Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Viepper

Construção de Amplificador DIY

Recommended Posts

Eu tenho um amplificador valvulado deste; mas o que sugeri ao Viepper seria fazer um automotivo com alimentação 12,6V e livre de interferências.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguem ja montou algum amp com o TDA1562 que promete 70wrms @12VDC? Sou afim de montar um desse para ver. Mas nunca achei o CI pra comprar.

Deem uma olhada nesse link.

http://www.electronicos.webhs.org/esquemasup/AMPLIFICADOR_70W_RMS.doc

Enviado de meu GT-S7562L usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Vou comprar dois desses amanha.

Se der 50wrms/canal limpos, da pra fazer dois monitores da hora!!!

E sem gastar muito com alimentação!!

Enviado de meu MSX HOTBIT Sharp usando Tapatalk.

Editado por Clayton Luis

Compartilhar este post

Link para o post

Eu li o datasheet desse TDA1562 e ele tem dobradores de tensão dentro do CI, que a Philips chama de lift-supply. Fornece 18W RMS mas pode fornecer picos de 70W por períodos curtos, ou seja, nada de colocar senóide nem músicas de bass, senão fica nos 18W mesmo. Parece interessante.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu li o datasheet desse TDA1562 e ele tem dobradores de tensão dentro do CI, que a Philips chama de lift-supply. Fornece 18W RMS mas pode fornecer picos de 70W por períodos curtos, ou seja, nada de colocar senóide nem músicas de bass, senão fica nos 18W mesmo. Parece interessante.

Fala DJ!!

Vi uns videos gringos de amps feitos com esse CI. Parece ter boa dinamica.

Tipo para monitorzinhos do meu mini studio acho que rola.

Se nao agradar, fica a experiencia. Rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Dá uma olhada nesse vídeo Unboxing de amplificador valvulado:

http://www.youtube.com/watch?v=tKjlK63_quQ

Super interessante, gostei !

Achei agora.

http://produto.merca...dor-potncia-_JM

Enviado de meu GT-S7562L usando Tapatalk

Poxa, gostei desse CI, principalmente pelo o fato de ser 12v. Daria pra usar uma fonte de computador.

Compartilhar este post

Link para o post

Amp valvulado pra carro é inviável, o consumo é muito alto e a potência extremamente baixa.

O pré valvulado aí sim até dá, mas bom operacionais substituem as valvulas muito melhor no pré.

Tinha uma época uns roadstar que usava uma válvula no crossover, pra dar o som quente característico dos tubos, mas não vingou muito tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei o CI caro, média de 40 reais no Brasil. Tem que ser bom mesmo pra valer a pena, porque o TDA7294 custa em torno de 10 reais e tem potência constante de 100W nas mesmas condições de distorção. A única ressalva seria poder usar 12V...

Pensando bem, um SD200 custa praticamente 2 CIs desse + componentes, PCI, dissipador... só montarei um se for pra fazer DIY. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Usem o LM3886, é bem melhor que estes e mais barato, e tem até um cara vendendo a plaquinha no MercadoLivre.

http://lista.mercado...r/placa-lm-3886

Pena que para os 70w, seria pelo menos 35v simétricos na fonte, com 24v quanto daria a potência aproximadamente ?

Compartilhar este post

Link para o post

A potência vai diminuindo quase proporcional a potência, mas nada muito significativo não.

Uma curiosidade, você só consegue perceber um aumento imediato na potência se ela subir 4 x mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Achei o CI caro, média de 40 reais no Brasil. Tem que ser bom mesmo pra valer a pena, porque o TDA7294 custa em torno de 10 reais e tem potência constante de 100W nas mesmas condições de distorção. A única ressalva seria poder usar 12V...

Pensando bem, um SD200 custa praticamente 2 CIs desse + componentes, PCI, dissipador... só montarei um se for pra fazer DIY. ;)

Entao, o preço é alto sim, também achei. Mas se levar em consideração a economia pra montar a alimentação (fonte de pc por exemplo) vale a pena.

Sobre a SD custar o equivalente a montar um amp desse faz sentido, mas tem uma coisa que a SD nao vai dar.

O gosto de dizer "eu que fiz" ;-)

No meu caso, teria que comprar somente os CIs e placa, o resto tenho por aqui no trabalho. Entao nao ficaria tao caro.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Acronaudio;

Ja montei um stereozinho com esses LM3886.

