Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
murillo_g_b

Até que ponto o CD é a melhor opção ?

Recommended Posts

Alguém tem idéia de convites, preços..? To querendo ir!

Convite Vip encartado na edição 192 (agosto) da Revista Audio e Vídeo.

Ou ingresso no local.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Convite Vip encartado na edição 192 (agosto) da Revista Audio e Vídeo.

Ou ingresso no local.

Obrigado pela info Boccotte..

aos que ja foram, ou tem acesso mais facil.. fico no aguardo de saber mais ou menos o valor do convite..

Tinha programado um tour pela capital no dia 14 (sábado), e com essa noticia, vou repensar seriamente, e tentar ir...

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico interessante...

Tenho algumas músicas da Diana Krall em 24/96 da HDTRACKS e tenho o CD (16/44).

O que pode-se comentar:

1) Em 24/96 toca melhor em tudo; em síntese soa mais real, menos "digital".

2) Mas também percebo que, uma gravação 16/44 de ótima qualidade (Stacey Kent / Dreamer in Concert) ripada do CD original, com CDEX, tocando pelo pendrive x pela bandeja do BDP-S380 da Sony como transporte, o resultado pela USB, infelizmente perde muito de virtuosidade da gravação. Assim deduzo que a reprodução Hi-res também esteja sofrendo perdas pela USB.

Se a sony com suas mazelas não tivesse feito tão bem o serviço de dizimar o DVD-Audio da face da terra - um DVD player com compatibilidade ao formato resolveria a questão.Qualquer um consegue (com o software compatível) gravar no seu PC, com um gravador de dvd comum, numa mídia de dvd comum, suas trilhas hi-res.

Gostaria de ouvir experiências de áudio hi-res no carro, se tem alguém usando e o resultado...

[ ]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico interessante...

Tenho algumas músicas da Diana Krall em 24/96 da HDTRACKS e tenho o CD (16/44).

O que pode-se comentar:

1) Em 24/96 toca melhor em tudo; em síntese soa mais real, menos "digital".

2) Mas também percebo que, uma gravação 16/44 de ótima qualidade (Stacey Kent / Dreamer in Concert) ripada do CD original, com CDEX, tocando pelo pendrive x pela bandeja do BDP-S380 da Sony como transporte, o resultado pela USB, infelizmente perde muito de virtuosidade da gravação. Assim deduzo que a reprodução Hi-res também esteja sofrendo perdas pela USB.

Se a sony com suas mazelas não tivesse feito tão bem o serviço de dizimar o DVD-Audio da face da terra - um DVD player com compatibilidade ao formato resolveria a questão.Qualquer um consegue (com o software compatível) gravar no seu PC, com um gravador de dvd comum, numa mídia de dvd comum, suas trilhas hi-res.

Gostaria de ouvir experiências de áudio hi-res no carro, se tem alguém usando e o resultado...

[ ]´s

Eu estou usando. Mal não faz, só não sei até que ponto adianta, já que o ipod deve fazer downscaling e downsampling pra tocar "do seu jeito" e meu cabo curinga é pior que os apple originais.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu BD-player executa arquivos PCM de até 24/192 khz; no final ele divide por 4 e fica 24/48 na saída spdif.

Pela spdif sai 48 khz ou 44.1; dependendo do sample rate original. Pelo menos sai 24 bits.

E no final ainda toca notavelmente melhor que um 16/44.

Mas enfim...

Acho que tocar hi-res como tem de ser, só com pc + conversor usb/spdif high end.

Se o resultado for pelo paralelo residencial (htpc), consta ser high end mesmo, coisa de brigar com cd-player de peso em set residencial.

Compartilhar este post

Link para o post

A discussão é interessante... Minha perspectiva é mais de som residencial (que tem inúmeras facilidades na reprodução de arquivos em comparação a um carro).

Inicialmente, hoje em dia as mídias digitais superam os CDs em qualidade sem dúvida nenhuma. Uma amostragem 16bit/44.1khz (CD) é, mesmo em teste cego, inferior a um arquivo 24bit/192khz ou os novos DSD que estão chegando. As gravações de vinil que se encontram por ai tem som diferente (perceba que diferente nem sempre quer dizer melhor) que um 16bit/44.1khz. Até porque nem sempre esses rips são bons, alguns vem com um ruído de fundo muito alto.

Mas para carro, ainda acho que 16bit/44.1khz é o suficiente. Sim, existem sistemas que tocam tanto ou melhor que vários residenciais, com Focal Utopia, Morel Supremo, etc. Porém, a acústica não é das melhores, a elétrica vem com muita interferência e ruído, você tem outros focos para prestar atenção (trânsito...), enfim, com o carro parado e você na garagem, a diferença ressalta aos ouvidos, mas em condições normais de transito, um bom player de carro mesmo e os velhos CDs/Interface iPod com ALAC ainda são mais práticos que um CarPC + Interface USB/SPDIF + DAC que seria necessário para rodar esses arquivos.

