Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
almissom

Up grade em crossover passivo factory NAR comp

Recommended Posts

Galera estou pensando em dar uma melhorada no audio de meus kit 2 vias da NAR (KR65.01) de kevlar, a integração que esse crossover faz é muito boa mas queria dar uma apimentada no kit.

Estava pensando até em vende-lo, mas como gosto muito do som dele estou prestes a desistir da venda e investir em melhoras no cross, isso porque ouvi o mesmo kit em um cross ativo da audiocontrol e fiquei impressionado, era outro kit!!!, mais graves, medio-graves, medio mais definido, tweeter descendo mais, palco ficou mais alto, etc...o som ficou lindo!

Então pensei em investir em algo como mundorf, clarity, multicap, jantzen, auricap, obligatto, bennic...etc, como não entendo sobre o assunto pesso ajuda dos universitários do forum sobre: qual investir? qual o melhor em detalhamento? etc!!! quero algo com cortes em LPF e HPF em 2.5KHZ em 12db/8ª para a tweeter descer mais o meu cross original fica o LPF e HPF em 3KHZ 12db/8ª

outra duvida é sobre o LPF do cross iniciar em 40 ou 50hz (ficar 40 ou 50hz até 2.500hz LPF a 12db/8ª e HPF de 2.500hz em diante a 12db/8ª?).

desde já agradeço a ajuda!

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não sei se já tem tópico aberto , mas também gostaria de aprender sobre a qualidade , características , marcas dos componentes , não só dos caps...

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o seu set e qual o set q vc ouviu? Eram carros iguais? As portas são tratadas? Se for trocar o cap do x-over, o q conseguirá melhorar será o tw. O x-over tb ficará aberto, pois tem pouco espaço ali, então, escolha um lugar seguro p/ele.

Compartilhar este post

Link para o post

De acordo com o Wilian Santiago, isso e mera ilusão! Usar componentes de nome e ter mais qualidade! Pois ele tinha me falado que isso seque a situação climática do local onde foi fabricado , etc.... E pagar muito pelo nome!!!

Alterar corte e tal e mudando a escala , e não a marca!!!!!

Voltei pro iphone!!!

Não sei escrever, não leiam meus posts.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o seu set e qual o set q vc ouviu? Eram carros iguais? As portas são tratadas? Se for trocar o cap do x-over, o q conseguirá melhorar será o tw. O x-over tb ficará aberto, pois tem pouco espaço ali, então, escolha um lugar seguro p/ele.

meu kit é um NAR KR65.01 de kevlar antigo, gostaria de melhorar a qualidade dos mids e tweeters, eu já ouvi o mesmo set de mids e tweeters com xover eletronico audio control e tava muito melhor que com o xover comp da nar!!! mas, como não quero por cross eletronico, pensei na up grade no meu xover!!! já vi um user aqui que mudou os capacitores de um xover morel tempo e que os agudos melhoraram muito! e o corte do tweeter queria descer para 2.5khz ao invés de 3khz do original que já melhorava bastante o palco!

Compartilhar este post

Link para o post

De acordo com o Wilian Santiago, isso e mera ilusão! Usar componentes de nome e ter mais qualidade! Pois ele tinha me falado que isso seque a situação climática do local onde foi fabricado , etc.... E pagar muito pelo nome!!!

Alterar corte e tal e mudando a escala , e não a marca!!!!!

Voltei pro iphone!!!

não dava para melhorar nem alterando os pontos dos cortes HPF e LPF na qualidade?

Compartilhar este post

Link para o post

meu kit é um NAR KR65.01 de kevlar antigo, gostaria de melhorar a qualidade dos mids e tweeters, eu já ouvi o mesmo set de mids e tweeters com xover eletronico audio control e tava muito melhor que com o xover comp da nar!!! mas, como não quero por cross eletronico, pensei na up grade no meu xover!!! já vi um user aqui que mudou os capacitores de um xover morel tempo e que os agudos melhoraram muito! e o corte do tweeter queria descer para 2.5khz ao invés de 3khz do original que já melhorava bastante o palco!

Cara! Isso tudo tem que estudar se o te desce até onde vc quer!!!!! Achei que era só mudar e tal! Mas quando o Wilian Santiago fez os meus cross troquei uma ideia com ele e vi que o buraco e mais em baixo!!! Tem todo um estudo! Tive que mandar todos meus falantes para ele testar e produzir de acordo com cada falante!!!!

Voltei pro iphone!!!

Compartilhar este post

Link para o post

De acordo com o Wilian Santiago, isso e mera ilusão!

Sério que ele falou isto?

Se sim, pode dar a descarga.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi o que eu entendi!

Que marca de componentes não quer dizer que o cross e bom ou não!!!!!

