Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
tuningbass

ajuda ligação woofer "8"

Recommended Posts

ola comprei 2 woofer de 8pol da Tomahawk 80rms 8ohm, e quero ligar eles na SD 250.2 como faço a instalação correta dos mesmos no modulo, desde ja agradeço

2700_5112012194646.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

liga em paralelo

+ com +

- com -

na bridge do amplificador

é só pesquisar

é de graça e não custa nadinha!

Compartilhar este post

Link para o post

liga em paralelo

+ com +

- com -

na bridge do amplificador

é só pesquisar

é de graça e não custa nadinha!

obrigado e que n etendo muito dessa parada de woofer e ainda mais com 8ohm.

Compartilhar este post

Link para o post

tava pesquisando sobre a litragem desses woofer's e encontrei uns dados, a caixa pode ser selada?

Caixa com duto retangular

Litros 3,5

Altura caixa 19cm

Largura caixa 19cm

Profundidade 9,7cm

Duto:

Altura duto 2,5cm

Largura duto 19cm

Profundidade duto 5cm

Compartilhar este post

Link para o post

tava pesquisando sobre a litragem desses woofer's e encontrei uns dados, a caixa pode ser selada?

Caixa com duto retangular

Litros 3,5

Altura caixa 19cm

Largura caixa 19cm

Profundidade 9,7cm

Duto:

Altura duto 2,5cm

Largura duto 19cm

Profundidade duto 5cm

Sim, para ser de 8", poderia ter escolhido o 8PW3, que é mais conhecido e tem boa sonoridade, mas já que escolheu o Tomahonis, pode ser selada, dutada ou até cornetada. O cuidado é com frequência de resposta de deve atuar. Não vai poder usar o seu SD se tiver crossover, porque o corte é muito baixo. O ideal é ter um cross que faça o corte à parte. No mais a ligação é como falaram anteriormente.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, para ser de 8", poderia ter escolhido o 8PW3, que é mais conhecido e tem boa sonoridade, mas já que escolheu o Tomahonis, pode ser selada, dutada ou até cornetada. O cuidado é com frequência de resposta de deve atuar. Não vai poder usar o seu SD se tiver crossover, porque o corte é muito baixo. O ideal é ter um cross que faça o corte à parte. No mais a ligação é como falaram anteriormente.

e pq n queria woofer's caros ii esses estavam bem baratos, axo q vou fazer a caixa selada, o SD n tem crossover so ganho eu ate tenho um crossover so q esta estragado, tenho q providenciar o concerto do mesmo, obrigado pela dica

Compartilhar este post

Link para o post

e pq n queria woofer's caros ii esses estavam bem baratos, axo q vou fazer a caixa selada, o SD n tem crossover so ganho eu ate tenho um crossover so q esta estragado, tenho q providenciar o concerto do mesmo, obrigado pela dica

Sim, entendo, mas esqueça do fazer o corte neles, senão vão para o saco rapidinho.

Uma boa dica, se não tiver crossover ativo (JFA, Stetsom, etc), seria bom usar capacitor mesmo.

O capacitor 220uF é o valor comercial que executa entre 80 a 100Hz e são recomemdados para 6x9"

http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php/capacitor-220uf-100v-corte-frequencia-alto-falantes-6x9-unitario-p-5047

Como será só para usar na faixa de médio, o bom seria cortar esse de 8", por volta dos 200hz, o capacitor deve ser entre 75 a 100uF. Veja qual o valor que tem na loja. Em Balsas eu não sei se você achar loja com componentes de eltrônica. Veja se tem alguém que faz reparo em televisores, som ou algo assim.

O capacitor seria para proteger os falantes.

Os valores de capacitores citados estão sendo beaseados na tabela:

http://autosom.net/artigos/cartab.htm

A selada possibilita melhor controle de cone e a dica seria deixar o ganho baixo, para não gerar distorção.

Compartilhar este post

Link para o post

amigão segue a dica do coelho gomes, mas eu usaria o par em paralelo com um capacitor bipolar apenas de 220uF para os dois, resultaria em 180Hz, manda bala ai e pesquise vai rsrs hj estamos de bom humor!

