Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
felipego

[New Civic] Proxima Etapa: Acabamento no painel.

Recommended Posts

Quanto ao foco, realmente se os mids estão posicionados para as pernas, precisão na imagem será dificil...

Quanto as fases, de repente uma das fases do tw deve estar errada, tem q testar mesmo, pois fica dificil falar algo.... mas pelo oq vc ta falando, pode ser isso.

Comigo, se eu inverto as fases do tw, a imagem meio quebrada, sem profundidade, instrumentos borrados, darkside horrível... enfim tudo confuso. Coloco corretamente, e tudo fica claro, focado!

Ou ainda, um novo cabo RCA pode ajudar, que seja bom de imagem, pode ser uma boa compensação ai... que cabo vc usa?

Abs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao foco, realmente se os mids estão posicionados para as pernas, precisão na imagem será dificil...

Quanto as fases, de repente uma das fases do tw deve estar errada, tem q testar mesmo, pois fica dificil falar algo.... mas pelo oq vc ta falando, pode ser isso.

Comigo, se eu inverto as fases do tw, a imagem meio quebrada, sem profundidade, instrumentos borrados, darkside horrível... enfim tudo confuso. Coloco corretamente, e tudo fica claro, focado!

Ou ainda, um novo cabo RCA pode ajudar, que seja bom de imagem, pode ser uma boa compensação ai... que cabo vc usa?

Abs

Eu uso um technoise tz, mas nunca tive problemas com foco... depois que trocou o mid que desfocou, por isso acho que seja a polaridade invertida... vou ter que fazer uns testes e ver... hehehe... amanha eu vou resolver isso de vez... kkkk...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já percebi o que é que não tá deixando o foco ficar perfeito! Eu não sei se é o atenuador do crossover, ou se é o próprio Tweeter, eles estão tocando com uma diferenciazinha no volume... Bem pequena mesmo, você sente quando muda o balance de um lado para o outro, de um lado fica mais abafado no outro mais solto... Estou tendo que deixar um Tweeter em 0db de atenuação e o outro em -2db, mas mesmo assim parece dar uma diferença de 1db ou algo proximo disso. ( o ideal era ser atenuado em 1db.. )... Quando eu mexo no crossover, parece que de um lado atenua mais que no outro lado...

o jeito de deixar 100% vai ser ou fazer ativo, ou fazer um atenuador L-PAD. O duro é saber certinho quantos DB tá dando de diferença para eu arriscar um L-PAD... acho melhor deixar para consertar isso quando eu fizer ativo..

Compartilhar este post

Link para o post

Cara tu estás com um baita conjunto em mãos e com um cross bemmm meia boca...

Pq vc não faz um par de cross exclusivo para o teu conjunto????

Não vai sair os olhos da cara, e vai ficar muito melhor...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara tu estás com um baita conjunto em mãos e com um cross bemmm meia boca...

Pq vc não faz um par de cross exclusivo para o teu conjunto????

Não vai sair os olhos da cara, e vai ficar muito melhor...

por uns 200 cruzeiras, já vira coisa bem melhor que esses x-overs.

Compartilhar este post

Link para o post

Pô... Mas ai já compensa eu fazer CrossAtivo... Dá um controle maior sobre tudo, sobre tempo, dá para centralizar o palco legal...

Compartilhar este post

Link para o post

Galera! Chegaram meus Cabos Chord Leyline 2... Ainda não testei, mas ele não é nada flexível heheeh... parece ser bem resistente essa proteção dele, tem excelente construção!

Compartilhar este post

Link para o post

Pô... Mas ai já compensa eu fazer CrossAtivo... Dá um controle maior sobre tudo, sobre tempo, dá para centralizar o palco legal...

Sou suspeito pra falar disso. Sempre usei ativo.

Menos no meu kit Arlen Linear Stage!Em 1999 [^]

Editado por Boccotte

Compartilhar este post

Link para o post

Já falei para ele ligar um capacitor no tw que vai tocar melhor.... :P

E agora com os cabos monta certinho seguindo polaridade para verificar as fases, que pode ser também que o mid está com fase diferente dos tw´s, é um teste para fazer.

