Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Fortes

[Spacefox 2010] sai NAR, ENTRA Rockford Fosgate RFA-64

Recommended Posts

Sinceramente, já li várias x, mas não entendi como isso pode funcionar.

Eu já estive nessa etapa (player 3way + set 4way) e depois de muito quebrar a cabeça, acabei partindo p/um player 4way.

Como vc conseguiu deixar midrange e tweeters alinhados, EU faria um cross passivo só pra esses 2 e o resto cortaria ativo, seja usando amp ou player.

Como os 2 drivers estã praticamente no mesmo ponto, não vai ter diferença no T.A., podendo considerá-los como 1 único driver.

É tá aí um excelente modo de ligar 4way com player 3way. Gostei.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, já li várias x, mas não entendi como isso pode funcionar.

Eu já estive nessa etapa (player 3way + set 4way) e depois de muito quebrar a cabeça, acabei partindo p/um player 4way.

Como vc conseguiu deixar midrange e tweeters alinhados, EU faria um cross passivo só pra esses 2 e o resto cortaria ativo, seja usando amp ou player.

Como os 2 drivers estã praticamente no mesmo ponto, não vai ter diferença no T.A., podendo considerá-los como 1 único driver.

Essa é a melhor forma. O maior problema num kit 3 vias é exatamente na transição entre mid-range e tw, q tb são as vias q ficam mais próximas uma da outra.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas perai... ou eu, ou tu, mas alguém não entendeu algo

Não existe inversão de fase, nem atraso de fase, quando se faz uso de cross ativo

Isso só acontece com componentes passivos, ou invertendo nos bornes, ou propositalmente no player

Nos ativos há também, inclusive em alguns DSPs.

Compartilhar este post

Link para o post

Nos ativos há também, inclusive em alguns DSPs.

Por escolha do user, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Players de carro se baseiam em DSP

Nesses (players de carro) se eu não alterar a fase propositadamente ela não será afeta durante a escolha do slope

Nesse sentido, indifere se há algum artifício automático interno pra reverter no caso de eu passar por um slope que inverta a fase, justamente pra não ficar uma salada de frutas e ter que fazer um manual extremamente dispendioso ao estilo "curso rápido de engenharia elétrica para iniciantes"

Fortes, vi teu carro

Com aqueles vidros escuros na verdade eu quase não vi tuas colunas

Ficou show

;)

Compartilhar este post

Link para o post
Players de carro se baseiam em DSP

Nesses (players de carro) se eu não alterar a fase propositadamente ela não será afeta durante a escolha do slope

Nesse sentido, indifere se há algum artifício automático interno pra reverter no caso de eu passar por um slope que inverta a fase, justamente pra não ficar uma salada de frutas e ter que fazer um manual extremamente dispendioso ao estilo "curso rápido de engenharia elétrica para iniciantes"

Fortes, vi teu carro

Com aqueles vidros escuros na verdade eu quase não vi tuas colunas

Ficou show

;)

Valeu!

Só que eu preciso urgentemente dos pinos que seguram as colunas... tenho que achar outra VW amanhã e comprar mais, se não vão cair por serem pesadas...

Enviado de meu XT890 usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

No corte passivo, TW e FR ficarão como um driver só e terão o mesmo alinhamento, correto?

Então se no ativo eu colocar a MESMA distância para o TW e FR da direita e a mesma coisa com os drivers da esquerda, seria a mesma coisa tanto para ativo e passivo, certo?

To tentando ajustar o palco e não tem jeito... ou meus ouvidos são péssimos para distinguir posições ou to fazendo alguma coisa muito errada...

--------

Eu parti do ajuste com a trena. Depois disso fui aumentando a distância do lado esquerdo até tentar centrar o palco.

Aí escuto uma ou 2 músicas e o palco está centrado... aí troco de CD, tá tudo fora... e por aí tá indo...

coloquei mesma distância para TW Esquerda e FR Esquerda. Mesma distancia para TW Direita e FR Direita e ficou mais estranho...

aff..

