Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
quiksa

duvida sobre troca de mosfet(equivalência)

Recommended Posts

recomendo que leve a uma oficina especializada em amplificadores, áudio.. etc..

ou comprar outro amplificador também seria uma solução pelo fato do mesmo já ser bem antiguinho..

nao pretendo comprar outro pq n preciso. quero apenas concertar para ganhar conhecimento

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tirei os fets de saida e o modulo ligou.teve um resistor q comecou a fumacear e o pot q esta do lado deste resistor esta muito quente em relacao aos outros 3.de um lado a tensão dos gates esta correto 2v 3v no maximo. do outro lado ao meu ver o lado q o pot esta quente e do resistor q saiu fumaça, tem dois gates com 3.80v um com 8v e o outro com mais de 8v.

alguma solucao??

Estranho ambos estarem com 8V e esse potenciômetro esquentando. Pelo visto o transístor que faz o BIAS foi pro saco, e toda a corrente demandada está em cima do pot.

Qual resistor que fumaçou, e qual pot está esquentando?

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho ambos estarem com 8V e esse potenciômetro esquentando. Pelo visto o transístor que faz o BIAS foi pro saco, e toda a corrente demandada está em cima do pot.

Qual resistor que fumaçou, e qual pot está esquentando?

62487172.jpg

sera q nao tem como medir a resistencia com o multimetro analogico, no caso o CI do canal q esta estragado pino por pino comparando com o canal q esta certo, pq os 4CIs ali sao iguais. - do mult no gnd do amp e o + testando pino por pino.

Editado por quiksa

Compartilhar este post

Link para o post

Q11 está esquentando?

Pelo que consigo ver daqui, o resistor está ligado a ele. Veja pra mim qual é o modelo dele.

Sem esquema fica complicado mexer no circuito de bias servo. Mas vamos tentar um passo a passo aqui:

Além de descobrir em qual transistor desses cada gate dos FETs estão ligados, você vai descobrir em quem esse potenciômetro de BIAS está ligado. Ele estará entre o COLETOR e a BASE de um deles, OU entre a BASE e o EMISSOR. Preciso que você verifique se ele está mesmo entre base e emissor.

Este passo acima é primordial. Pode seguir trilha ou pode tentar com multímetro, e sim, o analógico é ideal para este tipo de serviço, pois o digital demora pra te dar um resultado preciso.

O que precisamos descobrir é: Quem são os drivers, quem é o VAS, quem é o Bias Servo.

Digo isto porquê a coisa aí está bem estranha. Como os transístores são baratos, você vai trocar os drivers e o BIAS Servo e ver o que acontece.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

não dá pra ver 100%.. mais se tiver algum diodo zener já substitua, primeiro confira a tensão entre seus terminais ( se der ).

Não deixe que os resistores torrem sem que consiga anotar seus valores e por último testar transistores na placa

não é indicado. ( esses pequenos tipo BC337 )

Veja se não tem nenhum resistor levemente escurecido pelo excesso de temperatura.

Drivers são os caras que "levam" o sinal modulado ao Gate dos transistores de saída ( Mos fets ).

( piramide não tem muita coisa em comum, mais já cheguei a consertar muitas com problema nos diodos zeners..

entrava em proteção, e alguns resistores ficavam bem quentes..)

edit..

se forem tudo IN4148 são apenas diodos de comutação ultra rápida.. ( os vermelhinhos encapsulamento de vidro )

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Q11 está esquentando?

Pelo que consigo ver daqui, o resistor está ligado a ele. Veja pra mim qual é o modelo dele.

Sem esquema fica complicado mexer no circuito de bias servo. Mas vamos tentar um passo a passo aqui:

Além de descobrir em qual transistor desses cada gate dos FETs estão ligados, você vai descobrir em quem esse potenciômetro de BIAS está ligado. Ele estará entre o COLETOR e a BASE de um deles, OU entre a BASE e o EMISSOR.

Este passo acima é primordial. Pode seguir trilha ou pode tentar com multímetro, e sim, o analógico é ideal para este tipo de serviço, pois o digital demora pra te dar um resultado preciso.

O que precisamos descobrir é: Quem são os drivers, quem é o VAS, quem é o Bias Servo.

