Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
okaharaleo

Regulagem Clarion DXZ785+Upgrade de Todo o Set+Troca de Carro

Recommended Posts

Pelo que sei o máximo que se pode conseguir com um sistema eletrônico seria 60% de uma reprodução fiel

ai concordamos plenamente, ta vendo não é dificil... é só vc não levar as conversas e discussões como algo pessoal, algo diretamente contra vc...

abs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, já que está se falando tanto em ouvir em salas de concerto para se ter referências reais, vou narrar uma que não deu certo.

Fui a um show do Elton John aqui em Brasília que minha esposa me obrigou a ir. PutsGrilla, que som animal. A voz do ingles tinha uma força impressionante que nunca tinha escutado nas gravações, o piano, instrumento que eu particularmente não curto, que animal estava, com um ataque, um som cheio que mal lembrava o melancolico instrumento, até minha esposa notou a diferença. E isso porque uns dias antes eu tinha ido à uma orquestra que tinha um pianista internacional como solista, tocando o piano de cauda do Teatro Nacional de Brasília, sem amplificação, e não tinha nada ha ver com o som cheio e envolvente do piano do sir John. Além disso minha mãe taambém toca piano, mas nada parecido com o piano do ingles. Engraçado como o piano dele, ao vivo, é empolgante como um solo de guitarra.

No outro dia pegei um CD recente dele ao vivo, que tinha muitas das mesmas músicas que o ingles tocou por aqui. Mermão, que bostica! Os spks morel, equipamentos de linha mediana SQ, e não tinha naaada a ver. Muito apagado e sem graça, aí me lembei porque não gosto do Elton John. Voz fraca e sem alcance.Fucei eu mesmo o som todo e consegui melhorar (aproximar) mais uns 20%. Por isso considero a esperiência de escutar a parada ao vivo muito válida!

Por outro lado, apesar de ter melhorado, ainda não chegava nem perto. Cansei de tentar e fui ouvir outras coisas. Dias depois, para minha surpresa, num CD de Vozes Audiofilas de Jazz, que são gravados com excelente qualidade, voltados especialmente para pessoas exigentes, consegui ouvir piano e vozes muito mais próximas com o que escutei no show, mesmo sendo de outro cantor e em MP3 de 192Kbps.

Conclusão: A coisa real, musica e instrumentos ao vivo, ajudam muito a apurar o senso da realidade sonora que muitas vezes se quer buscar com os equipamentos. O problema é que geralmente a gravação, mesmo que de muito boa qualidade (caso do CD original do Elton John) pode não ajudar nessa empreitada. Pode inclusive levar a equivocos (não foi o meu caso porque o som melhorou para outras músicas), e a uma regulagem se torna menos natural e agradável do que o ideal para as outras músicas. Tem que se ter em mente que o som real, ao vivo, já começa a sofrer degradações no momento em que é gravado. Depois passa por muitas mixagens que pode balancear mais, e apagar um pouco a vivacidade dos instrumentos. Então, por mais perfeito que seja seu equipamento de som, devido às lambanças que ocorrem na gravação, é impossivel conseguir o mesmo som (como o meu caso que outra música, de outro cantor, tinha o som empolgante e o ataque no piano e voz, antes só escutadas no show ao vivo do Elton John).

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, já que está se falando tanto em ouvir em salas de concerto para se ter referências reais, vou narrar uma que não deu certo.

Fui a um show do Elton John aqui em Brasília que minha esposa me obrigou a ir. PutsGrilla, que som animal. A voz do ingles tinha uma força impressionante que nunca tinha escutado nas gravações, o piano, instrumento que eu particularmente não curto, que animal estava, com um ataque, um som cheio que mal lembrava o melancolico instrumento, até minha esposa notou a diferença. E isso porque uns dias antes eu tinha ido à uma orquestra que tinha um pianista internacional como solista, tocando o piano de cauda do Teatro Nacional de Brasília, sem amplificação, e não tinha nada ha ver com o som cheio e envolvente do piano do sir John. Além disso minha mãe taambém toca piano, mas nada parecido com o piano do ingles. Engraçado como o piano dele, ao vivo, é empolgante como um solo de guitarra.

