Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
pwpp

Dúvidas no mundo TRIO

Recommended Posts

Pessoal, andei pesquisando um pouco melhor sobre esse mundo TRIO, porém, fiquei com algumas dúvidas...

Por ex. naquele post inicial do TRIO (aqui no fórum mesmo), eles falam do set:

• 2x 10pw7
  • 2x ST200
  • 2x D250X

Minhas dúvidas são:

No trio, existe litragem de caixa?

Posso instalar "(sub)/woofer-driver-tweeter" na mesma caixa sem separação?

Por que alguns utilizam sub ao invés de woofer? (somente a diferença de som para fora e som para dentro, woofer, subwoofer, respectivamente?)

Existe casamento de impedância nos drivers e tweeter? Por ex. ligar tweeter 8ohms em paralelo com driver 8ohms resultaria em 4 ohms? Ou somente com equipamento iguais?

Estava pensando em fazer um set parecido com o acima, entretanto, com somente uma unidade de cada. Será que ficaria bom? Seria +- para um plug'n play de casa e carro.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Claro que existe VOLUME "litragem não existe em canto nenhum" e cada um tem que estar separado , ou no caso de St e driver podem ficar na mesma camara que os Af mais bem vedados pra não vazar ar e considerando o volume ocupado por eles .

Sub som interno , Woofer externo.

Casamento da impedancia apenas entre os que tocam as mesma frequencias .

Melhor que isso ai , um Kromus 12" 300w 4ohms com uma D220ti , corta o driver no capacitor mesmo e liga numa Sd250.2 em trimode,

Ta feito a caixinha da cachaça do domingo hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, artsompb, obrigado pelas respostas...

Eu uso volume na minhas conversas, porém ninguém entende, ai fiquei "meio" acostumado a usar "litragem" hehehehe....

Mas por que que nos tópicos (TRIO) ninguém fala assim "meu sub vai ficar em uma caixa com 67 litros", por exemplo, diferentes dos SQ, SQPL e SPL, etc? Somente "minha caixa vai ter um woofer XXX, driver YYY e tweeter ZZZ", nada de volume de caixa.

Ligação tri-mode é aquela que usa stereo e bridge ao mesmo tempo né...

Compartilhar este post

Link para o post

Descrição de Set , porque infelizmente a maioria não sabe nada sobre caixas e pensa que quantidade é qualidade .

Trimode isso mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, mas então, deve calcular o volume das caixas tanto para woofer quanto para subwoofer, correto?

Outra coisa, se utilizar D220ti não necessitaria de um super tweeter (por ex. ST200)? Não haveria nenhum "burraco" na faixa de frequência?

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, mas então, deve calcular o volume das caixas tanto para woofer quanto para subwoofer, correto?

Outra coisa, se utilizar D220ti não necessitaria de um super tweeter (por ex. ST200)? Não haveria nenhum "burraco" na faixa de frequência?

vou me meter aqui um pouco, digamos que essa d220ti (driver titanium) seja um conjunto de driver com tweeter

exemplo usando driver d250x + tweeter st200

resposta de frequência driver seria em torno de 700hz a 9Khz

e a resposta do tweeter seria de 9000 ao infinito e além

e com uma d220ti sua resposta de frequência seria de 1000hz até uns 22Khz (acima de 22Khz não seria mais audível ao ouvido humano) me corrija se estiver errado artsompb...

Compartilhar este post

Link para o post

Corrigindo, um ser humano com menos de 25 anos e audição intacta, malemá consegue ouvir 20khz. A média gira nos 18khz.

Som de PA (dos profissionais MESMO), quase sempre é cortado em 16khz.. pq acima disso é só clipping pro tweeter/titanium e fadiga auditiva.

Sabe o que tem acima de 12khz?

Emocionante, não? Aposto que após os 16khz vc não conseguiu ouvir quase nada, independente do teu sistema! É normal isso ;)

Um prato de bateria, que é considerado bem agudo, chega no máximo aos 16khz!

Confira:

2024_FreqGraph.gif

...em resumo, esse papo de "20khz, 25khz, 30khz"... é o famoso Pega-besta!

Toque bem até os 16khz que todo mundo vai elogiar, ninguém vai sentir falta de NADA!

• Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post

Caracas.... que legal... huaehuaehuhua, eu ouvi até 19kHz, a partir dos 19.5kHz não ouvi mais nadaa uhaehuhuaehuae

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...