Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

matheussom

Trio em Saveiro cross 2x tornados 4000 + MG + DR +STW

Recommended Posts

Postado em

Essa semana começei a montar um trio bem equilibrado de um cliente amigo meu:

Equipamentos:

1x Stetsom 5k2

1x Boog DPS2900

1x amp de até 250wrms para os stw

1x crossover JFA 5vias

2x tornados 15" 2000wrms

3x selenium 12PW5

4x D405 ( por enquanto vamos colocar 2 d405)

4x Super tweeter (por enquanto vamos colocar 2 trynium)

Alimentação por enquanto sera 2 baterias moura clean de 70A + original do carro. mes que vem vamos adicionar uma de 150a

caixa de graves sera uma dutada de 75L com sintonia por volta dos 60hz, caixa cornentada para os PW5,

futuramente ele vai trocar essa DPS por um amp mono

9i6l.jpg

Uploaded with ImageShack.us

v41v.jpg

nby5.jpg

u645.jpg

dz68.jpg

evh9.jpg

dei a mão de textura, amanha ja começo a pintura com esmalte sintetico.. via ficar top!

abraços moçada!

Postado em

De ZOIO aqui , cornetada da um trampo FDP em matheus ?

Pena serem de 15" e 4000 , fosse 18" 5000 tocaria muito mais com o mesmo amp.

huaehau rapaiz gastei um dia inteiro pegando de 10 da manha fui terminar só 5:30 da tarde... é muito chato fazer mesmo mas o resultado compensa kkkkkk e tem aquele ditado né pagando bem que mal tem [¨]

o dono antes da saveiro cross tinha um siena e iria montar o som nele, por isso comprou os 15/4000... mas ai trocou de carro rsrs.... 2x18 iria ficar top, queria que ele trocasse pra 2x insanno 18/3000 mas ele vai curtir o som primeiro e depois vender os tornados.

testei os tornados na caixa do ford ka e eu vo de falar viu o bixo é bruto! quando tiver tudo no lugar passo mais detalhes deles pra vcs

Postado em

Acompanhando, tudo q vem projeto do matheus pode ter certeza q é coisa TOP!.

vlww danilo e a todos que estão acompanhando o projeto!!

Ele não vai colocar Fonte não Matheus ?

esqueci de mencionar Rui, vamos colocar fonte sim já temos uma Usina de 120a, como o dono do carro tem chácara perto da cidade ele costuma a tocar com o som parado

Postado em

Acompanhando ;)

Oh Matheus, vou fazer uma pergunta aqui mas quem puder ajudar com experiências pode responder...

Se não tivesse limitação de espaço para uma cornetada de médios você faria ela maior ou manteria esses projetos reduzidos mesmo?

Digo isso pois vou montar um reboque pro fim de ano e estou pensando em qual tamanho de cornetada vale a pena. Vejo uns projetos originais Selenium que são gigantes e ao mesmo tempo um monte de reboques com caixas relativamente pequenas pasmafaute

Se puder me dar uma luz ou pelo menos dizer por onde começar ficaria grato ;)

Postado em

Acompanhando ;)

Oh Matheus, vou fazer uma pergunta aqui mas quem puder ajudar com experiências pode responder...

Se não tivesse limitação de espaço para uma cornetada de médios você faria ela maior ou manteria esses projetos reduzidos mesmo?

Digo isso pois vou montar um reboque pro fim de ano e estou pensando em qual tamanho de cornetada vale a pena. Vejo uns projetos originais Selenium que são gigantes e ao mesmo tempo um monte de reboques com caixas relativamente pequenas pasmafaute

Se puder me dar uma luz ou pelo menos dizer por onde começar ficaria grato ;)

danilo pela experiencia e por bastante leitura na audiolist kkkkkkkk as cornetas funcionam assim:

quanto mais profunda melhor vai ser a resposta nas baixas, as curtinhas realçam as frequências mais altas. O baffle tbm tem grande influencia no SPL final, quanto menor o baffle "aquele quadradinho na frente da calota do falante" maior sera o SPL mas por consequência a frequencia de atuação da caixa é bastante reduzida.. como se fosse uma dutada com pico bem alto saca....

com essas informações da pra vc arriscar a projetar uma vc mesmo, fiz uma cornetada uma vez para os WPU1505 com uns 60cm de profundidade e o médio por volta dos 150 hz ficou estupidamente forte mas não subia tanto, a diferença era bem notavel entre 150/200hz e 800/1000gz o baffle eu fiz do mesmo tamanho da HB1505c1

ja essa cornetada peguei como base os projetos de cornetadas da keybass e selenium... o baffle fiz 2cm menor que nos projetos originais pois as dimensões do final da boca é menor.. ou seja de 20x20 coloquei 18x18, e em vez de 40 ou 45cm de profundidade e a minha ficou com 30cm... seguindo esse conceito já fiz e testei em um minitrio que montei esse ano em uma ranger e o médio me surpreendeu... não desce tanto mas não perdi muito nas altas, com esse comprimento de boca acho que vou ter um ganhozinho entre 300/400hz... amanha termino de montar depois e sábado vamos bebemorar na chacara dele... ai passo todas as impressões que tive do som!!

