Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Fortes

PC + HT + 5.1 + DIY - Qual IMPEDÂNCIA DESSE SUB?

Recommended Posts

Também estou acompanhando !

Vai utilizar a Baubo pro sub ?

Será que não rola uma LT inspirada na baubo só que mais compacta (com mais curvas), pra colocar no canto da sala e talz...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também estou acompanhando !

Vai utilizar a Baubo pro sub ?

Será que não rola uma LT inspirada na baubo só que mais compacta (com mais curvas), pra colocar no canto da sala e talz...

o que tem que ser feito para adicionar mais curvas?, digo, o que deve ser levado em consideração, distâncias e etc...?

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

o que tem que ser feito para adicionar mais curvas?, digo, o que deve ser levado em consideração, distâncias e etc...?

abraço

Basicamente não tem mistério no cálculo. É pegar o comprimento total da linha original da baubo, projeta-la a linha uniforme sem curvas, e partir pra confecção das curvas dela (no caso, utilizando o sketchup) !

Compartilhar este post

Link para o post

abraço

Eu tinha feito um calculo maluco uma vez e conclui que cada curva de 180° percorre aproximadamente 150% da largura da linha naquele ponto, logo, nas curvas de 90° percorre aproximadamente 75%. Não sei se é exatamente esse valor, mas como eu disse, é um valor bem aproximado que da pra ser levado em consideração.

Se resolver mesmo fazer a LT pro sub, teste antes sem preenchimento nenhum, depois parta para alguns diferentes e vá anotando mais ou menos a proporção que vc usou em cada teste e escolha oq mais te agradou. Dificilmente irá haver decepção.

Quanto a sd inicial e final, cada um fala pra seguir pra um lado. Eu sugeri alguns posts atrás, iniciar com 1,2 e terminar em 0,8, pois usei essa configuração pra um sub desses que vem em ht inbox, com um ótimo resultado. Agora se vc tem paciência e bastante madeira sobrando, pode testar cada uma das sugestões.

Conforme for evoluindo, vá postando aqui.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

buenas, a LT eu vou pensar ainda e vou calcular depois, por enquanto, segue as fotinhos do que fiz agora na última hora...

pé para as caixas:

IMG_20130616_193652_181_zpsafc55cdd.jpg

testando:

IMG_20130616_193711_736_zps43275deb.jpg

caixas com tapa-furo para corrigir maiores imperfeições para depois receber a massa corrida:

IMG_20130616_193725_760_zps7d23c011.jpg

IMG_20130616_193733_807_zps3c046c8c.jpg

IMG_20130616_193851_064_zpse74c652c.jpg

Lembram da 1ª caixa? tá aqui:

IMG_20130616_193913_990_zps7347ea83.jpg

IMG_20130616_193929_746_zpse482d0ad.jpg

já decidi como vai ser a ligação definitiva dos falantes:

borne:

IMG_20130616_193745_239_zps9e4219a2.jpg

IMG_20130616_193833_985_zpscff8ae55.jpg

Como vai ser feita a ligação(Cabeamento interno será Knukonceptz Karma SS 16awg que tenho sobrando do carro, falta decidir o cabeamento até a caixa):

IMG_20130616_193824_116_zpsc310b5a7.jpg

Por hora é isso. Estamos esperando essa massa secar, para amanhã aplicar a massa corrida. Se der tudo certo, terça feira aplicaremos a primeira de mão de tinta.

amanhã começarei a projetar a LT.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Buenas,

seguindo aqui com o projeto da LT, cheguei no projeto abaixo, seguindo os seguintes parâmetros:

FS: 50hz

SD: 137,20 cm²

linha: 170 cm

S Final (0,8 SD): 107,76 cm²

S Inicial (1,2 SD): 164,64 cm²

h: 20cm

largura inicial: 8,23 cm - usei 8,5 cm

largura final: 5,49 cm - usei 5,5 cm

MDF: 18 mm

Projeto:

lt01_zpsf56802d9.jpg

lt_01_3d_com_sub_zps6037c342.jpg

opiniões sobre essa LT? to no caminho certo ou tem que mudar?

abraços

Editado por Fortes

Compartilhar este post

Link para o post

ela tá de cabeça pra baixo! rsrsrs

o que diabos tá de cabeça pra baixo?

Compartilhar este post

Link para o post

a caixa do sub, ora bolas

sub não foi feito pra tocar "no ar", perde eficiência, tem q colocar ela com o falante e o duto próximos ao chão

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

sub não foi feito pra tocar "no ar", perde eficiência, tem q colocar ela com o falante e o duto próximos ao chão

a bão!

vou fazer ela virada. mas no caso é só virar ela, 180° ou precisa re-projetar a caixa?