Voltei pro iphone!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara! Isso tudo tem que estudar se o te desce até onde vc quer!!!!! Achei que era só mudar e tal! Mas quando o Wilian Santiago fez os meus cross troquei uma ideia com ele e vi que o buraco e mais em baixo!!! Tem todo um estudo! Tive que mandar todos meus falantes para ele testar e produzir de acordo com cada falante!!!!

Voltei pro iphone!!!

o tweeter ep-51 tem fs em 1khz, visto que na teoria poderia descer o corte até o dobro da fs (2khz) e potencia aplicada é de aproximadamente 100w rms para o kit

Compartilhar este post

Link para o post

Foi o que eu entendi!

Voltei pro iphone!!!

AH SIM.

MARCA não quer dizer se é bom ou não.

O QUE NÃO QUER DIZER que não faça diferença alguma.

Igual dizer que mulher gostosa não significa uma ótima furunfada. Uma mulher gostosa pode não significar uma ótima furunfada, mas não quer dizer que mulher gostosa não saiba furunfar.

Compartilhar este post

Link para o post

o tweeter ep-51 tem fs em 1khz, visto que na teoria poderia descer o corte até o dobro da fs (2khz) e potencia aplicada é de aproximadamente 100w rms para o kit

Uso o vifa xt25 e ficou em 2500!! Foi de boa!!!

O te da nar eu não curto! Até no carro da minha esposa eu coloquei o tw alpine-vifa .

Realmente nunca vi um tw nar sem o cross original!!!!

Mas os mids, posso falar que estou tirando água de pedra!!!! Montei um 3 vias com os mids nar série 3 usando o 650, que esta descendo quase com o sub!! Hahahahaha

Realmente ficou imprecionante.

Voltei pro iphone!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Foi o que eu entendi!

Voltei pro iphone!!!

desculpa eu me intrometer na conversa mas eu também concordo com o cy, marca não quer dizer nada

Compartilhar este post

Link para o post

AH SIM.

MARCA não quer dizer se é bom ou não.

O QUE NÃO QUER DIZER que não faça diferença alguma.

Igual dizer que mulher gostosa não significa uma ótima furunfada. Uma mulher gostosa pode não significar uma ótima furunfada, mas não quer dizer que mulher gostosa não saiba furunfar.

Ele tmb falou sobre temperatura!

Que tem componentes que e feito para aguentar mais frio e tal e isso seria inútil aqui! E pagar mas atoa!!!!

Assim eu entendi, e isso mesmo?

Voltei pro iphone!!!

Compartilhar este post

Link para o post

desculpa eu me intrometer na conversa mas eu também concordo com o cy, marca não quer dizer nada

Já tive esta ilusão.

Infelizmente, se você quer brincar SÉRIO, não tem como fugir de algumas marcas e modelos.

Compartilhar este post

Link para o post

Falar que a opinião nem e minha!!! Hahahahaha

Até porque eu não entendo nada da eletrônica do áudio!!!! Só sei comprar, montar instalar tudo diy! Mas a eletrônica como eles querem eu não sei nada!!!!! Hahahahhahah

Voltei pro iphone!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Uso o vifa xt25 e ficou em 2500!! Foi de boa!!!

O te da nar eu não curto! Até no carro da minha esposa eu coloquei o tw alpine-vifa .

Realmente nunca vi um tw nar sem o cross original!!!!

Mas os mids, posso falar que estou tirando água de pedra!!!! Montei um 3 vias com os mids nar série 3 usando o 650, que esta descendo quase com o sub!! Hahahahaha

Realmente ficou imprecionante.

Voltei pro iphone!!!

rapa eu gosto muito do tweeter ep-51 da nar, nunca ouvi o vifa...mas deve ser top, o mid realmente em porta tratada surpreende! mas como disse, quero fazer um up pra melhorar o som, pense comigo, o crossover eletronico da audiocontrol ja fez milagre nesse kit ums 3xs ficou surpreendente mesmo, e o corte foi 50hz - 2.500hz low pass e 2.500hz hi pass.

Compartilhar este post

Link para o post

De 3khz p/2,5khz nem tem essa diferença toda. Tem q ver como o tw se comporta (se ele pode descer mais). Talvez, aumentando a ordem.

Compartilhar este post

Link para o post

De 3khz p/2,5khz nem tem essa diferença toda. Tem q ver como o tw se comporta (se ele pode descer mais). Talvez, aumentando a ordem.

como seria isso? me explique, não entendo muito, a minha ideia era mehorar um pouco do palco, subindo ele e consequentemente melhorar a qualidade do mid e do tweeter! mas se nao for possivel me contento por enquanto com o que está! (frustração) e depois quando trocar de carro troco de kit!

Compartilhar este post

Link para o post
Já tive esta ilusão.

Infelizmente, se você quer brincar SÉRIO, não tem como fugir de algumas marcas e modelos.