Editado por MDIANA

Compartilhar este post

Link para o post

Mas para tu partir para o ativo, vai precisar adicionar mais um amplificador, com custo superior ao de um cross bacanão para teu kit.

Compartilhar este post

Link para o post

Já falei para ele ligar um capacitor no tw que vai tocar melhor.... :P

E agora com os cabos monta certinho seguindo polaridade para verificar as fases, que pode ser também que o mid está com fase diferente dos tw´s, é um teste para fazer.

Quando tu escutar de novo leva um parzinho de cap no bolso e coloca para ele..

Ele muda de idéia no ato....

Compartilhar este post

Link para o post

Mas capacitor de eletrônica mesmo? esses comunzões? até onde eu sei o pessoal usa esses capacitores que custam o olho do c* hehehe...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas capacitor de eletrônica mesmo? esses comunzões? até onde eu sei o pessoal usa esses capacitores que custam o olho do c* hehehe...

Comum mesmo, só para testar e guarda meu mid nar ai.

Compartilhar este post

Link para o post

Comum mesmo, só para testar e guarda meu mid nar ai.

Opa! é seu então... hehehe...

depois eu levo ai para você... hehehehe...

------

Galera... pedi o cabo dia 20.05.2013 na FutureShop e chegou hoje... 01.06.2013... menos de duas semaninhas... super rapido, não pegou imposto, declararam o valor certinho do cabeamento no pacote sem o frete...

O cabo aparentemente é bem resistente, é revestido com um material que parece um PVC, bem duro mesmo, nada flexível... e o cabeamento positivo e negativo é revestido com um outro material tambem que não é flexível, é tambem parecido com um PVC... um tanto quanto complicado de abrir o cabo, o que é bom, mas pode ser complicado na hora de instalar...

O filamento do cabo, é uma mistura de um fio bem prata mesmo, e dentro desse fio prata tem o fio marrom, de cobre...

Chord Leyline 2 16 AWG.

img20130531191252.jpg

img20130531191237.jpg

img20130531211940.jpg

Editado por felipego

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz alguns testes aqui em casa, usando uma caixa acustica da Sony com 2 midbass e um Tweeter da NAR, em mono mesmo, apenas testando um canal...

Usei 3 cabos... Chord Leyline 2, o cabo paralelo comum, e o Mdiana me sugeriu para utilizar cabo de rede, um cabo para cada polo, então fiz o teste com um cabo de rede comum aqui...

Medindo a resistência, tanto o paralelo, quanto o cabo de rede deram 1.2 ( deixando o multimetro no 200 ), e o Chord deu 1.0. quanto a construção o Chord tem muitos filamentos, é um cabo bem prata mesmo, ao contrário do cabo de rede e do paralelo que são na cor cobre mesmo...

Sonoridade.

O cabo paralelo é esses comunzões 16 awg, a sonoridade é comum... Não é um cabo de péssima qualidade, não piora o som, mas não melhora...

Cabo de Rede - > subiu o som em geral, aumentou o volume, parece que deu um pouco mais de pegada no audio.

Chord Leyline 2 --> O cabo de rede parece que deu mais pegada que ele, no entanto esse se saiu melhor nos agudos, parece que dá mais detalhes nos médios e agudos, no entanto o cabo de rede se sai melhor nos graes...

Mas já avisando, que a diferença que eu percebi tratando-se de cabos speakers são apenas em detalhezinhos... Imperceptíveis para qualquer um, mas um audiófilo consegue perceber algumas diferenciazinhas..

Compartilhar este post

Link para o post

Vc fez um pequeno teste e sem muita pretensão.. e viu/ouviu, por mais que seja apenas detalhezinhos, como vc mesmo disse...

Se vc faz um teste mais sério, com todos os ajustes, percebe-se facilmente as diferenças entre os cabos.

