Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
offtime

DAT, ou qualquer outro produto/review

Recommended Posts

Em primeiro lugar, vou postar esse tópico pela onda de flames que eu recebi depois que anunciei meu DAT 1 para venda.

 

O intuito é provocar as respostas e discussão, não apenas a respeito do DAT, mas a respeito de como as coisas acontecem aqui no forum, principalmente quando algum incauto inventa de postar um review.

 

Gostaria muito que todos falassem como adultos e homens (ou mulheres) que são e não postassem emoticons ou memes, só para manter o nível. Se isso acontecer já tenho a minha resposta e obrigado, adeus.

 

Eu vou dar a minha opinião a respeito dos DAT, mas antes vou levantar as seguintes considerações:

 

1) Eu não sou lojista, não tenho interesse comercial algum envolvido, não participo de campeonatos e não conhecia ninguém da Koyama.

 

2) O meu interesse é apenas do som do MEU carro, para o MEU ouvido. Partilho aqui a minha opinião para que quem tenha curiosidade saiba como foi a minha experiência. Nunca disse em momento algum que todos terão a mesmo percepção que eu tive.

 

3) Monto os meus sistemas há 7 anos, tanto no carro quanto em casa. Antes disse já acompanhava o meu irmão que está no hobby há muito mais tempo (uns 15 anos pelo menos?) e participava da IASCA, etc. No meu carro já tive amplificadores como Mcintosh MCC406M, Mcintosh MC425, Arc Audio 4200SE, Mcintosh MC4000M, Morpheus, Audio Art, Alto Mobile, etc. Já tive muito contato com muitos outros, seja através dos sistemas do meu irmão quanto de equipamentos que testamos ao longo dos anos (Genesis, DLS, Soundstream...). Em casa já tive desde sistemas de menos de R$5k com receiver Harman Kardon até sets de 80k com eletrônica toda Mcintosh (MCD201, C46 e MC501). Hoje tenho um set com amplificador integrado Anthem e toca discos Marantz. Esse é o background, a partir adqui que eu tiro as minhas referências. Vejam que não penso que ouvir qualquer equipamento de outra pessoa por 2 horas traga um referência de qualquer tipo.

 

4) O sistema onde ouvi os DAT é: Player DRZ9255 mod, tweeter Scan Speak Revelator 7000 no painel, midbass Scanpeak Revelator 15W em pezinho, Amplificador de Sub JL HD750/1, par de subwoofers Alto Mobile Falstaff de 12", bateria Optima Yellow, cabos Chord/Canare/Knukonceptz, distribuidor Audison 4 way em um Peugeot 206. Nenhum tratamento foi feito no carro. Nada, zero. O amplificador que estava montado imediatamente antes do DAT era um Arc Audio SE4200.

 

5) Ouço basicamente Blues e Rock, coisas como Junior Wells, Buddy Guy, Eric Clapton, Jimi Hendriz, Beatles, Beach Boys, Elvis, Rolling Stones, Santana, Rodriguez, The Specials, BB King, Janis Joplin, Love, Dave Matthews (live, porque no estúdio acho eles muito ruins), Aretha Franklin, Steve Ray Vaughan, etc

 

 

Baseado nisso, sem firulas, com base no que eu procuro, na minha percepção auditiva, no meu set e nas minhas experiências anteriores, o DAT é o amplificador que mais resultado e satisfação me trouxe. Com o DAT 1 finalmente encontrei os médios presentes e vivos e a dinâmica que sempre procurei, mesmo que em outros aspectos ainda procurava melhoras. Com o DAT 2 consegui finalmente encontrar um amp que fez com que eu parasse de me preocupar com o meu set e voltasse toda a minha atenção para a música.

 

Foi a mesma epifania que eu tive quando coloquei um DRZ pela primeira vez no meu sistema, ou quando ouvi pela primeira vez os Scanspeak ou os sub Alto Mobile. Foi um salto de qualidade, eu sabia que tinha chegado onde queria. Ressalto, onde EU queria.

 

Agora os outros aspectos do amplificador.

 

Primeiro, o atendimento da Koyama, para com a minha pessoa, foi primoroso, muita atenção e preocupação em entregar a qualidade que eles estavam me prometendo dentro do valor que eu me prestei a gastar.