Editado por Fortes

Compartilhar este post

Link para o post

Faça um teste: ajuste usando a trena e depois ajuste um pouco com o balance. Veja se ajuda.

Tb há diferenças entre gravações.

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já faço o seguinte...

Lado esquerdo no zero... E aumento apenas o direito... Acho bem mais fácil regular assim...

Outra coisa desliga os mids. E regula apenas o. Fr e o tw.... Depois desliga eles e regula os mids...

Mesmo assim demora pra ajustar... Eu demorei mais de 1 mês.... Fica bom por um tempo... Depois acha que está fora... E assim segue

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, tw e full tem a mesma distancia nesse caso

Talvez não tenha 100% o mesmo tempo se houver inclinação no plano deles, um mais avançado em relação ao outro (não o plano de uma bobina mais avançado em relação a outra bobina, mas elas rotacionadas em relação ao eixo perpendicular que vai do teu ouvido até o ponto entre full e tweeter), mas se a coluna foi feita com algum "gabarito" (sabendo a posição dos ouvidos do ouvinte dentro do carro) isso não acontece

Faz um ajuste na trena, deixa salvo

Usa uma semana, volta pra TA zerado

Tu vai perceber diferença, aí vai começar a se fazer ouvir detalhes que agora tu não percebe e vai conseguir fazer os ajustes finos

Vai com calma que tudo se acerta

Compartilhar este post

Link para o post

opa, valeu pelas dicas...

fiz uma regulagem que me pareceu interessante... vou deixar por um tempo...

to upando um vídeo pra mostrar +- como tá...

ps: to muito satisfeito até agora com o som. Mesmo TW e FR ligados direto no player + Sub recebendo SÓ 80w rms, o conjunto tá tocando MUITO acima das minhas expectativas.

Quando receber o PPI, quero colocar ele para tocar o midbass e o sub e testar ainda com TW e FR ligados direto no player... se continuar bom ou melhorar, talvez eu nem use mais de um amplificador... Pelo menos não agora...

To pensando em tentar extrair o máximo que der do meu sistema sem o amp(que não faço a menor idéia de quando receberei) e depois de receber começar a testar...

Editado por Fortes

Compartilhar este post

Link para o post

opa, valeu pelas dicas...

fiz uma regulagem que me pareceu interessante... vou deixar por um tempo...

to upando um vídeo pra mostrar +- como tá...

ps: to muito satisfeito até agora com o som. Mesmo TW e FR ligados direto no player + Sub recebendo SÓ 80w rms, o conjunto tá tocando MUITO acima das minhas expectativas.

Quando receber o PPI, quero colocar ele para tocar o midbass e o sub e testar ainda com TW e FR ligados direto no player... se continuar bom ou melhorar, talvez eu nem use mais de um amplificador... Pelo menos não agora...

To pensando em tentar extrair o máximo que der do meu sistema sem o amp(que não faço a menor idéia de quando receberei) e depois de receber começar a testar...

Bacana, testei meu ppi essa semana, mas foi numa caixa trio dessas de animar churrasco, não deu pra ver qualidade, foi só pra ver se estava tudo ok com o módulo mesmo que já tá quase maior de idade. :vts

Cada um dos 6 canais tocou forte, alto e limpo essa caixa. Mas não sei a quantos w pq não sei a impedância que tava fechando essa caixa.

Não notei ruídos nem mal contato. Causou boa impressão, gostei.

Sobre o TA tem algumas músicas com voz bem centralizada que de repente podem ajudar. "Wild Horses" Rolling Stones, "Valerie" Amy Winehouse, "Stairway to haven" Led Zeppelin. Mas muda mesmo conforme a gravação.

Acho que vai ajustando com o tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem for usar PPI:

Reparem q ao regular (ao girar) a frequência do crossover há pequenos "batentes". É muito sutil. No manual deles tem uma lista que indica qual o corte selecionado de acordo com o número de batentes. ;)

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Tá aí um vídeo...