Eu com seu equipamento, faria ativo para ver qual corte ficaria melhor... depois faria um cross dedicado, e ficaria apenas no passivo. Esses equipamentos merecem uns bons crossovers! rsrs

Abs

Editado por STL

Compartilhar este post

Link para o post

Vc fez um pequeno teste e sem muita pretensão.. e viu/ouviu, por mais que seja apenas detalhezinhos, como vc mesmo disse...

Se vc faz um teste mais sério, com todos os ajustes, percebe-se facilmente as diferenças entre os cabos.

Eu com seu equipamento, faria ativo para ver qual corte ficaria melhor... depois faria um cross dedicado, e ficaria apenas no passivo. Esses equipamentos merecem uns bons crossovers! rsrs

Abs

O que eu percebi é que o CHORD não parece ser um cabo bom para graves... é melhor que o paralelo, mas o cabo de rede se saiu melhor nisso, mas nos detalhes se saiu muito bem... Vi uns testes insanos com cabos de rede CAT5 e CAT6... Quando trançados perfeitamente viram um excelente cabo de audio!

STL, o problema é que meu carro está dando diferença no TA entre o Tweeter e o midbass... Portanto acredito que terei que usar Ativo para conseguir centralizar focar certinho...

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu usava ativo no mid e tw, era bem mais fácil acertar/centralizar o palco/voz no centro. Ligava somente os tws, regulava, centralizava. Ligava somente os mids, regulava, centralizava. Ligava tudo, dava um ajuste fino e pronto. As vezes por mais que tentava centralizar o palco, sempre puxava um pouco para o lado do motorista.... eu jogava o balance um pouquinho pra lá (para o passageiro) e pronto! Na mosca!

Agora uso crossover. Bem mais difícil conseguir o foco e centralizar, por essa mesma razão que vc fala... o T.A do mid, não é igual o T.A do tw.... a distancia é parecida (ou não, depende do carro, no meu é...)

O que fiz? Coloquei os tw's em suportinhos articulados com parafuso na coluna, ou seja consigo movimentá-los. Então tentei ao máximo centralizar, ai eu fui mudando de posição os tw's até achar o ponto ideal.. mudava apenas um de posição, ou o outro... ia testando.... quando achei o ponto certo, prendi o parafuso, eles ficaram paradinhos nos lugares onde eu deixei e pronto.... Depois só foi brincar com cabos com melhor resolução de imagem (RCA's)... e agora estou fazendo upzinhos no cross, para dar ainda mais foco, tocar melhor, melhorar ainda mais o palco, e etc etc etc...

O que quero dizer: tente mudar de posição os tw's, qualquer mudança/viradinha de posição já vai afetar no palco.. as vezes, quando não tem jeito mesmo, jogue o balanço um pouquinho para o passageiro.. vai tentando. Quem sabe não acerta!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! é seu então... hehehe...

depois eu levo ai para você... hehehehe...

------

Galera... pedi o cabo dia 20.05.2013 na FutureShop e chegou hoje... 01.06.2013... menos de duas semaninhas... super rapido, não pegou imposto, declararam o valor certinho do cabeamento no pacote sem o frete...

O cabo aparentemente é bem resistente, é revestido com um material que parece um PVC, bem duro mesmo, nada flexível... e o cabeamento positivo e negativo é revestido com um outro material tambem que não é flexível, é tambem parecido com um PVC... um tanto quanto complicado de abrir o cabo, o que é bom, mas pode ser complicado na hora de instalar...

O filamento do cabo, é uma mistura de um fio bem prata mesmo, e dentro desse fio prata tem o fio marrom, de cobre...

Chord Leyline 2 16 AWG.

img20130531191252.jpg

img20130531191237.jpg

img20130531211940.jpg

chegou rápido mesmo... eu comprei um cabo ótico lá com eles que eles enviaram dia 8/5 que ainda não recebi.

quanto ao cross passivo vs ativo, cada um tem sua vantagem e desvantagem... eu gosto dos 2...

Compartilhar este post

Link para o post

Chegou rápido ein.

Cara hoje liguei meu kit 2 vias improvisado aqui em casa...

E percebi que a fase de um dos lados estava invertida, não estava focando também...