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse caso sim, mas se ele tivesse optado por usar um numero impar de linhas, sendo que o sub ficaria do lado oposto da saída, o melhor resultado seria com o sub pra cima e a saída pra baixo. Melhor ainda se usasse deitada. Pelo menos nos testes que fiz aqui, esse foi o melhor resultado que obtive na sala.

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse caso sim, mas se ele tivesse optado por usar um numero impar de linhas, sendo que o sub ficaria do lado oposto da saída, o melhor resultado seria com o sub pra cima e a saída pra baixo. Melhor ainda se usasse deitada. Pelo menos nos testes que fiz aqui, esse foi o melhor resultado que obtive na sala.

okay!

mas e o dimensionamento da caixa, tá correto? tenho que alterar algo?

----------

quanto a cabos RCA, to pensando em utilizar esse adaptador de P2 para RCA e depois os cabos RCA da Technoise de 8,8mm, segue abaixo fotos dos equipamentos que pensei em usar:

adaptador:

plug-adaptador-rca-femea-x-p2-macho-top-de-linha_MLB-O-3211841526_102012.jpg

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-484222720-plug-adaptador-rca-femea-x-p2-macho-top-de-linha-_JM

Cabo RCA:

http://www.premiershop.com.br/ecommerce_site/produto_20104_4623_Cabo-RCA-Stereo-Dupla-Blindagem-Technoise-1-5-metros-8-8-mm

compensa, ou vale a pena usar algum outro cabo como esse aqui:

http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php/uniqcable-power-series-cabo-p2rca-para-ipod-p-2013

e SPEAKER cable... pensei nesses:

http://www.r2audio.com/audio-e-video-automotivo/acessorios-instalacao/diamond-cable-16awg.html

http://www.r2audio.com/audio-e-video-automotivo/acessorios-instalacao/connection-ft216-16awg.html

http://www.premiershop.com.br/ecommerce_site/produto_19529_4623_Fio-Paralelo-Technoise-Para-Alto-Falantes-2-x-200-mm

ou alguma outra indicação?

abraço

Editado por Fortes

Compartilhar este post

Link para o post

okay!

mas e o dimensionamento da caixa, tá correto? tenho que alterar algo?

Se a altura não for problema, está tranquilo. Fiz os calculos por cima aqui e daria mais ou menos isso mesmo.

quanto a cabos RCA, to pensando em utilizar esse adaptador de P2 para RCA e depois os cabos RCA da Technoise de 8,8mm, segue abaixo fotos dos equipamentos que pensei em usar:

adaptador:

plug-adaptador-rca-femea-x-p2-macho-top-de-linha_MLB-O-3211841526_102012.jpg

http://produto.merca...op-de-linha-_JM

Cabo RCA:

http://www.premiersh...5-metros-8-8-mm

compensa, ou vale a pena usar algum outro cabo como esse aqui:

http://www.leosound....ara-ipod-p-2013

e SPEAKER cable... pensei nesses:

http://www.r2audio.c...able-16awg.html

http://www.r2audio.c...t216-16awg.html

http://www.premiersh...ntes-2-x-200-mm

ou alguma outra indicação?

abraço

Eu já fiz algumas instalações aqui com technoise, cabos que os clientes trouxeram. Oq posso dizer é que os speakers (cristal) e de alimentação não pegam solda, se precisar soldar não recomendo. O RCA não tive problemas, embora eu já ouvi um relato de um colega, que na hora dele tirar o rca do player, o pino central saiu do cabo e entrou dentro do player. Oq eu tive problema foi em dois cabos Y que outro cliente trouxe. Ambos apresentaram problema de mal contato.

Compartilhar este post

Link para o post

Se a altura não for problema, está tranquilo. Fiz os calculos por cima aqui e daria mais ou menos isso mesmo

Eu até queria fazer ela menor, mas não consegui dobrar linha... mas esse tamanho ficaria legal até pra colocar ela deitada embaixo do ac do quarto...

Enviado do meu Motorola Startac usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

Ficou legal a LT, gostei !

Pra ter uma ideia, uma LT que projetei pro meus Gradientes 6,5", era um projeto (sonho), visando ocupar a função de sub, ficar no canto do quarto, sintonizada em 50hz e SD 0,8 e 1,2 também. Uma LT "compactada":

lt5.png

3 dobras. Partes da LT "paralelos":

lt2.png

E como ficaria fechada:

lt3.png

Pensei que iria fazer nesse estilo :)

São 40cm X 42cm externos, e largura 20cm

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei que iria fazer nesse estilo :)

São 40cm X 42cm externos, e largura 20cm

era como eu queria fazer, só que eu não sei como dobrar mais vezes a linha...

da pra fazer igual a tua, só que com 1 sub ao invés de 2? que tamanho ficou a tua linha?

tem as medidas internas dela?

abraço

Editado por Fortes

Compartilhar este post

Link para o post

era como eu queria fazer, só que eu não sei como dobrar mais vezes a linha...

da pra fazer igual a tua, só que com 1 sub ao invés de 2? que tamanho ficou a tua linha?

tem as medidas internas dela?

abraço

Não da pra fazer, pois área transversal da LT é redobrada (por causa que se tem o dobro de área = 2 falantes), ou seja, tamanho diferente que não serviria pra um só, teria que reprojetar.