Compartilhar este post

Link para o post

A discussão é interessante... Minha perspectiva é mais de som residencial (que tem inúmeras facilidades na reprodução de arquivos em comparação a um carro).

Inicialmente, hoje em dia as mídias digitais superam os CDs em qualidade sem dúvida nenhuma. Uma amostragem 16bit/44.1khz (CD) é, mesmo em teste cego, inferior a um arquivo 24bit/192khz ou os novos DSD que estão chegando. As gravações de vinil que se encontram por ai tem som diferente (perceba que diferente nem sempre quer dizer melhor) que um 16bit/44.1khz. Até porque nem sempre esses rips são bons, alguns vem com um ruído de fundo muito alto.

Mas para carro, ainda acho que 16bit/44.1khz é o suficiente. Sim, existem sistemas que tocam tanto ou melhor que vários residenciais, com Focal Utopia, Morel Supremo, etc. Porém, a acústica não é das melhores, a elétrica vem com muita interferência e ruído, você tem outros focos para prestar atenção (trânsito...), enfim, com o carro parado e você na garagem, a diferença ressalta aos ouvidos, mas em condições normais de transito, um bom player de carro mesmo e os velhos CDs/Interface iPod com ALAC ainda são mais práticos que um CarPC + Interface USB/SPDIF + DAC que seria necessário para rodar esses arquivos.

:rever1:

Não tinha ouvido falar ainda em DSD.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o topico! nem sabia que existia rip de vinil, e nem este novo DSD. Li esta semana um topico do HT Forum onde fizeram um teste as cegas, para comparar um cd tocando atraves de um player de U$ 6.000 ( naum lembro a marca) e um ipod atraves de um DAC (acho q custava U$ 500) utilizando apenas lossless. O sistema residencial que eles utilizaram era de respeito e segundo um consenso geral, a diferenca de preco eh muito grande pra diferenca de performance. Eles afirmaram que o cd eh melhor sim, mas eh muito pequena a diferenca,isso se ela realmente for perceptível, pois algumas pessoas que estavam presentes naum conseguiram identificar qual era o que estava tocando...

apesar que, estas pessoas que naum sentiram diferenca, afirmam ser menos experientes e com um ouvido menos apurado para perceber detalhes mais minuciosos... eh aquela questao da subjetividade

Compartilhar este post

Link para o post

DSD é o formato do super áudio CD (sacd) ou seja, tem alguns aninhos já. Foi a resposta da concorrência e triunfou sobre o DVD-áudio.

A coisa parece que foi concebida no conceito a lá "steve jobs", ninguém ripava, nem copiava.

A turma sempre dá um jeito, termina convertendo em pcm de alta resolução e segue o baile.

O detalhe que até lamentei é que é impossível gravar um sacd em casa e tocar no seu player; o que não ocorria com o DVD-A.

Eu tenho um Pioneer 578A que toca DVD-A e manda 24/96 pela saída digital coaxial, felizmente ele nasceu antes dos atuais donos do mercado começarem a dar as cartas.

[ ]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o topico! nem sabia que existia rip de vinil, e nem este novo DSD. Li esta semana um topico do HT Forum onde fizeram um teste as cegas, para comparar um cd tocando atraves de um player de U$ 6.000 ( naum lembro a marca) e um ipod atraves de um DAC (acho q custava U$ 500) utilizando apenas lossless. O sistema residencial que eles utilizaram era de respeito e segundo um consenso geral, a diferenca de preco eh muito grande pra diferenca de performance. Eles afirmaram que o cd eh melhor sim, mas eh muito pequena a diferenca,isso se ela realmente for perceptível, pois algumas pessoas que estavam presentes naum conseguiram identificar qual era o que estava tocando...

apesar que, estas pessoas que naum sentiram diferenca, afirmam ser menos experientes e com um ouvido menos apurado para perceber detalhes mais minuciosos... eh aquela questao da subjetividade

O próprio ipod já é um gargalo pra certos tipos de arquivo, pode ter influenciado o teste.

Até onde eu sei 24/48 é o limite. Ja é mais alto que os 16/44 de um cd, mas menor que alguns arquivos 24/192 que existem por ai.

Eu estou usando num set sem muito mistério (meu carro) arquivos hi res de vinil e o fato é que soa diferente, como já falaram.

Não sei quantos aqui já ouviram um vinil tocar e depois colocaram a mesma música em flac, mp3, cd que seja pra tocar logo em seguida no mesmo set.

