Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Mike.Stanley

Morel Elate ou Focal 165WRC - Características e opiniões

Recommended Posts

Pessoal,

Vou montar um set duas vias em meu carro. Estou trabalhando no interior e viajo muito de carro, por isso pretendo colocar algo TOP para ouvir Rock, POp, MPB e até um pouco de eletrônica.

Estou em dúvida entre estes dois sets, Ambos tem valores próximos aprox. ( R$4500 a R$5000), mas pelo que li as características deles são bem diferentes, em especial os tweeters.

Um aguenta 180w, outro 80w, em compensação tem sensibilidade maior.

Sei que a melhor solução seria ouvir os kits, mas isso é inviável pois nenhuma loja tem eles instalados, e não tenho acesso a ninguém que tenha eles instalado no carro.

Alguém pode me ajudar falando um pouco sobre eles ? Alguém já ouviu ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso vai depender de todo o set que voce irá montar...

se vai comprar zero, opte pelo Elate novo que é melhor que o antigo. Senti uma melhora no arejamento e nos agudos mais abertos

A diferença principal, a meu ver, será nos tweeters. O focal tem mais extensao nos agudos, porém tem muita gente que nao gosta de focal por que nao escutou um set bem acertado, já que ele acusa ou "corneta" quando existe algo de errado. O morel tem um som mais warm, que prioriza um pouco mais a faixa de médios, e é mais fácil de adaptar a um sistema que o focal.

Ambos sao ótimos kits, resta saber qual é o seu gosto...

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca ouvi o Kit Focal WRC, mas já tive o Kit Focal Kr165, muito bom kit, mas como bem disse o colega acima, em sistemas não bem acertados, no meu caso é um exemplo, não gostei do Tw Focal exatamente nos agudos.

Tenho o Tw Morel Mt23, e hoje, se fosse escolher, pela assinatura sônica Morel, escolheria o Elate sem dúvida, é exatamente essa descrição, mais warm.

Compartilhar este post

Link para o post

Reforçando o que o dan falou, o resultado final vai ser uma combinação dos outros equipamentos com o kit 2 vias.

Se postar o que já tem ou o que pretende usar junto com o kit ajuda a galera a te orientar.

Minha experiencia (de entrada) com morel foi bem feliz, eu gostei bastante. Creio que o Elate deva soar parecido, mas com muito mais qualidade e com um mid mais parrudo. Pode esperar agudos confortáveis de se ouvir (sem fadiga e estridência nenhuma) e com muito detalhamento.

Compartilhar este post

Link para o post

A morel costuma de destacar pelos agudos mais macios... Peguei recentemente um Morel MDT30s, não é tweeter automotivo, mas estou adaptando, e é um tweeter sensacional, muito gostoso de ouvir... Na minha opinião, é um tweeter melhor que o focal para audição a longo termo... Talvez o da focal impressiona mais no primeiro momento, mas confesso que ouvindo 5 minutos um tweeter focal em volume alto me fez abaixar o volume porque estava doendo o ouvido... hehehe... ( mas isso foi o do V30. )

Mas pela experiência, e principalmente por ler muito a respeito de tweeters, eu sempre escuto falar que o Tweeter Morel é superior...

Se fosse no seu caso, eu iria de Morel Elate sem duvida alguma...

Compartilhar este post

Link para o post

A morel costuma de destacar pelos agudos mais macios... Peguei recentemente um Morel MDT30s, não é tweeter automotivo, mas estou adaptando, e é um tweeter sensacional, muito gostoso de ouvir... Na minha opinião, é um tweeter melhor que o focal para audição a longo termo... Talvez o da focal impressiona mais no primeiro momento, mas confesso que ouvindo 5 minutos um tweeter focal em volume alto me fez abaixar o volume porque estava doendo o ouvido... hehehe... ( mas isso foi o do V30. )

Mas pela experiência, e principalmente por ler muito a respeito de tweeters, eu sempre escuto falar que o Tweeter Morel é superior...

