Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Matheusstach

Ligação Fontes AT ou ATX (Série e paralelo)

Recommended Posts

Ola pessoal, estava olhando alguns tutoriais de ligação de fontes de computador em paralelo e em série. Pelo que entendi, Ligação em série soma a voltagem e em paralelo soma a amperagem.Dai tive umas ídeias:

Se eu ligar duas fontes que deem 5V/ 30Amp em paralelo eu vou ter 5V + 60Amp. Mais os amplificadores e Cd Players Precisam de uns 12V +/-. Dai pensei, e se eu ligar 2 em parelelo com os +5V Totalizando 60Amp e ligar uma com os +12 em série ? Oque pode acontecer ? Seria uma ligação com duas em paralelo e uma em série nas outras duas que estão em paralelo. Daria certo ?

---------------

Tambem pensei em pegar 3 Fontes Modificadas que dão 13,8V /20Amp e ligar em paralelo para somar a amperagem.Totalizando 13,8V / 60Amp. Daria certo isso ?

_____

Oque acham ? Alguma dessas duas idéias pode dar certo ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi muito bem essa sua ligação.

Mas eu só recomendaria fonte de PC pra alimentar som, só se estiver apertado financeiramente, pois a gambiarra, riscos, e espaço são comprometidos.

No caso da ligação daria pra fazer conjuntos de 3 fontes em série na linha 5v ligando em paralelo os conjuntos.

3 Fontes em série na linha 5v é igual a 15v, pode ficar tranquilo pois os amplificadores suportam até 16v (os capacitores de entrada da fonte dos amplificadores tem tensão de isolação de 16v), e ao adicionar carga (amplificador) na fonte, a tensão desce um pouco, e ao começar a tocar a tensão vai descer mais um pouquinho.

Na minha opinião, ligar fontes em série é dor de cabeça (experiência própria), pois todas as fontes normalmente precisam ser idênticas (marca e modelo).

Antes eu utilizava 3 Fontes ATX (2 igual e uma diferente) em série na linha 5v, mas sempre uma fonte (a diferente) desarmava, sendo assim ficava só com 10v :(

Depois partir pra utilizar 4 fontes (3 ATX e uma AT) em paralelo todas modificadas pra 14,2v. Ficou bom, corrente de sobra. Mas é muita gambiarra, fio pra todo lado (e olha que eu retirei todos os fios inutilizáveis), além de ocupar muito espaço.

Hoje eu vou mudar a alimentação do meu som pra apenas UMA fonte, a AT totalmente modificada e upgradeada pra 14,4v e uma corrente de saída maior (to turbinando ela aos poucos).

Se você tiver técnica em eletrônica, e saber solda e talz, lhe recomendo a ir em ferro velhos e venda de fontes usadas, e procurar fontes com circuito integrado regulador de tensão TL494 (ou derivado como o DBL494, IL494, GL494, SL494, KIA494 ou KA7500).

Esse CI, é sem frescuras, e aceita modificações simples sem arma proteção. Então no caso a melhor alternativa seria você pegar umas 4~5 fontes de PC com esse CI regulador, e fazer a modificação para alterar a tensão de saída. Que é bem simples, consiste em soldar um potenciômetro no pino 1 do CI e um resistor (varia de fonte pra fonte) aterrado. Assim você consegue ajustar a tensão de saída conforme desejado alterando pelo o potenciômetro.

Aqui o vídeo da modificação:

http://www.youtube.com/watch?v=RHFEbG5z21I

Pode fazer essa mod que recomendo, tendo os devidos cuidados logicamente, só um detalhe, é bom ter vários resistores, como no caso o cara do vídeo recomenda o resistor de 15k, mas na minha fonte não ficou legal pois só conseguia ajustar de 12 a 13,7v, na minha ficou legal com um resistor de 8k2 pois com isso consigo ajustar de 11 a 15v..

Boa sorte na gambiarra.

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem conversei com um amigo. E ele me disse ter uma bateria de 45Amp e que se eu ligasse junto com uma fonte de computador modificada 13,8V / 20Amp Ligaria meu som. Mais não iria aguentar muito volume. O Hurricane tem 2 Fuziveis de 25Amp Cada 1. E o Cd Player tem 1 Fuzivel de 10 Amp. Será que essa bateria + a fonte de pc com uns 20Amp tocaria o som legal ? pelo menos temporariamente até eu adquirir uma bateria de 60Amp ou uma fonte mesmo de 60Amp ? Agradeço !

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem conversei com um amigo. E ele me disse ter uma bateria de 45Amp e que se eu ligasse junto com uma fonte de computador modificada 13,8V / 20Amp Ligaria meu som. Mais não iria aguentar muito volume. O Hurricane tem 2 Fuziveis de 25Amp Cada 1. E o Cd Player tem 1 Fuzivel de 10 Amp. Será que essa bateria + a fonte de pc com uns 20Amp tocaria o som legal ? pelo menos temporariamente até eu adquirir uma bateria de 60Amp ou uma fonte mesmo de 60Amp ? Agradeço !

Fique ciente que não vai conseguir os 20A da modificação, eu recomendo fazer a modificação do vídeo que mandei no post anterior pois é mais simples.

No caso, fonte + bateria deva ficar legal pra curtir o som.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...