Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Acronaudio

Um pequeno bravo

Recommended Posts

E aí pessoal,

adquiri em dívidas um modulo da Soundigital, modelo SD800.4D, é aquele com carcaça em acrílico, onde dá pra ver todos os componentes internos do mesmo, ele é o sucessor do famoso e tão falado 200.4 ou 250.2 os quais ainda não ouvi.

A embalagem é preta, bonita, sóbria, sem muitas informações. (em breve estarei editando colocando fotos)

O modulo visualmente agrada, muito bonito, possui duas ventoinhas, a serigrafia é boa.

As regulagens não achei muito precisas, tem pouca seletividade, um leve movimento impede de ajustar com precisão, mas nada que atrapalhe, isto somente com o uso mesmo pode melhorar ao costume e prática do usuário.

O aparelho é extremamente leve e se você tiver com uma blusa de bolso grande da pra colocar quase no bolso, na minha mão deu aproximadamente um palmo de comprimento, um ponto positivo pra economia de espaço e facilidade na montagem.

Da pra ver que usa operacionais TL074, são os mesmos usados no audiophonic 800.4 só que em SMD e com 8 terminais cada lado, são dois operacionais em um só, um componente bom, e melhor que o 4558.

A disposição das peças é muito bem organizada, agrada o visual, as trilhas são curtas e bem arranjadas, no geral da pra ver que usa componentes de qualidade até boa, isto comparando com a média desta categoria.

Liguei ele em uma fonte de 50 amperes, com um cd player pioneer 80prs, e duas caixas B&W que uso geralmente pra fazer os upgrades e mods em amplificadores residenciais e automotivos.

Notei que a potência é bem boa com relação ao tamanho, peso e consumo que medimos do modulo. Por ter trilhas curtas ele tem um som com boa clareza e detalhamento ou seja, os instrumentos estão bem próximos do ouvido. Porém não saem de perto do ouvido, estão lá o tempo todo, não tem muito palco, profundidade, isso falando uma linguagem dos audiófilos mais enjoados mesmo. Essa característica é comum aos classe D e pelo que o fabricante diz, está sendo melhorada nos novos modelos a serem lançados.

Os agudos aparecem lá e existem mesmo, porém sem aquele brilho necessário, não tem muito arejamento, comum mesmo nos classe D, por conta dos filtros e da topologia, e que segundo o fabricante, estará esta característica sendo melhorada e refinada nos novos modelo.

Os graves são bons na faixa de médio graves, descem até bem, tem um bom controle do cone, são até presentes, mas ainda não são subgraves presentes, e por isso não se adequam ao que exige um set muito exigente nesta parte.

Uma questão mais presente é um barulho que da pra ouvir com clareza em volume baixo, na unidade que testei, tipo como se fosse uma interferência, um apito de alta frequência, que acaba atrapalhando um pouco, não sei se é uma característica do modelo em si, entrarei checando isso. Em volume um pouco mais alto o barulho é imperceptível.

Por fim eu achei realmente um bom custo benefício, pois é forte e com pouco tamanho ocupando pouco espaço, é simples e fácil de instalar, conectores aceitam cabos de bom calibre, quanto ao desempenho sonoro fica com vocês as conclusões baseadas no que relatei acima, se bem que um classe AB mal feito perde e perde muito pra um soundigital SD800.4D

EDIT:

comparando este modelo com outro similar 800.4 classe D de outra marca nacional, este modelo da Soundigital se saiu bem melhor e apresenta melhor qualidade sonora que o do concorrente, num teste que fizemos na data de ontem.

A cada novos testes e comparativos, tipos de músicas, mídias, fontes de sinal iremos editando aqui e relatando pra vocês.

Então é isso aí, postem seus comentários!!

Valeu.

Novo Edit:

Então, conforme prometemos, fizemos o teste de potência e se saiu numa boa média com os parâmetros e medições do fabricante como consta no manual.

Editado por Acronaudio
  • Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

AcoNpanhando :rolleyes:

Uma pena parece que ainda não da pra trocar meu velho AB xing ling por um digital nacional .

Compartilhar este post

Link para o post

AcoNpanhando :rolleyes:

Uma pena parece que ainda não da pra trocar meu velho AB xing ling por um digital nacional .

Boss, bbuster, b52 e roadstar são os fabricantes que tem o melhor custo benefício dos AB xing ling, claro que ainda não servem pra um sq de responsa, mas tem um som muito gostosa.

Pontos positivos do soundigital sd800.4d

- boa potência com relação a tamanho / consumo

- estética muito boa, bom acabamento

- boa construção e disposição de componentes

- conectores aceita cabos de bom calibre

Pontos negativos do soundigital sd800.4d

- ventoinhas muito barulhentas, da pra ouvir claramente em volume baixo

- parafusos de fenda, que tendem a com o tempo corroer e não pegar chave

- estrutura frágil, uma pancadinha de nada pode rachar / quebrar o acrílico

- agudos e médios velados, graves muito leves, baixa dinâmica e pouca pureza no som

Compartilhar este post

Link para o post

dá pra usar em subs será?