Se fosse no seu caso, eu iria de Morel Elate sem duvida alguma...

Tive essa mesma sensação com os Tw Focal.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre achei que faltava um "ar" a mais nos tweeters Morel...Mas ainda assim gosto deles, é um baita tweeter smooth...

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre achei que faltava um "ar" a mais nos tweeters Morel...Mas ainda assim gosto deles, é um baita tweeter smooth...

fácil de resolver com um bom acerto de crossover

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pelas respostas. Acho que pela facilidade de ajuste vou acabar ficando com o Morel mesmo. Alguém pode me ajudar se a diferença de preço pro Hybrid reflete em ganho de performance ?

Só estou com uma dúvida: 50w seriam suficientes para empurrar ele ? Meu irmão está na Alemanha e viu numa loja um Mcintosh MCC204 (4x50w) usado pra vender lá. Pensei em fazer biamp e seriam 50w para o tweeter e 50w para os woofers. O sub não decidi ainda, mas acho que ficaria mais fácil casar com um amp dedicado.

Não costumo ouvir som muito alto, mas um som mais alto em algumas músicas (como rock) vai muito bem.

A outra opção seria colocar um audison 5.1k. Em termos de qualidade, vale a pena o Mcintosh ou o Audison ?

Compartilhar este post

Link para o post

A outra opção seria colocar um audison 5.1k. Em termos de qualidade, vale a pena o Mcintosh ou o Audison ?

Resposta de cérebro ou de coração:

Cerebral: Audison 5,1

Caoração: Mcintosh

Compartilhar este post

Link para o post

Olha...

Eu não me atrevo a comparar o tw focal Berilium com nenhum outro tw das linhas da focal abaixo dele...

O tw Be é outro departamento.

Não ouvi o elate novo, mas a critério de comparação, não seria de se comparar o tw Be com o Supremo Piccolo então?

Compartilhar este post

Link para o post

Olha...

Eu não me atrevo a comparar o tw focal Berilium com nenhum outro tw das linhas da focal abaixo dele...

Não ouvi o elate novo, mas a critério de comparação, não seria de se comparar o tw Be com o Supremo Piccolo então?

:+1

E para mim, focal + mcintosh é um casamento que deu certo... A tal receitinha de bolo...

Compartilhar este post

Link para o post

Olha...

Concordo em tudo, O TW BE é outro departamento, difere totalmente de outras linhas. O WRC é o mesmo TW do Kit N7, eu iria de WRC.

Compartilhar este post

Link para o post

O celular cortou, tive um Elate antigo com o MT23, posso dizer que o Utopia é melhor em todos os quesitos e esse WRC é bem legal lá fora é tido como um Fun Kit tem uma pegada surpreendente. Menos "serio" que o N6 tem gente que ate o prefere.

Para compara-los teria que ser a linha supremo.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, pelo preço que você vai pegar, dáva para pegar um Tweeter ScanSpeak iluminator em... Que acho que nem se compara com nenhum Morel nem Focal...

O par de Tweeter sairia na faixa de 300 dollares.... R$600,00 se você conseguir trazer dos EUA...

Mais ai ficaria uma parada mais Frankstein, ficaria bom para Cross Ativo...

Compartilhar este post

Link para o post

Pra falar de WRC, aho que o Elate esteja um pouco abaixo (não em som, em escala de valores e "hierarquia" da marca).

Adoro a assinatura dos Focal, gosto de um set detalhado, com agudos extensos e corretos. No carro uso um kit Focal VR. DIfícil achar alguem que bata ele. A história do V30 ser estridente, bla bla blá, vem de sets mal casados. A eletrônica mal escolhida condena o kit. Alpine+Audison+Focal, é um set difícil de acertar, vide inúmero tópicos de gente que se desapontou com o kit da moda.