 

Segundo, o amp é mod? Sim. É gambiarra? Na visão de alguns pode ser. O trabalho nele foi bem feito? Na minha opinião foi. Estou há quase dois anos com esses amps e nunca tive um problema sequer.

 

Terceiro, o acabamento externo é grande coisa? Na minha opinião não, mas o DAT 2 já teve uma grande melhora e tudo me parece da qualidade que se espera de um aparelho na sua faixa de preço.

 

Enfim, se eu quisesse status de quem tem equipamento de marca top eu ficaria com o meu Mcintosh MC4000M. Como na verdade o que eu quero é qualidade de som, fico com o DAT.

 

E pra finalizar. Essa é a minha opinião, de como a coisa toda funcionou pra mim. Vejo que todos os outros que foram na onda do "DAT" tiveram experiências parecidas com a minha, então não é uma situação única e isolada. Agora, como eu disse, é uma experiência subjetiva e pessoal de cada um. Se me perguntarem se o DAT é o melhor amplificador do mundo eu respondo, "pra mim sim". Se me perguntarem se os Scan Revelator são os melhores falantes do mundo vou responder a mesma coisa.

 

Agora se me perguntarem se, para todos, em todos os sets, os DAT são os melhores amplificadores do mundo, eu não saberia responder, e não posso responder por todos. Posso responder apenas a partir da minha percepção. Cabe a cada um que leu o meu review que fiz do DAT 1 ou que lê esse tópico me dar a credibilidade que acha que eu mereço. E o pessoal de Curitiba sabe que o carro não está escondido e trancado, muitos daqui já puderam ouvir e poderão se quiserem, nos próximos encontros.

 

At.te

 

Luís Visentin (offtime)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ouvi o carro citado (Peugeot 206 com sistema acima) e concordo com o que foi dito. O DAT 2 que foi o que ouvi (acabamento black piano) superou minhas expectativas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mera curiosidade, favor não leve a mal (quanto menos há qualquer insinuação).

 

Porque a venda, então?

 

Atravessando a resposta, o Luís tá vendendo o DAT 1, que foi o primeiro DAT Competition que ele teve, pois ele adquiriu outro, o DAT Competition 2, que é o que ele usa no momento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Atravessando a resposta, o Luís tá vendendo o DAT 1, que foi o primeiro DAT Competition que ele teve, pois ele adquiriu outro, o DAT Competition 2, que é o que ele usa no momento.

 

Ah sim. Era só uma curiosidade mesmo, não sabia que já existia uma segunda versão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha opinião sobre os "DAT"

 

Um amplificador com muita Dinâmica, som magro e frio

desde a epoca que ouvi o carro do Sakata uma Senic durante o campeonato da Koyama no qual o

"Agenor - N3N0" quem estava apresentando o carro aos visitantes, não mudou em nada, ja ouvi alguns outros carros depois disso,

e assinatura é a mesma para todos, muita dinâmica, mas um som que não empolga sem vida.

isso para os stock e mod, a diferença entre eles seria a dinâmica que os mod tem mais e parou ai.

 

É um amplificador que não coloco meu dinheiro, pois não adianta nada ter muita dinâmica e ficar devendo nos demais quesitos

Som que não emociona para mim não tem graça, muito analítico e sem vida não merece meu investimento.

Isso vale para qualquer marca modelo de equipamento não importando se é caro ou barato, nacional ou importado.

 

Reginaldo Costa

Editado por Reginaldocm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:rever1:[-]

 

 

Luis, parabéns pelo tópico, Gosto qdo alguém posta algo sendo sincero, em um local onde vejo tanta hipocrisia...

 

Abraços

Editado por Guto-Black belt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

interessante os conceitos, mas há uma grande diferença de opiniões, queria poder escutar ambos os sets para entender o que esta acontecendo.

 

Só pode ser uma bagagem diferente.

Editado por fabricioM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

review interessante.. só acho muita grana pelo amp..

a versão stock é bem acessível.. agora as mod, sem chance..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha opinião sobre os "DAT"

 

Um amplificador com muita Dinâmica, som magro e frio

desde a epoca que ouvi o carro do Sakata uma Senic durante o campeonato da Koyama no qual o

"Agenor - N3N0" quem estava apresentando o carro aos visitantes, não mudou em nada, ja ouvi alguns outros carros depois disso,

e assinatura é a mesma para todos, muita dinâmica, mas um som que não empolga sem vida.

isso para os stock e mod, a diferença entre eles seria a dinâmica que os mod tem mais e parou ai.

