Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
danilo.meneses

Mini falantes (mini sub & mini woofer)

Recommended Posts

Estou pensando em montar uma parte simples de grave em um sonzinho (vai ser 2 de 10" e um ST), e tive pensando ou em comprar um falante de 15" ou até mesmo subwoofers pequenos em maior quantidade (o transporte fica mais fácil).

O que vocês acham?

Vi no MercadoLivre este daqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-494689233-alto-falante-de-3-polegadas-csuspenso-_JM

O vendedor diz ser um subwoofer. Aliás, se soubesse destes falantes, teria comprado alguns woofers ou midrange pequenos, para mim ficaria bem mais fácil.

Mas quanto a usá-los para grave, o que acham?

Vamos debater um pouco sobre estes mini alto falantes? Acredito que seja uma alternativa legal, caso a falta de espaço e dificuldade no transporte seja um problema.

Eu fico muito na dúvida quanto ao rendimento. Isso me deixa com o pé atrás.

Para os mais entendidos, quais seriam as vantagens e desvantagens? Confesso que a musicalidade dos subwoofers menores tem me agradado até... mas estes eu não conheço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses falantes são da Samsung, usados nos Ht in the box dela.

E NÃO são subwoofers, são full ranges.

Editado por Boccotte

Compartilhar este post

Link para o post

Esses falantes são da Samsung, usados nos Ht in the box dela.

E NÃO são subwoofers, são full ranges.

Pois é, eu imaginei que estaria errada a informação do vendedor.

Mas são bons?

Sub mesmo, não acha pequenos para comprar não???

Esse projeto me chamou a atenção...

Compartilhar este post

Link para o post

Compra uns 6 desse aqui:

http://www.component...TE)____________

Faz uma caixa de 90~100L brutos, 2 dutos de 4", sintonia entre 50~55hz, aplicando 500w nos 6, deve ficar show !

Eu não tentaria fazer com full de 3", pode ter ganho em dinâmica mas terá SPL de 3"....

Edit: o preço é 25 reais a unidade (só da pra ver com cadastro). 150 reais 6 mids !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Compra uns 6 desse aqui:

http://www.component...TE)____________

Faz uma caixa de 90~100L brutos, 2 dutos de 4", sintonia entre 50~55hz, aplicando 500w nos 6, deve ficar show !

Edit: o preço é 25 reais a unidade (só da pra ver com cadastro). 150 reais 6 mids !

Apesar de ter um SD 250.2, como o corte do SD 400.4 é mais preciso, estava pensando em vender meu SD 250.2 e comprar um SD 400.4. O SD toca 8 desses? Pelo que vi na impedância, melhor comprar um SD 400.1 né?

Acha que ficaria melhor que um sub de 15" (street bass)?

Comprei uma fonte 50A 14,4 V, acredito que seja suficiente para tocar (vou usar um Tojo fraquinho na voz). Outra dúvida: qual a resposta de frequência ficaria ideal?

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de ter um SD 250.2, como o corte do SD 400.4 é mais preciso, estava pensando em vender meu SD 250.2 e comprar um SD 400.4. O SD toca 8 desses? Pelo que vi na impedância, melhor comprar um SD 400.1 né?

Acha que ficaria melhor que um sub de 15" (street bass)?

Comprei uma fonte 50A 14,4 V, acredito que seja suficiente para tocar (vou usar um Tojo fraquinho na voz). Outra dúvida: qual a resposta de frequência ficaria ideal?

Já seria melhor partir pra um SD600.1D, o que acha ? Custa R$290 e talz... e liga todos os mids em paralelo ficando em 1,666 ohms nominais. Alimentando eles suficientemente.

Olha, eu nem sei te afirma concretamente essa comparação, mas eu aposto minhas fichas nos mids.

Uma fonte de 50A @14,4v pra um SD600.1D seria suficiente !

Esses mids respondem até uns 2khz, tendo atenuação a partir dali (tenho um par desses só que modelo 4 ohms, quase os mesmos), seu forte é nos médios graves e graves mesmo, a faixa de resposta vai depender do que vai utilizar pra acompanhar (driver, full range de 2/3", st etc....). Mas faria um corte LPF mínimo de 300hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Já seria melhor partir pra um SD600.1D, o que acha ? Custa R$290 e talz... e liga todos os mids em paralelo ficando em 1,666 ohms nominais. Alimentando eles suficientemente.