No outro dia pegei um CD recente dele ao vivo, que tinha muitas das mesmas músicas que o ingles tocou por aqui. Mermão, que bostica! Os spks morel, equipamentos de linha mediana SQ, e não tinha naaada a ver. Muito apagado e sem graça, aí me lembei porque não gosto do Elton John. Voz fraca e sem alcance.Fucei eu mesmo o som todo e consegui melhorar (aproximar) mais uns 20%. Por isso considero a esperiência de escutar a parada ao vivo muito válida!

Por outro lado, apesar de ter melhorado, ainda não chegava nem perto. Cansei de tentar e fui ouvir outras coisas. Dias depois, para minha surpresa, num CD de Vozes Audiofilas de Jazz, que são gravados com excelente qualidade, voltados especialmente para pessoas exigentes, consegui ouvir piano e vozes muito mais próximas com o que escutei no show, mesmo sendo de outro cantor e em MP3 de 192Kbps.

Conclusão: A coisa real, musica e instrumentos ao vivo, ajudam muito a apurar o senso da realidade sonora que muitas vezes se quer buscar com os equipamentos. O problema é que geralmente a gravação, mesmo que de muito boa qualidade (caso do CD original do Elton John) pode não ajudar nessa empreitada. Pode inclusive levar a equivocos (não foi o meu caso porque o som melhorou para outras músicas), e a uma regulagem se torna menos natural e agradável do que o ideal para as outras músicas. Tem que se ter em mente que o som real, ao vivo, já começa a sofrer degradações no momento em que é gravado. Depois passa por muitas mixagens que pode balancear mais, e apagar um pouco a vivacidade dos instrumentos. Então, por mais perfeito que seja seu equipamento de som, devido às lambanças que ocorrem na gravação, é impossivel conseguir o mesmo som (como o meu caso que outra música, de outro cantor, tinha o som empolgante e o ataque no piano e voz, antes só escutadas no show ao vivo do Elton John).

Procure ouvir música não amplificada, como voz e violão, música clássica e etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Para conhecer como é o verdadeiro som dos instrumentos é a melhor opção

Quando conseguir gravar bem na memória o som vai para o carro e veja quão diferente é

Desse ponto em diante tente fazer ajustes para se aproximar do que é real

Compartilhar este post

Link para o post

Amiguinhos, mas eu não disse que tinha ido uns dias antes em uma orquestra? Sem Amprificação? NÃO É ESSA A QUESTÃO DO MEU POST, vcs não entenderam nada :P acho que estão um pouco preocupados em criticar <_<

O negócio é que eu imagino que nos shows ao vivo de cantores internacionais, do nivel do Elton John, os Engenheiros de Som, formados em Cambridge ou sei lá onde, que mexem com equipamento de som profissional, uma vida inteira dedicada só para música, com cantores famosissimos, certamente entendem como é que o som do Sir deve ser escutado em seus caríssimos shows.

Um som que não era alto, mas tinha muuita pegada. Um som que não se escuta em boates, cinemas, HTs onkio e afins, nem mesmo em salas de concerto, e muito menos em carros. Nesse caso, se gostou muito do som, a melhor realidade para se basear na calibração fina de seu equipamento, para aquele tipo de música, é em shows ao vivo, que são sempre amplificados. Também estou querendo dizer é que pouco adianta ter a referência, se você não possui gravações fieis a altura, e que o próprio processo de gravação do som de um violão, por exemplo, por ser analógico e depender da qualidade do microfone, já degrada o som de tal forma que mesmo que se o seu som fosse capaz de reproduzir perfeitamente, não reprodiziria.

Edit: Também concordo com o Gutto sobre a impossibilidade de se conseguir um som Hi-Fi em um carro. Até em salas preparadas já é difícil. O melhor que pode-se conseguir é um som que consiga transmitir as mesmas emoções e empolgação do que se tem ao vivo, mesmo que seja um pouco diferente, e as vezes até melhor, porque não, mas diferente

Editado por GeorgeM

Compartilhar este post

Link para o post

PS. Vou muuuito a shows, concertos, teatro, cinema, orquestra, toco guitarra, ja toquei em banda, frequento clube de chorinho, sem contar com as rodas de pagode ao vivo em churrasquinhos :) Samba de carnaval, e tudo. GOSTO DE MÚSICA, e por isso que comecei a me interessar por som automotivo, e antes de me cadastrar e começar a postar, já frequentava o forum assiduamente e lia muito do que vcs falavam ha mais de dois anos. Não sou tão ingênuo quanto parece ;)

