Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Viepper

Construção de Amplificador DIY

Recommended Posts

Eu não sei da onde tirei o Sony (to locão), é um JVC, mas vi agora ele está com um problema, ele desarma depois de tocar por 3 minutos que acredito ser por alta temperatura, algum problema, pois ele é 8 ohms e to usando em 16 ohms (fulls de 4"). E o amplificador dele usa dois chips grandões STK, vou ver se descubro o problema dele.

lol, só marca renomada, na fonte que você mostrou, ele usou Black Gates ou ELNA ?

Nessa da foto, Black Gates. Não fabricam mais, os que restaram são caríssimos. Dois ou três blackgates devem pegar a fonte inteira com os melhores ELNA.

Disse que por ele até faria a fonte com ELNA, mas como já tinha os BGs... vai Black Gate mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

680uF/65V.

Mas tem amplificador de mercado com 700.000uF de fonte. Raros, mas tem.

É bom revisar os disjuntores... Hauhauhauhauhauhauhauhau

Compartilhar este post

Link para o post

Nessa da foto, Black Gates. Não fabricam mais, os que restaram são caríssimos. Dois ou três blackgates devem pegar a fonte inteira com os melhores ELNA.

Disse que por ele até faria a fonte com ELNA, mas como já tinha os BGs... vai Black Gate mesmo.

Eita....

Mas no caso os BGs são superiores aos ELNAS (pra justificar o preço elevado) não é ? Ou não é bem assim ?

É bom revisar os disjuntores... Hauhauhauhauhauhauhauhau

Semana que vem, provavelmente, já estarei com o trafo (18+18VAC 5ah), não vejo a hora de testar o amp pra ver como ele vai tocar :)

Compartilhar este post

Link para o post

Eita....

Mas no caso os BGs são superiores aos ELNAS (pra justificar o preço elevado) não é ? Ou não é bem assim ?

São os melhores eletrolíticos para áudio existentes na face da Terra,

Compartilhar este post

Link para o post
São os melhores eletrolíticos para áudio existentes na face da Terra,

Showw !

Vou pesquisar mais sobre...

Vlw Pad :)

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, eae Sidbass ?

Então só falta o trafo, que até semana que vem já estou com ele e já começo a montagem :)

Vlww

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou com uma boa expectativa em relação a sonoridade do amplificador.

A Edifier utiliza esse amplificador em alguns produtos dela como por exemplo o par de caixas R2000T (sistema 2.0):

produtos_173.jpg

http://www.agoradigital.com.br/edifier/produtos/produto.php?codigo=173&marca=2&linha=1

Detalhe que é um Mid Bass de 6,5" com uma potência considerável, o que me anima a fazer com que apenas o TDA2050 Stereo, alimente minhas futuras books 3 way (logicamente com seu devido cross passivo).

Compartilhar este post

Link para o post

Um TDA 2050 por canal fornecendo uns 30w?

Capricha no trafo que vai ficar show!

Compartilhar este post

Link para o post

30w seria ótimo !

Segundo o datasheet, a 22v fornece 36w a 4 ohms com 10% de THD a 1khz...

O trafo vai ser 18+18VAC 5ah (vou pagar 50 reais '-'), retificado e filtrado deve ficar na faixa dos 25v, no limite hehe !

Vlww Som Center !

Compartilhar este post

Link para o post

30w seria ótimo !

Segundo o datasheet, a 22v fornece 36w a 4 ohms com 10% de THD a 1khz...

O trafo vai ser 18+18VAC 5ah (vou pagar 50 reais '-'), retificado e filtrado deve ficar na faixa dos 25v, no limite hehe !

Vlww Som Center !

Cara, sabe que eu tava procurando um trafo assim e não achei aqui na cidade? Cidade pequena é froids pasmafaute

Você vai ver que não vai chegar a 25v retificado, muito menos com o amp tocando perto da potência máxima, fica tranquilo que não vai sobrealimentar o CI :legal:

E agora fiquei com vontade de montar um ampzinho também, mas to com umas ideias de fazer um mono e um pouco mais fortinho hahahaha

Editado por Som Center

Compartilhar este post

Link para o post

É complicado mesmo, cidade pequena (a maioria) sempre tem limitação de produtos, é um dos contras de morar em cidade assim (meu sonho é morar no interior, em cidade pequena).

É então, eu fiz o cálculo (tensão do secundário (x) raiz de 2 (-) tensão de perda nos diodos), deu 24,7v, seria um limite só que ai lembrei que a fonte com carga, provavelmente desceria a tensão um pouco, e além do amp em volume alto, abaixaria mais ainda a tensão....

No caso de montar amp, está pensando em qual chip usar ? No HTforum o pessoal recomenda o TDA7294 que se não me engano consegue extrair na faixa dos 100w RMS hehe, acho que seria BEM legal alimentar um sub nele...

Compartilhar este post

Link para o post

É complicado mesmo, cidade pequena (a maioria) sempre tem limitação de produtos, é um dos contras de morar em cidade assim (meu sonho é morar no interior, em cidade pequena).

É então, eu fiz o cálculo (tensão do secundário (x) raiz de 2 (-) tensão de perda nos diodos), deu 24,7v, seria um limite só que ai lembrei que a fonte com carga, provavelmente desceria a tensão um pouco, e além do amp em volume alto, abaixaria mais ainda a tensão....