Olha, eu nem sei te afirma concretamente essa comparação, mas eu aposto minhas fichas nos mids.

Uma fonte de 50A @14,4v pra um SD600.1D seria suficiente !

Esses mids respondem até uns 2khz, tendo atenuação a partir dali (tenho um par desses só que modelo 4 ohms, quase os mesmos), seu forte é nos médios graves e graves mesmo, a faixa de resposta vai depender do que vai utilizar pra acompanhar (driver, full range de 2/3", st etc....). Mas faria um corte LPF mínimo de 300hz.

Aproveitando a boa vontade sua.

Este daqui, conhece?

http://www.componentesalmeida.com.br/produtos/58/ALTO_FALANTE_5_8R_50W_C/SUSP.CINZA_%28GRADIENTE%29_____________

O médio que comprei foi dois woofers de 10" e um ST, mas estou achando que se vendesse pelo preço que comprei e investisse em full ranges menores daria uma qualidade melhor e ficaria mais fácil de carregar...

Compartilhar este post

Link para o post

Esse mid eu nunca ouvi, mas parece ser interessante também,

O Leandro Veterinário, o Gu_mazza, Baboo, Astord_ms, todos esses users me lembro de terem esse mid

(o Leandro acho que vendeu todos já, mas ele testou, o Gu_mazza também deve ter vendido todos, o Baboo ia montar um projeto com 6 desses mas abandonou, e o Astord_ms tem um par no carro).

Com esse mid, daria pra por uns 8, fechando 1 ohm da impedância nominal, caixa de 100L a @50hz..

Pra acompanhar, seria legal mesmo vários falantes menores, tem muito genérico interessante que custa 8~10~15$$ reais, o negócio é garimpar e achar uns que suba bem, dispensando tweeter...

Edit: apesar que, se for utilizar os mids de 5", daria pra utilizar apenas tweeter pra acompanhar, pois eles tem cara de subir bem, e segundo o gu_mazza, vai bem em um 2 vias (mid+tw).

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Esse mid eu nunca ouvi, mas parece ser interessante também,

O Leandro Veterinário, o Gu_mazza, Baboo, Astord_ms, todos esses users me lembro de terem esse mid

(o Leandro acho que vendeu todos já, mas ele testou, o Gu_mazza também deve ter vendido todos, o Baboo ia montar um projeto com 6 desses mas abandonou, e o Astord_ms tem um par no carro).

Com esse mid, daria pra por uns 8, fechando 1 ohm da impedância nominal, caixa de 100L a @50hz..

Pra acompanhar, seria legal mesmo vários falantes menores, tem muito genérico interessante que custa 8~10~15$$ reais, o negócio é garimpar e achar uns que suba bem, dispensando tweeter...

Edit: apesar que, se for utilizar os mids de 5", daria pra utilizar apenas tweeter pra acompanhar, pois eles tem cara de subir bem, e segundo o gu_mazza, vai bem em um 2 vias (mid+tw).

O IDEAL era o seguinte: um mid para tocar melhor frequências mais baixas (usaria um SD 400 para empurrá-los) e uns mid´s melhores para frequência mais alta (poderia até utilizar tweeter, caso necessário). Para as frequências mais altas, poderia vender meu Tojo e utilizar um SD 200 (que é bem barato). O que acha?

A parte ruim é que teria de vender meus woofers de 10" (que comprei agora).

EDIT: Já coloquei os woofers de 10" à venda, inclusive!

Editado por danilo.meneses

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que ficaria legal, tem bastante fulls de 2" que dispensam tweeter e casaria muito bem com mids de 5"/6"...

Vou acompanhar seu projeto :)

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que ficaria legal, tem bastante fulls de 2" que dispensam tweeter e casaria muito bem com mids de 5"/6"...

Vou acompanhar seu projeto :)

Com um SD 200 e um SD 400, quais os mids me indicaria então?

Pensei em até usar 3 SD 200 (ficaria muito barato), mas perderia a questão dos cortes...

Tu pode fazer um projeto com o SD 600 aí? Com esse site que tu me passou? Só para eu ter uma ideia dos custos...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, se não quiser gastar várias vezes até achar uns falantes bons pro que precisa (no meu caso, eu peço pra ouvir vários e escolho, mas depende da boa vontade do vendedor) o ideal é ir pra um falante parrudo logo.

