Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
tthoso

Qualidade x SPL

Recommended Posts

Pessoal, desculpa o tópico mas ainda não consegui compreender bem a diferença entre Qualidade e SPL para os Subs que tanto se fala aqui.

Qualidade significa que ele consegue reprodudir graves em uma ampla faixa ou naquelas faixas bem baixas, tipo 30hz?

SPL significa alta eficiência?

acho interessante haver equilibrio entre os dois modelos: boa qualidade com spl razoável..

Gostaria de entender esses conceitos.

Desde já agradeço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

SPL é a abreviação, do inglês, de Nível de Pressão Sonora, somente isso

é o quão "alto" (valor dado em deciBels, dB) que o sub consegue tocar, não necessariamente significando que ele toque alto e uma gama grande de frequências, pois vai depender do tipo de caixa

não dá pra confundir SPL com sensibilidade, apesar de serem conceitos que em alguns momentos se aproximam

a qualidade se refere não somente aos subs, mas a qualquer altofalante

mas vamos falar dos subs...

se ele consegue reproduzir com clareza e inteligibilidade cada nota dos graves e subgraves, se ele tem um bom controle de cone, se o timbre é correto, e por aí vai...

Compartilhar este post

Link para o post

a grosso modo, o SPL se preocupa preponderantemente com a pressão sonora gerada pelo sub. é o famoso Gravão!! mais ligada as músicas de low bass e graves mais profundos, sem tanta definição, tipo hip-hop e black da vida.

a galera do SQ, costuma preferir um sub que reproduza melhor as diferentes notas de graves e subgrave, com o timbre correto. É neste ponto, é mais fácil saber a diferença entre um baixo e um bateria, por exemplo, e por ter músicas com graves rápidos (como rocks com baterias de pedais duplos), o sub precisa ser rápido. rock, metal, jazz, mpb...

tem o intermediário SQPL, no qual se busca uma definição de audio boa, com um toque a mais de grave. não é muito bem aceita por todos os usuários, mas faz outras dezenas felizes. (tô por aqui).

os conceitos gerais foram dados a grosso modo e preponderantemente sobre o papel do subwoofer no sistema. há outras diferenças por causa dos kits, posicionamento, palco e etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Igual eles explicaram, qualidade e spl são coisas diferente,

mas conversando sem formalidades fala que tal sub é mais pra galera que visa spl,e tal sub é mais pra galera que curte qualidade

Compartilhar este post

Link para o post

Juntamente com o Armando, eu estou nas dezenas de felizes hehehhehe

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, desculpa o tópico mas ainda não consegui compreender bem a diferença entre Qualidade e SPL para os Subs que tanto se fala aqui.

Qualidade significa que ele consegue reprodudir graves em uma ampla faixa ou naquelas faixas bem baixas, tipo 30hz?

SPL significa alta eficiência?

acho interessante haver equilibrio entre os dois modelos: boa qualidade com spl razoável..

Gostaria de entender esses conceitos.

Desde já agradeço

Amigo,

comece por aqui e vai obter uma noção geral muito interessante:

http://autosom.net/instala.asp

http://autosom.net/instala2.asp

http://autosom.net/artigos.asp

Compartilhar este post

Link para o post

a grosso modo, o SPL se preocupa preponderantemente com a pressão sonora gerada pelo sub. é o famoso Gravão!! mais ligada as músicas de low bass e graves mais profundos, sem tanta definição, tipo hip-hop e black da vida.

a galera do SQ, costuma preferir um sub que reproduza melhor as diferentes notas de graves e subgrave, com o timbre correto. É neste ponto, é mais fácil saber a diferença entre um baixo e um bateria, por exemplo, e por ter músicas com graves rápidos (como rocks com baterias de pedais duplos), o sub precisa ser rápido. rock, metal, jazz, mpb...

tem o intermediário SQPL, no qual se busca uma definição de audio boa, com um toque a mais de grave. não é muito bem aceita por todos os usuários, mas faz outras dezenas felizes. (tô por aqui).

os conceitos gerais foram dados a grosso modo e preponderantemente sobre o papel do subwoofer no sistema. há outras diferenças por causa dos kits, posicionamento, palco e etc.

