Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Viepper

Construção de Amplificador DIY

Recommended Posts

Hoje eu costumo brincar com fontes chaveadas, cansei de quebrar cabeça tentando arrumar um trafo pra alimentar minhas gambiarra..

A 6 anos atrás precisava de um trafo pequeno.. toroidal 2000VA... puts.. valia um rim, decidi tentar de outra forma, insisti até pegar uns macetes..

queimar alguns mosfets, trincar alguns ferrites.. mais saiu alguma coisa concreta kk

Hoje com cento e poucos você constrói uma fonte chaveada com 2000VA.

Outro detalhe que ripple vai depender da potência da carga.. ÓBVIO você precisa ter um trafo que sustente sem ter quedas de tensão.

Grandes capacitâncias em poucos caps não adiantam muito se a resistência interna é uma bosta ( isso em frequências baixas, imagina em altas )..

Pra render bem uma fonte comum de 24 V +ou- 4 A... pra áudio uns 4 capacitores de 3300uF tá passando de bom.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Instalei aqui o Proteus 8, bem complicadinho mesmo de mexer vou ver uns tuto no YT hehe

Vlw pela dica Som Center !

Ó a pirataria ai hein! :vts

O programa parece complexo, mas já deu pra perceber que você tem algumas noções de eletrônica, com uns tutoriais do youtube você pega o jeito rapidinho! Qualquer coisa dá um grito!

Editado por Som Center

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje eu costumo brincar com fontes chaveadas, cansei de quebrar cabeça tentando arrumar um trafo pra alimentar minhas gambiarra..

A 6 anos atrás precisava de um trafo pequeno.. toroidal 2000VA... puts.. valia um rim, decidi tentar de outra forma, insisti até pegar uns macetes..

queimar alguns mosfets, trincar alguns ferrites.. mais saiu alguma coisa concreta kk

Hoje com cento e poucos você constrói uma fonte chaveada com 2000VA.

Outro detalhe que ripple vai depender da potência da carga.. ÓBVIO você precisa ter um trafo que sustente sem ter quedas de tensão.

Grandes capacitâncias em poucos caps não adiantam muito se a resistência interna é uma bosta ( isso em frequências baixas, imagina em altas )..

Pra render bem uma fonte comum de 24 V +ou- 4 A... pra áudio uns 4 capacitores de 3300uF tá passando de bom.

Aah que bacana :)

Fonte chaveada tem essa vantagem.. Da pra conseguir boa corrente com componentes reduzido, algo bem legal, apesar de ser um pouco mais complexo...

Mas em áudio, sempre vejo alguns relatando ruído que a fonte chaveada gera no som....... realmente tem ou só conversa ?

Não é atoa que a maioria dos aparelhos de som, receivers, powers, utiliza fonte linear, acredito por ser mais simples e barato desenvolver..

Um dia ainda monto uma fonte chaveada de 14v :rolleyes:

Vlww Thytoin

vish to mais perdido que cego em tiroteio , mais to acompanhando . quero ver o resultado

ehuaheuheuaheua, acompanha ai :rever1:

Acredito que essa semana já sai alguma coisa hehe, vlww !

Compartilhar este post

Link para o post

Ó a pirataria ai hein! :vts

O programa parece complexo, mas já deu pra perceber que você tem algumas noções de eletrônica, com uns tutoriais do youtube você pega o jeito rapidinho! Qualquer coisa dá um grito!

Pirataria kkkkk, peguei a versão mais atualizada, crackeada haha, apesar que tem mais tutorial da versão 7, do que da 8...

Hoje a noite vou me dedicar no Protheus pra ver se sai alguma coisa hehe, vendo os tuto no YT

Vlw mais uma vez Som Center

Tentou o EAGLE ? ele é mais amigavel e muito intuitivo.... mas se quer algo extremamente facil vá de PCB Express

Opa, vlw pelas sugestões, vou experimentar esses programas também !

Compartilhar este post

Link para o post

Aah que bacana :)

Fonte chaveada tem essa vantagem.. Da pra conseguir boa corrente com componentes reduzido, algo bem legal, apesar de ser um pouco mais complexo...

Mas em áudio, sempre vejo alguns relatando ruído que a fonte chaveada gera no som....... realmente tem ou só conversa ?