O que eu não tinha é muita experiência de som automotivo voltado para SQ, visto que em Brasília não há muitos interessados e os encontros são raros

Editado por GeorgeM

Compartilhar este post

Link para o post

E o seu sub ja esta no amaciamento

Rsrs

Editado por Reginaldocm

Compartilhar este post

Link para o post

Reginaldo, esse sub tá me dando um problema... É que ele eh muuuitooo superior à todo o resto do meu equipamento, da até dó do bichinho :P O Ultimo está carregando a responsabilidade de fazer todo o resto soar bem, e esta conseguindo :) É o único equipamento que tenho que satisfaz plenamente :)

Estou querendo comprar um amp a altura dele para amplificar somente ele, mas não quero gastar mais no amp do que o que gastei com o próprio sub. Amanhã vou instalar um DXZ que já vai mandar um sinal mais decente, mas o amplificador do sub é um punch 200IX velhão, mas que nunca foi sequer aberto, com lacres e tudo. O negócio é que puxa muita energia e o Punch400 do kit esta falhando quando o carro está desligado e o volume está no máximo. O que eu queria mesmo é um daqueles HDP4 que vc vendeu uns tempos atrás para amplificar o sub e os mids :)

Compartilhar este post

Link para o post

Esse assunto já ultrapassou em muito minha compreensão.

Bons tempos de kit2 vias+ sub+CD+AMP e somente isso.

Kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Pior que vc vai acabar gastando bem mais que o valor do sub, e pelo que esta dizendo não vai demorar muito, rsrs

Os HDP são muito bons sim, gosto do amp toca muito bem e tem força baixo consumo elétrico e de poucas dimensões

Não tive a oportunidade de ouvir o mono mas a 4 canais para esse up que pretende fecha legal

Compartilhar este post

Link para o post

sinceramente, não entendo esse papo de não se ter referencia...

algumas perguntas básicas e veremos se as respostas serão interessantes ou o mesmo de sempre:

1- oq é referencia?

2- ouvir musica orquestrada ao vivo e sem amplificação serve de referencia se vc só ouve no carro cds gravados com amplificação e em sua maioria rock, e techno?

3- quem aqui já foi em pelo menos uma vez por mês em shows não amplificados ou orquestras!?!?

acho que esse papo de referência é meio papo furado, pq 99% de quem aclama isso, mal vai em shows de musicas não amplificadas e isso é FATO.. se for uma vez a cada 6 meses é muuuito, e todo mundo sabe que o ouvido é imediatista e não tem boa memória, vc não se lembra em 100% do que ouviu a 6 meses atrás com fidelidade...

acho que pra som automotivo, a referencia tem que ser em som automotivo, ouvir o máximo de carros possíveis, até pq, como já dito aqui, o som automotivo, por melhor que seja não chega a 60% de fidelidade de um som ao vivo...

e tem mais qdo vc vai em alguns encontros, nego mete toda hora lá um spanish harlem e babaluuuuu, pra vc ouvir, e na maioria das vezes não é oq vc ouve no dia a dia(e nem oq o fulano que colocou pra vc ouvir, só pra vc ouvir a respiração do cara la do fundo da segunda fileira que esta sentado), então teste nas músicas que vc gosta que vc vai ouvir todo dia e regule seu som pra isso, agrade a você e não aos outros...

agora cada um que tire suas próprias conclusões...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Eu discordo em muito coisa...

Hifi para mim existe, significa alta fidelidade e não fidelidade perfeita, ou seja, procura-se reproduzir da forma mais fidedigna a versão original de uma música (gravada em estúdio), show ao vivo não serve para comparação, o acerto do estudio é completamente diferente de um show, no show a erros de notas, velocidade e timbre. O Show empolga por ser uma apresentação ao vivo, mas quando quero "pegar" uma música para tocar no violão não o faço em um show, reproduzo a versão original em um bom sistema e procuro os detalhes a gravação para estudio requer uma perfeição com as notas, comprometimento, gravações separadas coisas que não se tem em uma apresentação ao vivo. Por isso referência para mim é a música do estudio..