]

o problema de se ter um sub forte e com muita pressão, é que vc perde completamente o palco, é impossivel ter spl e palco nitido ao mesmo tempo...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Achei interessante o SQPL.. também me encaixaria nessa categoria. Gostaria de saber um pouco mais (equipamentos, marcas, tipos de caixa). Abaixo o set que estou em fase de projeto/compra, com cara de SQPL em outro tópico:

http://autoforum.com...howtopic=190211

1) Cd-Player Pioneer DEH-3050UB (já possuo.. vou trocar futuramente);

2) Kit 2 vias 6" JBL GTO608c 70w 2ohms- Portas dianteiras - Comprado por R$ 320,00;

3) Par Coaxial 5" JBL GTO 528 45w 2ohms - Comprado por R$ 152,00

4) Subwoofer: JBL GTO1214D 350w 4+4ohms R$ 420,00 ou Hertz ES300D R$ 435,00 ou JL 12w1v2-4 R$ 500,00

5) Amplificador JBL-GTO-5ez (75x4w+1x500w @ 2ohms) R$ 760,00

Compartilhar este post

Link para o post

na real, sqpl, é uma invenção de brasileiro, não existe essa categoria...

sqpl é pro tipo de cara que quer ter um som com boa definição, mas curte uma pressão sonora... mas não existe palco, imagem, etc... é igual o pato nada ,anda e voa, mas não anda bem, não voa bem e não anda bem

ou seja, nem tem um uma pressão igual spl puro e nem uma qualidade igual ao sq...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu considero uma BOA invenção o SQPL, pois, assim como eu, muita gente não se identifica 100% com o que tem hoje. Eu não busco altíssima fidelidade como num sistema SQ/Hi-Fi, nem busco um SPL insano como se vê com aqueles Jack-Hammer de 21" e coisas do gênero. Eu busco um som com uma certa qualidade (não precisa ser absurdamente fiel) com uma tendência a ter graves demais. Não é pq eu gosto de SPL que eu vou por triaxiais nas portas, mas não busco uma definição que obrigue a usar pezinhos, direcionar tw e tal. Hoje tenho 2 UXPs de 10" e to atrás de um kit pras portas dianteiras. 90% do tempo eu ando com os subs atenuadíssimos, mandando um grave macio e que não incomoda a ngm, mas quando quero um som mais forte pra curtir, tenho. E se quero abrir a mala num churras, tb tenho. Realmente é um pato, por não ser perfeito em nada, mas se comparado ao som original, é mil vezes melhor, me faz feliz e é um som muito bom.

E no fim, o importante é isso, o proprietário ficar feliz, mesmo que não encaixe o seu gosto a nenhuma tribo ;)

Compartilhar este post

Link para o post

E se quero abrir a mala num churras, tb tenho.

:legal:

Qual seu set?

Compartilhar este post

Link para o post

ué, eu com meu sq, tbm se abrir a mala em um churrasco todo mundo que esteja até uns 20 metros de distância ouve e ouve bem...

quem disse que pra ser sq precisa ser fraco???

oq não pode é ter excessos de potencia em uma coisa e deixar encobrir as outras... esse papo de de abrir mala é desculpa mesmo... nada a ver... agora se vc curte batidão, a pressão do sub, ai vc curte spl, e no resto do tempo vc tem um som básico pra dia a dia... um sqpl se fossse uma coisa real, seria vc ter todas as caracteristicas de um sq, só que qdo quisesse ter uma pressão sonora.. agora sem ter tw bem posicionado, e etc, vc NUNCA irá ter as caracteristiscas de um SQ...

até pq não existe subwoofer que toca com mala aberta, subwoofer só toca bem com mala fechada, oq toca bem com mala aberta é woofer...

o SQ nada mais é que tentar criar um palco em cima do seu painel, dando imagem ao som,,, é fazer vc fechar os olhos e "VER" o musico ou banda tocando ali na sua frente,,, eu por exemplo eu que curto Rock, nunca vi uma banda de Rock tocar baixinho ao vivo na minha vida, como poderia VER essa banda tocando no meu carro se não tivesse volume e potencia?????

acho que esta tendo uma certa distorção sobre oq é SQ nesse fórum...