A diferença em COMO SOA, é muito grande. E é legal, eu gosto, é um som envolvente, menos digital. E o legal é que essas características se mantem nos rips de vinil.

Alguns tem um chiado característico muito pronunciado, mas é de propósito, é perfeitamente possível de eliminar isso via software. Mas alguns preferem mexer o mínimo possível no arquivo bruto extraído.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei curioso pra ouvir esses rips de vinil... vo ficar fucando no pitatebay e ver o que acho. Sempre quis ouvir o som de um vinil, mas nunca tive oportunidade :( . Alguem pode passar o link de algum album que tenha ficado otima a conversao do vinil pra digital??

SACD eu jah tinha ouvido falar, mas tbm nunca ouvi. O SACD pode ter gravacao tanto em stereo quanto surround 5.1 neh? deve ser estranho ouvir uma banda no 5.1...

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei curioso pra ouvir esses rips de vinil... vo ficar fucando no pitatebay e ver o que acho. Sempre quis ouvir o som de um vinil, mas nunca tive oportunidade :( . Alguem pode passar o link de algum album que tenha ficado otima a conversao do vinil pra digital??

SACD eu jah tinha ouvido falar, mas tbm nunca ouvi. O SACD pode ter gravacao tanto em stereo quanto surround 5.1 neh? deve ser estranho ouvir uma banda no 5.1...

thepiratebay.sx/torrent/8550383/George_Benson_-_2013_-_Inspiration__A_Tribute_To_Nat_King_Cole_(

Toca até 25khz.

Gravação excelente. A faixa Route 66 é ótima.

Pra quem curte:

Black Sabbath, álbum novo, top. 24/192

http://thepiratebay.sx/torrent/8555276/Black_Sabbath_-_13_(2LP)_[FLAC_24.192]__VINYL_

Compartilhar este post

Link para o post

Pesquisando no tópico sobre tratamento acústico acabei encontrando esse texto muito esclarecedor e achei que cai MUITO bem nesse tópico.

Sample Rate - Mitos e Verdades

http://www.audicaocr...itos-e-verdades

Bom texto.

Concluí-se que há sim diferenças (fato), se compensa ou não é outra história.

Só achei que o autor confunde quem tá lendo quando ele diz que há diferenças, diz que tem mais resolução etc e depois diz que não é necessário e tal, mas enfim, boas informações nesse site.

Compartilhar este post

Link para o post

bom video.. gostei..

Gledson, o bom foi saber que independente do tipo de arquivo (WAV, AIFF) toca tudo igual, por que sempre tem alguém que diz, esse tipo de arquivo e melhor que esse ou aquele, e vai muito do gosto pessoal também, em relação a mídia! Agora o legal é você ter a captação de origem analógico, ai a coisa muda de figura, mas hoje 99% da captação é digital. Abs.

Sent from my iPod touch using Tapatalk - now Free

Compartilhar este post

Link para o post

Gledson, o bom foi saber que independente do tipo de arquivo (WAV, AIFF) toca tudo igual, por que sempre tem alguém que diz, esse tipo de arquivo e melhor que esse ou aquele, e vai muito do gosto pessoal também, em relação a mídia! Agora o legal é você ter a captação de origem analógico, ai a coisa muda de figura, mas hoje 99% da captação é digital. Abs.

O problema não é o formato do arquivo e sim as limitações de cada formato. Se for o mesmo arquivo, com a mesma bit rate tanto faz ser wave ou flac por exemplo.

AIFF toca onde ? Mac ? Faço nem ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema não é o formato do arquivo e sim as limitações de cada formato. Se for o mesmo arquivo, com a mesma bit rate tanto faz ser wave ou flac por exemplo.

AIFF toca onde ? Mac ? Faço nem ideia.

Murillo, exatamente, arquivos com a mesma taxa de amostragem, AIFF é Mac, mas rodo no PC com Foobar sem problemas e no iPod máximo 24\48.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre quis ouvir o som de um vinil, mas nunca tive oportunidade

Quantos anos você tem?

Tirando a brincadeira, a primeira coisa que você vai perceber quando ouvir o LP, depois de só ter ouvido CD na vida: Nos primeiros segundos, os agudos parecem que desapareceram.

Na realidade, você começa a perceber que eles estão menos brilhantes, e passaram a ser mais equilibrados, encorpados e dinâmicos. O som perde aquela coisa cristalina forçada do CD (em parte culpa da "cultura" da masterização do CD, em parte uma correção da falta de espaço pra reproduzir harmônicos numa mídia que chega chorando aos 22KHz) e passa a ter maior foco nos médios.