Não é atoa que a maioria dos aparelhos de som, receivers, powers, utiliza fonte linear, acredito por ser mais simples e barato desenvolver..

Um dia ainda monto uma fonte chaveada de 14v :rolleyes:

Vlww Thytoin

conversa...

Bons projetos o ruído é zero e a frequência costuma ser bem acima de 50kHz.. outro fator para que nem o mais enjoado perceba diferenças entre uma fonte linear

e uma chaveada.

para pequenas potências a linear ainda leva vantagem em relação ao preço e a simplicidade.. porém muitos aparelhos de som já estão usando fontes chaveadas

alguns fabricantes nacionais de amplificadores profissionais já estão se aprofundando bastante e já tem até amps desse tipo no mercado.

Esses bolachões de 20 kg de cobre e aço estão com dias contados..

sobre o software eu aconselharia o Eagle por ser iniciante e pega mais fácil a coisa. Na versão 0800 o limite de tamanho para placas é de 10 x 15 se não me engano.

O suficiente pra pequenas gambiarras. tem as tretas pra desbloquear também.. mais nem acho necessário.

Compartilhar este post

Link para o post

conversa...

Bons projetos o ruído é zero e a frequência costuma ser bem acima de 50kHz.. outro fator para que nem o mais enjoado perceba diferenças entre uma fonte linear

e uma chaveada.

para pequenas potências a linear ainda leva vantagem em relação ao preço e a simplicidade.. porém muitos aparelhos de som já estão usando fontes chaveadas

alguns fabricantes nacionais de amplificadores profissionais já estão se aprofundando bastante e já tem até amps desse tipo no mercado.

Esses bolachões de 20 kg de cobre e aço estão com dias contados..

sobre o software eu aconselharia o Eagle por ser iniciante e pega mais fácil a coisa. Na versão 0800 o limite de tamanho para placas é de 10 x 15 se não me engano.

O suficiente pra pequenas gambiarras. tem as tretas pra desbloquear também.. mais nem acho necessário.

Entendi, imaginei isso....

A frequência de chaveamento da fonte, tem relação com a eficiência dela ? Algo do tipo, quanto maior a frequência de chaveamento maior eficiência, e corrente, ou depende do projeto, depende de muitos outros fatores para determinar a frequência ?

Só por curiosidade, é que eu nunca cheguei a me aprofundar no assunto de fontes chaveadas !

Acredito que a tendência é essa mesmo. As chaveadas substituirem as lineares, e acho que isso é bom :)

No Software, eu to sem tempo pra entrar no PC, alguns problemas aqui, e só sexta eu acho que vou me dedicar, mas eu vou instalar o Eagle pra ver e experimentar, apesar que precisaria que desse pra montar o circuito em uma PCB de 15x15 !

Vlww Thytoin

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, pra fazer companhia pro Viepper, se ele me permitir claro, também estou iniciando a a montagem de um amplificador, totalmente DIY, baseado no TDA7294, sendo dois chips operando tanto em bridge como em estereo, dando um total de teoricos 2x80watts! Pretendo compartilhar com o pessoal do forum a experiência! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi, imaginei isso....

A frequência de chaveamento da fonte, tem relação com a eficiência dela ? Algo do tipo, quanto maior a frequência de chaveamento maior eficiência, e corrente, ou depende do projeto, depende de muitos outros fatores para determinar a frequência ?

Só por curiosidade, é que eu nunca cheguei a me aprofundar no assunto de fontes chaveadas !

Acredito que a tendência é essa mesmo. As chaveadas substituirem as lineares, e acho que isso é bom :)

No Software, eu to sem tempo pra entrar no PC, alguns problemas aqui, e só sexta eu acho que vou me dedicar, mas eu vou instalar o Eagle pra ver e experimentar, apesar que precisaria que desse pra montar o circuito em uma PCB de 15x15 !

Vlww Thytoin

eficiência é relacionado ao projeto, por exemplo as fontes de PC ( eu digo fonte de verdade ! ) possuem classificações após passarem por uma bateria

de testes. Passado pelos testes adquirem um selo de qualidade em 3 níveis. 80plus bronze, prata.. e gold..