Se quiser algo bem legal pra brincar, pega um pioneer 252C, por exemplo. Sim, antigão... hehehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, se não quiser gastar várias vezes até achar uns falantes bons pro que precisa (no meu caso, eu peço pra ouvir vários e escolho, mas depende da boa vontade do vendedor) o ideal é ir pra um falante parrudo logo.

Se quiser algo bem legal pra brincar, pega um pioneer 252C, por exemplo. Sim, antigão... hehehehehe

Será Kleberlpa?

Tenho 2 de 10" 8 ohms e um Tojo (mosfet) AB com bridge a 4 ohms - tocaria certinho os 2 de 10", bastando um tweeter. A vantagem é que já tenho (novos). Ficaria faltando apenas a questão do grave. Fiquei meio assim com os mini woofers/mid range e subwoofers por questão de espaço, além de ser bem legal. Mas será que não compensa?

Agora fiquei na dúvida...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho esses falantes de 3" aí do ML. São fulls, mas descem razoavelmente bem. Na verdade fiquei de boa aberta depois que vi esse vídeo:

Tocando Bass I Love You, uma música com picos em 7Hz...

Mas ali estão passando o xmax visivelmente. Vou fazer uma caixinha bass reflex com 1~1,5L pra cada e sintonia por volta dos 75~80Hz, pois pelo que já testei aqui pelo menos a partir dos 70~80Hz ele começa a responder bem. Mas falar que é um sub o cara foi longe. rsrs

Nos testes que fiz aqui ele respondeu acima dos 12kHz...

Compartilhar este post

Link para o post

129 DB em full range de frequências não é milagre não.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente vai da boa vontade do vendedor,

Pois em umas 3 lojas na sta efigênia (lojinha de eletrônica que vende falantes) eu perguntava se não tinha como testar alguns, eles diziam que não :( euaheua.

Queria tanto testar um Samco de 3" que tinha (já testaram aqui no fórum, e disseram que era melhor que os samsungs branquinhos), mas 20 reais a unidade pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Será Kleberlpa?

Tenho 2 de 10" 8 ohms e um Tojo (mosfet) AB com bridge a 4 ohms - tocaria certinho os 2 de 10", bastando um tweeter. A vantagem é que já tenho (novos). Ficaria faltando apenas a questão do grave. Fiquei meio assim com os mini woofers/mid range e subwoofers por questão de espaço, além de ser bem legal. Mas será que não compensa?

Agora fiquei na dúvida...

Qual a marca/modelo desses woofers ?

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente vai da boa vontade do vendedor,

Pois em umas 3 lojas na sta efigênia (lojinha de eletrônica que vende falantes) eu perguntava se não tinha como testar alguns, eles diziam que não :( euaheua.

Queria tanto testar um Samco de 3" que tinha (já testaram aqui no fórum, e disseram que era melhor que os samsungs branquinhos), mas 20 reais a unidade pasmafaute

Ei Viepper já montou a caixa com os gradiente? eu to pensando seriamente em montar uma book mas o duro é casar um tw bom pois esses falantes não sobe nada, acho q chega morrendo em 2khz, o correto mesmo é como vc disse montar um 3 vias mas um cross bom 3 vias custa mais caro que os falantes haushsahuas

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Ei Viepper já montou a caixa com os gradiente? eu to pensando seriamente em montar uma book mas o duro é casar um tw bom pois esses falantes não sobe nada, acho q chega morrendo em 2khz, o correto mesmo é como vc disse montar um 3 vias mas um cross bom 3 vias custa mais caro que os falantes haushsahuas

Abraço!

Eae Niltonrm, ainda não montei não, vou primeiro montar o ampli DIY pra depois as books.

Realmente fica complicado usar o gradiente como 2 vias, pois um tweeter que desça bem que vem na cabeça só de alto valor $$.

Tem um user aqui do fórum que usa os Mids Gradientes mais um par de 1TW1 cortados baixos, mas não sei se tocaria bem cortado assim e como ficaria a integração com os mids.

