Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Murimob

Vazando água (bomba d'água?)

Recommended Posts

Rapazeada, bom dia.

 

Meu carro está vazando água do sistema e, em média preciso completar quase 1 dedo de água no reservatório todo dia. O carro nunca teve superaquecimento (temperatura sempre na metade e nunca passou disso).

 

O meu tempo tá muito corrido ultimamente e tá complicado deixar o carro parado pra verificar isso. Levei ontem em um mecânico que disse que muito provavelmente é a bomba d'água, mas que precisaria desmontar algumas coisas na frente pra poder certificar de onde vem o vazamento. Já verifiquei em mangueiras e como vaza pouco, não detectei problema nelas...Abaixo, uma foto do local que está pingando:

 

6t2v.png

 

Caso seja a bomba d'água, a troca dela ficaria em R$250,00. O que me chama a atenção nesse caso é que, quando a bomba d'água pifa, o carro não costuma esquentar? Será que não é questão de um simples ajuste ou a troca de algum anel de vedação dessa bomba? Ou é normal vazar água da bomba e a mesma já ser condenada e o ideal seria a troca mesmo? O carro está com 87 mil km rodados...

 

Obrigado a quem puder ajudar. :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voce anda com ar condicionado ligado? Se sim, a ventoinha trabalhará mais ajudando na refrigeração do motor, pode ser isso que ajuda seu carro a não ferver, tenta fazer o teste com AC desligado, carro parado pelo menos uns 15 minutos ou até temperatura subir na metade com o 2º estagio da ventoinha funcionando.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voce anda com ar condicionado ligado? Se sim, a ventoinha trabalhará mais ajudando na refrigeração do motor, pode ser isso que ajuda seu carro a não ferver, tenta fazer o teste com AC desligado, carro parado pelo menos uns 15 minutos ou até temperatura subir na metade com o 2º estagio da ventoinha funcionando.

 

:legal:

 

Pode ser que nem assim o carro esquente, pois como ele disse, vaza pouca água.

 

Murimob

 

Perto da bomba, não dá para ver se tem água escorrendo ou se pelo menos na área ta meio enferrujado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voce anda com ar condicionado ligado? Se sim, a ventoinha trabalhará mais ajudando na refrigeração do motor, pode ser isso que ajuda seu carro a não ferver, tenta fazer o teste com AC desligado, carro parado pelo menos uns 15 minutos ou até temperatura subir na metade com o 2º estagio da ventoinha funcionando.

 

:legal:

 

Rapaz, eu nem lembro mais onde fica o botão pra desligar o AC hasuhuashuahsuhaushuas

 

Obrigado pela dica. Vou fazer o teste hoje.

 

Pode ser que nem assim o carro esquente, pois como ele disse, vaza pouca água.

 

Murimob

 

Perto da bomba, não dá para ver se tem água escorrendo ou se pelo menos na área ta meio enferrujado?

Cara, vou tentar verificar isso, mas o motor do Fiesta é F-O-D-A pra ver as coisas...Tem um monte de coisa na frente (acho que por isso que o mecânico disse que teria que desmontar aquela parte pra poder ver). Mas vou tentar olhar sim! Obrigado pela dica.

 

Ah, e realmente como eu disse, tá vazando bem pouca água...Mas se a bomba parar de funcionar eu acho que não circula água da maneira correta no sistema né?

 

Muriba, provavelmente seja fissura em alguma mangueira, ou a vedação da bomba que está ruim.

 

Estou rezando pra que seja isso hasuhaushuahuas...O pior é que as mangueiras são todas revestidas com uma malha de nylon, o que dificulta verificar. Acho que vou esperar o motor esfriar e meter a mão na mangueira! ui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muriba, provavelmente seja fissura em alguma mangueira, ou a vedação da bomba que está ruim.

:+1

 

Creio mais nisso..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:+1

 

Creio mais nisso..