 

É um amplificador que não coloco meu dinheiro, pois não adianta nada ter muita dinâmica e ficar devendo nos demais quesitos

Som que não emociona para mim não tem graça, muito analítico e sem vida não merece meu investimento.

Isso vale para qualquer marca modelo de equipamento não importando se é caro ou barato, nacional ou importado.

 

Reginaldo Costa

A mesma coisa que eu sentia quando tinha o Roxinho no carro. A dinamica eh impressionante, eh verdade, mas falta algo. Voce ouve detalhes, mas nao emociona. Creio que seja meio padrão do gosto do Sakata esse tipo de assinatura sonica.

 

Agora, som é questao de gosto. Mesmo voltando aquela coisa de fidelidade e tals, eh impossivel isolar o gosto pessoal do ouvir. E isso norteia tudo.

 

Abracos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ué, o proprio criador do tópico ta vendendo um mod por 900 dilmas... como é sem chances???

não tinha como eu saber o valor.. não consta no tópico..

900 ta um preço legal ein..

sempre achei que essas versões especiais custassem mais de 4k.. tanto que vi uma que passava dos 8k..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não tinha como eu saber o valor.. não consta no tópico..

900 ta um preço legal ein..

sempre achei que essas versões especiais custassem mais de 4k.. tanto que vi uma que passava dos 8k..

 

Um detalhe ele esta vendendo um produto usado e não um novo,

os valores sobem de acordo com o nível de modificação, e seu "bolso" que é o limitador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pude escutar um set, que é até hj minha referência de som no carro

Utopia n6 em peitões no painel, sub utopia e 2 Dat comp., DRZ como HU...

 

Quando ouvi, sabia que naquele momento eu havia conhecido o que realmente é um SQ de verdade...

 

Bela iniciativa offtime, por favor faça uma comparação mesmo que injusta sobre um Dat e um integrado residencial.. Gostaria de saber!

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
review interessante.. só acho muita grana pelo amp.. a versão stock é bem acessível.. agora as mod, sem chance..

 

Gledson, a questão de valores eu acredito ser bem relativa. Se eu comparar com muitos dos outros amps que eu já tive no carro o DAT 1 é muito mais barato e o 2 ainda é mais barato. Aliás, eu fui para o 1 na época por dois motivos, primeiro para baixar o valor do meu set pq já tive o carro aberto e estava na época deixando ele muito na rua, e segundo pq eu queria algo parecido com o que a Tru faz nos EUA, se poder escolher componentes etc, fazer um amp mais custom mesmo. Caro pra mim são amps importados vendidos com uma sobremargem gigante aqui no Brasil.

 

Minha opinião sobre os "DAT" Um amplificador com muita Dinâmica, som magro e frio desde a epoca que ouvi o carro do Sakata uma Senic durante o campeonato da Koyama no qual o "Agenor - N3N0" quem estava apresentando o carro aos visitantes, não mudou em nada, ja ouvi alguns outros carros depois disso, e assinatura é a mesma para todos, muita dinâmica, mas um som que não empolga sem vida. isso para os stock e mod, a diferença entre eles seria a dinâmica que os mod tem mais e parou ai. É um amplificador que não coloco meu dinheiro, pois não adianta nada ter muita dinâmica e ficar devendo nos demais quesitos Som que não emociona para mim não tem graça, muito analítico e sem vida não merece meu investimento. Isso vale para qualquer marca modelo de equipamento não importando se é caro ou barato, nacional ou importado. Reginaldo Costa

 

Realmente o DAT1 podia apresentar um som mais analítico mesmo e ficava um pouco magro quando vc torava o volume a partir de um certo ponto (já bem acima do que eu considero adequado). O 2 na minha opinião resolveu esses problemas.

Editado por offtime

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luís, acho que o intuito do tópico foi atingido, que é discutir civilizadamente sobre o assunto, com embasamento daquilo que se está falando, com base naquilo que ouviu, não que ouviram.

 

Além disso, será que você poderia postar fotos do seu DAT 2? Acho que muita gente nem imagina que exista um DAT diferente do que conhecem (e muito mais bonito, na minha opinião).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Artur tenho que ver as fotos depois pq não tenho nada aqui comigo. Eu não tenho nem certeza se eles já estão disponibilizando ele pra venda já.

