Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
julianonicoletti

Troca de tweeter usando Cross Passivo

Recommended Posts

Olá pessoal,

Após muitos upgrades (em etapas) consegui chegar a um bom set.Meu carro é um Sentra 2012. Tenho:

Kit 2 vias NAR 650 CS3

Sub NAR 10" SW2 em uma caixa de 25L selada

Amplificador Y2 Audio DPA 1500 alimentando o kit e o sub em bridge.

A HU é um JVC KWR900BT: http://www.amazon.com/KWR900BT-2din-Bluetooth-Usb-aux-Pandora/dp/B0079LGLH4/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1364156343&sr=8-2&keywords=jvc+900

A fiação do cross aos tweeters não foram alteradas (já está nos planos, cabos monster 16awg encomendados).

Estou muito satisfeito no resultado dos graves, médio-graves e medios. Mas no agudos o tweeter NAR tem incomodado. Eles já estão atenuados em -2db, e mesmo com equalização no player os vocais femininos (Norah Jones, Adele) os agudos tem trazido um certo incomodo.

Por isso estou pensando em troca-los, mas ao ler bastante sobre o assunto, o mais indicado seria usar cross ativo (player ou amp). Infelizmente o player não faz 3 way, apenas HPF e LPF.

Caso eu escolha adaptar um tw morel, vifa ou seas usando o cross do NAR terei problemas?? E melhoras??

Estive olhando os tweeters a venda na Amazon.com e sempre gostei bastante dos tws da Polk Audio na linha residencial, acham que esse seria uma boa escolha:

http://www.amazon.com/Polk-Audio-Polymer-Composite-Tweeters/dp/B000P0PF9Q/ref=sr_1_1?s=electronics&ie=UTF8&qid=1364156661&sr=1-1&keywords=polk+audio+tweeters

Desculpem tantas perguntas, acho que até amanha posto um vídeo do player tocando.

PS. os tw estão off axis, instalados no local original do Sentra, bem proximo da divisão do painel com o parabrisas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Recentemente troquei meus tw focal por tw morel, e ficou muito bom. Mas em bi-amp e ativo.

Compartilhar este post

Link para o post

Alves, no caso o Seas que vc citou cairia muito bem, sem o problema da impedância ou corte, certo??

okaharaleo, li o seu topico inteiro antes de postar esse aqui. Quanta insatisfação.. hehehe... vai parar por enquanto ou vai mesmo no up do BRAX?? Morei por quase 10 anos por ai, ótima cidade. Meu sogro mora em Londrina ainda, quando eu for pra ai marcamos de encontrar para eu ver o resultado de tanto up.... hehehe... abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Juliano: esta mais q convidado. Adoro londrina. 99.9% de chance de trocar o mid.

Ah, verdade, atenção pra impedância mesmo.

Eu já usei tw dayton, não lembro o modelo, mas era bem barato e tocava super bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Alves, no caso o Seas que vc citou cairia muito bem, sem o problema da impedância ou corte, certo??

okaharaleo, li o seu topico inteiro antes de postar esse aqui. Quanta insatisfação.. hehehe... vai parar por enquanto ou vai mesmo no up do BRAX?? Morei por quase 10 anos por ai, ótima cidade. Meu sogro mora em Londrina ainda, quando eu for pra ai marcamos de encontrar para eu ver o resultado de tanto up.... hehehe... abraço.

Eu mesmo já usei esse tw com esse crossover. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Alves,

Também lembro de ter visto o anuncio desse tw aqui, mas agora não achei mais. Apenas de um Vifa, tb 4ohms. Vi há alguns instantes e agora não encontro mais... heehe...

Minha irmã acabou de ligar (está nos EUA) e meu cunhado já comprou o tw da polk... agora testar para ver se agrada.

Acho que vou mandar vir um Seas também.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse tópico me interessa muito!

Juliano , depois do up , diz ai como ficou..

Compartilhar este post

Link para o post

Esse mesmo Alves,

Desses que citamos, Vifa, Seas são bom apenas em on axis? Pergunto pois irei utilizar no local original do Sentra e estarão off axis.

Outra pergunta pra quem quiser ajudar: O Cross serve apenas para dividir a frequencia entre os elementos do kit?? Daria para dizer que aquele Cross é melhor que outro?? Ou todos fazem o mesmo serviço entregando os mesmos resultados?

Compartilhar este post

Link para o post

Mano!

Ultimamente tenho mexido com essas presepadas de Kit Frankstain! ADORO heheheh!

Basicamente, vc tem que conferir se a saída do Tweeter do Cross da NAR com o que é recomendado pro seu Tweeter

Mas veja bem

O Crossover NAR é de 2ª Ordem em 12 dB a oitava

E na descrição do seu Tweeter Polk Audio ta falando

An in-line 12db/octave passive crossover with an electronic tweeter protection circuit provides long-term reliability.

Ou seja, a princípio parece que tá dominado. Acho pode usar tranquilows que vai dar certo

Tem uns caras Vendendo SEAS Prestige lá no Classificados!

Eu tenho aqui e digo que é um baum TUITIM

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Cogumelo,

Também ando pesquisando essa parte de kits franksteins. Pelos valores de mids e tws lá fora, fica bastante interessante.

Sobre o Polk eu já tinha lido a respeito desse cross over in line, mas algumas pessoas em foruns gringos não gostaram dele, preferiram cross de outras marcas.

Como disse, acho que irei trazer uns Seas, Vifa e quem sabe um Scanpeak para testar tudo de uma vez, fico com o que gostar mais e tento passar pra frente os outros.

PS. Agora, o que tenho tido muita dificuldade é de encontrar dados técnicos de componentes da NAR, o site tá cheio de problema, já tentei com 3 navegadores e sempre o mesmo erro.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse mesmo Alves,

Desses que citamos, Vifa, Seas são bom apenas em on axis? Pergunto pois irei utilizar no local original do Sentra e estarão off axis.

Outra pergunta pra quem quiser ajudar: O Cross serve apenas para dividir a frequencia entre os elementos do kit?? Daria para dizer que aquele Cross é melhor que outro?? Ou todos fazem o mesmo serviço entregando os mesmos resultados?

Se o tw tiver boa dispersão, até q dá p/usar off-axis, mas sabendo que terá perdas (detalhamento). Qq coisa, faz só um copinho p/o tw (já fiz alguns) e coloca ele sobre o painel.

Esse é o que estou usando:

20130114150043.jpg

Olhando assim dá p/perceber q ñ é perfeito. :P

Mas, no lugar, fica bem melhor. :vts

20130115095607.jpg

Esse outro, usava com esses tw Seas, num Corsa:

dscf14221lq2.jpg

dscf14282qc9.jpg

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

O cross serve "apenas" para dividir a frequencia entre os elementos do kit, mas dois crossoveres de mesmo corte podem ter preços e resultados bastante diferentes dependendo dos compoenentes.

Um capacitor Mundorf mcap zn de 4,7 uF sai em torno de R$ 45 na hifi collective; já um supreme sgo em torno de R$ 270.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...