Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
danieln

[AJUDA] Projeto de som - Livina

Recommended Posts

Olá.

Por favor, gostaria de opiniões sobre os equips que tenho e possíveis melhorias.

Tenho o sequinte som num Astra e queria movê-lo para uma Livina (porque vendi o Astra e comprei uma Livina).

- Amp. Hurricane 4.120w mosfet.

- Kit 2 vias MB Quart Disco 6" 60w RMS (ou 70w não lembro)

- Kit 2 vias Audiobank 6" (rear fill) (60w RMS, acho).

- Sub Bomber Upgrade 250w RMS 10".

- Cabos, porta-fusivel, etc

São equips antigos, que fui montando com o tempo e há anos não atualizo, porque me atenderam nesse tempo...

Pelo que pude pesquisar, na Livina o som traseiro são de 6" nas portas (não caberia o kit 2 vias).

O player seria o original do carro Livina (sei que é um limitador da qualidade, mas não quero mudar o original por outro, apesar de ser recomendado). O player da Livina é muito ruim?

Antes de por no Astra, o sub Bomber estava numa caixa dutada de 42l e tocava muito bem (sedan), gostava muito da qualidade dele. No Astra (hatch) mudei para uma caixa selada e perdeu bastante.

Na Livina, apesar da mala maior, queria colocar em uma selada também, então queria saber se tem opções de subs que pedem caixa seladas pequenas e tenham boa qualidade sonora, na potência do meu amp. Queria opções também de valores, pois o custo x benefício (em relação à qualidade ganha e o tamanho da cx selada) é importante.

Dependendo da potência do sub, teria que mudar o amp. e isso afetaria também nos kits... daí teria que trocar tudo... e o custo seria alto...

O kit da MB Quart pra mim é muito satisfatório. Tinha antes o Bravox Diamond e a diferença na qualidade foi notável. Por isso queria mantê-lo. Os audiobanks foram negócio de ocasião e o Astra estava com as caixas originais traseiras queimadas, então coloquei no lugar... como não serviriam na Livina sem adaptações, poderia vender o kit, se valer a pena... porque a Livina vem com o som original das portas(full range) e acho (?) que não precisa mexer neles, serviriam de rear fill...

O sub Bomber também estava muito bem numa dutada, mas na selada achei que não ficou bom... talvez precise de uma selada maior, mas meu objetivo agora seria uma selada bem pequena, que ocupe o mínimo na lateral da mala do carro.

Existem aqueles subs compactos, mas não me parecem uma boa solução...

Como vou mudar de carro, a selada do Astra não servirá na Livina, certo? Já que terei que comprar outra, queria um sub que ficasse legal (se nenhum sub ficará, então manterei o Bomber).

Não falei de valores, porque a idéia é saber se valerá a pena alguma alteração no projeto, visto que não mudarei o player (limitador de qualidade?). E também porque queria saber de possibilidades de melhoria e então poderia analisar os custos, pra ver se valem a pena.

Por favor, gostaria de opiniões e sugestões!!!

Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim! o Player original será o grande gargalo do seu sistema!

Mas se tiver bala na agulha pode comprar um Processador de audio Bit One! E ficará tudo bem hehehheheh!

Pode manter o Kit MB Quart

Pode Manter o Bomber Upgrade!

Se vai ter que fazer outra caixa isso num sei. Tem que ir lá e medir mesmo! Mas se for ter que fazer outra caixa. Faz a dutada (que vc falou que prefere).

Dai vc pega a litragem certinha lá no Site e boua!

Eu não usaria dois Kits! Dexa só o MB Quart na frente! E Boua!

Esse módulo tb dá pro gasto! Ja ouvi ele tocando e gostei! Num é a PIKA suprema do Universo, mas né ruim naum!

Pro valor dele! Acho bem Honesto!

Só usar um cabeamento legalzim e boua!

O fo** é o Player! Esse modulo se não me engano, não tem entrada alta!

Mano! Tipo vc pode tentar usar um Conversor RCA! Tem um bom da Helix, mas é caro!

Ou então compra logo um modulo com entradas altas! Tem aquele Hertz de 4 canais!

Acho melhor que usar conversor!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa!!

Esse processador está além das minhas possibilidades.. rss.

Então, eu tinha uma dutada para o bomber, mas desisti dela por causa do tamanho. A litragem da dutada era bem grande, acho que uns 45l (ou 43l ou 48l, não lembro).