É uma experiência legal de se fazer.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Quantos anos você tem?

Tirando a brincadeira, a primeira coisa que você vai perceber quando ouvir o LP, depois de só ter ouvido CD na vida: Nos primeiros segundos, os agudos parecem que desapareceram.

Na realidade, você começa a perceber que eles estão menos brilhantes, e passaram a ser mais equilibrados, encorpados e dinâmicos. O som perde aquela coisa cristalina forçada do CD (em parte culpa da "cultura" da masterização do CD, em parte uma correção da falta de espaço pra reproduzir harmônicos numa mídia que chega chorando aos 22KHz) e passa a ter maior foco nos médios.

É uma experiência legal de se fazer.

Ou ainda pegar o mesmo som em cd/computador e depois vinil.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um amigo que tem um valvulado feito sob pedido, e um toca discos vinil, da technics, a vontade que dá é de ficar eternamente ouvindo o som leve, preciso, detalhado e cavernal desse conjunto. Um dos poucos sistemas que já ouvi que não da vontade de parar de ouvir. Deck de rolo não fica atrás também, já ouvi um.

O verdadeiro som analógico, sem conversão, sem conversa.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu set residencial eu tenho SACD, CD, DAC 24/192 e Vinil e o único que se distingue facilmente é o vinil mesmo. Pra mim até esses rips de vinil não são fieis. Me parece que eles forçam um ruído de fundo que vc só teria com um vinil mal cuidado, mas eles põe lá pra ficar mais com "cara de vinil".

Mas o vinil não é melhor por causa disso. Na minha opinião o que faz ele realmente ser diferente é toda a experiência que você tem para escutar um vinil. Desde procurar um lp que vc gosta em bom estado, procurar a prensagem específica, cuidar do bolachão, posicionar a agulha e principalmente sentar para ouvir a obra completa na sequência que ela foi feita para ser ouvida. A recompensa disso tudo é realizadora, vc realmente se esforçou e ansiou o momento de ouvir aquele LP. É muito diferente de vc abrir uma pasta no computador e dar dois cliques. Não gostei dessa? Dois cliques e muda.

Compartilhar este post

Link para o post

Então no seu caso offtime, tem mais haver com o próprio ritual em si do que seja a melhor opção de escutar música um vinil. Pra você a mais prazerosa maneira de escutar música é o vinil. Correto?

Pra mim ainda a melhor opção em escutar música fica ainda sendo o cd tanto no carro como em casa. Também levo em conta o ritual de abrir a caixinha olhar o encarte enquanto toca o disco.

Quem sabe um dia chego no vinil. Não é pra todos pode ter certeza.

Via celular!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

No meu set residencial eu tenho SACD, CD, DAC 24/192 e Vinil e o único que se distingue facilmente é o vinil mesmo. Pra mim até esses rips de vinil não são fieis. Me parece que eles forçam um ruído de fundo que vc só teria com um vinil mal cuidado, mas eles põe lá pra ficar mais com "cara de vinil".

Mas o vinil não é melhor por causa disso. Na minha opinião o que faz ele realmente ser diferente é toda a experiência que você tem para escutar um vinil. Desde procurar um lp que vc gosta em bom estado, procurar a prensagem específica, cuidar do bolachão, posicionar a agulha e principalmente sentar para ouvir a obra completa na sequência que ela foi feita para ser ouvida. A recompensa disso tudo é realizadora, vc realmente se esforçou e ansiou o momento de ouvir aquele LP. É muito diferente de vc abrir uma pasta no computador e dar dois cliques. Não gostei dessa? Dois cliques e muda.

Essa do ruído de fundo depende do RIP, tem uns caras que deixam ruído de propósito (deixam, e não adcionam).

Aqui no computador tenho 2 rips assim, a maioria parece que prefere filtrar mesmo.

Essa de se esforçar é verdade, dá trabalho achar coisas boas rs.

Falando nisso se alguém tiver LPS do Led Zeppelin mande MP.

Então no seu caso offtime, tem mais haver com o próprio ritual em si do que seja a melhor opção de escutar música um vinil. Pra você a mais prazerosa maneira de escutar música é o vinil. Correto?

Pra mim ainda a melhor opção em escutar música fica ainda sendo o cd tanto no carro como em casa. Também levo em conta o ritual de abrir a caixinha olhar o encarte enquanto toca o disco.

Quem sabe um dia chego no vinil. Não é pra todos pode ter certeza.

Via celular!!!!!!

O hi fi não é pra todos, eu sempre tive vinil em casa e as vezes vou lá na loja do senhor que diz ter mais de 15 mil discos na sua loja pra ver se tem algo novo.

Vários custaram menos que um CD. O mais caro saiu 35.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...