 

Deus te ouça! Tô grilado com esse carro já, por conta da fraqueza do motor...Se começar a dar trabalho com mão de obra, vou passar pra frente logo e encarar um old civic 06. rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

normalmente a bomba vaza no retentor, vazamento não tem nada a ver com o funcionamento da bomba (carro esquentar), só irá esquentar se vazar muita agua e o que ficou no sistema não der conta para refrigerar o motor.

 

Pontos a olhar:

 

mangueiras (principalmente nas extremidades)

radiador (nas bordas, onde há a junção do alumínio com o plástico lateral)

válvula termostática (a vedação da carcaça da mesma se houver)

vedação da bomba d´agua e seu retentor

 

vareta de óleo [^] (se tá pingando, menos mal, o perigo é a agua baixar sem vazamento aparente)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Deus te ouça! Tô grilado com esse carro já, por conta da fraqueza do motor...Se começar a dar trabalho com mão de obra, vou passar pra frente logo e encarar um old civic 06. rsrs

 

Pra vc que roda muito, vai pegar um usado com 7 anos de uso?

 

Aí é cagar no pau.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for no retento é facil de identificar, veja se ao redor da bomba tem marcas do fluido do radiador (se voce usa alguma soluão) ou se há marcas de agua escorrida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

normalmente a bomba vaza no retentor, vazamento não tem nada a ver com o funcionamento da bomba (carro esquentar), só irá esquentar se vazar muita agua e o que ficou no sistema não der conta para refrigerar o motor.

 

Pontos a olhar:

 

mangueiras (principalmente nas extremidades)

radiador (nas bordas, onde há a junção do alumínio com o plástico lateral)

válvula termostática (a vedação da carcaça da mesma se houver)

vedação da bomba d´agua e seu retentor

 

vareta de óleo [^] (se tá pingando, menos mal, o perigo é a agua baixar sem vazamento aparente)

 

Valeu, cara! Vou verificar esses pontos. No caso de vazamento no retentor da bomba, basta trocar a vedação?

 

Pra vc que roda muito, vai pegar um usado com 7 anos de uso?

 

Aí é cagar no pau.

 

Não corta meu barato, pô kkkkkkkkkkkkkk...Viajo demais, cara! E geralmente por estradas em boas condições. Se for um carro muito mais resistente (no caso do honda ou toyota) acho que nem é uma troca tão insana assim..Ou será que é? agora fiquei na dúvida huashuash...

Se for no retento é facil de identificar, veja se ao redor da bomba tem marcas do fluido do radiador (se voce usa alguma soluão) ou se há marcas de agua escorrida.

 

Rapaz, tentei olhar ali agora e é difícil enxergar...Será que levantando o carro e tirando o peito de aço dá pra ver isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usado é sempre usado. Não que seja mais resistente ou não, nunca acreditei nesta conversa. Quebra do mesmo jeito. Embora algumas manutenções sejam muito simples, outras são muito caras.

 

Pra rodar muito, pensar num carro perto dos 100k km é assumir a pica de MUITA manutenção cara. Embreagem, acionador hidráulico, correias e tensionadores, suspensão...

 

Eu faria a troca literalmente escolhendo a dedo, e sabendo que a piroca não é tão pequena quanto dizem. Usado é sempre usado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usado é sempre usado. Não que seja mais resistente ou não, nunca acreditei nesta conversa. Quebra do mesmo jeito. Embora algumas manutenções sejam muito simples, outras são muito caras.

 

Pra rodar muito, pensar num carro perto dos 100k km é assumir a pica de MUITA manutenção cara. Embreagem, acionador hidráulico, correias e tensionadores, suspensão...

 

Eu faria a troca literalmente escolhendo a dedo, e sabendo que a piroca não é tão pequena quanto dizem. Usado é sempre usado.

 

Isso que vc escreveu foi importante pra confirmar uma suspeita minha: negada fala de honda e toyota como se fosse manutenção de bicicleta e na real não é mesmo...Se eu comprasse um civic, teria que ter no máximo 50 mil km rodados. Algo não tão difícil, pois sempre tem os tiozinhos que compram esses carrões pra fazer uma viagem no final de ano com a família e comprar pão na padaria e domingo fazer a feira rsrsrs...

