Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Dallebu

[Fiat Uno Mille EX] "SQ + um pouco de PL" todo DIY

Recommended Posts

Muito feliz em apresentar o projeto que realizei no meu carro, um Uno Mille EX ano 2000 básico.

Meu projeto é um pouco controverso, pois eu tinha uma ideia na cabeça e tinha que me virar com o que eu ja tinha.

O que eu tinha em mãos:

1 Amplificador 6 canais RCF Artesuono ART6000

2 Midbass Focal Polyglass 5V2

2 Coaxiais Focal Polyglass 165 CV1

2 Tweeters Selenium 1TW1

O que comprei:

Subwoofer Questo Audio QS250A 12"

Player Pioneer DEH-2380UB

Cabo RCA Stetsom + 2 Y Stetsom

Cabos variados, fusível e terminais

Eu queria 1 kit 2 via na frente com tweetwrs nas colunas e misbass de 6" nas portas, e outro kit 2 vias nas laterais trasieras.

O problema era que o Midbass de 6" era coaxial, e o tweeter era grudado nele!

Resolvi remover o tweeter dos coaxiais e usa-los com os mids de 5" nas laterais traseiras pois o acabamento ficaria melhor, e decidi que os tweeters da Selenium iriam

tocar junto com os "transformados" mids de 6".

Antes que me apedrejem por "estragar" o palco sonoro ao utilizar alto-falantes na traseira, quero dizer que não sou adepto ao SQ puro, e muito menos tenho intenção em participar de campeonatos, apenas querio um som com muita qualidade para todos os passageiros [¨]

Os problemas que enfrentei foram:

- Isolamento acústico muito precário

- Várias fontes de vibrações indesejadas

- Portas desprovidas de qualquer estrutura aonde se possa fixar alto-falantes

- Orçamento limitado

Eu mesmo construi a caixa do subwoofer (55l com duto na lateral), todos os baffles, acabamentos, telas e adaptações em MDF

Eu instalei tudo, passei os fios, fiz as ligações, desmontei e remontei o carro etc etc.

O carro recebeu (tambem DIY) tratamento e isolamento acústico dos pés a cabeça, com feltro e mantas asfáltica no teto, assoalho, porta malas, capô, portas, por dentro das laterais traseiras etc etc

O resultado, mesmo não usando cabos e Player carissimos (O que os olhos não vêem o coração não sente hehehe) é impressionante, todos que escutam ficam de boca aberta com a qualidade, a qualquer volume, sem distorção nenhuma e sem vibrações no carro. Os graves do Questo são fortes, precisos e macios, os Mids Focal bem enérgicos, claros e tem muito ataque, os tweeters Focal são mais metálicos mas escelentes e os Selenium tem um som muito equilibrado e de qualidade. Eu considero o sistema um meio termo entre SQ e SQPL pois tem muito grave pra ser SQ puro e muito pouco pra ser SQPL, pois aplico apenas 130W RMS no Subwoofer.

Não tenho muitas fotos detalhadas do processo de montagem, mas tem muuita foto!

Espero que gostem!

foto2232n.jpg

foto2234.jpg

foto2236.jpg

foto2242.jpg

foto2765.jpg

foto2767.jpg

foto2772.jpg

165cv12small1.jpg

p1010921d.jpg

p1010928k.jpg

p1010929d.jpg

p1010932jq.jpg

p21041312471.jpg

p2104131247.jpg

img2575zy.jpg

img2580j.jpg

p1030043pa.jpg

p1030047.jpg

projetocaixa55l.png

xeyk.jpg

Melhorando baffles e adicionando mais manta nas portas...

lgg6.jpg

58us.jpg

3umn.jpg

w6al.jpg

3set.jpg

8anw.jpg

tu7x.jpg

3urn.jpg

gahf.jpg

sf1h.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

83d6.jpg

zvp9.jpg

ro8a.jpg

4fgw.jpg

pewb.jpg

cjl7.jpg

ga1i.jpg

Editado por Dallebu

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens pelo set! Principalmente por ter sido DIY. :legal:

Esse Tweeter da selenium não está ferrando tudo, não?? [^] [^]

O unico que tive oportunidade de escutar, não me agradou nem um pouco

De qualquer forma, show de bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns!!

Eu faria a caixa no assoalho... e o amp no encosto... era assim no meu ex 1.6R amarelinho....

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens pelo set! Principalmente por ter sido DIY. :legal:

Esse Tweeter da selenium não está ferrando tudo, não?? [^] [^]

O unico que tive oportunidade de escutar, não me agradou nem um pouco

De qualquer forma, show de bola.

Valeu pelos elogios! Olha teve uma epoca em que eu estava usando os tweeters Focal na frente e Selenium atras, e devo dizer que quando inverti as posições eu notei que o Selenium tinha um som menos metálico, digamos mais "soft", e eu gostei do resultado e mantive a mudança pois os Selenium vinham com sopurtes inclinados para montar nas colunas pasmafaute

Comprei esses Tweeters Selenium pois eu tinha ouvido falar muito bem deles, mas a Selenium tem outro modelo inferior, não sei qual você escutou :huh:

Parabéns!!