Um tweeter que desça legal (automotivo) que vem na cabeça é por exemplo o XT25 da Vifa (o SC90 no caso, o mais barato haha), mas não acha por menos de 150 reais um par. Tem também alguns bons tweeter de seda que ficaria legal com o Mids, mas tem um valor elevado também...

3 vias é chatinho de acertar, primeiro eu vou acertar no foobar, pra depois fazer o cross e ir comprando aos poucos bons componentes.

Ou utilizar o foobar mesmo pra acertar o som todo, mas neste caso precisaria de pelo menos 6 canais de amplificação (fora o do sub), para amplificar cada via separadamente...

Uma boa alternativa seria arranjar um bom Full/Mid Range de 2", que suba bem e dispense tweeter, e utilizar O Mid + Full mesmo, fazendo o corte HPF do full a partir do ponto onde o Mid morre, sendo assim vai precisar fazer apenas um corte HPF o que simplificaria bastante o cross.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a marca/modelo desses woofers ?

São tabajaras (Power Box).

Mandei montar em uma fonte de 15A o seguinte:

1 ST

1 Player (tabajara também)

2 Woofer de 10" 8 ohms

1 Amplificador Tojo Mosfet Bridge 4 ohms

Vamos ver se vai prestar. Amanhã deve ficar pronto. Se ficar médio/ruim, já vou vender. Vou calcular os custos aqui e vender para me aventurar com falantes menores.

Se ficar bom, fica isso mesmo.

Só não decidi a parte do grave. Comprei uma fonte de 50A (nem chegou ainda) mas de repente eu venda e parta para um "classe D" ligado em subwoofer profissional de 15" (tipo Keybass, Oversound).

São tantas dúvidas...

Alguém conhece isso daqui amplificadores da STAudio Amplificadores. Me ofereceram um digital, com carcaça em acrílico, 2200 rms e 2 ohms (duvido que dê isso) por R$ 650,00. Amanhã vou olhar um amplificador aqui (Vintage), tem um colega vendendo um (relíquia), se estiver 100%, de repente até interessa para alguém aqui do SOM RESIDENCIAL.

Compartilhar este post

Link para o post

Eae Niltonrm, ainda não montei não, vou primeiro montar o ampli DIY pra depois as books.

Realmente fica complicado usar o gradiente como 2 vias, pois um tweeter que desça bem que vem na cabeça só de alto valor $$.

Tem um user aqui do fórum que usa os Mids Gradientes mais um par de 1TW1 cortados baixos, mas não sei se tocaria bem cortado assim e como ficaria a integração com os mids.

Um tweeter que desça legal (automotivo) que vem na cabeça é por exemplo o XT25 da Vifa (o SC90 no caso, o mais barato haha), mas não acha por menos de 150 reais um par. Tem também alguns bons tweeter de seda que ficaria legal com o Mids, mas tem um valor elevado também...

3 vias é chatinho de acertar, primeiro eu vou acertar no foobar, pra depois fazer o cross e ir comprando aos poucos bons componentes.

Ou utilizar o foobar mesmo pra acertar o som todo, mas neste caso precisaria de pelo menos 6 canais de amplificação (fora o do sub), para amplificar cada via separadamente...

Uma boa alternativa seria arranjar um bom Full/Mid Range de 2", que suba bem e dispense tweeter, e utilizar O Mid + Full mesmo, fazendo o corte HPF do full a partir do ponto onde o Mid morre, sendo assim vai precisar fazer apenas um corte HPF o que simplificaria bastante o cross.

poise, o foobar eu uso aqui, vou fazer uns testes pra ver, mas o 1tw1 cortado baixo fica ruim pra caramba eu testei isso, ou algum tw de papel esses descem bem, achei este aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-493360108-tweeter-hochtoner-domo-de-seda-ak62se-dois-tweeters--_JM a frequência de corte dele é 2000hz creio que este casaria bem com o mid, mas ele é 8ohms ai num sei, falei com o vendedor e me disse que posso usar sem problemas com o mid 4ohms e até me sugeriu os componentes de corte capacitores e indutores, mas sei la se vai ficar legal mid de 4ohms e tw 8ohms...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já usei mids Gradiente mais os 1Tw1, cortava os mids em 50Hz HP e 3,2kHz LP e os 1tw1 daí pra frente. Eu dava um tapinha no eq. em 2,5khz e pronto. Ficava razoavelmente bom, pra quem não é exigente demais tá ótimo. Até porque o ouvido humano não é plano, a região entre 2 e 3Khz é mais sensível, então quase não se percebe essa atenuação.

