Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
tugalol

Selenium Extreme Distorcendo em Frequencias Altas

Recommended Posts

Não sei se o local certo é no TRIO, mas como o pessoal conhece bem os Extremes por aqui e o problema é nas altas acredito que tenha mais a ver com TRIO..

Tenho um Extreme 15 dos antigos (Vermelho), foi recondicionado pela assistencia da Propria Selenium em SP com um Kit reparo completo original!

Para as freqs baixas (30 - 60) o Sub está perfeito, o problema é em frequencias mais altas (80h\ pra cima).. Em muitas musicas o Sub faz um barulho MTO feio de distorção, mas nao acende CLIP, nao excursiona nada.. O Ganho regulei em 40Hz até Clipar e baixei um pouco...

Caixa: 70 Lts

Sintonia: 40Hz (já testei em 35 tbm, diminui, mas ainda acontece)

Modulo: SD1000.2 com o Dobro de Impedancia (4Ohms)

Excursionamento OK

LED Clip APAGADO!

Subsonico: 30Hz

LP: Aberto no SD e 125Hz no Pionner.

Loud e Eq tudo zerado!

:banghead

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos tentar achar um caminho.

1 - Tipo de caixa?

2 - Qual a sintonia da caixa para esse volume?

3 - Espessura da madeira?

4 - quantos falantes tem na caixa?

Tudo indica que a potência aplicada está baixa e você deve estar aumentando o ganho em demasia, para tentar compensar a falta de potência. Tente deixar o ganho mais baixo, só para ver o comportamento do sub.

Eiss aqui as especificações:

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Diâmetro nominal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 381mm (15in)

Impedância nominal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 + 2 Ohms

Potência

Máxima1 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1.300W (4W ou 1W)

RMS (NBR 10.303)2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 650W (4W ou 1W)

Sensibilidade (1W@1m). . . . . . . . . . . . . . . . . . 91dB SPL

Resposta de freqüência @ -10 dB . . . . . . . . . . . . . . 35 a 3.000Hz

Volume ocupado pelo falante. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5,9l

Peso do ímã . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2.640g

Diâmetro da bobina . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 100mm

Peso líquido . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9.600g

PARÂMETROS DE THIELE-SMALL

Fs . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 23H z

Re . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3,1Ohms

Qms. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7,10

Qes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,44

Qts. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,42

Vas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 238I

Ref Eff . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,77%

Sd . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,0845m2

Vd . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 608,4c m3

Xmax. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7,2mm

bl . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15,2T.m

Compartilhar este post

Link para o post

Bom vamos lá.. A caixa foi feita pelo Formigão e ao meu ver está muito bem feita! Bem travada etc!!

Quanto ao modulo nao sei se é problema... Para as outras Frequencias está tocando mto bem!

Regulei o SD1000 no volume 30 do Pionner até clipar com o Sub Ligado.

Utilizei tbm a regulagem com Resistencia de chuveiro + Multimetro e ficou bem proximo do que regulei de "ouvido"

1 - Tipo de caixa?

Caixa para um SET MISTO SPL/TRIO de Fibra e MDF..

2 - Qual a sintonia da caixa para esse volume?

Volume Aproximadamente 70 Lts com 1 Duto de 4" X 15Cm, que da uma sintonia de 40Hz aproximadamente.

3 - Espessura da madeira?

Não sei te informar, mas a caixa nao vibra nada em nennhuma freq...

4 - quantos falantes tem na caixa?

Apenas 1 câmara com 1 Extreme de 15" (O Driver e ST estão em camara isoladas)

Algumas fotos:

q9ws.jpg

pxeh.jpg

6don.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Eliminados os problemas de perda de SPL por vibração e do ganho, vamos tentar parir para outros.

Ficou com um belo acabamento, mas merecia falantes para a faixa de médios, pois apesar do extreme ter uma larga faixa de resposta (se bem que isso daí não é conclusivo), não é muito indicado para subir tanto. Bordas de borracha costuma-se a usar numa fauxa bem restrita e não é por isso que ele não possa ser usado em trio. Para outras faixas tem falantes mais adequados e indicados.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Ficou com um belo acabamento, mas merecia falantes para a faixa de médios, pois apesar do extreme ter uma larga faixa de resposta (se bem que isso daí n~~ao é conclusivo), não é muito indicado para subir tanto. Bordas de borracha costuma-se a usar numa fauxa bem restrita e não é por isso que ele não possa ser usado em trio. Para outras faixas tem falantes mais adequados e indicados.