Editado por Miquim

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, entendo, mas esqueça do fazer o corte neles, senão vão para o saco rapidinho.

Uma boa dica, se não tiver crossover ativo (JFA, Stetsom, etc), seria bom usar capacitor mesmo.

O capacitor 220uF é o valor comercial que executa entre 80 a 100Hz e são recomemdados para 6x9"

http://www.leosound....unitario-p-5047

Como será só para usar na faixa de médio, o bom seria cortar esse de 8", por volta dos 200hz, o capacitor deve ser entre 75 a 100uF. Veja qual o valor que tem na loja. Em Balsas eu não sei se você achar loja com componentes de eltrônica. Veja se tem alguém que faz reparo em televisores, som ou algo assim.

O capacitor seria para proteger os falantes.

Os valores de capacitores citados estão sendo beaseados na tabela:

http://autosom.net/artigos/cartab.htm

A selada possibilita melhor controle de cone e a dica seria deixar o ganho baixo, para não gerar distorção.

opa concertei o crossover, tenho q ligar os woofers na saida Mid correto? o corte no crossover seria High Pass em 200hz e Low Pass em FLAT ?, eu uso capacitores nas 6x9, muito obrigado pelas dicas

Compartilhar este post

Link para o post

amigão segue a dica do coelho gomes, mas eu usaria o par em paralelo com um capacitor bipolar apenas de 220uF para os dois, resultaria em 180Hz, manda bala ai e pesquise vai rsrs hj estamos de bom humor!

opa obrigado pela ajuda

Compartilhar este post

Link para o post

outra duvida, a ligação dos 6x9 no crossover pode ser ligado na mesma saida dos woofer's a saida MID, ou pode ser ligada na saida High

Compartilhar este post

Link para o post

Conterrâneo dê mais detalhes do seu sistema:

Tipos de Falantes : Sub, Woofer, Driver, Stw, 6x9", etc

quantos amplificadores: marcas e modelos

Detalhes do crossover: marca e modelo

Sem isso é atirar no escuro.

Compartilhar este post

Link para o post

Conterrâneo dê mais detalhes do seu sistema:

Tipos de Falantes : Sub, Woofer, Driver, Stw, 6x9", etc

quantos amplificadores: marcas e modelos

Detalhes do crossover: marca e modelo

Sem isso é atirar no escuro.

ok ok segue o set completo

Player: Pioneer 5150Ub

Modulos: RS 1.200D; Stetsom Vs 400.4; SD 250.2

Subs: 2 Pioneer 308 D2

Altofalantes; 3 pares de 6x9 Pioneer 6985

Tweeter: 1 ST200

MG: 2 woofers Tomahawk 8 80rms

Crossover: Booster BC 82 [cromado igual o Pyramid]

Batetrias: original 65ah e extra 105ah + Megacapacitor Blitz 2.0

Compartilhar este post

Link para o post

Não vai render muito bem aberto seria melhor um pouco mais de investimento e troca alguns equipamentos para melhora isso e adequar para trio mesmo usando woofer de oito polegadas para preencher altas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vai render muito bem aberto seria melhor um pouco mais de investimento e troca alguns equipamentos para melhora isso e adequar para trio mesmo usando woofer de oito polegadas para preencher altas.

so comprei os woffer pq vi varios set's que nao usam as 6x9 , como n queria desfazer das 6x9 resolvi comprar 2 para fazer um teste, nao penso em desfazer do meu trio goiano, obrigado pela dica

Compartilhar este post

Link para o post

Percebi que poderia um Trio goiano pela foto do seu Avatar, rs rs rs, mas esperei você citar os itens.

O que realmente espera?

Comprou os falantes de 6", com objetivo de melhorar o que exatamente?

