Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

ppsmsiena

Esquema de ligação drivers e tweeters impedancia

Recommended Posts

Postado em (editado)

Fala galera blz?

Para quem é entendido de ligação de som veja se meu esquema está correto?

Tudo bem que watts está pouco (960rms contra 600rms) mais, minha preocupação é a impedância correta para não queimar o modulo.

Fico no aguardo ai galera!

Obrigado.

EsquemaLiga%25C3%25A7%25C3%25A3oVoz.jpg

Editado por ppsmsiena
Postado em

Ta tudo errado , primeiro que vai ter que usar capacitor para cortar os drivers e St .

Da uma lida no artigo sobre impedancia e crossover no autosom.net que vai entender direitinho com fazer isso ai funcionar.

Postado em

Fala galera estou com um caixa dupla dutada feita para 2 uxp enquanto não compro, coloquei 2 bomber upgrade 250rms.

Tenho um celta e procurei por vários tópicos não achei uma resposta.

Caixa está colada a tampa do porta mala com pouquíssimo espaço para os dutos.

Tenho 2 dúvidas.

1) Isso atrapalha no grave? Quando eu colocar os uxps pode atrapalhar também?

2) Pode prejudicar os falantes?

Obrigado.

Postado em

Novamente eu li artigos sobre isso mais nenhum falando que o capacitor de afeta a relação de impedancia e sim ao corte de frequencia muito menos com ligações em serie e em paralelo!!!

Postado em

Atrapalha sim, ela é retangular?

se for coloca ao contrario ai os dutos ficam pra cima.

pois do jeito que esta o ar ta sendo obstruido, precisa de pelo menos 5 cm de afastamento de qualquer coisa a frente.

Postado em

Ok...

O capacitor é ligado em série com os drivers e tweeters, certo?

Se você ligar em série estes drivers e tweeters (com seus devidos capacitores) vai mudar totalmente o corte que os capacitores farão, e isso pode levar a queima de todos os seus drivers e tweeters se o corte mudar para uma frequência bem mais baixa.

Simplificadamente é isso. :legal:

Postado em (editado)

Bom dia LucasGYN, blz?

Então via de regra drivers e tweeters com os capacitores, sempre em paralelo para cair impedância, correto? E aproveitar melhor o ohms do modulo?

Ligação em série deixar somente para subwoofer bobina simples ou dupla, para casar com o modulo correto?

Então no meu set como você faria um melhor ligação 2 drivers + 1 tw + 1 69 para cada canal?

Mais uma duvida sobre essa questão de impedância:

Eu tenho 2 subs bomber upgrade 12d4 250rms liguei em serie as bobinas para ir para 8 ohms cada falante depois ligando os dois juntos em canal mono eles voltaram para 4ohms.

Que é recomendado pelo meu modulo Taramps TA1600d 2ohms ele toca 4 ohms 1000rms e 2 ohms 1600 rms("o modulo é muito superior aos subs eu vou comprar daqui algum tempo 2 uxp 12d2, é provisório o bomber").

Essa ligação que eu fiz está correta, certo?

Mesmo ligando em serie as bobinas e depois em paralelo os 2 subs na entrada do canal os sub continuam com a mesma potencia 250 rms cada ou perde?

Obrigado.

Editado por ppsmsiena
Postado em

PARCEIROS, A SITUAÇÃO É A SEGUINTE: (STETSOM V500.1 1 OHM 625 RMS A 13,8 E 515 RMS A 12,6) - (2 SUBS 4X4 200 RMS) - (1 DRIVER 8 OHMS 120 RMS) - (1 TWEETER 8 OHMS 120 RMS) - (CAPACITORES PARA DIVIDIR A FREQUÊNCIA DO DRIVER E TWEETER).

POIS BEM... SE EU LIGAR OS SUBS EM PARALELO TEREI 1 OHM - SE EU LIGAR O DRIVER E TWEETER EM PARALELO TEREI 4 OHM.

PERGUNTAS:

QUANTOS OHMS TEREI SE EU LIGAR POSTERIORMENTE EM PARALELO OS SUBS 1 OHM MAIS O DRIVER E TWEETER 4 OHMS?

DEVO ME PREOCUPAR APENAS COM A IMPEDÂNCIA DOS SUBS POR CAUSA DOS DIVISORES DE FREQUÊNCIA DOS CAPACITORES? SE SIM, APÓS TUDO LIGADO EM PARALELO, PRA ONDE VAI A IMPEDÂNCIA DO DRIVER E TWEETER?

POSSO LIGAR TUDO EM PARALELO EM UM CANAL SÓ DA STETSOM? SE SIM, COMO FICARIA A POTÊNCIA DISPENSADA PARA CADA COMPONENTE FALANTE?

Postado em

OBRIGADO PELAS ORIENTAÇÕES, MAS ESTOU NESSA CLASSIFICAÇÃO INICIANTES PORQUE SOU NOVO AKI NO FORUM. MINHA DÚVIDA VAI UM POUQUINHO ALÉM DE SEPARAR AMPLIFICADORES MONO E STEREO. CONHEÇO TODO O BÁSICO DO SOM AUTOMOTIVO. MEU SONZINHO: DUAS TARAMPS + SUBS DD + KIT MÉDIO E AGUDO + BATERA, CROSSOVER E OUTROS. É PORQUE TENHO OUTROS COMPONENTES AKI E QUERIA MONTAR UM SOM BÁSICO.

O FATO É QUE NO MANUAL DA STETSOM V500.1 1 EXPLICA QUE É POSSÍVEL FAZER ESSAS COMBINAÇÕES, ENTÃO MINHA DÚVIDA É MESMO SABER PRA ONDE VAI A IMPEDÂNCIA DO DRIVER E TWEETER E QUAIS RISCOS CORRO FAZENDO ESSA COMBINAÇÃO.

ABAIXO MANUAL DA STETSOM V500.1 1

http://www.repelonline.com.br/manuais_catalogos/2552011154555836.pdf

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...