Concordo, MG faz falta!! Mas a prioridade nesse projeto foi espaço no porta malas! Já tava um pouco cansado de porta malas cheio de som.. Uso TRIO poucas vezes!

O Driver é um D405 e estou cortando em 500Hz aplicando baixa potencia! Para um Trio básico está bem agradável o som! E com pouco espaço no PM rss.. Ficou bem misto o som (Uso um liga desliga para o DRIVER+ST)

A unica coisa que está me intrigando é essa maldita distorção nas frequencias mais altas! Normalmente as mais baixas distorcem com maior facilidade, nunca tinha visto isso..

Meu antigo Sub chegava a colocar EQ em +9 nessa faixa e nem sinal de distorção..

Estou achando que pode ser algum problema na montagem do reparo pela assistência sei la.. Vou tentar gravar um video do barulho que faz..

Compartilhar este post

Link para o post

Taí, pode ser mesmo. Sei que o falante já não é yão comum, mas tem alguém em sua cidade que tenha o mesmo falante?

Já diminuiu o ganho para ver? Será que não seria interessante legar para alguém da assistência ouvir?

Será que tem alguém com outro amplicador para testar no seu som?

Compartilhar este post

Link para o post

Taí, pode ser mesmo. Sei que o falante já não é yão comum, mas tem alguém em sua cidade que tenha o mesmo falante?

Já diminuiu o ganho para ver? Será que não seria interessante legar para alguém da assistência ouvir?

Será que tem alguém com outro amplicador para testar no seu som?

Sou de SP Capital, mas mesmo assim não conheço niguém com algum Extreme ou com outro modulo para testar.. Só tenho o meu SD250 (será que vale testar nele??)

fo** que a garantia de 3 meses já foi, demorei pra montar o som dps que recondicionei..

Testei hoje com faixas de frequência e a distorção ocorre SOMENTE em 80HZ... Em 70 e 100Hz o SUB nao distorce nada!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda vou medir na agua isso!! Eu acredito que está entre 65~70 mesmo.. Ela é bem funda, pega a lateral toda..

A caixa do manual pede 58 Lts! Mas já vi gente que prefere entre 65~70...

Em todas as frequencias (menos 80) está tocando absurdo no SD1000, MTO mais que meu antigo Protech Exursion em caixa de 75 Lts...

Compartilhar este post

Link para o post

Esse duto ae é de 3'' ou eu chuto o balde! quanto a distorção tem fatores em jogo... usa o extreme em sub ou front/rear no player? o crossover do sd está todo aberto(pegando a faixa máxima de frequência)? pergunto pois se estiver usando crossover todo aberto e mesmo cortando low pass no sub do player não fica bom, tem que baixar o cross do módulo para "ajudar" o cross do player a trabalhar melhor, senão vira um embolera danado no sub, que dirá se estiver em front/rear que nem corte low pass tem.

Compartilhar este post

Link para o post
Esse duto ae é de 3'' ou eu chuto o balde! quanto a distorção tem fatores em jogo... usa o extreme em sub ou front/rear no player? o crossover do sd está todo aberto(pegando a faixa máxima de frequência)? pergunto pois se estiver usando crossover todo aberto e mesmo cortando low pass no sub do player não fica bom, tem que baixar o cross do módulo para "ajudar" o cross do player a trabalhar melhor, senão vira um embolera danado no sub, que dirá se estiver em front/rear que nem corte low pass tem.

Opa will.. Esse duto é de 4 polegadas.. Por 15 cm..

O sub está ligado na saída Sub do pioneer...

O cross do SD está todo aberto sim.. E no Player corto em 125 quando abro o porta malas e 63 hz pra interno..

Vou testar abaixar o cross do SD.. Mas se fosse o cross não deveria estar assim de 80 pra cima? Frequências acima de 80 tocam mto bem sem embolar..