Grave - já existe os pioneer. Se quizer melhorar pode colocar Sub mais potentes, aí exige alteração do RS 1200. Se quizer o rendimendo melhor para fora, a troca deve ser por Woofer

Modulos: RS 1.200D, nos Subs: 2 Pioneer 308 D2

Stetsom Vs 400.4; - deve ser para os pioneer. Já que não tem acordo contra o trio goiano, é bom poder aproveitar o máximo de potência possível. Eu nunca sei qual a potência nominal desse pioneer, mas acho que é 100w, então pode aplicar um pouco mais potência neles (desde que se faça o corte adequado), para aumentar o rendimento. Eu trocaria esse amplificador por um bem mais potente. Uma sugestão poderia ser o Banda 9.8. O 9.8 tem cross interno que executa corte a partir dos 80 ou 100Hz, que seja.

Como o 9.8 disponibiliza 300w por canal a 01 ohm, você pode usar até 04 falantes de 04 ohms(acho que o 6x9" tem 4 ohms) em paralelo por canal e um total de 16 falantes.

SD 250.2 (MG: 2 woofers Tomahawk 8 80rms), não teria muita função nesse sistema, mas ele pode contribuir de certa forma na faixa de médios. Como tem um amplificador.

Tweeter: 1 ST200 - totalmente e sem função e portanto dispensável. Só vai aumentar a reprodução de agudos, que já são reproduzidos pelos 6x9"

Crossover: Booster BC 82 [cromado igual o Pyramid] => O Crossover a gente vê como ele será usado.

Batetrias: original 65ah e extra 105ah + Megacapacitor Blitz 2.0 => acho que está de acordo com o que tens hoje.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Foi bom ter tocado nesse assunto. O PV realmente tem boa sonoridade e o fato do som que você mostrou não ter ´Driver é pela questão da faixa de resposta dos médios. Realmente reforça a faixa de voz e a questão de dispensar Driver é porque esses médios em questão tem uma boa faixa de resposta. Veja que o de 6" ainda tem uam faixa de atuação maior ainda e pode substituir os Driver fenólico.

8" => Resposta de Freqüência: 60Hz à 4000Hz

6" => Resposta de Freqüência: 140Hz à 6000Hz

Esse que você comprou també tem boa faixa de resposta:

Resp.Frequencia 80 ~ 6000 Hz - Fonte:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-504427942-alto-falante-plus-8-80w-rms-tomahawk-_JM

O que eu quiz dizer é que a faixa de médios já é reproduzida (pelo menos deve) pelos 6X9", pois na verdade é um conjunto de falantes reunidos num só, com divisão de frequência acoplado.

Adoção de falantes que reproduzem faixas distintas (Woofer+Drv+Stw ou Sub+Woofer+Drv Ti ou Sub+Woofer+Drv+Stw, são as combinações mais comuns) é um pouco diferente da proposta de Trios Goianos (Montados à Base Subwoofer + 6x9")

Existe alguma resistência vamos dizer em algumas pessoas não usarem Driver no som, por achar que aumenta a Chiadeira. Tem explicação e pode ser corrigido esse problema. Você pode ter um som agradável com adoção deles. Eu mesmo era contra e agora "não vivo sem eles", rs rs [risos]

Os Driver de boa qualidade são caros mesmo, mas se bem dimensionados, promovem bastante qualidade. Para você ter noção eu escuto vários estilos de músicas para testar os falantes, são músicas que exigem qualidade tais como Celine Dion, Mariah Care, Sade, entre outros e ficam muito bom.

Para usar seus Tomahonis nessas mesmas condições, dá sim, mas não garanto a mesma sonoridade.

Lrmbra que o P

Compartilhar este post

Link para o post

Pv 8" são ótimos, eu tenho e aprovo, realmente pra um de 18" eles acompanham de 100 a 5kHz facil, quero ver agora contra dois em manif... quem ouve pergunta cade as corneta rsrs mas a cx cornetada ajuda um pouco também. t++

Compartilhar este post

Link para o post

vlew Coelho obrigado ajuda, mais minha duvida ainda e se ligo ou nao a SD com os woofer no mesmo canal no crossover o MID, ou eu ligo as 6x9 no canal High

Editado por tuningbass

Compartilhar este post

Link para o post

Olha só eu precisaria saber quais os valores de cada via do seu cross para fornecer algo mais concreto.