80 porque é o mínimo aceitável pra ter direito a essa classificação ( 80% de eficiência em qualquer circunstância..) a prata e a gold são em contrapartida fontes muito caras

devido a alta eficiência. Pois o projeto é bom !

frequência é só um detalhe.. é extremamente complexo projetar esse tipo de fonte até atingir um patamar por exemplo de 90% ou mais de eficiência..

Depois que a primeira que você monta funciona bem.. aí já era, ao menos você tem a certeza de que i´r funcionar sem dar dor de cabeça :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, pra fazer companhia pro Viepper, se ele me permitir claro, também estou iniciando a a montagem de um amplificador, totalmente DIY, baseado no TDA7294, sendo dois chips operando tanto em bridge como em estereo, dando um total de teoricos 2x80watts! Pretendo compartilhar com o pessoal do forum a experiência! :legal:

Eu permitir ?

Fique a vontade amigo, aberto pra todo mundo compartilhar suas experiências, além de eu pesquisei um pouco sobre ampli DIY aqui no fórum e só tem 2 tópicos (fora o que criei atual), sobre isso... é legal incrementar mais informação no fórum, ainda mais no assunto não muito abordado e carente rsrs.

Além de que fico extremamente feliz com uma companhia (sem maldade, tem que tomar cuidado com o que fala nesse tópico rsrs), na construção de um ampli

E creio eu que sexta-feira, trafo em mãos !

:)

eficiência é relacionado ao projeto, por exemplo as fontes de PC ( eu digo fonte de verdade ! ) possuem classificações após passarem por uma bateria

de testes. Passado pelos testes adquirem um selo de qualidade em 3 níveis. 80plus bronze, prata.. e gold..

80 porque é o mínimo aceitável pra ter direito a essa classificação ( 80% de eficiência em qualquer circunstância..) a prata e a gold são em contrapartida fontes muito caras

devido a alta eficiência. Pois o projeto é bom !

frequência é só um detalhe.. é extremamente complexo projetar esse tipo de fonte até atingir um patamar por exemplo de 90% ou mais de eficiência..

Depois que a primeira que você monta funciona bem.. aí já era, ao menos você tem a certeza de que i´r funcionar sem dar dor de cabeça :vts

Ah entendi.

Pensei que a frequência dava uma influenciada na eficiência, pois basicamente é uma espécie de fundamento da fonte chaveada (isso que designa uma fonte chaveada. Chaveamento em frequência alta).

Na fonte de PC, bem interessante essa classificação, a partir da eficiência da fonte...

A complexidade de um projeto de uma fonte chaveada seria um desafio digamos que divertido (nunca montei uma, digo num ponto de vista assim),

Dor de cabeça, seria uma das coisas que tinha com fonte chaveada (gambiarra com fonte de pc pra alimentar o som [^] euhaeuhauehauehauheauheuha)

Vlww Thytoin pela a explicação !

Compartilhar este post

Link para o post

Não tinha visto seu tópico!

Parabéns pelo projeto, pelo empenho e pela iniciativa!

Te desejo boa sorte!

Abraçaum

Compartilhar este post

Link para o post

Fui reparar agora que um dos pcs que tenho aqui usa uma Corsair 750 watts e ela tem o selo de bronze! Tinha um disjuntor de 10A aqui que ficava só pra esse PC, e ele vivia aquecendo e as vezes até desarmando... Ainda bem que a fonte tem certificado 80plus, pensa se não tivesse? Disjuntor de 25A pra mais [^]

Viepper, dá uma olhada na mp que eu te enviei!

Editado por Som Center

Compartilhar este post

Link para o post

Não tinha visto seu tópico!

Parabéns pelo projeto, pelo empenho e pela iniciativa!

Te desejo boa sorte!

Abraçaum

Vlww Cogumelo, acompanha ai :rever1:

Fui reparar agora que um dos pcs que tenho aqui usa uma Corsair 750 watts e ela tem o selo de bronze! Tinha um disjuntor de 10A aqui que ficava só pra esse PC, e ele vivia aquecendo e as vezes até desarmando... Ainda bem que a fonte tem certificado 80plus, pensa se não tivesse? Disjuntor de 25A pra mais [^]

Nossa, kkkkkkk, se fosse uma genérica da vida , ficaria sem PC enquanto não troca-se o disjuntor hehe

Você vai começar a montar seu ampli DIY quando ?