Mas depois troquei por um mid Power Vox subi o HP para 63Hz e o LP para 5khz e o 1tw1 para 4khz, ficou ainda melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

São tabajaras (Power Box).

Mandei montar em uma fonte de 15A o seguinte:

1 ST

1 Player (tabajara também)

2 Woofer de 10" 8 ohms

1 Amplificador Tojo Mosfet Bridge 4 ohms

Vamos ver se vai prestar. Amanhã deve ficar pronto. Se ficar médio/ruim, já vou vender. Vou calcular os custos aqui e vender para me aventurar com falantes menores.

Se ficar bom, fica isso mesmo.

Só não decidi a parte do grave. Comprei uma fonte de 50A (nem chegou ainda) mas de repente eu venda e parta para um "classe D" ligado em subwoofer profissional de 15" (tipo Keybass, Oversound).

São tantas dúvidas...

Alguém conhece isso daqui amplificadores da STAudio Amplificadores. Me ofereceram um digital, com carcaça em acrílico, 2200 rms e 2 ohms (duvido que dê isso) por R$ 650,00. Amanhã vou olhar um amplificador aqui (Vintage), tem um colega vendendo um (relíquia), se estiver 100%, de repente até interessa para alguém aqui do SOM RESIDENCIAL.

Entendi,

Qual o seu intuito com esse som ? por exemplo, Animar festa ? Ouvir música de boas mesmo em casa ? Quer um som alto, ou quer mesmo tirar boa qualidade sonora ? Colocar na TV, DVD, ou vai ficar no quintal por exemplo ?

Testa ai esses woofers !

No caso do amp vintage, qual o modelo dele ? ^^

poise, o foobar eu uso aqui, vou fazer uns testes pra ver, mas o 1tw1 cortado baixo fica ruim pra caramba eu testei isso, ou algum tw de papel esses descem bem, achei este aqui http://produto.merca...s-tweeters--_JM a frequência de corte dele é 2000hz creio que este casaria bem com o mid, mas ele é 8ohms ai num sei, falei com o vendedor e me disse que posso usar sem problemas com o mid 4ohms e até me sugeriu os componentes de corte capacitores e indutores, mas sei la se vai ficar legal mid de 4ohms e tw 8ohms...

Interessante o tweeter. Mas dependendo da sensibilidade do tw, teria que atenuar o mid bass, pois o Mid tem menor resistência e vai receber maior potência, ou seja, podendo se sobressair ao tweeter.

Eu já usei mids Gradiente mais os 1Tw1, cortava os mids em 50Hz HP e 3,2kHz LP e os 1tw1 daí pra frente. Eu dava um tapinha no eq. em 2,5khz e pronto. Ficava razoavelmente bom, pra quem não é exigente demais tá ótimo. Até porque o ouvido humano não é plano, a região entre 2 e 3Khz é mais sensível, então quase não se percebe essa atenuação.

Mas depois troquei por um mid Power Vox subi o HP para 63Hz e o LP para 5khz e o 1tw1 para 4khz, ficou ainda melhor.

Entendi,

Eu mesmo acho que esse Mid Bass não casa bem com 2 vias com tweeter, basicamente por isso, fica apenas descente e não BOM. O forte dele é no médio grave, ou seja, se encaixa muito bem em um 3 vias.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi,

Qual o seu intuito com esse som ? por exemplo, Animar festa ? Ouvir música de boas mesmo em casa ? Quer um som alto, ou quer mesmo tirar boa qualidade sonora ? Colocar na TV, DVD, ou vai ficar no quintal por exemplo ?

Testa ai esses woofers !

Animar algumas farrinhas e coisas do tipo. Esta é a prioridade.

Posteriormente quero montar algo com qualidade para colocar na TV e no PC, mas é em outra ocasião.

Talvez este SET atenda ao meu propósito né? Amanhã vamos ver se fica pronto (e posto fotos). Quero algo simples, leve e barato (já que costumo emprestar bastante para amigos). Só a parte do grave que iria ver depois....

EDIT: sobre o modelo do Vintage, amanhã vou conferir e te falo!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...