: Booster BC 82

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501575831-crossover-bc-82-booster-_JM

Pela foto do produto do link, poderemos ver aumentado alguns valores.

Não sei como você está fazendo com os 6x9", mas eles deveriam no Mid Range HP em 100Hz.

Para os médios, só tem uma saída é continuar usando a via de corte de Mid Range, nesse caso, deve subir o HP (high Pass) para 200hz e o LP (Low Pass em Flat), para proteger o falante.

Para usar 02 amplicadores na mesma via do Cross, adquira um cabo Y

Na divisão de freqUência entre os médios e Stw, use o capacitor naquele valor citado anteriormente (logo nas primeiras respostas).

Fale se entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

Olha só eu precisaria saber quais os valores de cada via do seu cross para fornecer algo mais concreto.

: Booster BC 82

http://produto.merca...-82-booster-_JM

Pela foto do produto do link, poderemos ver aumentado alguns valores.

Não sei como você está fazendo com os 6x9", mas eles deveriam no Mid Range HP em 100Hz.

Para os médios, só tem uma saída é continuar usando a via de corte de Mid Range, nesse caso, deve subir o HP (high Pass) para 200hz e o LP (Low Pass em Flat), para proteger o falante.

Para usar 02 amplicadores na mesma via do Cross, adquira um cabo Y

Na divisão de freqUência entre os médios e Stw, use o capacitor naquele valor citado anteriormente (logo nas primeiras respostas).

Fale se entendeu?

ok, estou fazendo os cortes das 6x9 em 100hz elas ja tem os capacitores o Tweeter tbm tem capacitor, entao ja sei como fazer a ligação e so pegar um Y e ligar na SD, vlew Coelho ajudou dimais :legal: :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Foi bom ter tocado nesse assunto. O PV realmente tem boa sonoridade e o fato do som que você mostrou não ter ´Driver é pela questão da faixa de resposta dos médios. Realmente reforça a faixa de voz e a questão de dispensar Driver é porque esses médios em questão tem uma boa faixa de resposta. Veja que o de 6" ainda tem uam faixa de atuação maior ainda e pode substituir os Driver fenólico.

8" => Resposta de Freqüência: 60Hz à 4000Hz

6" => Resposta de Freqüência: 140Hz à 6000Hz

Esse que você comprou també tem boa faixa de resposta:

Resp.Frequencia 80 ~ 6000 Hz - Fonte:http://produto.merca...ms-tomahawk-_JM

O que eu quiz dizer é que a faixa de médios já é reproduzida (pelo menos deve) pelos 6X9", pois na verdade é um conjunto de falantes reunidos num só, com divisão de frequência acoplado.

Adoção de falantes que reproduzem faixas distintas (Woofer+Drv+Stw ou Sub+Woofer+Drv Ti ou Sub+Woofer+Drv+Stw, são as combinações mais comuns) é um pouco diferente da proposta de Trios Goianos (Montados à Base Subwoofer + 6x9")

Existe alguma resistência vamos dizer em algumas pessoas não usarem Driver no som, por achar que aumenta a Chiadeira. Tem explicação e pode ser corrigido esse problema. Você pode ter um som agradável com adoção deles. Eu mesmo era contra e agora "não vivo sem eles", rs rs [risos]

Os Driver de boa qualidade são caros mesmo, mas se bem dimensionados, promovem bastante qualidade. Para você ter noção eu escuto vários estilos de músicas para testar os falantes, são músicas que exigem qualidade tais como Celine Dion, Mariah Care, Sade, entre outros e ficam muito bom.

Para usar seus Tomahonis nessas mesmas condições, dá sim, mas não garanto a mesma sonoridade.

Lrmbra que o P

Mas ai fernando aproveitando o topico se eu usasse 4 MG 6' em uma boa caixa cornetada eu teria o mesmo volume que teria 2 d 405+MG?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...