 

Pude escutar um set, que é até hj minha referência de som no carro

Utopia n6 em peitões no painel, sub utopia e 2 Dat comp., DRZ como HU...

 

Quando ouvi, sabia que naquele momento eu havia conhecido o que realmente é um SQ de verdade...

 

Bela iniciativa offtime, por favor faça uma comparação mesmo que injusta sobre um Dat e um integrado residencial.. Gostaria de saber!

 

Abs!

 

Cara fica complicado pq o sistema todo é muito diferente. No residencial uso vinil, caixas planares e o ambiente é muito mais favorável do que no carro.

 

Um detalhe ele esta vendendo um produto usado e não um novo,

os valores sobem de acordo com o nível de modificação, e seu "bolso" que é o limitador

 

Sim é usado. Foi pago 1500 nesse amp na época. E as modificações que eu pedi para os meus amplificadores sempre foram as mais básicas que eles ofereciam.

 

não tinha como eu saber o valor.. não consta no tópico..

900 ta um preço legal ein..

sempre achei que essas versões especiais custassem mais de 4k.. tanto que vi uma que passava dos 8k..

 

Na verdade não é a intenção desse tópico divulgar a venda do amp, por isso não postei valores nem link. Eu sei que nem o meu 2 chegou a 4k...

 

A mesma coisa que eu sentia quando tinha o Roxinho no carro. A dinamica eh impressionante, eh verdade, mas falta algo. Voce ouve detalhes, mas nao emociona. Creio que seja meio padrão do gosto do Sakata esse tipo de assinatura sonica.

 

Agora, som é questao de gosto. Mesmo voltando aquela coisa de fidelidade e tals, eh impossivel isolar o gosto pessoal do ouvir. E isso norteia tudo.

 

Abracos

 

Gutows, eu acho que vc tem razão sim com relação a assinatura sônica. Mas te digo que já testei um roxinho no meu carro na época e não me agradou não. Achei o DAT de agora superior. Mas para ter uma ideia do meu gosto "sônico" se isso é possível, sempre preferi um sistema mais analítico e agressivo, até por isso os ring radiator no meu carro on-axis, e sei que não usaria os morel pq o tipo de som não me convence.

 

Essa semana participei de um encontro de fones aqui em Curitiba e ficou bem claro pra mim essa questão de assinatura. A maioria (80%) do pessoal aprovou os Sennheiser HD650, que tem um som mais doce. Eu achei muito ruim. Muito longe da fidelidade. Não conseguia reproduzir o piano, sax, gaita, de uma forma realista.

Editado por offtime

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu, na minha leiguice, gostaria mesmo é de ler um FAQ sobre os DAT

não conheço algum lugar que descreva detalhadamente as diferenças entre cada versão, se é que cada versão é realmente uma "versão", e não um apanhado de mods direcionados pelo comprador, o que acaba não padronizando as versões e impossibilita certas comparações

eu não sei o que é um DAT "normal", um "Competition 1", um "Competition 2", ou quaisquer outras versões que existam, tampouco sei dos custos envolvidos para as modificações

no site da empresa não detalha muito bem isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa semana participei de um encontro de fones aqui em Curitiba e ficou bem claro pra mim essa questão de assinatura. A maioria (80%) do pessoal aprovou os Sennheiser HD650, que tem um som mais doce. Eu achei muito ruim. Muito longe da fidelidade. Não conseguia reproduzir o piano, sax, gaita, de uma forma realista.

 

O Senn é meio fechado nas altas, e você é um cara analítico. Talvez pra você o ideal sejam os ribbon.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Senn é meio fechado nas altas, e você é um cara analítico. Talvez pra você o ideal sejam os ribbon.

 

Concordo completamente. No mesmo encontro tive oportunidade de ouvir um Hifiman HE400 planar e me encantei com o mesmo. Ele mais o amp valvulado no qual estavamos testando (Melos) casou perfeitamente pra mim.