O som é mesmo muito bom. E olha que montei usando placas perfuradas, penso que se montar usando placa com um bom layout fica melhor ainda.

O que montei funciona até hoje no restaurante de um amigo meu fazendo tipo som ambiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Pena que para os 70w, seria pelo menos 35v simétricos na fonte, com 24v quanto daria a potência aproximadamente ?

Viepper,

O que eu montei dava aprox 28 simetricos e ficou uma belezura.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma fonte de PC de 50 reais é barata, sem dúvida, mas essas fontes baratas não dão mais que 60W na linha de 12V, basta ver que o datasheet dos diodos retificadores da linha de 12V fica em torno de 3 ou 4A e o núcleo do trafo é minúsculo. Um trafo de 30+30V/5A deve custar uns 70/ 80, mais 2 capacitores e uns diodos, vai sair o preço de uma fonte de PC de 200W "reais" na linha de 12V. Eu tenho preferência em usar tensões mais altas que 12V e simétricas pra eliminar componentes de desacoplamento de DC.

Não quero desanimar ninguém, estou dando meu ponto de vista, eu mesmo já montei muita coisa na minha vida (e continuo montando mas agora mais voltado para micro controladores e linux embarcado). É que só vale mesmo pra dizer "eu que montei" e essa fase eu tô deixando de lado, rs.

O LM3886 é uma boa pedida, é um CI barato, bom e simples para desenhar layout de placa.

Compartilhar este post

Link para o post

Não gosto do 7294 pois usa mosfets na saída (não gosto de mosfets na saída, gosto mais de bipolares), o som dele é virado e médios.

O LM3886 é infinitamente melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha uma época uns roadstar que usava uma válvula no crossover, pra dar o som quente característico dos tubos, mas não vingou muito tempo.

Estou a procura de um roadstar destes há um bom tempo já...

Vc chegou a ouvir algum?

era bom?

Compartilhar este post

Link para o post

Não gosto do 7294 pois usa mosfets na saída (não gosto de mosfets na saída, gosto mais de bipolares), o som dele é virado e médios.

O LM3886 é infinitamente melhor.

O Acronaudio, só uma pergunta, essa placa é uso residencial, qual trafo precisa para alimentar, mas no link que vc passou só vende a placa, e os componentes para montar, onde acha.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a procura de um roadstar destes há um bom tempo já...

Vc chegou a ouvir algum?

era bom?

Já, é melhor que os outros... mas fraquinho, uma bom up talvez deixe bom.

Compartilhar este post

Link para o post

O Acronaudio, só uma pergunta, essa placa é uso residencial, qual trafo precisa para alimentar, mas no link que vc passou só vende a placa, e os componentes para montar, onde acha.

Os componentes aqui em Cascavel tem de montão nas lojas, é simples, coloca um trafo simétrico de 20 + 20 volts, e um bom dissipador de calor pro LM3886 que fica filé com uma ótima potência.

Uma curiosidade, tem um amplificador HI-END, se não me engano da JEFF ROWLAND, que usa este CI na saída de som, esse amp custa na faixa de 17 mil reais...

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu montar um amplificador desse, quais falantes usar, tweeter, de qts ohms? pensei em fazer um desses para ligar o som no notebook.

Compartilhar este post

Link para o post

Se você usar com uma fonte de 18 + 18 volts e um bom dissipador de calor pra eles da pra usar com dois woofers de 8 ohms por canal ou um de 4 ohms, pra uma boa margem de segurança,

Já com uma fonte limite (ver datasheet) é só com 8 ohms mesmo.

O ideal é você pegar umas caixinhas prontas, da aiwa, eu até tenho umas sobrando aqui.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Os componentes aqui em Cascavel tem de montão nas lojas, é simples, coloca um trafo simétrico de 20 + 20 volts, e um bom dissipador de calor pro LM3886 que fica filé com uma ótima potência.

Uma curiosidade, tem um amplificador HI-END, se não me engano da JEFF ROWLAND, que usa este CI na saída de som, esse amp custa na faixa de 17 mil reais...

Tem HI-END que usa 3 deles em paralelo por canal né???

Bruto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...