Digo isto porquê a coisa aí está bem estranha. Como os transístores são baratos, você vai trocar os drivers e o BIAS Servo e ver o que acontece.

nao cheguei a reparar c o Q11 ta esquentando, o q esta é o potenciometro ali. o transistor é um c640

montei +/- como q esta ligado os gates dos fets

97100604.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, vou tentar desenhar aqui pra tentar entender o esquema desse bicho.

Se tiver afim de fazer um teste rápido, gire esse pot que esquentou pros dois lados, volte pra mais ou menos a mesma posição de antes, ligue e meça de novo a tensão.

Me veio uma coisa aqui que já aconteceu em outro amplificador: o pot "isolou" e jogou o bias lá pro alto.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, vou tentar desenhar aqui pra tentar entender o esquema desse bicho.

Se tiver afim de fazer um teste rápido, gire esse pot que esquentou pros dois lados, volte pra mais ou menos a mesma posição de antes, ligue e meça de novo a tensão.

Me veio uma coisa aqui que já aconteceu em outro amplificador: o pot "isolou" e jogou o bias lá pro alto.

fiz o teste e n mudou nda,mas uma coisa, errei nas leituras de tensao, apenas 2 gates estao em 3v o da imagem acima com circulo vermelho e preto.

os gates do circulo branco e roxo estao em 20v

os gates do outro lado medem 0.03v tentei ajustar o pot e n mudou nda

outra coisa, me enganei, n era o pot q estava esquentando e sim o transistor do circulo roxo da imagem acima. chega a derreter a solda se deixar mto tempo ligado é so puxar q ele sai.

Editado por quiksa

Compartilhar este post

Link para o post

Ahá... imaginei mesmo que não seria o pot, não faz sentido ser ele pelo valor alto que deve ter.

Liga de novo e puxa a tensão da fonte pra mim, só pra ter certeza que tem algo em curto.

Depois tira Q8 e Q11 da placa, liga de novo e mede a tensão na base deles.

Só uma dúvida: Você está levantando estas tensões todas com a ponta negativa no terra da fonte, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Ahá... imaginei mesmo que não seria o pot, não faz sentido ser ele pelo valor alto que deve ter.

Liga de novo e puxa a tensão da fonte pra mim, só pra ter certeza que tem algo em curto.

Depois tira Q8 e Q11 da placa, liga de novo e mede a tensão na base deles.

Só uma dúvida: Você está levantando estas tensões todas com a ponta negativa no terra da fonte, certo?

fonte seria a fonte de alimentacao do amp?

a tensao da base do Q8 e Q11 é 25v

a ponta negativa eu coloquei no negativo q vem da da fonte q uso pra ligar o amp

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, tá tranquilo o ponto de referência no caso deste amp. Nem todo amplificador tem ligação entre o terra que vai pros circuitos com o terra da alimentação (12V).

Na base deles tem 25V então? Você os retirou da placa, né? Se medir com eles não dá certo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, tá tranquilo o ponto de referência no caso deste amp. Nem todo amplificador tem ligação entre o terra que vai pros circuitos com o terra da alimentação (12V).

Na base deles tem 25V então? Você os retirou da placa, né? Se medir com eles não dá certo.

sim sim 25v retirados da placa. alem disso medi a base dos dois de cima so q na placa e estao em 25v tbm e tbm os 4 do outro canal estao em 10v

Editado por quiksa

Compartilhar este post

Link para o post

Retire os todos os transístores dos canais de cima, ligue e meça se a tensão em cada coletor e base bate com o correspondente no canal de baixo.

Eu chuto que um deles vai estar em curto. Mas é meio cedo pra chutar.

Compartilhar este post

Link para o post

Retire os todos os transístores dos canais de cima, ligue e meça se a tensão em cada coletor e base bate com o correspondente no canal de baixo.

Eu chuto que um deles vai estar em curto. Mas é meio cedo pra chutar.

os quatro transistor de cima estao batendo certo(retirados da placa). tirei os dois de cima e coloquei no de baixo e o gate esta agora funcionando porem o pot n funciona,o gate esta em 1.90v giro o pot e nda da tensao aumentar ou subir.

ja os 4 transistor de baixo estao batendo diferente dos de cima(retirados da placa). nas pontas os d cima estao batendo 25v +/- e nos de baixo 10v

Editado por quiksa

Compartilhar este post

Link para o post

Mexendo aquele potenciômetro a tensão se altera nos de baixo?