Compartilhar este post

Link para o post

Vlww Cogumelo, acompanha ai :rever1:

Nossa, kkkkkkk, se fosse uma genérica da vida , ficaria sem PC enquanto não troca-se o disjuntor hehe

Você vai começar a montar seu ampli DIY quando ?

Hoje a noite!

Dá uma olhada na mp que eu te enviei!

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje a noite!

Dá uma olhada na mp que eu te enviei!

Respondida,

Editei o título do tópico, e acrescentei uma info no primeiro post, qualquer ideia ou sugestão só falar hehe !

O Som Center vai postar o decorrer da construção do seu amp aqui no tópico \o/

Compartilhar este post

Link para o post

Respondida,

Editei o título do tópico, e acrescentei uma info no primeiro post, qualquer ideia ou sugestão só falar hehe !

O Som Center vai postar o decorrer da construção do seu amp aqui no tópico \o/

Já mudou até a foto de perfil Viepper? hahahaha

Ontem comecei a fazer a placa, em seguida fotos!

Compartilhar este post

Link para o post

Já mudou até a foto de perfil Viepper? hahahaha

Ontem comecei a fazer a placa, em seguida fotos!

Enjoei daquela (fresco euaeahe), tampa do cabeçote do motor do VW Lupo (1.6 16v) eauheuahe

Eu coloco um, não fica legal eu tiro, coloco outra ai talvez eu deixo, mas depois mudo dinovo kkk

Ah e já estou com o trafos em mãos, daqui a pouco posto fotos também :)

Agora só falta fazer as placas, vou nem testar na protoboard eauheuahe

Depois queria umas dicas suas de como você fez pra passar o circuito impresso pra placa (tem um nome que acho que é termo alguma coisa haha)...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, começando meu amplificador...

Como ja sabém, é baseado no circuito integrado TDA72XX, em especial o 7294 que é o mais forte dessa linha. A principio é um chip que pode fornecer algo entre 50 e 100 watts conforme a alimentação, um canal, portanto mono. Minha ideia inicial era montar apenas uma unidade, uma placa simples e pequena, mas acabei me animando e vou montar uma circuito que consiste em 2 TDA 7294, fornecendo 2 canais, portanto estereo de 85 watts 4 ohms e ainda através de jumpers o circuito poderá trabalhar em bridge, ou seja, uns 170 watts em 8 ohms. Mas logicamente vou dar uma de louco e testar essa bridge em 4 ohms :vts

O projeto segue o circuito recomendado no datasheet dessa linha de TDA`s, que é este:

fbsu.jpg

A principio esse esquema pode ser montado com o TDA 7295 também, mas este tem potência máxima inferior, cerca de 50watts RMS, e curiosamente, sai para comprar o TDA e encontrei apenas um TDA 7294 :banghead

O datashet desse TDA pode ser encontrado aqui: http://pdf.datasheet...9qfjx9qjc3y.pdf

Ali também se encontra um esquema mais simples para apenas uma unidade.

A fonte vai ser simétrica, composta de uma transformador com algo entre 20+20V e 28+28V 5 a 10A, ainda não tive tempo de ir atrás de um trafo, mas a principio já sei de um amigo que tem um 24+24V 5A provavelmente ele será a vitima. A fonte ainda conta com 2 capacitores de 10000uf.

E ai começa a nascer o amplificador. Layout impresso, "colado" na placa e agora na agua pra ir removendo com muito cuidado o restante do papel, para então serem feitas algumas correções de falhas a caneta mesmo, e depois vai para a corrosão:

gk90.jpg

Comecei esse processo ontem entre uma aula e outra, conforme for sobrando tempo vou terminando a placa!

