Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rweq

SQ HB20

Recommended Posts

Olá moçada!

O som é um SQ básico.

O carro: Hyundai HB20 Comfort 1.0.

Os equipamentos são: - HU Clarion DXZ786USB; - Amp Audio Art 140.4XE; - Kit 2 vias Diamond Audio M651; - Coax Pionner TS-G1042; - Sub Bravox EHW-10D; - RCA Knukonceptz Krystal 4ch; - fios Blitz.

A instalação: - HU no painel com adaptador; - tws em colunas; - mids nas portas no lugar original; - amp sob o banco do motorista; - cross sob o banco do passageiro; - coax nas portas traseiras no lugar original e no RAF dos cross; - sub no porta-malas.

Instalação de HU, kit, amp, coax, sub, alarme, travas e vidros dianteiros feita na SIGMA SOUND CAR.

Box DIY [MDF 15mm (não tinha 18 no Leroy), 105x30x12,7x23,6cm, 57,2L externos e 39,55L internos livres e duto de 3"x14,4-16,3cm (média 15,35cm) e sintonia de 40Hz].

dsc04279modified.jpgdsc04280modified.jpgdsc04357modified.jpgdsc04360modified.jpgdsc04361modified.jpgdsc04362modified.jpgdsc04363modified.jpgdsc04365modified.jpg

"Tunning": - calhas Marçon, frisos pretos, insulfilm G20 e Diamond Vision com pingos em LED.

IMPRESSÕES:

- Perdi em posicionamento e força dos médios graves devido à falta dos pezinhos;

- com isso, os agudos ficaram mais pronunciados, mesmo com o cross em -2dB;

- os acabamentos plásticos das portas dianteiras vibram MUITO em músicas com fortes frequências baixas;

- os coax traseiros praticamente não são ouvidos;

- Tenho que adequar o tamanho do duto pra frequencia mais baixa.

Terei q providenciar um tratamento acústico para as portas dianteiras (plástico/lata: manta + feltro betumado, interno da porta: manta e fundo da porta: manta) ou confeccionar pezinhos para os mids.

Editado por rweq

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postarei mais tarde...

O q vc usou pra fazer o tratamento?

Manta asfaltica e feltro betumado?

Rony

Fotos cade??

Com tratamento acustico, minhas portas excursionam muito menos hahahha

Compartilhar este post

Link para o post

Postarei mais tarde...

Rony

Sim, de um lado feltro, e do outro só manta hahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Rony.

Acompanhando e aguardando as fotos.

Ps: Há quanto tempo está com o carro? To interessado em um. Quais defeitos e qualidades?

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post

Kra, de defeito é só a média que ele faz (+/-9,5km/L na cidade, na gasolina e com o ar ligado, mas, é cedo pra falar ainda pq tá amaciando - 600km), que o krro é meio pesadão pro motor 1.0 e sente o ar e que o sistema elétrico é diferente dos outros o q não possibilitou a instalação de abertura de portão automático por sinal de luz alta.

De resto, é bacana.

Macio, confortável, espaçoso, câmbio bom...

Fotos à noite...

Rony

Boa Rony.

Acompanhando e aguardando as fotos.

Ps: Há quanto tempo está com o carro? To interessado em um. Quais defeitos e qualidades?

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post

É complicado adaptaçao desse negocio de abrir o portao por meio do acionamento da luz alta? O que ja quebrei e perdi de controle nao esta no mapa mouz..

Compartilhar este post

Link para o post

É nada Kala, meu pai tem, vc mesmo coloca, ou se não quiser qq auto eletrico coloca !

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ter ficado show. Pessoalmente, não instalaria os coaxiais na traseira, deixaria o fullrange original sem amplificação, apenas dando uma preenchida no ambiente.

Usaria a grana do coaxial para um up no sub. Quando digo up, não é em potência, pois acho que 200W é perfeito para qualidade, é usar um sub mais "musical". Mas ao que parece, está usando os equipamentos que tinha, então esta dica fica para os que ainda vão montar um som parecido. Mas creio que do jeito que está tenha ficado muito bom mesmo.

E, para não ficar de fora, CADÊ AS FOTOS?????

Compartilhar este post

Link para o post

Eu comprei uma loja de chaveiro e controles de portao uma caixinha, que eles codificam com teu controle normal.

ai vc liga o positivo e negativo da caixinha na luz alta do carro. Pronto!!