Compartilhar este post

Link para o post

Esse assunto já ultrapassou em muito minha compreensão.

Bons tempos de kit2 vias+ sub+CD+AMP e somente isso.

Kkkk

Mas continua assim. Pega um kit Bravox CS60D + Sub E2k + HU páiônir do golfinho + Torramps. Depois, toca fogo em tudo e pega um set mediano com kit Focal + sub JL + HU Alpine + amp DLS. Continuará com kit2 vias + sub + CD + amp. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Mas continua assim. Pega um kit Bravox CS60D + Sub E2k + HU páiônir do golfinho + Torramps. Depois, toca fogo em tudo e pega um set mediano com kit Focal + sub JL + HU Alpine + amp DLS. Continuará com kit2 vias + sub + CD + amp. :vts

Kakakkakkakakakakakakakakaka

Rachei manooooo....kkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Eu discordo em muito coisa...

Hifi para mim existe, significa alta fidelidade e não fidelidade perfeita, ou seja, procura-se reproduzir da forma mais fidedigna a versão original de uma música (gravada em estúdio), show ao vivo não serve para comparação, o acerto do estudio é completamente diferente de um show, no show a erros de notas, velocidade e timbre. O Show empolga por ser uma apresentação ao vivo, mas quando quero "pegar" uma música para tocar no violão não o faço em um show, reproduzo a versão original em um bom sistema e procuro os detalhes a gravação para estudio requer uma perfeição com as notas, comprometimento, gravações separadas coisas que não se tem em uma apresentação ao vivo. Por isso referência para mim é a música do estudio..

Man,na minha opinião, gravação de estudio vira referencia qdo muito bem gravada, e como a maioria não é (pelo menos os cds comerciais a maioria não é), ferrou, mas acho que vc entendeu minha colocação assim como eu entendi com a sua e concordo na ideia geral do seu pensamento...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

O negócio é que pouquissimas pessoas têm acesso à estudios de gravação. Já fui algumas poucas vezes um estudio de alta qualidade, desses caros mesmo, que não tem nada ha ver com os estúdios de ensaios de bandinhas ehehh... O som realmente é loucura. Impossível de se reproduzir em veículos, a começar se considerando pelas multiplas camaras todas isoladas com dois vidros grossos, todas as paredes revestidas com multiplas camadas de tratamento acustico, e cada instrumento é gravado em um canal independente. Até a nossa própria voz nos parece diferente, uma vez que é prontamente absorvida pelas paredes. Deviso à ausencia quase total de reflexões, a separação e definição de cada instrumento é incrivel. É um som que não é escutado nem em apresentações ao vivo mesmo que seja acustico, visto que há sempre maior dispersão sonora, reflexões e barulhinhos. Por isso eu não acredito que o som de estúdio seja o mais natural. Além disso certos conceitos como palco sonoro são baseados em uma audiência de apresentação da banda ao vivo, com ela à frente, e não no meio, no centro de onde a banda se encontra, coisa que é possivel em um estudio de gravação.

O que chega mais próximo é um fone de ouvido profissional, daqueles bem caros e pesados, com cancelamento de ruidos e amplificação.

Fora que se regular um carro como estúdio, quando quando está em movimento grande parte daquelas frequencias somem. O ambiente é muito hostil :)

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, instalei ontem o DXZ 785 e meia hora depois já revirei ele de ponta cabeça. O difícil entender é qual a dificuldade que vcs encontraram em mexer nele? Até a navegação nas pastas é tranquila, muito intuitiva. Só neguinho mal acostumado com DVDs que exibem informações na tela, ou a geração Z² é que, de repente, por só saberem mexer em IPads, é que devem achar ele ruim de navegação. Q boiolagem o-o-

Já vou deixando meu depoimento. Fiquei meio puto quando instalei, porque a gente vai vendo que quando melhora uma coisa, a outra já começa a mostrar deficiências... Coitadinho do meu Kit Morel Dotech, só foi instalar a HU nova que ele já começou a abrir o bico <_< Acho que quando ligar tudo ativo vai dar uma aliviada para ele, pq aí vou subir um pouquinho as frequencias dos cortes, e cortar as baixas em -18db/8ª.