E aquelas medidas eu me enganei, elas são as INTERNAS, ou seja sem contar nem uma madeira, contando tudo (madeira), fica um pouco maiorzinha hehe !

No caso, como tinha te falado anteriormente, não tem segredo ou fórmula para projetar com mais dobras, só basta pratica, depois que eu fizer minhas lições de casa aqui, eu te ajudo/ensino a projetar a LT com várias dobras, ou se quiser (mais fácil pra você), projeto ela haha !

Compartilhar este post

Link para o post

Não da pra fazer, pois área transversal da LT é redobrada (por causa que se tem o dobro de área = 2 falantes), ou seja, tamanho diferente que não serviria pra um só, teria que reprojetar.

E aquelas medidas eu me enganei, elas são as INTERNAS, ou seja sem contar nem uma madeira, contando tudo (madeira), fica um pouco maiorzinha hehe !

No caso, como tinha te falado anteriormente, não tem segredo ou fórmula para projetar com mais dobras, só basta pratica, depois que eu fizer minhas lições de casa aqui, eu te ajudo/ensino a projetar a LT com várias dobras, ou se quiser (mais fácil pra você), projeto ela haha !

Blz...

Eu decidi o seguinte, to fazendo a LT conforme aquele projeto que postei. Usei o MDF que tinha pra fazer ela. Vou testar, se não gostar, aí eu penso em projetar outra caixa. E na pior das hipóteses, volto para a caixa dutada original, só que em MDF mesmo...

Aí terminando a LT, o que falta ainda de trabalho de construção mais pesada é uma caixa nova para amplificador e para a fonte. To pensando em fazer uma caixinha com alguns coolers de pc, pra deixar em algum lugar que ainda não decidi... aí junto com isso entra a questão dos cabos, pois o cabo do sub é soldado diretamente no crossover...

Depois na frente do pc eu posto as fotos...

Abraços

Enviado do meu Motorola Startac usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post

Link para o post

Viepper tua caixa não vai ter total aproveitamento se ficar com a saída da linha para cima

minimiza isso se colocar pra baixo, com a caixa sobre spikes, por exemplo

o ideal sempre é manter início e fim da linha alinhados

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá...

fotos da construção da LT:

IMG_20130618_204052_221_zpsb5cfb364.jpg

IMG_20130618_204314_906_zpsa15bab1b.jpg

IMG_20130618_204304_587_zpsaaa9291b.jpg

IMG_20130618_204459_557_zps493e04cd.jpg

IMG_20130618_210713_404_zps6889817a.jpg

IMG_20130618_210734_308_zps7cb2e0c1.jpg

IMG_20130618_210723_084_zps2dcea1f3.jpg

IMG_20130618_210706_802_zps0835c45a.jpg

daqui a pouco vou parafusar essas faces e colar as outras e se tudo der certo, a noite colo a parte frontal(que ainda tenho que fazer o recorte para o sub e também do acabamento para dar a impressão de "rebaixo" do sub...

abraços

Editado por Fortes

Compartilhar este post

Link para o post

o que eu devo colocar de preenchimento?

- casca de ovo?

- feltro?

e quanto/onde devo colocar?

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

acho que a primeira metade da linha (parede onde se fixa o sub e na de trás dele) feltro é uma boa

praticamente se vê isso em todas LTs

a questão do resto do preenchimento é que complica,tem que ser na tentativa e erro

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso somente aquela manta acrilica. O Renato do htforum usa feltro betumado em toda a linha menos nas laterais, casca de ovo na trazeira, um material que parece aquelas estopas de encerar carro no início, e depois algo que padece manta acrilica. A diferença no resultado, só testando pra saber.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que a primeira metade da linha (parede onde se fixa o sub e na de trás dele) feltro é uma boa

praticamente se vê isso em todas LTs

a questão do resto do preenchimento é que complica,tem que ser na tentativa e erro

Eu uso somente aquela manta acrilica. O Renato do htforum usa feltro betumado em toda a linha menos nas laterais, casca de ovo na trazeira, um material que parece aquelas estopas de encerar carro no início, e depois algo que padece manta acrilica. A diferença no resultado, só testando pra saber.

blz.

Eu tinha pensado em colocar o feltro em toda a linha e casca de ovo na trazeira...

vou procurar pelo google e ver o que eu acho sobre preenchimento e o que eu acho aqui em poa pra comprar e já botar essa caixa pra tocar hoje!

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...