 

Mas vc tá certo mesmo...O negócio é um semi novo mais simples, pouco rodado. Tô começando a ficar com medo, pois o carro tá chegando nos 100 mil km rodados com pouco mais de 2 anos de uso rsrs...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode trocar a bomba, já está na hora.

 

Se for ficar com o carro, aproveita e troca:

 

- válvula termostática

- todas as mangueiras

- agua desmineralizada e aditivo organico. se nao tiver usa agua filtrada, sempre com aditivo na proporcao certa.

- olha as correias e troca logo de uma vez se precisar

- nao faz isso, mas se fosse eu, aproveitava q o carro ta no prego fazia uma limpeza de carter.

 

ps: se o mecânico nao tiver, dá de presente pra ele uma bisnaga de silicone de alta temperatura, fala pra ele usar uma fina camada, muito fina mesmo.

 

ah tem mais uma coisa, se vazou a bomba nessa quilometragem voce deveria fazer uma limpeza do sistema com um flush e consertar o que vazar (selo, radiador, etc)

 

melhor agora do que na estrada.

 

 

abs, divirta-se

 

mais uma coisa, carro velho é isso ai mesmo, tem que gastar, mas não é bicho de 7 cabeças como o pessoal ai fala. se fizer tudo direitinho tem carro pra mais 100.000 km novamente.

 

é um ciclo, até fumar (entre 200 e 500 mil) . depois de retificar e tem carro zero novamente até a proxima retifica, e assim por diante. nao tem esse mistério todo nao.

Editado por Julio_RJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qual é o carro e motor parceiro?

 

Meu carro é um fiesta 2011 1.0. Zetec rocam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode trocar a bomba, já está na hora.

 

Se for ficar com o carro, aproveita e troca:

 

- válvula termostática

- todas as mangueiras

- agua desmineralizada e aditivo organico. se nao tiver usa agua filtrada, sempre com aditivo na proporcao certa.

- olha as correias e troca logo de uma vez se precisar

- nao faz isso, mas se fosse eu, aproveitava q o carro ta no prego fazia uma limpeza de carter.

 

ps: se o mecânico nao tiver, dá de presente pra ele uma bisnaga de silicone de alta temperatura, fala pra ele usar uma fina camada, muito fina mesmo.

 

ah tem mais uma coisa, se vazou a bomba nessa quilometragem voce deveria fazer uma limpeza do sistema com um flush e consertar o que vazar (selo, radiador, etc)

 

melhor agora do que na estrada.

 

 

abs, divirta-se

 

mais uma coisa, carro velho é isso ai mesmo, tem que gastar, mas não é bicho de 7 cabeças como o pessoal ai fala. se fizer tudo direitinho tem carro pra mais 100.000 km novamente.

 

é um ciclo, até fumar (entre 200 e 500 mil) . depois de retificar e tem carro zero novamente até a proxima retifica, e assim por diante. nao tem esse mistério todo nao.

 

O carro está muito bom. Como os componentes são originais, vou mandar o mecânico dar uma geral pra ver se algo está desgastado. Se não tiver sinais de desgaste, não vejo motivos pra trocar...Ele está com alta quilometragem, mas 2 anos de uso. Tem muita coisa que estraga mais é por causa do tempo, independente da Km...Valeu as dicas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas vc tá certo mesmo...O negócio é um semi novo mais simples, pouco rodado. Tô começando a ficar com medo, pois o carro tá chegando nos 100 mil km rodados com pouco mais de 2 anos de uso rsrs...

 

O meu tá nos 150k. Embreagem tá cada dia falando mais alto que vai dar mer**. Mês que vem troco a correia dentada e tensionadores, e tenho que trocar as duas bandejas por conta das buchas.

 

Ia trocar de carro, desisti por conta da diferença entre usado e novo. Estou com outras prioridades, e enterrar mais uns anos pagando carro está completamente fora de cogitação. Já consegui quitar, e a simples menção de outra prestação não me passa pela cabeça.