SQ não significa falta de potencia, e sim tudo oq eu disse e mais um pouco...

até pq meu carro no meu set sq, vai ter 2 amplis de 4 canais cada com:

2 canais em bridge dando900 rms pro sub,

2canais de 200 rms pros mids,

2 canais de 100 rms pros midranges,

2 canais de 100rms pros meus tweeters...

é capaz de muito carro de nego que acha que seu som é "SQPL" ter menso potencia e tocar mais baixo que o meu... a única diferença é que o meu vai ter palco, imagem, e todas as frequencias tocando corretamente sem uma encobrir a outra...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

E quando eu falo VER a banda, é VER mesmo

não é um bololô de som... qdo vc ouve um sq bema certado se vc fechar os olhos, vc "vÊ" nitidamente cada músico em sua posição no palco, ou seja, vc percebe de onde vem cada som de instrumento, um mais a esquerda, bateria mais ao fundo, o vocal no meio do palco, o baixista do outro lado, e etc, etc ,etc

ou seja se tem nego por ai dizendo que tem sq, e vc ouve e não nota isso, pode esquecer, que ele só tem uma tentativa de Sq, e oq ele tem é um sonzinho legal pro dia a dia e apenas isso...

SQ é uma vertente, onde vc busca exatamente isso que eu te falei...

e vc percebe mais ainda isso qdo é um cd com boa gravação de estúdio e em música acústica...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

:legal:

Qual seu set?

Por enquanto, to sem estéreo (falantes originais), mas são dois UXPs 10" em dutada empurrados por um Taramp's T1000 Golden Series muito bem alimentado (150A de bateria com cabos de 4awg pro amp e 0awg entre as baterias e o alternador).

Guto-Black belt,

Cara, ngm quis falar mal do seu set, só não concordo com vc não respeitar quem diz que gosta de SQPL. Quem se diz adepto a isso, pelo que eu vejo aqui no forum, é alguem que não procura SQ nem SPL, mas alguém que gosta de pressão sonora é quer ter um estereo bom pra ouvir no dia a dia. Como eu disse, eu não ando com o sub encobrindo tudo no carro, eu ando com ele tocando beeem aliviado. Desculpe se pra vc o que eu procuro não é nem perto de SQ, mas eu sei que não é SPL e eu quero ter algo com MAIS qualidade, não algo fiel a ponto de eu "ver" o som.

Compartilhar este post

Link para o post

Por enquanto, to sem estéreo (falantes originais), mas são dois UXPs 10" em dutada empurrados por um Taramp's T1000 Golden Series muito bem alimentado (150A de bateria com cabos de 4awg pro amp e 0awg entre as baterias e o alternador).

Guto-Black belt,

Cara, ngm quis falar mal do seu set, só não concordo com vc não respeitar quem diz que gosta de SQPL. Quem se diz adepto a isso, pelo que eu vejo aqui no forum, é alguem que não procura SQ nem SPL, mas alguém que gosta de pressão sonora é quer ter um estereo bom pra ouvir no dia a dia. Como eu disse, eu não ando com o sub encobrindo tudo no carro, eu ando com ele tocando beeem aliviado. Desculpe se pra vc o que eu procuro não é nem perto de SQ, mas eu sei que não é SPL e eu quero ter algo com MAIS qualidade, não algo fiel a ponto de eu "ver" o som.

não estou falando mla de quem gosta de sqpl, só estou sendo sincero e dizendo que isso não existe... o termo sqpl, significa uma mistura de SQ (procurar boa reprodução e acima de tudo procurar palco sonoro) e spl, (pressão sonora vinda dos subwoofers)... ai inventaram esse nome sqpl, mas na real, uma coisa contraddiz a outra... pq é impossivel ter um palco decente com aquele tummmmm tummmmm vindo láa de tráz,,, ou estou errado?!?!?!

