Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
technoserver

Novo Projeto p/ Uno - Bandpass Isobarica 6a. ordem

Recommended Posts

Então gente, no momento estou com 2 x pioneer 309 d2 ligados em um BB-3600GL cada um em uma caixinha de 38 litros com dutos sintonizados em 50hz virados para o banco traseiro conforme a foto abaixo:

408vl.jpg

Note que atras do suporte do módulo fica a bateria extra (por isso não sobra espaço para caixas maiores) e eu não quero que a caixa das cornetas fiquem mais alto que isso para não atrapalhar a visibilidade.

Até que estou feliz com o resultado, porém gostaria de melhorar o rendimento dos equipamentos que eu já tenho sem ocupar ainda mais espaço traseiro.

Então o que pensei: Saem as duas caixas de 38 litros (cada uma com L35 x A40 x P35) e entra uma bandpass de 6a. ordem (com L70 x A40 x P38) com os dutos virados para o fundo do carro.

Abaixo a simulação no WinISD:

simulacaoi.jpg

E então, o que acham, será que vou sentir melhora mudando de duas caixas dutadas de 38 litros para uma só BP6a isobárica com os mesmos 2 subs?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa sua BP tá com sérios problemas de fase entre as câmaras.

6dB de queda entre aprox 43-75Hz.

Sem falar nesses volumes escolhidos aí... tá tudo errado.

Não existe BP6a ordem minúscula. Elas ficam bem maiores que as dutadas. Quero nem ver o group delay...

Compartilhar este post

Link para o post

Então, não vejo razão alguma para uma isobárica aí. Em tese há uma redução de volume da caixa, que, na realidade, não existe, pois os dois subs ocupam muito espaço. E você despeja o dobro da potência pra ter o rendimento de um único falante.

O máximo que eu faria é a 4a ordem recomendada pela própria pioneer. Que ocupa mais espaço que a sua dutada.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de uma ajuda no projeto se fosse possível, pois não ligo tanto para a qualidade (para qualidade eu sei que o meu sistema está MUUUUITO longe e eu teria que comprar TUDO novo).

Gostaria mesmo é de mandar ver no SPL (Acho que deu pra ver). Será que uma dutada isobárica de 80 litros tocaria MAIS (não melhor) que duas dutadas de 38?

O problema é que o espaço disponível é de apenas +-80 litros e os alto falantes são estes aí, rsrrss.

Não quero gastar nada. Se possível, apenas usar o MDF que já tenho aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, sem ocupar mais espaço, sem gastar mais, fica meio complicado tirar muito mais daí..

Band pass para o seu objetivo acho bastante desnecessário.. A melhor solução seria uma dutada bem acertada..

Só que sem ocupar mais espaço, fica difícil

Compartilhar este post

Link para o post

Se é assim, se eu vender os 2 309, consigo comprar algum outro sub, que em uma caixa de até 80 litros toque mais que os 2 pioneer que hoje eu tenho?

Compartilhar este post

Link para o post

Bastante difícil..

Do que vc não está gostando neles?

Já experimentou uma selada? Tenta tampar os dutos e ve como fica..

Compartilhar este post

Link para o post

cara, já testei selada e toca muito menos... muito mais plano, mas sem SPL. Como eu disse anteriormente, queria aproveitar ao máximo meu investimento, e impressionar com o porta mala fechado ou aberto. Mas pelo visto CxB melhor que 2 309 + BB3600GL está difícil.

Compartilhar este post

Link para o post

o problema não está nem no custo benefício, e sim na falta de espaço para uma caixa de acordo..

Compartilhar este post

Link para o post

impossivel com 300 reais 1 sub tocar mais q um par de pioneer, tenta fazer um milagre e aumenta essa caixa ai pra 45l livres....Alem de que apenas um sub nao iria casar com tua 3600gl tbm

Compartilhar este post

Link para o post

O jeito é fazer uma reestruturação no pm..

Colocar a bateria no estepe, fazer outra caixa e tirar quantos litros conseguir do pm

Compartilhar este post

Link para o post

cara to montando um som no uno tambem , minha caixa da dando 50 litros bruto pra cada falante no caso bomber upgrade , fiz ela retangular , tenho uma bateria atras dela que no caso vai entrar mais uma . da caixa ao tampão tem espaço pra entrar corneta . talvez se ergue o tampão vai ser coisa de 2 cm no maximo . se você quer fazer render mais o seu som , acredito que vai ter que mudar todo o porta malas

Compartilhar este post

Link para o post

é, acho que o jeito é reestruturar o PM mesmo. Valeu a ajuda pessoal, pena não ter outras opções mesmo.