Mas o som é excepcional. Só foi eu ligar o player, sem equalização nenhuma, que o som já se mostrou superior ao sony que eu usava. Isso porque o sony estava com LOUD ligado, e equalizado em low+3, mid+2, high-2. uns 2 minutos depois, quando descobri como regulava os equalizadores, ficou animal! quando liguei o TA então é que destruiu de vez o SONY. Antes já não dava para falar de onde o subgrave vinha graças ao sub Morel Ultimo que é transparente. Com o TA regulado o som todo vem da frente, e criou-se o palco! Melhor que meu som residencial.

O ruim: logo que liguei o TA já vi logo que não aguentaria mais usar outra HU sem TA. Pior ainda, como falam que o TA da Clarion é dos melhores, vai ficar mais dificil ainda manter o padrão quando eu fizer upgrade de carro...

Editado por GeorgeM

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, instalei ontem o DXZ 785 e meia hora depois já revirei ele de ponta cabeça. O difícil entender é qual a dificuldade que vcs encontraram em mexer nele? Até a navegação nas pastas é tranquila, muito intuitiva. Só neguinho mal acostumado com DVDs que exibem informações na tela, ou a geração Z² é que, de repente, por só saberem mexer em IPads, é que devem achar ele ruim de navegação. Q boiolagem o-o-

Já vou deixando meu depoimento. Fiquei meio puto quando instalei, porque a gente vai vendo que quando melhora uma coisa, a outra já começa a mostrar deficiências... Coitadinho do meu Kit Morel Dotech, só foi instalar a HU nova que ele já começou a abrir o bico <_< Acho que quando ligar tudo ativo vai dar uma aliviada para ele, pq aí vou subir um pouquinho as frequencias dos cortes, e cortar as baixas em -18db/8ª.

Mas o som é excepcional. Só foi eu ligar o player, sem equalização nenhuma, que o som já se mostrou superior ao sony que eu usava. Isso porque o sony estava com LOUD ligado, e equalizado em low+3, mid+2, high-2. uns 2 minutos depois, quando descobri como regulava os equalizadores, ficou animal!

Acho q vc tem razão...

No meu caso, não me acostumei com o DXZ por pura preguiça mesmo e principalmente falta de conhecimento.

Até bem pouco tempo atrás, pouquíssimo, nem sabia o q era 3way, mas é um baita player mesmo....E acredito que a sonoridade esteja pau a pau com o DEH80Prs, se não for melhor viu....

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q vc tem razão...

No meu caso, não me acostumei com o DXZ por pura preguiça mesmo e principalmente falta de conhecimento.

Até bem pouco tempo atrás, pouquíssimo, nem sabia o q era 3way, mas é um baita player mesmo....E acredito que a sonoridade esteja pau a pau com o DEH80Prs, se não for melhor viu....

Abs!

É melhor.. eu tenho os dois..rsrsrs

abs

Compartilhar este post

Link para o post

É melhor.. eu tenho os dois..rsrsrs

abs

E o Clarion era melhor ainda pq chegou a custar U$120 no py

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

E o Clarion era melhor ainda pq chegou a custar U$120 no py

:vts

o 786 teve a esse preço no py, o 785 não... não vou entrar nos meritos do pq...

absw

Compartilhar este post

Link para o post

o 786 teve a esse preço no py, o 785 não... não vou entrar nos meritos do pq...

absw

grande diferença!

Compartilhar este post

Link para o post

Agora eu fiquei curioso. O som do 786 é pior? Ou a Clarion internacional queria acabar com o estoque a linha antiga a despejando em qualquer paíz subdesenvolvido para entrar com uma linha nova, inferior em qualidade, e reorganizar a linha de players, devido aos DXZ78X bater de frente com a linha superior da própria empresa? Ou ainda alguma outra teoria de conspiração? :pirou:

Editado por GeorgeM

Compartilhar este post

Link para o post

grande diferença!

tem muita diferença, mas deixa pra lá... tem coisas que é melhor não se dizer...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

tem muita diferença, mas deixa pra lá... tem coisas que é melhor não se dizer...

abs

Opa, explica aí então quais são as diferenças no que interessa aqui, ÁUDIO.

Esse papo de garantia, nota e blá blá blá eu dispenso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...