e se vc nãoq eur algo a ponto de VER o som, vc já fugiu do coneceito SQ logo, não condiz com o tal SQpl, pois oq o SQ esta fzendo ai se vc não queer palco?

entendeu??

sound quality vulgo SQ, não quer dizer se seu som é gostoso de ouvir ou não SQ é uma vertente, tente intender oq quero dizer...

vc disse que:

Quem se diz adepto a isso, pelo que eu vejo aqui no forum, é alguem que não procura SQ nem SPL, mas alguém que gosta de pressão sonora é quer ter um estereo bom pra ouvir no dia a dia

ou seja exatamente, vc só ouviu esse termo SQPL aqui no fórum, procure lá fora em qualquer outra parte do mundo e veja se isso existe... como eu disse isso é invenção de brasileiro... tanto isso não existe, que existe campeonato de sq, de spl, de trio, mas não do tal sqpl, simplesmente pq isso é invenção de um cara que tem um som legal curte uma pressão nos subs, mas não procura nada que o defina como tal coisa... e sim, esse termo acabou pegando por aqui, mas não existe em mais lugar nenhum no universo !!!

Na real esse tal de sqpl acabou pegando nos iniciantes... mas o fato é que se for levar ao pé da letra esse tal de sqpl, o meu som sim seria um sqpl, pois vou ter uma boa pressão sonora no sub dde vez em qdo, mas meu estéreo é um SQ TOP, tanto em equipos qto em instalação, direcionamento, procura de palco, imagem e etc...

agora o cara meter um subão, um ampli ruim, e um estéreo meia boca e achar que tem um Sqpl, é pura conversa... e me desculpe a sinceridade

( ps: não estou dizendo que pra se fazer um bom precise de equipos caros, mas sim de boa instalação, bom direcionamento dos falantes, um bom tratamento das portas ou pezinhos, cabos decentes inclusive cabos de falantes, e procura ao máximo do palco, fidelidade de notas, entre outras coisas, etc...)

abraços

abraços

Editado por Guto-Black belt

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, você aparenta estar incomodado a ponto de cobrar indenização pelo uso impróprio da sigla SQ mixada ao SPL, hehe

ao pé-da-letra assim, SPL nem deveria ser categoria relacionada a subs, visto que é um parâmetro aferido em qualquer falante

mas é assim mesmo, povo brasileiro é muito criativo, inventam SQPL, Pancadão, Trio-Goiano.. e por aí évai

Compartilhar este post

Link para o post

O guto, apesar de vc apresentar essa quantidade de argumentos que são verdadeiros, eu não os considero válidos. Se o SQPL fosse SQ, ele não seria SQPL e se fosse SPL, não seria SQPL, me entende ? Ele é exatamente o que vc postou "invenção de um cara que tem um som legal curte uma pressão nos subs", por isso não é SQ puro, na essência, nem SPL tb.

E isso de "não existe" é bobagem sua, pois até a palavra "estrupo" já existe em dicionário. Sempre foi uma palavra dita errada, mas de tanto as pessoas a falarem, caiu no dicionário e hoje existe. Assim como alguns literários-"raíz" defendem o particípio regular dos verbos (imprimido, fazido).

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não busco altíssima fidelidade como num sistema SQ/Hi-Fi, nem busco um SPL insano como se vê com aqueles Jack-Hammer de 21" e coisas do gênero. Eu busco um som com uma certa qualidade (não precisa ser absurdamente fiel) com uma tendência a ter graves demais. Realmente é um pato, por não ser perfeito em nada, mas se comparado ao som original, é mil vezes melhor, me faz feliz e é um som muito bom.