se alguem tiver alguma coisa a acrescentar ou corrigir o meu embasamento teórico sobre as cornetadas sintam-se a vontade aheuahaue até hj deu certo pra mim rs.

eu aprendi a usar o hornresp mas já li em vários fóruns que ele não é bom para simular cornetas de medio.. é indicado mais para cornetas de grave então nem usei ele

abs

Postado em

fotos de alguns equipamentos, caixa de graves pronto, de noite vou levar todas as caixas para pintar com o esmalte sintético..

esse tornado pesa pra caraleo kkkkkkkkkkk

zk5p.jpg

Os Pw5 são bem mais pesados do que os irmãos da linha Pw3

ldd1.jpg

lern.jpg

l3kk.jpg

oyg8.jpg

Postado em

Perguntinha básica esses 4000 perdem feio para os 5000 ou quase mesmo patamar ?

como eu nunca escutei o 5000 não posso fazer essa comparação.. mas pelo pouco que escutei esses 4000 eu gostei do que ouvi rsrs... quero ver nessa caixa que eu fiz [¨]

Matheus da pra passar as dimensões da caixa de grave ? Ela vai ficar deitada ou em pé ?

vai ficar em pé

0zxp.jpg

só acho que tem que pegar uma politriz e dar um polimento nos trynium e pintar as bordas de preto denovo hehehehe

kkkkkkkkkk os trynium estão bem judiados... sera que se dar uma polida na parte prateada melhora? eu acho que ali em cima tem verniz correto? sera que se passar uma lixa 600 e depois polir resolve então ?? vlw

Postado em

Eu acho que em cima do preto tu consegue recuperar polindo também na mão mesmo, passa uma cera com uma estopa e esfrega bem depois limpa e se der brilho denovo beleza se não passa uma lixinha. Onde é prata creio que é alumínio puro, só passar a politriz com massa que já da um brilhão. Fiz isso nos meu st400 e ficou show de bola !

Postado em

bacana. Sempre que monto algum projeto em pick-up uso o bate pedra e pintura como acabamento tambem, fica muito bom e tem baixo custo.

Matheus sempre com ótimos trabalhos.

Acompanhando...

Postado em

danilo pela experiencia e por bastante leitura na audiolist kkkkkkkk as cornetas funcionam assim:

quanto mais profunda melhor vai ser a resposta nas baixas, as curtinhas realçam as frequências mais altas. O baffle tbm tem grande influencia no SPL final, quanto menor o baffle "aquele quadradinho na frente da calota do falante" maior sera o SPL mas por consequência a frequencia de atuação da caixa é bastante reduzida.. como se fosse uma dutada com pico bem alto saca....

com essas informações da pra vc arriscar a projetar uma vc mesmo, fiz uma cornetada uma vez para os WPU1505 com uns 60cm de profundidade e o médio por volta dos 150 hz ficou estupidamente forte mas não subia tanto, a diferença era bem notavel entre 150/200hz e 800/1000gz o baffle eu fiz do mesmo tamanho da HB1505c1

ja essa cornetada peguei como base os projetos de cornetadas da keybass e selenium... o baffle fiz 2cm menor que nos projetos originais pois as dimensões do final da boca é menor.. ou seja de 20x20 coloquei 18x18, e em vez de 40 ou 45cm de profundidade e a minha ficou com 30cm... seguindo esse conceito já fiz e testei em um minitrio que montei esse ano em uma ranger e o médio me surpreendeu... não desce tanto mas não perdi muito nas altas, com esse comprimento de boca acho que vou ter um ganhozinho entre 300/400hz... amanha termino de montar depois e sábado vamos bebemorar na chacara dele... ai passo todas as impressões que tive do som!!

se alguem tiver alguma coisa a acrescentar ou corrigir o meu embasamento teórico sobre as cornetadas sintam-se a vontade aheuahaue até hj deu certo pra mim rs.

eu aprendi a usar o hornresp mas já li em vários fóruns que ele não é bom para simular cornetas de medio.. é indicado mais para cornetas de grave então nem usei ele

abs

Matheus seu raciocícinio tem coerência e grande inteligência. O risco de "achatar" demais a respostas nas altas é passar a reponsabilidade para a via superior, ou seja, o Driver. Tiveste uma bela solução e eu sou defensor dessa questão dos testes. Nada melhor do que praticar. Voltando ao assunto, achatar a resposta também nas baixas complica um pouco também em função do projeto de grave, pois não adianta ter um projeto com resposta restrita, se eu tiver os médios que não desçam tanto. O mercado nacional é um pouco carente de Driver com corte muito baixo, exceto alguns poucos. Por isso projeto para clientes requer um certo cuidado, pois alguns é que gostam de definir os itens e as vezes "engessa" o projetista.

Eu acho, que no caso do reboque a estória é outra. É interessante mesmo aproveitar ao máximo de espaço disponível para obter respostas mais baixas, pois se ganha muito com isso. Falantes com bastante eficiência (falantes com alta sensibilidade) fazem a diferença e nem seria preciso um grande número deles.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...