Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
elias.alberto

SPL pra iniciante, tocar pra fora às vezes, gastar o mínimo possível&#

Recommended Posts

Nunca tive um som decente no meu carro. O máximo que fiz foi jogar uma caixa de som residencial antiga no porta-malas e ficar feliz com a melhoria no som. Portanto, não riam de minhas pífias aspirações, já serão uma melhoria considerável pra mim.

Pro dia-a-dia gosto de um grave redondo, cheio, sem miséria, mas nada de disparar alarmes. Eventualmente, posso também querer abrir o porta-malas para tocar pra fora (buteco ou chácara), mas nada excessivo. Não quero abafar o som dos outros e incomodar o quarteirão inteiro, só quero me divertir.

Visto que a "viatura" é um humilde gol bolinha, seria ridículo gastar demais no som. Acabei de ganhar um módulo hbuster hbm-t200 (2x75w rms em 2 ohms). Então, tracei o seguinte plano:

Dois módulos SD200.2D. Cada um tem dois canais de 100w RMS a 2 ohms e sai por razoáveis 85 dilmas na connectparts. Botar um módulo por conta de cada sub.

Dois subs 12" Spyder Street 700 2+2 ohms 175w RMS. O mais barato que encontrei com bobina 2+2 ohms, tem uma boa sensibilidade (92db salvo engano), vai permitir que eu extraia bastante dos módulos porque a impedância vai casar (um módulo por sub, um canal por bobina), e ainda assim vai dar uma folguinha de 25w pro módulo. 80 dilmas cada na connectparts

Par de cornetas: a mesma loja que já citei vende cornetas "profissionais" de 100w rms e 8 ohms por 35 reais, pensei em pegar um par e botar o módulo HBM T200 pra tocar elas. O problema é que elas são de 8 ohms, então aproveitaria meros 25w de cada em 8 ohms. Andei procurando cornetas de 4 ohms e encontrei a Bomber DB200 de 80w (dos quais eu aproveitaria 40), mas não tenho opiniões sobre ela. Tem na Telsom299 o driver por 26, mas como eu teria que pagar outro frete sairia uns R$40 mais caro do que as genéricas já citadas.

Som de painel: não pretendo trocar. Nem uso CD, só o celular mesmo.

Caixa: pretendo comprar a madeira e fazer uma dutada, seguindo recomendações do fabricante.

Minhas dúvidas:

- Pra um som básico sem intenção de fazer barulho demais, o sistema tá OK ou tá superdimensionado? Talvez fosse suficiente fazer metade disso e o som não ficaria fraco demais.

- Considerando que as cornetas são muito mais sensíveis do que os subwoofers (110db versus 92db, portanto produzem 64 vezes mais som se consumissem a mesma potência), vale a pena largar as genéricas de especificações desconhecidas pra pegar as Bombers de 4 ohms? Ou tem alguma outra sugestão na mesma faixa de preço?

- Sem fugir muito do custo das peças apresentadas, que modificações sugeririam?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

2 Pioneer 309 + Bbuster 3600gl

Sd250 + 2 d200 + st 200

Bateria de 100Ah + cabeamento + caixa

Edit. erros de português..

Editado por Alto Sound

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que se eu fosse você tentava gastar um pouquinho a mais, ou se caso não tem o $$ agora esperar mais um pouco para pegar

algo com uma qualidade melhor.

oque o carinha ai falou também sou apto a ideia dele...

um gasto meio que "custo beneficio" e você terá um som com uma qualidade MELHOR.

Compartilhar este post

Link para o post

como o intuito é gastar bem pouco mesmo, pega um sub só, de 12" mas que seja ao menos bom! esse spyder ai é complicado. um amp pra ele e um par de 6x9 pra ligar nesse seu hbuster.

Compartilhar este post

Link para o post

Pioneer 309: R$170 x 2

Bbuster: R$300

Sd250:R$160

Dois d200: R$130

st200: R$40 x 2

Total: R$1010

O sistema que eu tinha em mente:

Street 700: R$80 x 2

Soundigital sd200.2d: R$85 x 2

Cornetas: R$40 x 2

Módulo das cornetas: já tenho, hbm t200

Total: R$410

Alto Sound, com certeza o sistema que você sugeriu ficaria bala demais, mas é o dobro do que eu posso gastar. :)

Editado por elias.alberto

Compartilhar este post

Link para o post

LeonardoAmaral, essa é outra opção que tenho contemplado. Talvez eu aguarde juntar mais grana, mas como devo ir pro exterior não queria gastar muito por agora então o projeto seria adiado um ou dois anos. Ou então faço metade do que foi sugerido pelo Alto Sound, que ficaria mais próximo do orçamento que posso dedicar pra isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Então Elias, é um pouco acima do dobro, porem você vai ter um som que irá lhe atender com um custo consideravelmente "baixo" mais com uma Qualidade muito melhor que oque você está em mente....

tipo eu estou também louco para montar meu 1º som porém quero algo com qualidade e umas batidas maneiras, estou estudando as possibilidades, preços, tbm estou muito justo na questão financeira vou esperar

oque poder comprar no $$ o resto bota no crédito hehe.

acho que vale mais apena.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Dudu Andrade, o que tem de errado com este sub? Além dos "míseros" 175w RMS, claro.

eu tava olhando ele aqui, se bobear um par de 6x9 em caixa dutada e bem alimentado toca mais que ele! com os R$200 que vai investir nele da pra pegar fácil um bomber upgrade de 12". e com certeza vai tocar melhor que 2 spyder street.

e com a grana das duas sd200 da pra pegar uma sd250! ao invés das cornetas vc compra um par de 6x9 xing ling, booster, roadstar, powerpack... são bons e baratos.