Editado por Som Center

Compartilhar este post

Link para o post

Som Center:

Ta ficando legal, já está adiantado ao meu, o seu amplificador vai alimentar o que ? hehe

Legal que vai ser bem versátil, podendo alimentar um par de caixas nos canais stereos, ou um subwoofer na bridge, interessante, quero ver o resultado :)

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

O meu trafo, 18+18VAC 5ah, primário bi volt e secundário com tomada central:

9z3e.jpg

As placas de fenolite virgem (10x20cm cada) onde vai ser feito o amplificador:

ufx8.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Enjoei daquela (fresco euaeahe), tampa do cabeçote do motor do VW Lupo (1.6 16v) eauheuahe

Eu coloco um, não fica legal eu tiro, coloco outra ai talvez eu deixo, mas depois mudo dinovo kkk

Ah e já estou com o trafos em mãos, daqui a pouco posto fotos também :)

Agora só falta fazer as placas, vou nem testar na protoboard eauheuahe

Depois queria umas dicas suas de como você fez pra passar o circuito impresso pra placa (tem um nome que acho que é termo alguma coisa haha)...

E agora colocou um chip da realtek de perfil [¨]

Se você tem um tempinho sobrando, coloca na protoboard antes, é melhor, assim você já preve o comportamento do amp e caso tenha problemas com a placa já pode ter uma ideia de aonde está o problema.

O processo de fazer a placa é o mais chato, na minha opinião... Imprime o layout em papel colche, não precisa ser de alta gramatura, papel "normal" tipo A4 já resolve.

1 - Corta a placa cobreada com pelo menos uns 2 ou 3 cm a mais do que o necessário para seu projeto, usando uma lixa FINA tira todas as marcas que tiverem no cobre.

2 - Posicione o papel colche com o layout impresso, centralize da maneira que preferir, e coloque em cima o ferro de passar roupa da sua mãe em cima, o papel vai começar a grudar na placa de cobre e não mexa o ferro do lugar até ter certeza que o papel está grudado na placa, isso vai levar pouco menos de 1 minuto, depois passe o ferro lentamente aplicando bastante força contra a placa para que o layout fixe no cobre. Mais uns 15-20 minutos passando ferro na placa.

3 - Com agua e muuuuuita paciencia vá removendo o papel da placa, vai ficar mais ou menos como na foto que eu postei ai em cima. O ideal é fazer isso numa torneira com agua corrente, quando chegar ficar como a minha, o ideal é colocar num tanque com agua e deixar um tempo pro papel amolecer mais ainda.

4 - Normalmente na hora de tirar o papel, uma ou outra trilha acabam sendo danificadas, ai é usar uma caneta de retroprojetor (aquelas de escrever em cd) para corrigir os detalhes.

5 - Feito isso, coloca para corroer. Esse passo depende muito do tamanho da placa e concentração do percloreto. Com o percloreto da faculdade e uma placa relativamente grande como a minha, acredito que vá ser necessário pelo menos uns 40 minutos.

6 - Lavar a placa.

Depois é só furar ela, montar os componentes e achar o defeito, afinal, normalmente não funciona de primeira né?! :vts

O nome do processo eu não lembro, mas é termico sim... Alias, normalmente se faz em prensas termicas, mas você não tem uma em casa né? Nem eu :vts

Editado por Som Center

Compartilhar este post

Link para o post

Som Center:

Ta ficando legal, já está adiantado ao meu, o seu amplificador vai alimentar o que ? hehe

Legal que vai ser bem versátil, podendo alimentar um par de caixas nos canais stereos, ou um subwoofer na bridge, interessante, quero ver o resultado :)

Duas caixas com 2 full range de 3 polegadas + twetter, os falantes são sony, mas pra ser sincero nunca fui atrás de parametros deles, tocam bem, pra um sonzinho no quarto já está ótimo. No momento estou sem subwoofer, a ideia é logo comprar um sub de 10 para uma LT como falamos por mp, mas esse ficou em segundo plano agora. De qualquer jeito, tem um street bass de 15 aqui sobrando, ele vai ser cobaia também!

Compartilhar este post

Link para o post

E agora colocou um chip da realtek de perfil [¨]

Se você tem um tempinho sobrando, coloca na protoboard antes, é melhor, assim você já preve o comportamento do amp e caso tenha problemas com a placa já pode ter uma ideia de aonde está o problema.

O processo de fazer a placa é o mais chato, na minha opinião... Imprime o layout em papel colche, não precisa ser de alta gramatura, papel "normal" tipo A4 já resolve.

1 - Corta a placa cobreada com pelo menos uns 2 ou 3 cm a mais do que o necessário para seu projeto, usando uma lixa FINA tira todas as marcas que tiverem no cobre.