 

eu, na minha leiguice, gostaria mesmo é de ler um FAQ sobre os DAT

não conheço algum lugar que descreva detalhadamente as diferenças entre cada versão, se é que cada versão é realmente uma "versão", e não um apanhado de mods direcionados pelo comprador, o que acaba não padronizando as versões e impossibilita certas comparações

eu não sei o que é um DAT "normal", um "Competition 1", um "Competition 2", ou quaisquer outras versões que existam, tampouco sei dos custos envolvidos para as modificações

no site da empresa não detalha muito bem isso

 

O que eu posso te dizer é que os que eu comprei até agora sempre foram as versões "Competition" de linha. Não paguei nada a mais do que o valor pedido na "tabela". Mesmo assim tive a oportunidade de dar pitaco em como eu queria que ficassem os amps. Agora a diferença de Competition 1 ou 2 mudou tudo, são dois amps diferentes mesmo.

 

O que acho que causa mais confusão pro pessoal é que pode have dois Competition 1, com um custando 1500 que era a tabela e outro custando 8000 que era o amp com opamp discreto e o ca***** a quatro. Muitos viram a cara por causa disso, pq não dá pra saber exatamente o que a pessoa que está fazendo o review está comparando. O que eu posso dizer é que pelo menos os meus reviews foram feitos nos competition de linha. Mas não acho que isso seja motivo pra queimar a imagem do amp. Afinal, a Tru mesmo possui os Billet que tem 4 estágios de modificações e mais uma dezena de opcionais e nem por isso é gambiarra, ou tailor made.

 

Agora concordo plenamente que tudo o que é feito deveria estar disponível de forma clara e não está. E não acho complicado fazer uma tabela de mods alla Tru mesmo. Stage 1/2/3/4, opções de opamp, opções de banco de capacitância, etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, o dat 1 usava a mesma base dos cadence etc. Esse 2 eu não sei se foi retirado de algum lugar.

 

Achei no ML alguém que tentou vender um há pouco tempo desse modelo:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-506999376-amplificador-hi-end-dat-competition-_JM

 

Pelo menos já dá uma ideia da cara do amp. Só reitero que esse anúncio não é meu e o meu pelo menos tenho certeza que não gastaram 2500 USD de componentes, até pq eu não paguei nem uma fração disso rs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, o dat 1 usava a mesma base dos cadence

 

quote de segurança.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, o dat 1 usava a mesma base dos cadence etc. Esse 2 eu não sei se foi retirado de algum lugar.

 

Achei no ML alguém que tentou vender um há pouco tempo desse modelo:

 

http://produto.merca...competition-_JM

 

Pelo menos já dá uma ideia da cara do amp. Só reitero que esse anúncio não é meu e o meu pelo menos tenho certeza que não gastaram 2500 USD de componentes, até pq eu não paguei nem uma fração disso rs.

 

achei ate a loja

 

http://www.evolutionsound.com.br/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É obvio só de olhar que a carcaça é a mesma. O que tem dentro eu não sei até pq nunca ouvi nem vi um cadence e comparei com um dat stock por exemplo..

 

Agora para ser o mais transparente possível o que eu sei é que eles haviam escolhido esse amp (o stock base) justamente porque era fácil de alterar para chegar no competition.

 

E pode ser mesmo que a alteração nem seja tão grande assim (do dat stock para o competiton 1), que vc faça por R$100 em casa se tiver componentes, conhecimento e habilidade para tal. Na época um stock custava cerca de 700 reais algo assim. Que eu tenha pago 100 de componentes e 700 de mão de obra, desenvolvimento, garantia, lucro (e frete, que eu não paguei).

 

Acontece que pra mim o resultado vale os 700 de mão de obra, isso não tira o mérito do resultado atingido. O que eu sei é que eu sozinho não conseguiria fazer e nunca chegaria a esse resultado.

 

Fora que em todos os outros amps a conta é basicamente a mesma, vc gasta X e vende por 3X. Ou mais no caso de muito importado aqui no Brasil.

 

O que você pode fazer se não concordar é desenvolver um amp, ou um mod em um amp conhecido, e vender vc mesmo sem cobrar, apenas para ser legal com os outros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem foi no campeonato Autoforum e teve a oportunidade de ouvir a Mercedes da Evolution poderá dizer o que ouviu, sinceramente, era mais uma "água de salsicha" com cara de set dos sonhos... eu não gostei.

 

DAT Competition 2 com Focal Utopia, talvez esse casamento não foi dos mais felizes

 

https://plus.google.com/photos/105316093074490052014/albums/5905872620636601729/5905873687107904626?banner=pwa&pid=5905873687107904626&oid=105316093074490052014

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...