Quanto ao Elate, tive um MT23 antigo. Show de bola na faixa dos médio agudos, mas falta extensão nas altas. O contrário a se dizer dos Focal.

Um tweeter SS à altura dos Berilium (mesmo que o tweeter do kit WRC não seja o Be original) seria a série 7000, que sairia por volta de US$300 CADA, e lá.

Eu já ouvi a linha 6000, e não é essa Coca Cola toda. Não desmerecendo, mas não foi o que eu esperava.

Enfim, se quer minha opinião, vá de Focal, mas invista à altura no restante do Set.

Abs

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando....

50w por canal em biamp sao suficientes pra um kit ?

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando....

Depende...qual kit e qual amp?

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando....

Cara, acredito que pro focal sim, e pro elate ficaria devendo..

tive experiencia com ambas as marcas... e pra mim, morel só mostra sua cara com boa potencia..

hoje uso um kit montado com tweeter morel supremo picollo, crossover morel supremo e midbass diamond hex (que é bemm mais presente que os mids morel) pelo menos até a linha Elate pois o supremo nunca ouvi pra poder dizer.

A uns tempos atras só usava ele com um canal do mcintoshi mc431 que manda 100rms pra cada lado(manda mais), e o tweeter não aparecia, a partir do momento que eu bi-amplifiquei o kit a história mudou, nem parece os tws morel (linhas inferiores) que está tocando, pois esta presente, boa extenção, desce pra caramba... Pra vc ter uma ideia teve gente que ouviu qdo estava sem bi-amplificação e se decepcionou com o tw, hoje eu convidaria a mesma pessoa pra ouvir e ver oq esse tw é capaz com boa potencia...

agora focal não precisa de muita potencia, pra se mostrar, mas como todos disseram, é difícil de ajustar,e casar com os outros equipos e tbm cabeamento, mas nada que um BOM profissional da área não resolva,,, com mcintosh o focal casa muito bem

Ps: não sei se ajudei muito, mas foram minha experiências com as marcas e oq já ouvi nos carros de amigos com essas marcas tbm, como carro do Rick fvb com foval v30 e depois vr com mcintosh, do Rodrigão com mcintosh e utopia Be, do Triatleta Dan com focal Kps e mcintosh, e outros com morel mas não com mcintosh.

único carro que ouvi com mcintosh e morel foi o meu...

abraços

Editado por Guto-Black belt

Compartilhar este post

Link para o post

testa ué? o bom do MCC204 é que se ligar em bridge, vai pra 2x200w...Acho que pode até ficar melhor que fazer bi amp... aí depois vc junta e pega um MCC301 pro sub...

Já tive com morel (hybrid e elate) e também já montei com focal(KR e KPS), uso um MCC404 e mando 100w pra cada com cross passivo... ambos ficam bons... cada um com sua caracteristica

Compartilhar este post

Link para o post

eu gostei, deixou o som mais linear e com mais extensao de agudos. No aspecto negativo, não consegui tanto foco (este em comparação ao morel elate e hybrid)

Compartilhar este post

Link para o post

eu gostei, deixou o som mais linear e com mais extensao de agudos. No aspecto negativo, não consegui tanto foco (este em comparação ao morel elate e hybrid)

Rapaiz do céu... rsrs... Você deve ter um ouvido de Ouro em hehehe... Pelo som deve conseguir descobrir até a marca dos RCA e do cabeamento que o cara tá usando hehehehe...

Que bom que peguei o Clarion de você hehe, sei que você só pega coisa boa, mesmo tendo trocado ele pelo DRZ ( obviamente, até eu trocaria se eu tivesse grana... hehehe )

Compartilhar este post

Link para o post

Ganhou arejamento e perdeu foco...Entendi.

Que cabos acompanhavam o set?

Compartilhar este post

Link para o post

speaker chord carnival silverscreen

mids absolute wave ultra e depois van den hul inspiration

rca sub nordost blue heaven

speaker sub absolute wave ultra

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...