+1

Se quer tirar leite de pedra, a primeira coisa é montar esse kit em sistema ativo pra poder ter condições de estudar melhor os possíveis cortes que podem ser aplicados

Depois disso, tem que saber o que quer melhorar, pra saber que modelo de cap se enquadra melhor

Compartilhar este post

Link para o post

Essa descarga já foi dada faz é tempo, Kleber! É que só agora começou a feder.

Compartilhar este post

Link para o post

galera então mudar os componentes do x-over original não funfa? não melhora nada? pq já vi pessoas mudarem e melhorar médio, agudo, etc com mundorf, clarity...em fim, me direcionem! quero só saber se é válida a up ou devo partir para outro x-over pronto ou kit!!!

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

galera então mudar os componentes do x-over original não funfa? não melhora nada? pq já vi pessoas mudarem e melhorar médio, agudo, etc com mundorf, clarity...em fim, me direcionem! quero só saber se é válida a up ou devo partir para outro x-over pronto ou kit!!!

abraço

Simples: compre alguns e faca o teste. Nada como seus ouvidos sentirem a diferenca. No caso, acho que voce pode comecar com algo barato, mas estabelecer um limite. Estabelecer o limite eh preciso porque nem sempre o dobro do valor gasto é o dobro do resultado, entendeu?

Sabe os valores do cross?

www.madisound.com

www.parts-express.com

www.partsconnexion.com

www.hificollective.co.uk

E outros. Se errei algum site, joga no google que voce pode ver.

Um bom guia de alguns capacitores:

http://www.humblehomemadehifi.com/Cap.html

Abracos

Compartilhar este post

Link para o post

Só vi o tópico agora, e se teve poste apagado eu não sei, mas irei expressar minha singela opinião aqui:

um cross é meio complexo de se montar, pois tem q levar em conta fase, tempo, parametros TS do conjunto caixa/alto falante, direcionamento. O resumo disto é que para 2 conjuntos de falantes iguais posicionados de formas diferentes com caixas de volumes diferentes o cross especifico é diferente. Mas nada impede que se faça um crossover intermediário, se baseando nos parametros de fábrica,o q dá uma noção do q pode tocar, pois geralmente tem uma margem de erro que chega a 15% em alguns casos, e nisto ainda se tem a variação que estes parametros sofrem em uma caixa/porta. Claro, existe uma série de cálculos e fórmulas q auxiliam para chegar no ponto do cross ideal, porém se vc não tiver calculando pelos valores TS reais de nada irá adiantar as fórmulas. Usar um cross ativo é uma ferramenta que alguns utilizam para facilitar o serviço quando não se tem os parametros TS especificos, mas não quer dizer q aquele acerto é o mais correto, apenas que vc tem um bom ponto de partida pro seu cross passivo. Outros detalhes são tensão e temperatura de trabalho, onde para um amp de 100wrms a 4 ohms fornece 20v, porém com possiveis picos de 40v(pmpo) e devemos ter essa tensão como o minimo para compra do capacitor e considerar q um ambiente automotivo chega a atingir 70 graus quando fechado ao sol do verão. Quanto aos indutores, cada um irá dizer uma coisa, uns recomendam fio chato, outros recomendam nucleo de ar, outros recomendam nucleo de lamina ou nucleo de trafo. e o fato é: para cada caso um deles é o mais indicado, e claro tem a questão da saturação de sinal e efeito antena q o indutor pode gerar.

Existe a questão do efeito placebo, em que muitos avaliam a qualidade do produto pelo custo, e isto não está correto. Nem sempre o indutor, resistor e capacitor mais caros são o melhor capacitor para aquela aplicação.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa descarga já foi dada faz é tempo, Kleber! É que só agora começou a feder.

intupiu???

abraço

olha, a chance de melhorar é grande (pra não dizer que é óbvia, desde que use as coisas certa$$$)

mas a simples troca de componentes não garante o MELHOR resultado

as vezes a forma como o kit está montado em um carro não trás o mesmo resultado com o mesmo cross em um kit igual montado em outro carro, por questões de disposição física mesmo da montagem de cada kit

por isso eu citei que estudar os possíveis cortes em um sistema ativo pode ser MAIS proveitoso que simplesmente trocar os componentes e pronto

se tiver condições, claro

quanto a saber o que vale mais a pena (cross pronto X outro kit X cross customizado), vai de cada um

simplesmente comprar outro cross pronto, ou kit, não vai te fazer aprender nada, afial a mudança vai ser percebida mas tu não vai saber se é por conta da alteração dos cortes, ou pq o kit novo é todo melhor, já a escolha de montar um cross customizado passa por um processo de custo mais elevado, se tu quiser testar vários componentes pra aprender, mas te trás o conhecimento do que cada tipo de capacitor é capaz de propiciar

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...