz é mais usado em woofer que foram feitos para tocar subgrave, tipo tornado, sub 800. Já os ST800 o fabricante já pede HPF 60hz, no max o amigo poderia botar uns 50hz, sem chegar no max do som.

Concordo com o LPF, deixando em 500hz talvez até um pouco mais, vai chegar até onde as cornetas começam, assim não fica um buraco na resposta de frequência do som.

(Posso estar errado, mais essa é a minha opinião.)

Postado em

Legal pessoal muito obrigado pelo ajuda!

mas uma duvida!

vamos supor que eu use um crossover stx 62 da stesom

eu iria cortar subsonico em 50 hz , e no primeiro controle no minino que é 500hz

e os 2000hz de frequencia que o falante responde?

na seria o correto então Subsonico em 50hz

e LPF em 2000 hz que é ate a frequencia q o falante reproduz?

pq cortar nos 500?

me desculpa se estou flando M****, mas é oq eu to conseguindo entender....

Postado em

Tem que ver se ele chega bem nos 2000 hz...

pelo tamanho dele as vezes ele chega a 2000 a -6 db oitava...

2000 hz é quase agudo eu prefiro deixar pra corneta mais vc quem sabe... faz o texte pra ver...:D

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2

Postado em

então cara, como o kiroi falou, esse lpf em 2000 é bem dispensavel, até porque as cornetas que tocam nessa frequencia né? mais então, ai é regulagem a gosto, vai de cada um. Instale seu som e quando estiver pronto vá regulando, bota em 500 e vai escutando o som, se achar que em 2000 fica melhor, pode por, não tem problema.

Postado em

O fato de responder por todo esse range nao quer dizer que terá eficiencia. Consumir corrente a toa, alem de poder queimar o woofer (sim, com frequencias altas tambem se queima)....

Usa de 50/60hz até 250-300 no max.

Postado em

Se tiver corneta bota em 500, se tiver médio grave e corneta pode por entrar 150 ou mais um pouco ..

Se botar em 300 hz e não tiver algum falante que responda entre esses 300hz até onde começa as cornetas em 500hz, vai ficar um buraco na resposta de frequência do seu som, e isso não é legal.

Se fossem meus botaria em 500 ..

(minha opinião)

Postado em

Cuidado com corte baixo das cornetas, assim vai aumentar a cobertura horizontal (veja na curva polar nos parâmetros) fazendo um grande cancelamento de onda se existir cornetas na posições horizontais, quanto menor a frequência utilizada em corte maior a distancia entre elas (cornetas) para evitar isso e menor spl.

Postado em

Cuidado com corte baixo das cornetas, assim vai aumentar a cobertura horizontal (veja na curva polar nos parâmetros) fazendo um grande cancelamento de onda se existir cornetas na posições horizontais, quanto menor a frequência utilizada em corte maior a distancia entre elas (cornetas) para evitar isso e menor spl.

Muito boa Luiz e eu complementaria. Isso sem falar que quanto mais baixo o corte, menor deverá a potência a ser aplicada. Não são todos os Driver que se deve baixar tanto (500Hz) e quando não são adequados, não trazem resultado nenhum em relação à qualidade sonora, sem falar que estarão mais suscetíveis à danos principalmente os Ti. Muita gente condena Ti, porque não sabe usar.

Postado em

Bom pessoal... então no meu caso tenho 4 d250x

teria q fazer o woofer tocar de 50 a 150 no max 200

um par de medio grave pra tocar de 200 a ???

e as cornetas acima de 600?

ficaria bom assim

alem disso os medios... o que me falam dos medios da magnum 10" 250 rms?

Postado em

Corneta é de 900hz para ter um bom spl, qualidade e menos descolocamento horizontal gerando menor cancelamento.

Ti sempre acima de 1000hz.

Aqui utilizamos assim com ti.

Grave= 50hz a 160hz

Médios de 12= 160hz a 1200hz / 10= 200hz a 1200hz

Ti= 1200hz a flat.

Postado em

Entao se eu for usa um sub poderia subir ate 200 o grave... usa os medios de 200 a 1200 e as cornetas a partir de 900 fika bom ne? No caso de eu colocar um woofer mantenho o grave ate 200 ou subo pra 500 como citaram aqui acima

Postado em

Outra coisa vo compra um cros 4 vias da taramps.... caso eu use o sub vou usar o filtro low se for o woofer vo usa o midilow ne?

o medio gtave no filtro midlow ou mid high?

E as cornetas no high o no midhigh?

Postado em

Outra coisa vo compra um cros 4 vias da taramps.... caso eu use o sub vou usar o filtro low se for o woofer vo usa o midilow ne?

Isso respeitando a frequencia minima e maxima de cada componente, completaria dizendo que se vc quer gravão o woofer não pode descer muito, deixe iniciando nos 75hz até uns 120hz que vai ter uma boa pegada nos graves mandando pra longe.

Pode-se aplicar o dobro da potencia respeitando os cortes corretos dos componentes.

Postado em

Sub no low

Mid bass mid low

Corneta (nao use muitas se quer boa qualidade de som) midhigt

Supertweeter high

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...