Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Deleon

Dois dutos de 2" ou um de 4". AJUDEM!

Recommended Posts

Comprei recentemente dois subwoofers Fosgate P1 S4 8", o duto recomendado pelo manual é de 2" por 6" de comprimento, minha dúvida é se eu fizer uma caixa sem divisórias para os dois subs, posso usar um duto de 4" pelos mesmos 6" de comprimento, ao invés dos dois de 2"?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara.. dois dutos de 2" não equivalem a um duto de 4" não!

Andou faltando às aulas de matemática e geometria?

Compartilhar este post

Link para o post

Dica: Pegue uma caneta e uma régua.. desenhe um círculo de 20 cm de diametro.. depois desenhe dentro dele, dois círculos de 10cm de diametro.. e perceba a diferença ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso minha pregunta caro amigo, a equivalência ou volume dos dutos, serão equilibradas pelo comprimento, é essa minha dúvida qual o comprimento, e se altera o som no abitáculo do veículo?

Compartilhar este post

Link para o post

Não.. vai mudar totalmente!

Dá uma pesquisada sobre o assunto, ou calcula! Mas um duto de 4" não equivale a dois de 2"!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

A situação é a seguinte:

Comprei dois subs Rockford Fosgate P1 S4 8" e o manual pede uma caixa dutada de 18 litros com um duto de 2" por 15cm de comprimento, mas eu irei fazer uma caixa com uma câmara unica de 36-37 litros com um único duto, gostaria de saber se tem algem aqui no forum que faz esse cálculo ou faz algum projeto do tipo caixas T-line como vejo no youtube, meu irmão comprou uma caixa com dois pioneer tsw257 que é assim .sao dois subs em uma caixa sem repartições e com 3 dutos de 3", perece que foi projetada por um cara chamado Ernani, te alguns vídeos da saveiro dele no youtube.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, um duto de 4'' equivale a 4 dutos de 2''. Pode fazer 1 duto de 4'' x 6'' para os dois falantes...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas no total são dois dutos de 2", um para cada falante, não 4 dutos.

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza achei o site www.webcalc.com.br, lá encontrei todas as formulas que precisava, é só digitar os valores e obter as respostas.

Ficou assim:

Dois dutos de 2" x15cm é equivalente a um duto de 3" x14cm, os volumes são iguais!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo so uma dica, faça uma separaçao nesta caixa , nunca se deve usar uma litragem unica somada, faça uma so caixa mas faça uma divisao interna entre elas... espero ter ajudado valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza amigo, por falta de informação técnica aqui no site acho que vou optar pela caixa de divisão interna com dois dutos de 2" por 15 cm, apesar de eu achar os dutos de 2" horríveis de feios...

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza amigo, por falta de informação técnica aqui no site acho que vou optar pela caixa de divisão interna com dois dutos de 2" por 15 cm, apesar de eu achar os dutos de 2" horríveis de feios...

deixe eles escondidos, ora bolas

aponte eles para um lugar q não seja a frente da caixa

Compartilhar este post

Link para o post

deixe eles escondidos, ora bolas

aponte eles para um lugar q não seja a frente da caixa

será q só eu lembro q vários projetos de dutadas o duto fica a 90graus do alto falante?

2 dutos de 2" não equivalem a um duto de 9" multiplicado por 3, somado 3, dividido por 10? Até onde a matemática e geometria da coisa me ensinaram era isso...

Compartilhar este post

Link para o post

será q só eu lembro q vários projetos de dutadas o duto fica a 90graus do alto falante?

minha caixa é assim, duto lateral, no topo

fica numa posição estratégica pra não ter como colocar alguma coisa na frente

:D

Compartilhar este post

Link para o post

Boa ideia, esconder os dutos, mas não afeta o desempenho dentro do veículo?

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo começou assim;

Visitando a ExpoBento ( Bento Gonçalves - RS) vi um peugeot 307 com dois subs fosgate de 8", daquele antigo com cone de papelão e emblema vermelho no centro, em uma caixa dutada, mas somente com um duto central, só deu tempo de perguntar se era sem divisória, o dono disse que sim, era uma câmara única de -+ 40 litros com um duto central, não consegui me informar do diâmetro e comprimento do duto, fiquei então na dúvida...???

Já tenho a caixa de 40 litros, em mdf de 18 mm, só não está montada pois procuro a informação sobre o tal do duto, acho que farei como manda o manual:- separar a câmara com divisória e colocar os dois (minúsculos dutos) de 2" mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

até agora não entendi o problema de seguir o manual, nem de direcionar o duto

se não quer ver eles e tem espaço livre pra cima da caixa (pelo menos uns 10cm) bota eles virados pra cima, no topo da caixa, e pronto

Compartilhar este post

Link para o post

Entrei em contato com a Rockford Fosgate,e eles me passaram o seguinte:

Um box dutado sem divisórias com um duto de 3" por 16 cm, sintonia da caixa 34 Hz. Farei a caixa depois posto um video com comentario do resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo so uma dica, faça uma separaçao nesta caixa , nunca se deve usar uma litragem unica somada, faça uma so caixa mas faça uma divisao interna entre elas... espero ter ajudado valeu

nao ajudou

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive outros projetos com dois, três subs em uma só caixa e nunca tive problemas, dá uma olhada nos projetos do Hernany no youtube, meu irmão usa dois tsw 257 em uma caixa sem divisórias e com 3 dutos de 3" e toca d+ (projeto do Hernany)

Compartilhar este post

Link para o post

o que ele quis dizer é, nunca some o volume de um falante sozinho, para usar com 2 falantes. Da sim para fazer uma única câmara para 2 subwoofers, porém precisa calcular para os 2, e não somar o volume dos 2.

Dutos de 2" são feios.... ai minha bola esquerda. E desde quando o duto precisa ser bonito? Se não gosta de redondo, só calcular um retangulo, as vezes um simples rasgo ( sério ) eu já testei e fica a mesma coisa. 1cmx15cm, fica invisível.

Compartilhar este post

Link para o post

O comprimento do duto retangular ficaria pequeno, fazendo com que o ar saísse muito rápido prejudicando as frequências mais baixas, mas já está resolvido, o pessoal da Fosgate respondeu meu e-mail, passaram até um gráfico mostrando uma simulação do sistema com frequência de 34 hz.

Compartilhar este post

Link para o post

nao ajudou

tbem noa entendi pq noa pode fazer uma caixa inteira

Compartilhar este post

Link para o post

Não é que não pode

mas se der uma mer** qualquer e um sub parar de tocar, o outro vai estar com todo volume da caixa "só pra ele", ai vai dar mer** GRANDE.......

Compartilhar este post

Link para o post

É um risco sim, mas dificilmente um subwoofer irá queimar se todas as ligações de potência e impedância estiverem corretas, e se queimar um subwoofer a percepção é imediata, quero dizer que a pessoa que está ouvindo percebe na hora, pelo menos é o que se espera, sem contar na confiança da qualidde dos produtos citados, mas com tudo há um risco sim!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...