Compartilhar este post

Link para o post

Postarei mais tarde...

Rony

feltro só entre a lata e o plastico pra não bater diretamente o plastico na lataria e fazer barulho.

nada de feltro com manta dentro da porta, se molhar o feltro vai ficar nojento...

e claro, baffle de madeira, indispensavel pra diminuir a vibração que passa do autofalante pra lataria.

Compartilhar este post

Link para o post

E dai Rony!?

Só agora voltei a receber atualizações do fórum por e-mail e ver o post do seu projeto.

O tratamento acústico vai fazer DIY?

Pegando o gancho do Murilo...

Manta no fundo da porta (internamente), na externa aonde é fixado o bafle+mid e o feltro betumado no plástico da porta.

No mínimo 2 camadas de manta na parte externa.

Edit: esqueci de dizer... que um pouco de bonder nas junções do plástico da porta resolveram todos as vibrações restantes do meu carro...

Eu vi BOX DIY? essa é nova? ou é a mesma que estava no Uno?

ANDRE JUNQUEIRA... duvido este sub sair deste set...rss

Editado por GARAGAOZ

Compartilhar este post

Link para o post

É complicado adaptaçao desse negocio de abrir o portao por meio do acionamento da luz alta? O que ja quebrei e perdi de controle nao esta no mapa mouz..

Kra, não é. No Tiida sedan da minha esposa ficou perfeito. Mas, o dela é com relés nas luzes. Ou seja, qdo vc aciona o contato é q libera a passagem de corrente. No HB20 o esquema é outro. Sempre fica acionado o + e - e de ve ter um sistema eletrônico que liga/desliga as luzes. Ou seja, no meu, funcionava com toque de luz alta só se a baixa estivesse acesa, funcionava qdo desligava a luz baixa passando pra meia luz e funcionava qdo desligava o krro. Um salseiro! rs Ainda, interferia no sistema de presença do alrame. Moral, acabei de tirar. Rony Mas, se o seu for um sistema "normal", funciona q é uma blz.

É nada Kala, meu pai tem, vc mesmo coloca, ou se não quiser qq auto eletrico coloca !

Isso. É bem simples.

Deve ter ficado show. Pessoalmente, não instalaria os coaxiais na traseira, deixaria o fullrange original sem amplificação, apenas dando uma preenchida no ambiente.

Usaria a grana do coaxial para um up no sub. Quando digo up, não é em potência, pois acho que 200W é perfeito para qualidade, é usar um sub mais "musical". Mas ao que parece, está usando os equipamentos que tinha, então esta dica fica para os que ainda vão montar um som parecido. Mas creio que do jeito que está tenha ficado muito bom mesmo.

E, para não ficar de fora, CADÊ AS FOTOS?????

Ficou bacana. Kra, é que tenho filha de 2 anos e não queria deixar sem nada. Mas, pra t ser bem sincero, quase não se escutam mesmo estando sentado no banco traseiro. De cara, o cross atenua em 10dB e ainda colocados no lugar original, esqueça. Fullrange original?! No modelo do meu, não vem com falantes. Qual sub seria mais musical? Já tive JL e Focal e digo que este não perde pra nenhum. Qual vc sugeriria? Usei o q tinha... Fotos, somente à noite...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu comprei uma loja de chaveiro e controles de portao uma caixinha, que eles codificam com teu controle normal.

ai vc liga o positivo e negativo da caixinha na luz alta do carro. Pronto!!

Tb comprei em chaveiro. Só que o meu, Rossi, vc codifica em casa clicando na placa do motor em "aprender".

feltro só entre a lata e o plastico pra não bater diretamente o plastico na lataria e fazer barulho.

nada de feltro com manta dentro da porta, se molhar o feltro vai ficar nojento...

e claro, baffle de madeira, indispensavel pra diminuir a vibração que passa do autofalante pra lataria.

Tô pensando nisso... feltro entre plástico e a manta e a manta sobre a lata por fora e manta por dentro. O baffle é de MDF. Mas, tô vendo o custo... não sei se pra resolver o problema de vez, não acaba ficando melhor se fizer pezinhos...

E dai Rony!?

Só agora voltei a receber atualizações do fórum por e-mail e ver o post do seu projeto.

O tratamento acústico vai fazer DIY?

Pegando o gancho do Murilo...

Manta no fundo da porta (internamente), na externa aonde é fixado o bafle+mid e o feltro betumado no plástico da porta.

