Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
jocomuita

"Finalizando" um Projeto

Recommended Posts

Olá amigos, depois de muita pesquisa estou aprendendo um pouquinho sobre trio para montar um. Saindo do spl...

Quero sair dos páine (sim, sou goiano :)), ainda mais que vou montar numa frontier (som pra fora). Mas nada de poc poc e nem gritaria, prefiro menos ataque e mais gravão e musicalidade se possível. Quero ouvir de hip-hop e sertanejo à eletrônica.

O que tenho e/ou vou comprar:

AF - provavelmente eros 818 (2) *meio carinho mas vamos ver...

eros 312lc (2)

D4400ti (1 ou 2?)

selenium 1450 (presta?)

stetsom 2k5

jbl 1201 (já tenho)

jbl 300.4 (já tenho)

crossover 3 vias stetsom stx62

1 bateria 150Ah (cofre tem uma de 90Ah)

fonte 60A

Andei brincando no bassbox, tentando simular uma manifold lendo tópicos antigos daqui. Até agora achei isso:

WK2HLOn.jpg

SUB1000 - HPX2180 - SDS818

Todas as manifolds que vi aqui tem as câmeras meio pequenas, setenta e poucos litros no máximo, simulei 84 brutos nas laterais e 98 no meio já que vou colocar os AFs de bunda pra fora (ficando assim +- a mesma litragem livre nas 3 câmeras). Isso porque quero setar o LPF em 125 no máximo, daí pra cima fala os de 12.

A caixa está sintonizada em 50/110Hz (isso simulando como se fosse uma bp6, não sei se condiz com a realidade). Cada câmara terá um duto quadrado de 50x4x22 e pretendo colocá-los na boca menor do V (li em alguns tópicos que é melhor fazer assim devido à pressão, etc.).

Bom, mas, e aí? Como avaliam meu set? E a caixa? Agora se fala muito em TS18, DG18 e sei lá mais o que, para mim parecem uma manifold cortada mas é uma opção?

Grato a quem puder ajudar...

Editado por jocomuita

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo projeto amigo !

Você estudou as manifolds ?

Os 3 volumes tem que ser equivalentes ?

Tentei simular no bass box mas não consigo fazer a manifold rs

Editado por phnmoraes

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, comecei a fazer as simulações a partir do post #734 depois de terminar de ler o tópico "Verdades e mitos da Manifold".

http://autoforum.com...25#entry2993987

Muito obrigado cara !

A tua simulação ta bacana !

Eu já tinha lido este tópico mas não tinha visto isso !

Compartilhar este post

Link para o post

Fuçando no sketchup consegui dar uma idéia da caixa que quero:

IWBr3Tv.jpg

Bom, é isso, agora esperando algum comentário dos mais entendidos...

Compartilhar este post

Link para o post

Faria a camara central um tiquinho maior "sem mudar a boca" caixa mais funda uns 5cm, para derrubar um pouco esse pico em 120hz , mais com uma tapinha no Eq fica bom tambem.

Daria uma baixada na sintonia das laterais , procurando um F3 em no minimo 50hz , do jeito que ta ai val faltar sub e sobre atack.

PS. se der coloque as medidas da caixa quando finalizar , assim ajuda o pessoal na pesquisa . :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Diz assim?

DONtPfr.jpg

A ideia é abrir para 50cm na frente e fechar o fundo pra 30cm, mantendo a mesma litragem dessa câmara com 40cm frente e fundo. Então o que eu queria era manter essa curva "de pico" em cima e pra isso, teria que setar a fs da câmara central em 95Hz com a caixa nesse novo tamanho.

*A forma de calcular seria colocar o duto da câmara central exatamente do mesmo tamanho da própria câmara central? Se eu fizer isso a fs fica em 75Hz e a curva cai muito depois dos 65Hz (como na figura acima).

E com relação ao F3 que você disse, tenho que baixá-lo para esses 50Hz?

Editado por jocomuita

Compartilhar este post

Link para o post

Sim tem que calcular como o duto sendo do mesmo tamanho da BOCA da camara central e 1mm de profundidade .

Melhor fazer RETA , mermo tamanho no fundo e na boca , consegue manter a sintonia mais baixa , lembre de dar folga de no minimo 3cm da pontas dos imãs dos AF .

Quando mais exponensial for mais alta a sintonia e o pico, lembre que estamos calculando a caixa Bp6 , mais não temos controle do verdadeiro efeito manifold .

Mais ja vou avisando , se quer grave parecido com pioneer pode esquecer a mani , não tem como .

Compartilhar este post

Link para o post

Uma boa pra voce seria usar o projeto de SB1000 do CCDB , funciona muito bem para o que voce quer até 125hz e pode cortar em 40hz .

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu simular o duto como tendo 1mm de profundidade a sintonia fica em 98Hz, só que o F3 vai lá pra cima.

72LHkRO.jpg

Estranho que se eu mudo apenas a medida das câmaras laterais o que muda é o F3 da câmara central. Tá invertido?