 

Vou dar uma geral nele e manter mais algum tempo, ou no máximo trocá-lo por algo com 4 portas e largar na mão da patroa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu tá nos 150k. Embreagem tá cada dia falando mais alto que vai dar mer**. Mês que vem troco a correia dentada e tensionadores, e tenho que trocar as duas bandejas por conta das buchas.

 

Ia trocar de carro, desisti por conta da diferença entre usado e novo. Estou com outras prioridades, e enterrar mais uns anos pagando carro está completamente fora de cogitação. Já consegui quitar, e a simples menção de outra prestação não me passa pela cabeça.

 

Vou dar uma geral nele e manter mais algum tempo, ou no máximo trocá-lo por algo com 4 portas e largar na mão da patroa.

 

Tô na mesma...Não posso assumir prestações no momento e sair de um veículo que vc já conhece e cair em outro duvidoso não é o momento...Mas ainda sempre há esperança de ganhar na loteria. :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O carro está muito bom. Como os componentes são originais, vou mandar o mecânico dar uma geral pra ver se algo está desgastado. Se não tiver sinais de desgaste, não vejo motivos pra trocar...Ele está com alta quilometragem, mas 2 anos de uso. Tem muita coisa que estraga mais é por causa do tempo, independente da Km...Valeu as dicas!

 

Se for vender o carro, acerta a bomba (troca retentor ou a bomba) e passa pra frente.

 

Mas se você for manter o carro, é bom fazer tudo logo. A experiência mostra que a maioria dos homens só aprendem com os próprios erros, então acredito que você irá ignorar, trocar apenas o retentor e acabar por trocar tudo no futuro, junto com uma retífica prematura do motor após um lindo dia parado na estrada, em uma manutenção não programada.

 

Entretanto, não há como calcular esse tipo de economia, visto que alguns motores rodam 500 mil km com agua de rua e combustivel de adulterado enquanto outros retificam com 400 mil mesmo com a manutenção em dia e bem feita.

 

Não tenho como dimensionar esta proporção, mas acredito que é uma minoria os que conseguem tal quilometragem apenas "apagando incêndio". Mas tenho certeza que o tempo e dinheiro desperdiçado em várias paradas para manutenção ultrapassam em muito uma unica ida semestral para troca preventiva destas peças.

 

um abraço! e divirta-se!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma coisa, eu também não me preocuparia muito se fosse bloco de alumínio.

Editado por Julio_RJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for vender o carro, acerta a bomba (troca retentor ou a bomba) e passa pra frente.

 

Mas se você for manter o carro, é bom fazer tudo logo. A experiência mostra que a maioria dos homens só aprendem com os próprios erros, então acredito que você irá ignorar, trocar apenas o retentor e acabar por trocar tudo no futuro, junto com uma retífica prematura do motor após um lindo dia parado na estrada, em uma manutenção não programada.

 

Entretanto, não há como calcular esse tipo de economia, visto que alguns motores rodam 500 mil km com agua de rua e combustivel de adulterado enquanto outros retificam com 400 mil mesmo com a manutenção em dia e bem feita.

 

Não tenho como dimensionar esta proporção, mas acredito que é uma minoria os que conseguem tal quilometragem apenas "apagando incêndio". Mas tenho certeza que o tempo e dinheiro desperdiçado em várias paradas para manutenção ultrapassam em muito uma unica ida semestral para troca preventiva destas peças.

 

um abraço! e divirta-se!

 

Não sei se você entendeu bem o que eu disse que vou fazer: Vou levar no meu mecânico de confiança (ainda não tive tempo de parar e levar nele) e deixar na mão dele. Vou inclusive comentar se é interessante trocar as mangueiras todas, como você sugeriu e eu achei bastante pertinente mesmo (se uma entupir, ferrou). Mas não quero trocar peças que estejam boas, pq tenho uma forte suspeita que as peças originais (que vem com o carro de fábrica) são muito melhores que as de reposição, na maioria dos casos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma coisa, eu também não me preocuparia muito se fosse bloco de alumínio.

 

Bloco de alumínio em zetec rocam?

Editado por Murimob

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...