No mínimo 2 camadas de manta na parte externa.

Edit: esqueci de dizer... que um pouco de bonder nas junções do plástico da porta resolveram todos as vibrações restantes do meu carro...

Eu vi BOX DIY? essa é nova? ou é a mesma que estava no Uno?

ANDRE JUNQUEIRA... duvido este sub sair deste set...rss

Kra, não sei se faço DIY ou se mando fazer. 190 pra tratar ou 350 pra pezinhos...

Não é a mesma que estava no Uno. Aquela, abri pra colocar o Aluma... é bom...

O box é DIY pq fui eu q fiz.

Só levei pra ligarem na instalação.

Rony

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, set interessante, Rony!! Tou no aguardo das fotos também!! :legal:

Tenho o mesmo sub, mas na versão bobina simples... eu tinha um par, fiquei com um - simplesmente não consegui vender, sabe aquela coisa do 'nunca mais encontro outro igual' ??? Então...rs... considero a EHW a melhor série de subs já feitos no Brasil!! :)

abs,

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, set interessante, Rony!! Tou no aguardo das fotos também!! :legal:

Tenho o mesmo sub, mas na versão bobina simples... eu tinha um par, fiquei com um - simplesmente não consegui vender, sabe aquela coisa do 'nunca mais encontro outro igual' ??? Então...rs... considero a EHW a melhor série de subs já feitos no Brasil!! :)

abs,

Ricardo.

Pois é... excelente sub. Não penso em me desfazer tão cedo. Atende perfeitamente as minhas necessidades, tanto pra SQ qto pra SPL.

Rony, quanto vc pagou no MDF na leroy??

Kra, foi R$57/m2.

Levei as medidas e naquelas que tinham ângulos a serem feitos comprei um pouco maiores e trabalhei durante a montagem.

Só que fica quase perfeita...

Em MDF foi +/-R$63.

Compartilhar este post

Link para o post

a manta serve pra adicionar massa à porta, dando mais rigidez, além de deixar selada, ficando semelhante a uma caixa acústica...

o feltro não tem função nenhuma acusticamente falando, se você usar DENTRO da porta, vai só diminuir o spl do médio grave.

se fosse uma espuma acustica atras do mid até vai, porque teoricamente elimina ondas estacionarias e diminui possiveis interferencias destrutivas.

o feltro só serve mesmo pro plastico do forro da porta não fazer barulho quando, em contato com a LATARIA da porta, vibrar demais.

o baffle de madeira já elimina bastante as vibrações que passam pra lataria e consequentemente pro forro.

fiz minhas portas sozinho, sei um pouco de acustica básica de colegial, sei o que to falando, só pus o feltro quando vi que vibrava em uma certa frequencia do baixo, e pus em um ponto especifico, o resto nem precisou.

abraço, espero que tenha sido util de alguma forma tudo isso kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Ôpa! Valeu Douglas! Rony

Grande Rony, parabéns pelo carro e pelo projeto.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabou o suspense... fotos postadas...

a manta serve pra adicionar massa à porta, dando mais rigidez, além de deixar selada, ficando semelhante a uma caixa acústica...

o feltro não tem função nenhuma acusticamente falando, se você usar DENTRO da porta, vai só diminuir o spl do médio grave.

se fosse uma espuma acustica atras do mid até vai, porque teoricamente elimina ondas estacionarias e diminui possiveis interferencias destrutivas.

o feltro só serve mesmo pro plastico do forro da porta não fazer barulho quando, em contato com a LATARIA da porta, vibrar demais.

o baffle de madeira já elimina bastante as vibrações que passam pra lataria e consequentemente pro forro.

fiz minhas portas sozinho, sei um pouco de acustica básica de colegial, sei o que to falando, só pus o feltro quando vi que vibrava em uma certa frequencia do baixo, e pus em um ponto especifico, o resto nem precisou.

Compartilhar este post

Link para o post

a caixa ficou top!

gostei da tela do sub... vc quem fez?

Obrigado! A tela, comprei na 24 de Maio (Rua das eletrônicas de CWB). R$13

Compartilhar este post

Link para o post

POis é... o plástico vibra exatamente no baixo. Até pensei que fosse o falante, mas, qdo firmei o acabamento com a mão, pára. Menos pior. rs Obrigado pelas dicas. Será com manta e feltro... vamos ver no que dá. Rony

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...