E no fim, o importante é isso, o proprietário ficar feliz, mesmo que não encaixe o seu gosto a nenhuma tribo ;)

:legal::+1

Compartilhar este post

Link para o post

não estou falando mla de quem gosta de sqpl, só estou sendo sincero e dizendo que isso não existe... o termo sqpl, significa uma mistura de SQ (procurar boa reprodução e acima de tudo procurar palco sonoro) e spl, (pressão sonora vinda dos subwoofers)... ai inventaram esse nome sqpl, mas na real, uma coisa contraddiz a outra... pq é impossivel ter um palco decente com aquele tummmmm tummmmm vindo láa de tráz,,, ou estou errado?!?!?!

e se vc nãoq eur algo a ponto de VER o som, vc já fugiu do coneceito SQ logo, não condiz com o tal SQpl, pois oq o SQ esta fzendo ai se vc não queer palco?

entendeu??

sound quality vulgo SQ, não quer dizer se seu som é gostoso de ouvir ou não SQ é uma vertente, tente intender oq quero dizer...

vc disse que:

Quem se diz adepto a isso, pelo que eu vejo aqui no forum, é alguem que não procura SQ nem SPL, mas alguém que gosta de pressão sonora é quer ter um estereo bom pra ouvir no dia a dia

ou seja exatamente, vc só ouviu esse termo SQPL aqui no fórum, procure lá fora em qualquer outra parte do mundo e veja se isso existe... como eu disse isso é invenção de brasileiro... tanto isso não existe, que existe campeonato de sq, de spl, de trio, mas não do tal sqpl, simplesmente pq isso é invenção de um cara que tem um som legal curte uma pressão nos subs, mas não procura nada que o defina como tal coisa... e sim, esse termo acabou pegando por aqui, mas não existe em mais lugar nenhum no universo !!!

Na real esse tal de sqpl acabou pegando nos iniciantes... mas o fato é que se for levar ao pé da letra esse tal de sqpl, o meu som sim seria um sqpl, pois vou ter uma boa pressão sonora no sub dde vez em qdo, mas meu estéreo é um SQ TOP, tanto em equipos qto em instalação, direcionamento, procura de palco, imagem e etc...

agora o cara meter um subão, um ampli ruim, e um estéreo meia boca e achar que tem um Sqpl, é pura conversa... e me desculpe a sinceridade

( ps: não estou dizendo que pra se fazer um bom precise de equipos caros, mas sim de boa instalação, bom direcionamento dos falantes, um bom tratamento das portas ou pezinhos, cabos decentes inclusive cabos de falantes, e procura ao máximo do palco, fidelidade de notas, entre outras coisas, etc...)

abraços

abraços

:rever1:[-] [-] [-]

Edit: mesmo eu falando que estou no "SQPL", concordo com suas palavras Guto.

Editado por Kired

Compartilhar este post

Link para o post

eu "disconcordo" do Guto!

o fato de alguém gostar de um pouco a mais de gave, ou seja, não buscar uma resposta plana dento do habitáculo, não significa que seja uma pessoa do SPL

é questão de gosto, como com tweeters, alguns gostam de top end pronunciado, outros preferem algo mais brando

não vai ser 3 ou 6dB a mais na curva dos graves e subgraves que vai fazer a pessoa não ter percepção de palco

da mesma forma, se em um SQ "puro" se colocar o som pra tocar no talo o palco já sofre deformação, o recorte dos instrumentos é perdido, imagem, timbre, e até a própria curva de resposta geral vai sofrer deformação quando chegar nos ouvidos

não dá pra levar à ponta de faca...

Compartilhar este post

Link para o post

Vide o antigo set do Arisa (4 subs Focal Polyglass), o antigo Beetle da Koyama (4 subs Focal Utopia) e mesmo assim eram considerados SQ/Hi-Fi... e tinham um grave monstro!

Compartilhar este post

Link para o post

O guto, apesar de vc apresentar essa quantidade de argumentos que são verdadeiros, eu não os considero válidos. Se o SQPL fosse SQ, ele não seria SQPL e se fosse SPL, não seria SQPL, me entende ? Ele é exatamente o que vc postou "invenção de um cara que tem um som legal curte uma pressão nos subs", por isso não é SQ puro, na essência, nem SPL tb.

E isso de "não existe" é bobagem sua, pois até a palavra "estrupo" já existe em dicionário. Sempre foi uma palavra dita errada, mas de tanto as pessoas a falarem, caiu no dicionário e hoje existe. Assim como alguns literários-"raíz" defendem o particípio regular dos verbos (imprimido, fazido).