Pode mexer, depois é só acertar de novo, o que é necessário ao se trocar os transístores.

Compartilhar este post

Link para o post

Mexendo aquele potenciômetro a tensão se altera nos de baixo?

Pode mexer, depois é só acertar de novo, o que é necessário ao se trocar os transístores.

nao cheguei a testar mas acho provável q nao

Compartilhar este post

Link para o post

nao cheguei a testar mas acho provável q nao

Então... é preciso verificar... acho difícil esse pot ser compensação DC, ao invés de bias. Mesmo se fosse DC, alteraria ao menos alguns milivolts nos gates.

Compartilhar este post

Link para o post

Então... é preciso verificar... acho difícil esse pot ser compensação DC, ao invés de bias. Mesmo se fosse DC, alteraria ao menos alguns milivolts nos gates.

sabe me dizer como q ficam as tensões corretas para cada pino, gate drain source??

gate = 3v

drain = 26v

source = 0v

estas sao as tensoes dos pinos da imagem acima nos dois mosfets, indicado no circulo vermelho e preto

Compartilhar este post

Link para o post

sabe me dizer como q ficam as tensões corretas para cada pino, gate drain source??

gate = 3v

drain = 26v

source = 0v

estas sao as tensoes dos pinos da imagem acima nos dois mosfets, indicado no circulo vermelho e preto

Tá certo. Drain vai pra fonte, vai ter + e - VCC, dependendo de qual fet você está medindo. Source vai dar 0V mesmo, pois vai para as saídas. Daria um pouco mais se tivesse com os transístores no lugar, algo por volta de 0.1V no máximo.

Compartilhar este post

Link para o post

teria como eu verificar da onde vem essa tensao de 26v que medi na base e emissor nos transistor de cima e verificar pq os do outro canal estao apenas 10v?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, tira todos esses transístores e mede a tensão na base de cada um. Tem que ir seguindo pra ver onde está o rolo, pois um deles está em curto.

O ideal é trocar logo todos, cada um custa 50 centavos, você gasta mais tempo tentando descobrir qual ainda dá pra reaproveitar do que trocando tudo logo.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, tira todos esses transístores e mede a tensão na base de cada um. Tem que ir seguindo pra ver onde está o rolo, pois um deles está em curto.

O ideal é trocar logo todos, cada um custa 50 centavos, você gasta mais tempo tentando descobrir qual ainda dá pra reaproveitar do que trocando tudo logo.

sim, vou verificar, mas so quando comprar outro ferro de solda.alias, sabe me indicar um bom ferro de solda, pois comprei um ferro da hikari 60w e nao durou duas semanas, eu n colocava sempre no suporte, a parte de ferro q é presa na de plastico soutou e os parafusos n pegavam mais rosca, agora nem esquenta mais =/ 27 reais no lixo.

Compartilhar este post

Link para o post

depois de mais de um mes sem ter tempo de mexer na placa por causa de trabalhos e provas da faculdade, voltando ao topico ja de ferias da facu =D

bom, comprei os componentes q precisava na placa, menos o BC640 que vou conseguir sexta,e o ferro de solda, ja q o meu estragou.

hj dei uma fuçada na placa, troquei os transistor e consegui fazer funcionar um lado, ja foi um avanço.

o outro lado porem n funcionou o gate ainda batendo 0v de tensao, achei q poderia ser os dos CIs ali, mas medi a tensao dos pinos e comparei com a do canal que esta funcionando e as tensoes estao as mesmas.

o lado que nao esta funcionando tbm troquei todos os transistores, apenas estou usando um bc640 que creio eu q esteja bom, pois testei os tres q tinha com o multimetro e os dois funcionaram no canal que ta fungando.

como ja havia dito acima, sexta vou conseguir os BC640 e vou testar, porem acho q o problema n esta nesses transistores

grato a todos se puderem me ajudar

Compartilhar este post

Link para o post

hj, coloquei um CI que esta funcionando pro outro lado e ficou na mesma, ja n sei mais o que fazer e aonde mexer :(

Editado por quiksa

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...