2 - Posicione o papel colche com o layout impresso, centralize da maneira que preferir, e coloque em cima o ferro de passar roupa da sua mãe em cima, o papel vai começar a grudar na placa de cobre e não mexa o ferro do lugar até ter certeza que o papel está grudado na placa, isso vai levar pouco menos de 1 minuto, depois passe o ferro lentamente aplicando bastante força contra a placa para que o layout fixe no cobre. Mais uns 15-20 minutos passando ferro na placa.

3 - Com agua e muuuuuita paciencia vá removendo o papel da placa, vai ficar mais ou menos como na foto que eu postei ai em cima. O ideal é fazer isso numa torneira com agua corrente, quando chegar ficar como a minha, o ideal é colocar num tanque com agua e deixar um tempo pro papel amolecer mais ainda.

4 - Normalmente na hora de tirar o papel, uma ou outra trilha acabam sendo danificadas, ai é usar uma caneta de retroprojetor (aquelas de escrever em cd) para corrigir os detalhes.

5 - Feito isso, coloca para corroer. Esse passo depende muito do tamanho da placa e concentração do percloreto. Com o percloreto da faculdade e uma placa relativamente grande como a minha, acredito que vá ser necessário pelo menos uns 40 minutos.

6 - Lavar a placa.

Depois é só furar ela, montar os componentes e achar o defeito, afinal, normalmente não funciona de primeira né?! :vts

O nome do processo eu não lembro, mas é termico sim... Alias, normalmente se faz em prensas termicas, mas você não tem uma em casa né? Nem eu :vts

Blz então, se hoje der eu monto na protoboard, se não amanhã... vou ver se cabe tudo direitinho (talvez monte apenas um) e ver aonde ta os fiozinhos (de um fio de cobre grosso, esqueci o nome haha) que tinha se não vou ter que pegar outros e estanhar as pontas um por um euaheuhaueh

Obrigado pelas dicas, vou fazer isso mesmo, eu estava vendo um vídeo, e o cara ele coloca um camiseta branca velha entre a placa e o ferro e vai colocando água, também funciona ?

O kit de confecção de placa que eu comprei vem o percloreto de ferro (em um saquinho), eu uso ele todo ?

Vlww Som Center !

Compartilhar este post

Link para o post

Duas caixas com 2 full range de 3 polegadas + twetter, os falantes são sony, mas pra ser sincero nunca fui atrás de parametros deles, tocam bem, pra um sonzinho no quarto já está ótimo. No momento estou sem subwoofer, a ideia é logo comprar um sub de 10 para uma LT como falamos por mp, mas esse ficou em segundo plano agora. De qualquer jeito, tem um street bass de 15 aqui sobrando, ele vai ser cobaia também!

Interessante, deve ficar bem legal !

Vamos trocar de ampli ? euahuhaeuhae, o meu eu vou utilizar pra alimentar as books 3 way, e o mid gradiente 6,5" suporta 80w RMS !

Compartilhar este post

Link para o post

Blz então, se hoje der eu monto na protoboard, se não amanhã... vou ver se cabe tudo direitinho (talvez monte apenas um) e ver aonde ta os fiozinhos (de um fio de cobre grosso, esqueci o nome haha) que tinha se não vou ter que pegar outros e estanhar as pontas um por um euaheuhaueh

Obrigado pelas dicas, vou fazer isso mesmo, eu estava vendo um vídeo, e o cara ele coloca um camiseta branca velha entre a placa e o ferro e vai colocando água, também funciona ?

O kit de confecção de placa que eu comprei vem o percloreto de ferro (em um saquinho), eu uso ele todo ?

Vlww Som Center !

Essa da camiseta eu não sabia... Eu coloquei o ferro direto no papel mesmo, acaba sujando um pouquinho o ferro, como era um ferro da universidade e usado só pra isso não tinha problema, talvez a camseta seja interessante para isso não acontecer!

Cara, quanto a quantidade, essa vou ficar te devendo, entra em contato com quem te vendeu o kit, depende da pureza dele, concentração e tal... Mas a principio não tem muito erro, é só diluir isso ai e colocar a placa... Percloreto a mais ou a menos não vai comprometer nada

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...