Entenda oq eu quero dizer.... mesmo esse tal sqpl, na realidade nãoe xistindo, oq eu quero dizer é que, não é só jogar uns falantes bons sem se preocupar com boa instalação e direcionamento, e meter uns subão brabo lá, que vc pode dizer que tem um sqpl...

não é só o equipamento que conta... é isso que estou falando... mesmo sendo uma sigla in ventada aqui, deveria se ter alguns parâmetros... senão qualquer cidadão com dois alto falantes, um sub brabo, e um ampli forte, já vai dizer que tem um sqpl, e sabe pq? pq ELE gosta do som dele e pra ele ta bom... mesmoq eu o som esteja uma BOSTA literalmente,,,

Entendeu??

oq define um sqpl? é só o dono gostar e pronto, ou se procura algo?? e não em venha dizer que se procura um som legal pro dia a dia, pq som legal é subjetivo, o trio goiâno é legal pro dono dele mas não pode ser considerado, nem sq, nem spl, e nem o tal do sqpl..

entendeu agora? deve-se ter um parâmetro a ser atingido e não somente ser um som legal com um pouco de pressão qdo vc quiser,, só isso que estou tentando dizer...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o ensejo já que o tópico do post trata de qualidade vs SPL, mas longe de querer entrar na discussão, até porque se trata de gosto individual, mas alguém já utilizou decibelímetro para ajustar o seu som????

Penso que seria muito útil para ajudar o dono do tutis tutis a ajustar seu som conforme seu gosto!!!

Compartilhar este post

Link para o post

eu "disconcordo" do Guto!

o fato de alguém gostar de um pouco a mais de gave, ou seja, não buscar uma resposta plana dento do habitáculo, não significa que seja uma pessoa do SPL

é questão de gosto, como com tweeters, alguns gostam de top end pronunciado, outros preferem algo mais brando

não vai ser 3 ou 6dB a mais na curva dos graves e subgraves que vai fazer a pessoa não ter percepção de palco

da mesma forma, se em um SQ "puro" se colocar o som pra tocar no talo o palco já sofre deformação, o recorte dos instrumentos é perdido, imagem, timbre, e até a própria curva de resposta geral vai sofrer deformação quando chegar nos ouvidos

não dá pra levar à ponta de faca...

Opa pera-la... eu tbm gosto de um gravinho a mais... mas se for assim como vc falou, então ficou comprovado que o sqpl não existe, afinal se pode se ter graves a mais, e mesmo assim ter um SQ, pra que inventar e dizer que por vc gostar do grave a mais, vc é sqpl e não sq???

Chegou ao ponto que eu queria...

O problema é que o tal do sqpl, ta se tornando uma coisa diferente, onde o cara não procura definir nada na questão de palco, imagem,etc, e é só ter uns falantes legais nos locais originais,sem posicionamento nenhum, um sub forte e sair dizendo que tem um sqpl, pq o som ,lhe agrada no seu dia a dia,,, nesse caso pra mim, o cara se encaixa no Geral do som automotivo,

agora tem o sujeito que busca o palco, a imagem, busca tudo que um SQ busca, mas gosta da um grave a mais... nesse caso o cara PRA MIM se encaixa no SQ ou mesmo nessa sigla inventada SQPL e qdo eu falo um grave a mais, é coisa leve, não a pressão do spl, pq com uma pressão do spl, esquece o palco, é impossível até pq vc mal ouve a música, qto mais ter palco...hahahaha

Então pra mim, se vc quer dizer que é do sqpl, pelo menos busque o que o SQ busca, e coloque seu gravinho a mais, oq pra mim não vale, é não buscar nada do que se busca no SQ, e só pq tem um subão dizer que tem um som sqpl...

Pra mim o sqpl, nada mais seria que o sujeito que tem um Sq e busca tudo oq se precisa pra se enquadrar no mundo SQ, mas de vez em qdo e dependendo da música da uma aumentada no ganho do sub pra sentir a pressão sonora, mas que no fundo seu som busca TUDO oq um sq busca...

Acho que agora deu pra entender meu ponto de vista, né??!?! Ou não?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...