Vlw

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk 4

Compartilhar este post

Link para o post

A sintonia ta certa c esse duto de 4" x 15?? N pude calcular. Testou a caixa fora do carro?

Compartilhar este post

Link para o post

A sintonia ta certa c esse duto de 4" x 15?? N pude calcular. Testou a caixa fora do carro?

Pra calcular a sintonia precisava do volume da caixa.

zhnt.jpg

Essa aqui tem 56 litros livres. E ainda tá num gol G5 também pra comparação.

Mede a sua caixa por fora mesmo, como se ela fosse quadrada só pra ter uma idéia.

E ainda, esse drive e St estão separados da camara do Sub?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a minha caixa está grudada na lateral.. Acompanha todo espaço vazio q tem rss.

Segue as medidas externas.. Considerando 15 mm da fibra (não medi) deu 85 lts.. Descontando que a caixa não é quadrada e a câmara separada que fica o drive e o ST.. Chuto 70 litros..

Altura 57

Pmaior 60

Pmenor 40

Largura 35 (maior 40 menor 30)

Aumentei o duto pra 25 cm aí diminuiu a distorção nos 80 hz pq caiu a frequência da caixa.. Mas ai perdi SPL nas altas..

Editado por tugalol

Compartilhar este post

Link para o post

Achei umas fotos da minha antiga caixa só para comparar.. . Era um excursion de 15 com 75 litros que ficava no corsa.. (altura e largura ficava rente)

Da pra ver que ainda sobra bastante Largura altura e profundidade.. PM do Onix é grandinho até..

http://imageshack.us/scaled/landing/35/20130117131943.jpg

http://imageshack.us/scaled/landing/560/20130117131924.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

O problema amigo que ele não foi feito para trio e nunca vai subi como um woofer “vai morrer na praia”, por isso embola e tudo é pura perda de tempo fazer ele subi, melhor seria trocar para um woofer trio tipo oversound, Eros e selenium a linha profissional sub.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema amigo que ele não foi feito para trio e nunca vai subi como um woofer “vai morrer na praia”, por isso embola e tudo é pura perda de tempo fazer ele subi, melhor seria trocar para um woofer trio tipo oversound, Eros e selenium a linha profissional sub.

Concordo! o Sub nao foi feito para TRIO e nem é esse o foco do meu som.. Mas entre os Subs que "tocam" pra fora o Extreme é o que tem a melhor fama!!

Sei que ele nao sobe que nem um woofer.. O que está me intrigando é distorcer só em 80Hz, se estivesse assim pra tudo acima disso era mais aceitavel.. mas somente nesse freq que nao entendo!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu corto meu sub em 50 Hz e acho alto, se tivesse um Kit melhor ou uma porta BEM tratada, cortaria em 40 hz huahuahua

Compartilhar este post

Link para o post
Eu corto meu sub em 50 Hz e acho alto, se tivesse um Kit melhor ou uma porta BEM tratada, cortaria em 40 hz huahuahua

No dia dia eu corto em 60hz..tenho um kit Hertz.. Quando tratar vou baixar um pouco mais.. Só subo quando vou abrir a mala msm...

Compartilhar este post

Link para o post

Extreme costuma subir até os 150hz com desenvoltura e morre la depois dos 200 e poucos .

So pode ser o falante mesmo , porque pela caixa TA SERTO .

Compartilhar este post

Link para o post

Extreme costuma subir até os 150hz com desenvoltura e morre la depois dos 200 e poucos .

Tu diz com a bobina rangendo no gap ja ahhah

Compartilhar este post

Link para o post

Comparando com meus antigos Subs (Pioneer 12 e Excursion de 15) o Extreme está subindo mtoo mais que eles!! Ficou um som agradável junto com a D405 em 500Hz bem atenuado. Mas senti falta dos Mgs do antigo som. Mas ta valendo, o que importa é que agora cabe bastante cerveja na mala! []-[]

Tbm to achando que é falante.. fo** é que a assistencia nao vai cobrir... Nao vou gastar mais 350 reais no reparo sendo que ele ta tocando 100% todas as outras frequencias rsss.. O fo** é ter que cortar o bixo em 80Hz sabendo que poderia render mais acima disso e diminuir um pouco o buraco até o D405!! :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...