Compartilhar este post

Link para o post

Agora sobre a comparação com os pioneer, você diz pela musicalidade? Ou porque a caixa é mais picuda ali pelos 65Hz em diante? Eu me animei com ela porque só vi gente impressionado com o rendimento no subgrave, mesmo nas simulações não demonstrando grande coisa...

Em algum post seu no passado, vi que você tinha 2 sub1000, o que acha(va) deles, seria melhor para o meu caso?

Obrigado!

Editado por jocomuita

Compartilhar este post

Link para o post

Os Sub1000 são complicados , melhor deixar quieto , acertar caixa pra ele é BUCHA e foram feitos para caixar BEM GRANDES MESMO , coisa de dutada com 200L livres para cada um auhsuahusha

Para o seu estilo musical não iria de SDS não , a menos que tenha escutado e gostado , não leve muito em conta o que ve o pessoal falar em subgrave , pra muita gente subgrave é subão ou seja 60hz é sub-gave , hehehe ..

Sei como é a pegada dos sons goianos e o unico Af que pode tocar parecido com muita força se chama Over Sub800 em manifold bem grandinha, ou até mesmo os Tornados 18" .

Com esses SDS nem pense que vai rolar um Hip hop no talo com pico em 45hz não , vai torrar rapidinho , agora no sertanejo ai sim não tem trio goiano que acompanhe .

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim, entendi. Mas você me pergunta se já ouvi? Nunca nem vi um woofer de 18 tocando por aqui, as lojas nem tem à pronta entrega. Só páine... :P

No caso, eu já imaginava que um woofer não vai ter aquele grave aveludado mas, com relação ao hip hop, não quero tremer tudo com músicas tipo bass i love you. Quero apenas não fazer feio com as comerciais do Flo Rida, Lil jon, Nelly, etc.

O que vai ser tocado é mais sertanejo universitário, funk, forró, hip hop, sertanejão, eletrônica - nessa ordem de mais para menos frequente.

Com relação à marca do AF, vi que há meio que um consenso que Eros (818, 2.7k), Snake (HPX) e Over Sub são os mais aprovados aqui no fórum.

Edit. Por curiosidade simulei o sub800 (48/110Hz - manifold) e 4 pioneer 307 numa dutadinha 40l pra cada e 48Hz.

KnWEd0e.jpg

O que "interessa" é o custom amplitude né?

Editado por jocomuita

Compartilhar este post

Link para o post

SDS 818? Não rola o 2.7k não?

Outra coisa, pro par de SDS 818, achei o SD5000 o casamento perfeito! 2k7 vai fazer eles passarem MUITA fome!

Pro par de 2.7k eu usaria SD8000 bem alimentado!

Quanto aos médios, se for de SDS 2.7k, podes ver algo mais parrudo, tipo WPU!

E o driver, use um par!

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba, 3300rms 2ohms é pouco pra eles? Mas aí aperta meu orçamento, queria gastar 4 milhas no máximo.

sds 818 - R$1500

2k5 - R$650

312lc - R$470

drivers - R$800

bateria - R$300

caixa, instalacao, etc. - R$X

Então, pelo visto, talvez seja melhor pegar 2 sub800 né. Mas aí vai faltar módulo também já que ele só tem de 8ohms? O 2k5manda 2200rms 4ohms.

Editado por jocomuita

Compartilhar este post

Link para o post

Não pegue "por cima". O amp promete 2.700wrms, espere no máximo uns 2.400wrms limpos se MUITO bem alimetnado.

Considerando que cada um pede 1.600wrms, tá faltnado potencia!

Compartilhar este post

Link para o post

Não pegue "por cima". O amp promete 2.700wrms, espere no máximo uns 2.400wrms limpos se MUITO bem alimetnado.

Considerando que cada um pede 1.600wrms, tá faltnado potencia!

Num foi o 2k5 que deu 1600 rms ?

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, posso subir para um 3k7 ou um banda ice 3500, mais que isso já me aperta...

Opinião sobre qual desce mais e tem grave mais encorpado?

Compartilhar este post

Link para o post

3k7+ par de Sub800 , casamento perfeito pra o que voce quer .

Compartilhar este post

Link para o post

Num foi o 2k5 que deu 1600 rms ?

2k5 deu 2000 se não me engano mesma coisa do 2k , so trocam a embalagem :vts

Compartilhar este post

Link para o post

E a caixa, também a sb1000 que falou ou essa manifold com +-100L em cada uma das 3 câmaras fica bom?

Editado por jocomuita

Compartilhar este post

Link para o post

Sub800 pede arrego pro banda 3.5, bate bobina antes do clip.

Mas vendo pelo lado bom, eles só receberão sinal limpo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sub800 pede arrego pro banda 3.5, bate bobina antes do clip.

Mas vendo pelo lado bom, eles só receberão sinal limpo.

Mas é um sub resistente? E o que você acha desse banda ice?

Compartilhar este post

Link para o post

Esse 2k5 ai pode tirar de mente ele, sub800, ou sds 800 8ohms uma 3k7 é melhor e não é tão cara, tem também a 5KE.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...