Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Viepper

Novo recorde de preparação motor 4cc = AP

Recommended Posts

Olá,

Verifico que a maioria aqui aparentemente não curte preparação de carros, por motivos que só discutem sobre lançamentos atuais, DS3 vs Golf, etc... haha

Eu curto muito esse meio, apesar de que não tem como eu pratica-lo, mas sempre leio e acompanho sobre o assunto.

Costumo as vezes comprar a revista full power, eu comprei a desse mês e fui ler esses dias vi o novo recorde de preparação motor 4cc, peguei a notícia no google, para postar aqui.

O motor VW AP entra para o seleto grupo dos 1000cv nas rodas!

Texto: Filipe Sturion

Imagens: Arquivo/DragsterBrasil.com

O VW AP é de longe o motor mais preparado no Brasil, seja pela facilidade de peças ou infinidade de receitas desenvolvidas durante anos. O pequeno propulsor da VW, de projeto inicial antiquado, dos anos 70, mostra não ter limites! No dia 20 de setembro, o preparador Marcelo Olympio de brito, mais conhecido como "Pezão",, da equipe Steel Racing Motors, levou o VW Gol DT-A de seu cliente, o manauara Felipe Zaranza, para o dinamômetro da Dynojet do Brasil para acertos, e os resultados foram surpreendentes! O bólido de tração dianteira superou a barreira dos 1000 cavalos nas rodas!

Pezão foi um dos pioneiros na preparação dos propulsores VW com o cabeçote de 16 válvulas, e agora, colhe os frutos de anos de pesquisa e desenvolvimento. A "receita dos 1000" utiliza o bloco alto, que equipou os VW Golf. Os pistões são os argentinos Iapel e as bielas, de alumínio, são da marca BMS, já o virabrequim é um "2.0", de aço.

O cabeçote 16 válvulas foi amplamente desenvolvido pela Pro Heads, juntamente a equipe Steel. Os comandos de válvulas são um segredo guardado a 7 chaves pelo Pezão.

O turbo utilizado é um Garrett GTX 4508 roletado, montado em um coletor de escape German Racing. O coletor de admissão é do tipo Plenum, desenvolvido pela Belquip Competições. A empresa ficou responsável também por confeccionar o intercooler e a pressurização do Gol recordista de potência.

Para dar de comer a tantos cavalos, foram necessários 4 bicos Bosch de 160lbs/h, mais uma segunda bancada com 4 bicos Siemens Deka de 225 lbs/h. O metanol é empurrado por uma bomba Weldon modelo 2345-A.

Já a ignição fica por conta de um módulo amplificador de ignição da M&W Ignitions, de origem Australiana, que trabalha com sistema de bobinas múltiplas e roda fônica Fueltech. As bobinas utilizadas são as Bosch originais do Fiat Marea.

Para gerenciar um motor levado ao limite extremo, Pezão escolheu a injeção programável Fueltech FT400. Além disso, o Fueltech Booster Controll 2 comanda a pressão de turbo para que os mais de 1000 cv possam ser aproveitados nos 402 metros. O carro conta também com o Fueltech Gear Controler para as trocas de marcha e controle de tração, e o Datalogger de 24 canais para a aquisição de dados. O responsável pela montagem da parte elétrica é o técnico Junior Fernandes Pantcho, da Pantcho Eletric Systems.

Utilizando a pressão de turbo de 3.4kg e medindo em terceira marcha, o carro de Felipe Zaranza registrou nada menos que 1005,9 cavalos nas rodas, sagrando-se o primeiro 4 cil a ultrapassar os 1000cv nas rodas no Brasil! Este é o novo recorde de potência para motores 4 cil 16V turbo, e também o motor de 4 cil mais forte já medido no dinamômetro Dynojet do Brasil! Considerando as perdas na transmissão e pneus, podemos afirmar que o propulsor desenvolvido pela Steel é capaz de render mais de 1200 cavalos! Com isso, a Steel recupera o recorde de potencia, que havia sido batido pela equipe MotorFort em 2011. Parabéns a equipe Steel e a todos os envolvidos neste grande projeto!

grafico1.jpgO VW Gol DT-A AP 2.0 16V turbo de Felipe Zaranza registrou nada menos que 1005,9 cavalos nas rodas! Novo recorde de potência Dynojet para motores 4 cilindros!

t01.jpgt02.jpgt03.jpg

t04.jpgt05.jpgt06.jpg

t07.jpgt08.jpgt09.jpg

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, 1000cv com 3.4kg? Aí tem muito trabalho em cima. Mesmo que não chegue aos 1000cv, ainda é um trabalho de respeito!

Eu sou meio cético em acreditar que esse bloco é stock. Mas sei lá, eu sou chato mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, 1000cv com 3.4kg? Aí tem muito trabalho em cima. Mesmo que não chegue aos 1000cv, ainda é um trabalho de respeito!

Eu sou meio cético em acreditar que esse bloco é stock. Mas sei lá, eu sou chato mesmo.