Eu faria a caixa no assoalho... e o amp no encosto... era assim no meu ex 1.6R amarelinho....

Valeu mesmo!

Eu tinha pensado em fazer a caixa no assoalho tambem, mas depois mudei de ideia pois todo o sistema ja estava com uma aparência bem discreta, e preferi fazer algo mais chamativo pra compensar. Mas ainda falta um detlhe em MDF no Subwoofer, por isso desloquei pro lado....

zdtd.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

To ciente do seu planos...rss Eu to acompanhando seu tópico antes de vir para a galeria... vai ficar bom!

Eu só disse que faria no assoalho.... pois consegui com o meu ex-uno ir para a praia com 4 no carro + as malas... de boa... o PM continuou funcional

Compartilhar este post

Link para o post

e o outro tópico sobre o carro.. morreu?

Não morreu não hehehe é que como eu considerei meu som como "terminado" eu decidi colocar na galeria de projetos :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

show o DIY..tudo mto bem montado!

Muito bom!!! mto capricho!

Da hora curto demais os DIY´s

Valeu mesmo! Eu gostei bastante de ter feito pessoalmente todo o projeto, pois apesar de trabalhos no final é divertido fazer esses trabalhos, principalmente tendo ferramentas apropriadas e um pouco de conhecimento...

Compartilhar este post

Link para o post

Trampo de primeira ein?! Parabéns! Muito massa mesmo!

Valeu! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara parabéns, muito capricho !!!!

Realmente montar som no uno e um desafio, e vc conseguiu fazer isso de uma forma muito interessante! O que vc achou do som ? E esse amp ? Não conhecia ....

Parabéns pelo trampo

Compartilhar este post

Link para o post

Cara parabéns, muito capricho !!!!

Realmente montar som no uno e um desafio, e vc conseguiu fazer isso de uma forma muito interessante! O que vc achou do som ? E esse amp ? Não conhecia ....

Parabéns pelo trampo

Valeu! Realmente foi um desafio colocar 2 midbass nas finas portas dianteiras, mas mesmo com tanto serviço acho que em um carro com uma porta mais funda o aproveitamento seria melhor...

Estou gostando muito mesmo do resultado, inclusive tem uma descrição no texto do comportamento dos componentes :legal:

Esse amplificador é da marca Italiana RCF, uma marca muito famosa e conceituada na produção de caixas de som amplificadas para festas e eventos, e que tempos atrás chegou a produzir amplificadores automotivos. Esse amplificador e os 4 mids Focal estavam instalados no carro de um tio meu que morava na Italia, e eu comprei dele quando ele vendeu o carro. O modulo tem muita qualidade, dizem que chega muito perto dos Audison. Todos os termanais (até os de alimentação) são banhados a ouro, cortes Low pass, high pass e band pass, potência de 6 X 50W RMS em 4 hm ou 6 X 65W RMS em 2 ohm ou você pode ligar em bridge os canasi dainteirosm traseiros e subwoofer, independentemente, podendo chegar a 3 X 130W RMS em 4 ohm. Ou seja você pode usar 4 canais + 1 bridge pro Subwoofer como eu fiz ou usar exclusivamente para amplificar um sistema 3 vias, com Low pass pro Midbass, Band pass pros médios e High pass pros tweeters, mas vai precisar de outro módulo pro subwoofer. Se a pessoa precisar de muuta potência num 3 vias e tiver 2 amplificadore desses, pode usar cada um com todos os canais em bridge, ou seja 3 X 130W 4Ohm para o canal direito e 130W x 3 para o esquerdo [¨]

Editado por Dallebu

Compartilhar este post

Link para o post

Mandou bem ein, curti mesmo.

Valeu! Realmente o porta malas ficou assim de propósito pois o sistema ja estava muito discreto hehehe

Belo projeto! Ficou bem discreto (com exceção do porta malas) hehe.

Valeu mesmo! Seu projeto tambem ficou show, estive acompanhando :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

A tela do midbass foi inspirada num porta cd?

:vts

kkkk na verdade era pra ser quadrado com os cantos arredondados, assim como a tela do midbass traseiro, mas como o puxador estava atrapalhando tive que dar uma arredondada, e ficou parecido com o porta objetos original do Uno 4 portas :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Po, ficou show de bola os acabamentos...

Agora é so ir fazendo os upgrades conforme houver disponibilidade de $$$$$

Vai garimpando no forum...

Vira e mexe vc acha coisa boa com um preço em conta!

No mais parabéns!

Compartilhar este post

Link para o post

Como chegaram uns brinquedinhos aqui em casa (serra de bancada, serra a fita, tupia, lixadeira de bancada etc etc), ontem comecei a fazer novos aros de acabamento para o Subwoofer. Já estão cortados inclusive com acabamentos arredondados, e estão secando na cabine de pintura pois apliquei um fundo para madeira já que o MDF sugava a tinta do meu atual aro de acabamento que por causa disso ficou com a pintura meio borrada.

Amanhã pinto de preto fosco as duas peças, e domingo posto as fotos de como ficou.

O resultado vai ser mais ou menos isso.

2zfp.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Ta de parabéns, gostei da montagem...

Eaí já pensa nos proximos ups ?

Parabéns pelo Unorris...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...