Percebi ouvindo... mas você pode baixar o cd de testes da iasca ou algum outro que tenha teste de fase.

É facil você perceber e corrige na hora.

Se for questão de polaridade é facil arrumar.

Compartilhar este post

Link para o post

Polaridade não é tão facil assim de perceber ouvindo o CD de teste... hehee.. eu tenho o CD de teste, mas é fo** perceber qual falante tá invertido tal... dá uma diferença no som sim, mas lembrando que são 4 componentes, ou seja, 2 tweeters, 2 midbass... imagina se tem 1 tweeter invertido e um mid invertido... vira uma confusão só hehehe... Ou se os 2 mid's estão invertidos, fica fo** tambem...

Eu acho que só vou conseguir corrigir tudo quando fizer ativo e refazer todas as ligações!

Compartilhar este post

Link para o post

Polaridade não é tão facil assim de perceber ouvindo o CD de teste... hehee.. eu tenho o CD de teste, mas é fo** perceber qual falante tá invertido tal... dá uma diferença no som sim, mas lembrando que são 4 componentes, ou seja, 2 tweeters, 2 midbass... imagina se tem 1 tweeter invertido e um mid invertido... vira uma confusão só hehehe... Ou se os 2 mid's estão invertidos, fica fo** tambem...

Eu acho que só vou conseguir corrigir tudo quando fizer ativo e refazer todas as ligações!

Eu não achei tão dificil...

Percebi quando era uma música com voz feminina e muito metal de bateria...

O tweeter não tava focando, foi só inverter um dos tweeters no cross que tava trocado.

Eu inverti direto no amp mas aí arrumou o tweeter e inverteu o midbass, ou seja, não era o kit todo invertido era só o tweeter.

Compartilhar este post

Link para o post

2 Coisas, só para informar a galera, o tópico tá parado até eu conseguir vender ou trocar meu audiophonic para pegar um amp para fazer crossativo... ai deixo o mosconi no bi-amp...

Galera, agora os falantes estão amaciados...

Esse ScanSpeak realmente é nervoso! Sem dúvidas o melhor midbass que já ouvi... Recomendo fortemente! Não ouvi uma gama tão grande assim de midbass, mas em casa eu tenho midbass da B&W ( tanto o de Kevlar quanto o de papelão mesmo ), e já ouvi o mid do V30 tocando, além dos NAR...

O ScanSpeak é extremamente equilibrado, DESCE muito, tem o FS em 39hz, então eu deixei ele em Full... Digo que não precisaria de subwoofer no carro. Obviamente que não teria aquele grave extenso, mas a definição dos graves é perfeita, não embola, mesmo em musica que tem bastante grave e tal...

Realmente seria um crime cortar esse midbass em 50hz, parece que tá limitando algo nele... ele desce bem mais que isso... diria que um corte bacana para ele, seria algo em torno de 40-45hz, mas desnecessário o corte HP, pelo que eu vi até agora..

O tweeter da Morel, impressiona nos detalhes dos agudos, o problema é o tamanhão dele, mas é muito bom... eu cheguei a ouvir o VIFA do Mdiana, e preferi o som do meu Morel...

Eu acho que esse SET bem acertado vai ficar muito bom! só falta eu conseguir acertar o TA, que tá impossível com o Cross Passivo... Realmente tem muita diferença no TA dos tweeters para o do midbass... então tá sempre torto o TA...

O jeito e jogar o balance para a direita em 1R que já melhora um pouco... hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Felipe,

Mas não tem crime algum em usar o balance para ajustar isso. O problema em acertar o TA provavelmente é pela diferença de distancia entre tw e mid. Já tentou ajustar primeiro o TA pelo MID, ligar os tw novamente e ajustar levemente até agradar???

Aqui troquei os Cross NAR pelo do kit German Maestro Epic, mesmo ainda estando com os mids NAR e gostei do resultado. Pelo corte ser mais alto, amenizou um pouco os tw polk (que são bem mais sensíveis que os mids NAR). Até os mids ganharam mais pegada.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...