1000cv com 3,4kg é algo de respeito mesmo haha, ele deve ser um mágico.

Se não me engano, tanto o bloco AP do golf, tanto o da amarok suportam até 1000cv.

Compartilhar este post

Link para o post

1000cv com 3,4kg é algo de respeito mesmo haha, ele deve ser um mágico.

Se não me engano, tanto o bloco AP do golf, tanto o da amarok suportam até 1000cv.

Cheio de reforços, né? Hauhauhauhauhauhauhau

Compartilhar este post

Link para o post

Cheio de reforços, né? Hauhauhauhauhauhauhau

Logicamente com algum reforço, se não nas primeiras cortada de giro vai aparecer trincas no bloco hahaha

Compartilhar este post

Link para o post

acho que AP ai é só o nome.. pois de AP acho que não tem mais nada..

De AP apenas o bloco, mesmo em uma preparação menor, miolo forjado, cabeçote 16v fluxo cruzado (tem gente que utiliza o de 20v do Audi haha), tudo é alterado pra suporta a alta potência e a pressão do turbo.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse merece respeito! :rever1:

Cambio? Eu chuto de algum RS3/RS4, pior eh ter uma homocinetica que aguente isso!

Enviado do meu DS3 que anda mais que WRX, STi, Golf GTi, Fusca TSi, Jetta TSi, e fica somente 3s atrás do Audi S3 e AGORA, dá coro no CAMARO V8 e esculacha o camaro V6 usando Tapatalk agora di grátis

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o câmbio que ele está usando?

Essa eu queria saber também,

Acho que não seria a receita de um PV com 1º a 4º forjada haha

Compartilhar este post

Link para o post

4 cilindradas? Pq no título ta 4cc

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

4 cilindradas? Pq no título ta 4cc

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

Que eu saiba 4 cilindros em linha pode ser sem problemas ser representado por 4cc...

Compartilhar este post

Link para o post

Quantas puxadas será que o motor aguenta?

Acredito que algumas dezenas, não mais que isso, o que vale já é o recorde batido hahaha

Compartilhar este post

Link para o post

existe um bolco de alumínio todo reforçado para AP, não sei se é o caso. ap com bloco fundido tem aquele reforço que fica entre o carter e o bloco, não tem muito mais a fazer.

estes carros arrancam bastante até, tem alguns ue nem a refrigeração da agua tem mais, eles retiram, ligam na hora do burn, arranca e volta rebocado. cabeçote 20v, este cabeçote bem feito rende uns 300cv no carro só ele se o carro for bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu tinha meu tempra Stile, fiz alguns trampos na steel.

Mas ja existe uma Marea com 1200cv, é do Teteus. (Sei que é 5cil e AP 4 cil)

Lembro de um Astra que tinha proximo aos 1000cvs tbm

Compartilhar este post

Link para o post

Putz, fivetech 1200cv ? Uma bomba atômica literalmente :vts :vts :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu tinha meu tempra Stile, fiz alguns trampos na steel.

Lembro de um Astra que tinha proximo aos 1000cvs tbm

acho que o recorde é referente a AP, apesar q já tinha AP com 1000cv, pelo menos li na racemaster a algum tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que o recorde é referente a AP, apesar q já tinha AP com 1000cv, pelo menos li na racemaster a algum tempo.

mas na roda?

Compartilhar este post

Link para o post

Putz, fivetech 1200cv ? Uma bomba atômica literalmente :vts :vts :vts

O dia que vc entender de carro, ou dirigir algum...

Hahuhahuahuhahuahuhahua

Compartilhar este post

Link para o post

mas na roda?

é da equipe que quebrou o recorde em 2011, se n me engano 984 cv na roda...quase 1000cv.

agora sera que tem chão para isso????

tem que gastar muita grana para acertar esta parte tambem.

Compartilhar este post

Link para o post

Usam bloco de amarok com plates " amarrando" a parte de baixo, cabeçotes 16v e 20v, de Ap mesmo só o nome. O bloco de aluminio foi um projeto, foram feitas algumas unidades, mais nao foi comercializado. Câmbio usa do gol GTi 16v, mais todo refeito, os eixos são de omega retrabalhado e as homocineticas da Ducato, alguns câmbios usam engrenagens da SAENZ que vem de fora

Editado por luisaohc

Compartilhar este post

Link para o post

Usam bloco de amarok com plates " amarrando" a parte de baixo, cabeçotes 16v e 20v, de Ap mesmo só o nome. O bloco de aluminio foi um projeto, foram feitas algumas unidades, mais nao foi comercializado. Câmbio usa do gol GTi 16v, mais todo refeito, os eixos são de omega retrabalhado e as homocineticas da Ducato, alguns câmbios usam engrenagens da SAENZ que vem de fora

interessante né?

Compartilhar este post

Link para o post

O dia que vc entender de carro, ou dirigir algum...

Hahuhahuahuhahuahuhahua

Vai aloprar mesmo ? eauheueahueh

De carro entendo um pouco, e referente a dirigir, já dirigi alguns sim hahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...