Digo os SD e focando SQ...

Compartilhar este post

Link para o post

Em sub até dá pra usar, mas não focando muita definição e nem focando graves precisos.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo teste Acronaudio, estava esperando um review desse amplificador. O que vc acha dele para um triozinho "sq" (sei que não é o foco do tópico mais...) bem simples para animar um churrasquinho? Pensei nele pela boa potencia e principalmente pelo relativo baixo consumo. abraço

Compartilhar este post

Link para o post

...quanto ao desempenho sonoro ele perde pra amplificadores da china, como b52, boss, roadstar, etc. ...

Isaías, fuja, pois você será crucificado, queimado em praça pública e esquartejado. E olha que você nem disse que o amplificador não desce.

Ótimo review.

Compartilhar este post

Link para o post

Finalmente alguém falando a verdade sobre essa linha nano...

Então é uma Bosta ? pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Olha só...pensava que só quem tinha espaço nesse fórum eram os vendedores ou puxadores de saco e o simples usuário entusiasta de som ficava por último. Será que estava enganado? [""]

Compartilhar este post

Link para o post

Ebert,

pra um churrasquinho da sim,ele nao eh muito gritao e gasta pouca 'batera', entao da pra usar por bastante tempo. Este que testei ainda trabalha com 2 ohms em bridge, o que o torna bem versatil.

Pad,

nao tem perigo, se alguem tentar eu sei atirar bem e levo uns 10 junto he he.

Olha ele eh so inadequado pra Sq, tem agudos velados, etc medios empastados, graves engordurados, tem ruido forte no tweeter em baixo volume, ventoinhas barulhentas, o que contraria a versao do fabricante que prega a revolucao dos class D. Mas nao deixa de ser um bom C/B, pois eh pequeno, bem montado, gasta pouca energia, enfim, soh peca a qualidade sonora mesmo, nao da mesmo pra um SQzinho nem a pau.

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente os classe D estão um pouco longe do SQ, porém num set de SPL ou TRIO sem compromisso com a extrema fidelidade não vejo o porque de não usar, até mesmo porque um set com mais de 2k rms o uso de um classe AB ou associação de amplificadores AB ficam quase inviável pelo consumo elevado. Uso um classe D 5k rms pro grave e um AB de 250 rms, e ainda não tive opção de trocá-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sosomrio, o 800.4d não serve pra spl nem trio por falta de potência pra isso, talvez uma caixinha com um woofer seco, um driver pra médios e um pra agudos dê pra animar festinha em casa, churrasquinho, cervejada, nisso ele se sai até bem pois não é gritão e tem baixo consumo, mas não spl / trio, essa revisão que estamos fazendo e postando foi pra analisar a questão de fidelidade sonora mesmo ok :legal:

Pra spl forte e sem visar qualidade eu concordo contigo, é bom classe D mesmo :legal:

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui na região noroeste de Minas, creio que ele possa se dar bem, a maioria usa forro de porta, e subs no PM, ele deve se sair bem para os 6x9 que usam nas portas e que gritam até falar chega...

Compartilhar este post

Link para o post

Ebert,

pra um churrasquinho da sim,ele nao eh muito gritao e gasta pouca 'batera', entao da pra usar por bastante tempo. Este que testei ainda trabalha com 2 ohms em bridge, o que o torna bem versatil.

Pad,

nao tem perigo, se alguem tentar eu sei atirar bem e levo uns 10 junto he he.

Olha ele eh so inadequado pra Sq, tem agudos velados, etc medios empastados, graves engordurados, tem ruido forte no tweeter em baixo volume, ventoinhas barulhentas, o que contraria a versao do fabricante que prega a revolucao dos class D. Mas nao deixa de ser um bom C/B, pois eh pequeno, bem montado, gasta pouca energia, enfim, soh peca a qualidade sonora mesmo, nao da mesmo pra um SQzinho nem a pau.

Eu sei que tem suas aplicações, pra um trio, para um spl, até para um som dia a dia, mas dizer que o bagulho é estado de arte e hifi não da.

Hoje tem class D tocando muito bem, superando facilmente os famosos tripaths que você citou. A tecnologia evoluiu muito nos ultimos anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Correção: O TL074 são 4 operacionais em um chip só.

O TL074 realmente tem um som meio "laid back", eu particularmente acho ele decente, mas pode faltar abertura no som como você relatou.

Quanto aos chineses, o BOSS é uma GRANDE ENGANAÇÃO. Eles mentem descaradamente na potência, e os amplis são tão porcarias que eles colocam até peso dentro para o consumidor achar que é "pesadão". pasmafaute

Uma pergunta: Teria como você abrir ele, medir a voltagem da fonte? Com isso eu poderia jogar na planilha e te falar aproximadamente qual é a potência real dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor que AB só valvulado Rick..