Acho que vou economizar para comprar 2 Cadence S2W12D4:

FO: 38.848 Hz

QMS: 4.505

QES: 0.560

QTS: 0.498

ERM: 0.0

CMS: 167.457 uM/N

MMS: 100.230 gr

MMD: 96.416 gr

NO: .300%

BL: 8.869 T/M

SPL: 93 dB

VAS: 29.629 L

RE: 3.6 Ohm

SD: 352.990 cm

XMAX: 24.5

http://cadencesound.com/content/S2W12.pdf

E comprar um módulo classe D que toque 1200RMS em 1 Ohm para tocar os dois.

Acho que se eu vender os subs e o módulo vou ter que desembolsar muito pouco para comprar estes.

Compartilhar este post

Link para o post

cara to montando um som no uno tambem , minha caixa da dando 50 litros bruto pra cada falante no caso bomber upgrade , fiz ela retangular , tenho uma bateria atras dela que no caso vai entrar mais uma . da caixa ao tampão tem espaço pra entrar corneta . talvez se ergue o tampão vai ser coisa de 2 cm no maximo . se você quer fazer render mais o seu som , acredito que vai ter que mudar todo o porta malas

Se puder me passar as medidas do seu projeto eu agradeceria.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse Cadence tem área de cone de um subwoofer de 10" !

Compartilhar este post

Link para o post

Esse Cadence tem área de cone de um subwoofer de 10" !

Poxa, achei que os parâmetros eram bem razoáveis pelo preço que se paga, e achei o XMAX dele cabuloso, acho que compensa o SD menor! Mas se tiver outro custo benefício bom agradeceria uma indicação.

Compartilhar este post

Link para o post

minha caixa tem 39 de altura por 35 de fundo e 92 de largura , só que fico bem encostada na porta da mala , a tela do bomber fica coisa de 2 milimitro de distancia da lata . mais tirando a tela fica cerca de uns 3 a 4 cm . atras esta uma bateria de 60 am comum . da caixa ao tampão como ele é original do carro ele tem akele acabamento da frente , ignorando ele pegando do tampão reto . sobra coisa de 19 cm . acredito que caiba uma corneta dessa altura caso não caiba é só subi mais e onde apoia o tampão faze um calço algo pra subi ele. caso queira ver nesse video

nos 3:46 mostra a caixa , esse video foi gravado na camera a imagem é melhor porém não pega grave Editado por Marcos pedro

Compartilhar este post

Link para o post

engraçado, com os mesmos 35cm de profundidade, não cabe uma bateria atras da minha caixa, mesmo se eu encostar ela na tampa do PM (já tentei). Minha bateria tem 18cm de largura.

Compartilhar este post

Link para o post

Aconpanhado

e os teu upgrade ta fraco de mais marcos

1 painer meu toca pelos teus 2 de 12'' :vts :vts :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Aconpanhado

e os teu upgrade ta fraco de mais marcos

1 painer meu toca pelos teus 2 de 12'' :vts :vts :vts

eu sei que ta fraco , quem falo pra ti que ta regulado ai? hehee a regulagem hoje é completamente outra , excurciona a mala bunito de ver vidro da frente com apenas 200 rms cada um . agora aguarde sabado que vem quero ver se vão toca bunito mesmo . dad ta vindo ai rapaz .

Compartilhar este post

Link para o post

eu sei que ta fraco , quem falo pra ti que ta regulado ai? hehee a regulagem hoje é completamente outra , excurciona a mala bunito de ver vidro da frente com apenas 200 rms cada um . agora aguarde sabado que vem quero ver se vão toca bunito mesmo . dad ta vindo ai rapaz .

E você ainda liga pro que o Allan fala quando ele compara algo com pioneer ? :vts

Compartilhar este post

Link para o post

da pra fazer uma caixa com 90lts brutos, câmara única e fazer um suporte na própria caixa pra caber a bateria. ficaria com aprox 42lts pra cada sub. já vi isso e ficou muito bom, tocando bem pra fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...