Compartilhar este post

Link para o post

Coloca um sub só ,

Eu tinha na minha pajero esse set e me atendia bem demais..

1 pioneer 309

1 T500

2 d200

2 st selenium

1 t350.4

No seu caso indicaria,

1 bomber upgrade 12 +- 200,00

1 sd250 - 165,00

1 driver d200- 60,00

1 st - 40,00

E usa o seu modulo hbm t200 pra tocar os medios e agudos do sistema, futuramente você tem a opção de um upgrade sem perdar nada da sua compra, e um bomber up grade bate mais que dois street 700 mesmo ele estando em um sd250. Não se esqueça que em qualquer montagem dessa voce tem que colocar os custos com caixa e instalação. Também vi uns bravox com preço bom, agora basta saber com o pessoal do forum se eles são bons, porém ainda confio no upgrade.

Editado por astra2003

Compartilhar este post

Link para o post

É uma boa opção, astra2003! Penso seriamente em pegar apenas um subwoofer, conforme recomendação sua e dos demais. Se eu achar insuficiente, dobro o sistema todo no futuro. A escolha do subwoofer ainda me deixa apreensivo porque nunca vi nenhum deles tocando sob condições controladas (mesmo módulo, mesma tensão, mesma potência). Os números de sensibilidade dizem que o volume do street 700 deve ser o dobro porque a diferença é de 3db comparado com o 309, mas a freqüência de ressonância (parametro Fs) mais alta diz que o street não responde tão bem quanto o 309 nos subgraves. (Note-se: não percebemos o volume como sendo o dobro porque nossa audição é logarítmica.) A questão do Fs é um fenômeno que faz sentido na prática, porque quanto maior a freqüência de ressonância do transdutor (uma corneta versus um subwoofer, por exemplo) maior é a eficiência desse transdutor. Subwoofers são em torno de 3% eficientes (jogam fora sob a forma de calor 97% da energia que chega neles) enquanto cornetas chegam a ser 80% eficientes.

Sao numeros demais, teoria demais e aproximações demais, então essa é a hora em que números deixam de significar muita coisa e o ideal é mesmo ir numa loja de som e pedir pra ver os bicho pular!

Compartilhar este post

Link para o post

Fala com o Lucas Durante,

Ele montou 2 par de 6x9 em caixa dutada de 40L pra cada par, duto de 3" de 11cm de comprimento

Grave, médio, agudo, na medida, pra tocar interno e externo !

Compartilhar este post

Link para o post

Sao numeros demais, teoria demais e aproximações demais, então essa é a hora em que números deixam de significar muita coisa e o ideal é mesmo ir numa loja de som e pedir pra ver os bicho pular!

Concordo com voce nesse final aí, só não compra tudo em uma loja de som não pois tu vai tomar uma facada, dê preferência a comprar na net ou então em algum eletrônica(pelo menos aqui na região funciona assim) e vai em alguma loja que você conheça o instalador.

Um par de 6x9 no lugar da corneta e st dá um bom resultado tb caso você vá abrir a mala esporadicamente e ainda de brinde você ganha uma qualidade melhor,

Compartilhar este post

Link para o post

astra2003, a intenção é ir na instaladora só pra ver os subs mesmo, depois compro na internet. Tem também um cara que achei no ml que vende equipamento, vou lá dar uma olhada no que ele tem. Pretendo fazer a instalação eu mesmo, pois acho divertido, tenho algum conhecimento técnico na área e já desmontei o interior do meu carro.

Viepper, sub 6x9 não tem potência baixa? Tipo 50 rms. Dois pares daria 200 RMS. Ou você tá falando das n-axial?

Compartilhar este post

Link para o post

Atualmente tenho no meu carro uma caixa de grave com 2 Pioneer TS W306D2 1000w 400W RMS e um modulo Booster BA 4610D 4800w....To pensando e mudar para MTX mas nunca vi um pessoalmente batendo para ter a ideia....Encontrei um MTX TS 8510-44 sera que vale apena comprar este alto falante e colocar no lugar dos meus Pioneers....

Compartilhar este post

Link para o post

Atualmente tenho no meu carro uma caixa de grave com 2 Pioneer TS W306D2 1000w 400W RMS e um modulo Booster BA 4610D 4800w....To pensando e mudar para MTX mas nunca vi um pessoalmente batendo para ter a ideia....Encontrei um MTX TS 8510-44 sera que vale apena comprar este alto falante e colocar no lugar dos meus Pioneers....

Abre um tópico pra vc, porém antes dá uma procurada no forum pra ver se já tem algo que vai tirar suas dúvidas pra não precisar abrir tópico sem necessidade.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

1 SD250.2 R$ 160,00

1 Sub Bravox Premium Plus Bobina simples 140,00

Par de 6x9 Bravox 90,00 "ou" 1 corneta e 1 ST.

preços da propria connectparts, coloque capacitores de 100uF entre o Hbm-T200 e os 6x9 pra maior qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Abre um tópico pra vc, porém antes dá uma procurada no forum pra ver se já tem algo que vai tirar suas dúvidas pra não precisar abrir tópico sem necessidade.

:legal:

Valew!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...