Já ouvi um classe D usando um chip da Tripath, este achei bom, mas só pra uso residencial mesmo.

Tripath infelizmente faliu. Eram ótimos os chips deles! :(

Compartilhar este post

Link para o post

Correção: O TL074 são 4 operacionais em um chip só.

O TL074 realmente tem um som meio "laid back", eu particularmente acho ele decente, mas pode faltar abertura no som como você relatou.

Quanto aos chineses, o BOSS é uma GRANDE ENGANAÇÃO. Eles mentem descaradamente na potência, e os amplis são tão porcarias que eles colocam até peso dentro para o consumidor achar que é "pesadão". pasmafaute

Uma pergunta: Teria como você abrir ele, medir a voltagem da fonte? Com isso eu poderia jogar na planilha e te falar aproximadamente qual é a potência real dele.

Esse operacional é mosfetado na saída, então ele tem uma assinatura sônica característica de mosfets, que talvez não case ou combine com a saída de alguns amplificadores. Fiz um upgrade em um audiophonic 800.4 trocando os TL072 pelos AD826 e ficou um zilhão melhor, agudos mais abertos, troquei também a saída njw3281 / 1302 que é uma piada também por transistores convencionais e melhorou mais um zilhão.

Os TL-074 são dois TL-072 juntos, foi isso que quis dizer, sendo que o TL-072 é um operacional duplo mas não deixa de ser chamado informalmente de 1 unidade de CI operacional.

Quanto a abrir o aparelho não irei fazer isso por causa da perda da garantia, já que tem um lacre e pretendo vender o mesmo em breve como novo, já que liguei ele só pra teste,

abrs

Compartilhar este post

Link para o post

Pad,

nunca ouvi um classe D que tocasse realmente bem, e olha que já testei de tudo, alpine, jl audio, soundstream, e uma infinidade de outras marcas tops que montam amplificadores classe D, se você ouviu um bom me conta qual foi que vou testar.

Nando,

o boss riot já testei e tem uma excelente qualidade de som, agudos muito bons de ouvir, ótimo equilíbrio tonal, baixa distorção, a potência realmente é uma mentira, igual ao audiophonic 800.4 que declara ser mais forte que o power one ou bbuster 3600gl e não chega nem na metade.

Compartilhar este post

Link para o post

vindo do Acronaudio, não duvido de nem um vírgula, sd ta caindo o padrão, querendo vender mais por entregar mais não se importando com a qualidade, ai é triste ja tava qse voltando a pensar num digital desses por questão do tamanho q os coreanos são bem grandinhos é colocar um amp de 5k + 1 da china do lado ja ocupa toda a traseira do banco.

Compartilhar este post

Link para o post

Então Solano, a revisão ou review foi só pra mostrar o desempenho do amplificador em questão, não testei ainda nenhum outro modelo da soundigital, caso eu algum dia adquira ou tenha em mãos um outro modelo eu testo e faço um novo review e se tiver méritos irei enaltecer com certeza, e se tiver deficiências irei aponta-las também.

Sempre que cair um modelo novo na minha mão seja da SD ou qualquer outra marca faço o review aqui pra aproveitar e enriquecer nosso forum, assim o camarada que quer comprar tal aparelho já tem uma noção, principalmente em compras pela internet, onde a gente não pode conferir na hora o produto funcionando he he

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Otimo review

Eu era fã da linha nano, até conhecer as busta kkkkk

Axo a bb3600 e a 1600 baratos demaaais pelo que oferecem.

Compartilhar este post

Link para o post

São bons mesmo, só a estrutura da carcaça deles é muito fina e leve, dissipa pouco calor e acaba aquecendo muito, mas pelo preço não da pra exigir muito também he he

Compartilhar este post

Link para o post

puxa.. eu tinha boas expectativas com esse modelo.. mas pelo jeito, vou continuar com o bom e velho AB nas vias altas..

Compartilhar este post

Link para o post

Pad,

nunca ouvi um classe D que tocasse realmente bem, e olha que já testei de tudo, alpine, jl audio, soundstream, e uma infinidade de outras marcas tops que montam amplificadores classe D, se você ouviu um bom me conta qual foi que vou testar.

Nando,

o boss riot já testei e tem uma excelente qualidade de som, agudos muito bons de ouvir, ótimo equilíbrio tonal, baixa distorção, a potência realmente é uma mentira, igual ao audiophonic 800.4 que declara ser mais forte que o power one ou bbuster 3600gl e não chega nem na metade.

Acronaudio,

Se possível, teste o Kenwood Excelon XR4-S. Tenho um e gosto muito dele. Pena que você não é de SP.... Mas se for passar aqui, esta convidado para ouvi-lo.

Ótimo review. Parabéns!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...