No caso de montar amp, está pensando em qual chip usar ? No HTforum o pessoal recomenda o TDA7294 que se não me engano consegue extrair na faixa dos 100w RMS hehe, acho que seria BEM legal alimentar um sub nele...

Exatamente, mas teoria é uma coisa né, na pratica com as perdas sempre cai um pouquinho... Vai conseguir uns 23-24V sem carga e uns 20V tocando forte, acredito!

Acertou na mosca, TDA 7294 e to pensando em usar em bridge pra conseguir uns 200watts [¨]

O problema é o trafo, não sei se vou conseguir um transformador de 25v por pelo menos uns 8A

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa, ai complica... Já pensou em você mesmo fazer seu trafo eauheuah, Trafo IE mesmo !

Compra o carretel:

..01_7_97.jpg

http://proesi.com.br/acessorios-para-bobinas-1/carretel-e13-04-terminais.html

Os núcleos (E e I)

..01_7_88.jpg

http://proesi.com.br/acessorios-para-bobinas-1/nucleo-nee-16-7-3-5.html

O fio de cobre (com a espessura necessária):

..01_7_107.jpg

http://proesi.com.br/acessorios-para-bobinas-1/fio-de-cobre-awg-18.html

Pena que da trabalho... Tem como mandar fazer também, ou "caçar" algum aparelho eletrônico que utilize um trafo parecido, ou mesmo pegar um trafo de alta corrente, grande, tipo de microondas, e reenrolar o secundário do trafo com a tensão de saída desejada...

Compartilhar este post

Link para o post

Putz, fazer o trafo não, to sem tempo pra fazer a placa e soldar os componentes, imagina pra montar um transformador ahushaushauhsauhsa

Mas a ideia é bacana, já serve como terapia! :vts

Vou acabar procurando algum mini system ou algo do tipo que tenha um trafo grandinho se eu não achar um trafo pronto, ou em ultimo caso, mando fazer um trafo!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu imagino rsrs, mas tentar achar pronto, eu acho que acha, pelo menos um de 10ah por ser mais comum e talz, algo do tipo seria bom !

Ficaria complicado pra mim no caso da confecção da PCI, pois não tenho impressora a laser pra imprimir o esquema pra colar na placa :( , O negócio seria fazer tudo na caneta mesmo :vts

Se alguém imprimi-se e me manda-se via carta, pagaria fácil hahaha :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Eu imagino rsrs, mas tentar achar pronto, eu acho que acha, pelo menos um de 10ah por ser mais comum e talz, algo do tipo seria bom !

Ficaria complicado pra mim no caso da confecção da PCI, pois não tenho impressora a laser pra imprimir o esquema pra colar na placa :( , O negócio seria fazer tudo na caneta mesmo :vts

Se alguém imprimi-se e me manda-se via carta, pagaria fácil hahaha :vts

Na verdade, no momento to aceitando qualquer trafo com duas vezes qualquer voltagem entre 20 e 30v, mesmo que seja de 0,1, 1, 5, 20, 50A, mas nem um exemplar eu consegui, acredita?! hsuahsuahsa

Cara, vou te dar uma dica...

Deve conhecer algum lugar ai que faça xerox, certo!? Na tua escola, alguma tabacaria, algo do tipo...

Imprime o layout, vai nesse lugar e pede pra eles fazerem uma copia, normalmente as fotocopiadoras maiores são a laser, resolvido seu problema!

Alias, é isso que eu sempre faço quando preciso de uma impressão a laser para fazer a placa! Rápido, fácil e aqui custa 15 centavos HAUSHAUHSAUHSA

Editado por Som Center

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa, o trafo do system aqui é de 20v e que pesa cerca de 2 a 3 kilos, e o fusível dele é de 20ah, acredito que a corrente seja nessa faixa, se desse eu mandaria pra você por um preçinho legal ...

Pow valeu pela dica, bem lembrado... aqui o xerox é 25 centavos e quase que certeza que é a laser, vou fazer isso mesmo haha !

Só que tenho que refazer o esquema pra ficar bem compactado, pois o espaço disponível é 14x15cm (gabinete de fonte de PC)

Vlww Som Center

Compartilhar este post

Link para o post

Meu tio trabalha com concerto de eletrônicos, sempre sobra aparelhos que deram PT hehehe Se você me disser que aparelho é já dá uma ajuda ENORME, só de não precisar desmontar vários aparelhos a toa pra procurar o trafo [¨] O teu trafo tem 20+20?

A dica do xerox é ótima, normalmente toda "empresa" de xerox trabalha com laser, trabalhar com tinta nem tem lógica huahsuahusha

Joga o esqueminha no proteus, se já sabe mexer é facil, senão tem uma chuva de tutoriais no YT!

Compartilhar este post

Link para o post

O aparelho é um JVC, o trafo tem 10 terminais no total (5 do primário e 5 do secundário), e eu fui testando os pinos do secundário um por um, alternando, ai achei essa tensão... nem sei se é simétrico haha

Vou usar essa dica hehe

No caso do Proteus, não tenho esse programa, vou procurar aqui pra fazer o download hehe !

Vlww

Edit: eu tinha esquecido de falar, os capacitores da fonte do system são ELNA hehe

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Quantos uf/v tem os capacitores do system?

Compartilhar este post

Link para o post

Instalei aqui o Proteus 8, bem complicadinho mesmo de mexer vou ver uns tuto no YT hehe

Vlw pela dica Som Center !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...