Só que eu filmei em FullHD 1080p, mas não sei porque diabos upou só em 360p...

a qualidade das baixas frequencias não ajudou, mas da pra ter uma ideia... no vídeo parece que tem coisa distorcendo e o som ficou bem mais alto do que estava no carro, mas desconsiderem, por favor...

http://youtu.be/kJM2FCdNnXs

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem for usar PPI:

Reparem q ao regular (ao girar) a frequência do crossover há pequenos "batentes". É muito sutil. No manual deles tem uma lista que indica qual o corte selecionado de acordo com o número de batentes. ;)

Realmente é bem sutil. Mas é melhor que ouvidômetro!

Compartilhar este post

Link para o post

[quote name=Diego Alves'

timestamp='1394583049' post='3384293]

Eu já faço o seguinte...

Lado esquerdo no zero... E aumento apenas o direito... Acho bem mais

fácil regular assim...

Tu atrasa o lado com maior distancia? O palco deve esta torto heim!

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente é bem sutil. Mas é melhor que ouvidômetro!

Muito melhor!

Todo amp com crossover deveria ser daquele jeito.

Tu atrasa o lado com maior distancia? O palco deve esta torto heim!

Acho que "bolou as trocas".

Compartilhar este post

Link para o post
Sim, tw e full tem a mesma distancia nesse caso

Talvez não tenha 100% o mesmo tempo se houver inclinação no plano deles, um mais avançado em relação ao outro (não o plano de uma bobina mais avançado em relação a outra bobina, mas elas rotacionadas em relação ao eixo perpendicular que vai do teu ouvido até o ponto entre full e tweeter), mas se a coluna foi feita com algum "gabarito" (sabendo a posição dos ouvidos do ouvinte dentro do carro) isso não acontece

Faz um ajuste na trena, deixa salvo

Usa uma semana, volta pra TA zerado

Tu vai perceber diferença, aí vai começar a se fazer ouvir detalhes que agora tu não percebe e vai conseguir fazer os ajustes finos

Vai com calma que tudo se acerta

Gostei da dica... vou fazer.

Esse final de semana eu vou viajar, 10horas entre ida e volta, então vou poder escutar tranquilamente o set tocando com uma regulagem mais apurada...

Bom q vai treinando os ouvidos. :vts

Essa é a idéia... meus ouvidos são muito destreinados ainda. É difícil escutar muita coisa, mas já tá beeem melhor.

------

aparentemente tw e fr estão no caminho certo, porém mb tá fora...

Depois de 15 minutos de audição, meu ouvido direito começa a sentir uma diferença, não sei bem como explicar, fica até estranho, como se tivesse uma atenuação do lado direito...

Só que antes de eu regular o tempo isso não acontecia. Então acho que tenho um problema na região dos MB..

Posso deixar os MBs tocando em full pra acertar o tempo deles?

Enviado de meu XT890 usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Tu está usando o canal direito ligando o mid e o sub, não?

Tenta desligar o Y e deixar só o mid ligado, pra ver o que acontece

Compartilhar este post

Link para o post

Tu está usando o canal direito ligando o mid e o sub, não?

Tenta desligar o Y e deixar só o mid ligado, pra ver o que acontece

valeu, vou testar!

Compartilhar este post

Link para o post

Fortes,

quando vc usa muito o T.A voçe acaba alterando bastante o som, devido

ao processamento, pode ficar até centralizado o palco mas por demais

analítico e sem graça. Eu costumo usar assim, deixo o lado direito todo

no 0 e o lado esquerdo que aplico o T.A, primeiramente acerto as

colunas, vou adicionando distancia até perceber a centralização do

palco, hj esta em mais ou menos em 30cm, depois vou para o pezinho que

hj esta mais ou menos em 50cm e era isso. Comecei a medir e notei que

estas medidas são exatamente as medidas de diferenças de um lado para o

outro, não sei se é coincidência mas foi que deu nos meu set.

editado os lados no texto que escrevi ao contrário.

Editado por fabricioM

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...