Queria uma selada mesmo, hoje pra mim o espaço da mala é essencial. Por isso pensei em trocar o sub, por algum que desse mais qualidade em cx selada. Pelo que me lembro, há uns anos, o NAR tinha mais qualidade, mas pedia cx maiores ainda, por isso optei pelo bomber. Não sei se continua assim...

O player do carro é um Clarion, mas não tem entrada alta mesmo, acho que nenhum original de fábrica tem. Mas os conversores eu tenho. Já usava no Astra.

Na época que montei, também usei o player original do Astra, pq tem os controles no volante e não queria perder. Na época tinha que cortar conectores, fazer umas ligações pra adaptar outro player e não quis mexer.

Como o amp e o sub não eram os tops dos tops (longe disso), pensei que ao longo desses 5-7 anos tivessem aparecido coisas melhores por preços semelhantes. Andei vendo e acho que o hurricane só aumentou a potência, não melhorou em nada.

E como o player, apesar de ser um Clarion (original) é um limitador, talvez só não valha a pena trocar mais nada.

Ou vale?

Daí também queria saber de locais para instalar o amp. No Astra ele ficava na mala, na lateral. Mas agora não queria ocupar espaço da mala do carro novo, o sub lá já ocuparia o suficiente. Sei que ele precisa de ventilação, mas queria saber as opções pra instalar ele...

Não sou de ficar mexendo nele. Faço as regulagens dele e pronto.

Valeu!!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Cara... Na boa... Eu quebrei a cabeça para deixar o som do meu Civic bom... Troquei TUDO que você imagina, só não tinha trocado a HU original do carro... A HU original do Civic tambem é fabricada pela Clarion S.A...

O ultimato, foi troca-la por um Clarion 786USB, resultado? Diferença abusurda sonora... Agudos cristalinos, subgraves presentes. Eu já tinha tentando fazer de tudo, ligar conversor RCA Stetsom, corzus ( corzus>stetsom ), ligar direto no Hi-input de fio mesmo...

Mas só trocando a HU e colocando um Cabo RCA technoise foi que resolveu!

A galera do SQ aqui vai ser meio contra você colocar 2x duas vias, na frente e atrás... Isso vai quebrar o palco sonoro...

Mas porque não colocar o duas vias atrás mesmo? Coloque o tweeter colado na porta mesmo. faça um suportezinho... Ai fica o Midbass no encaixa de 6", e o tweeter você faz um suporte, ou compra tipo aqueles que vem no Kit da NAR, que é flexível, e cola na porta...

Compartilhar este post

Link para o post

Oi, Felipe.

Não quero mexer na HU, porque nem alarme vou por no carro. Não quero ter preocupações desse tipo, nem esconder a HU no porta-luvas, etc.

Nas portas traseiras, vou deixar os falantes originais mesmo. Também não quero mudar a estética original do carro. O kit componente da Audiobank vou pensar no que fazer com ele depois. O valor da época foi bom, de repente deixo guardado prum futuro.

Mas mesmo no Astra, eles não interferiam no palco dianteiro, eram só pra quem andava no banco traseiro. Ali sim atrapalhavam um pouco, mas nada que estragasse tudo.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Os Helix da linha Blue atual tb aceitam entrada alta.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá.

Fui desinstalar o Astra hoje. O cabo de alimentação estava meio ressecado já.

Vou instalar na Livina na outra semana.

Me sugeriram trocar o cabo de alimentação por um technoise. Pelo que li aqui no fórum é bem recomendado.

Também sugeriram trocar meus RCAs por techonoise, porém meus RCAs são da Golden Cabos... acho que era uma boa marca. Não parecem estar ruins, nem mastigados... não sei se vale a pena trocar.

Falaram também que não se usa mais fusível na alimentação, agora é disjuntor... é isso?

Estou na dúvida em relação ao sub ainda. Pelo que li, meu UpGrade SW10 B4 pede uma cx selada de 40l. É muito grande, talvez por isso não estava tocando tão bem.

Tem algum sub na faixa de 250W que toque um SQ em caixa selada de 30l por exemplo? Acho que é o tamanho da caixa selada que eles tem pra Livina.

O amp não pretendo mudar por enquanto. Estas marcas sugeridas são bem mais caras.

Valeu!

Editado por danieln

Compartilhar este post

Link para o post

Mano

Pode pega o cabo de força da Technoise que é Show de bola! Olha direitinho a espessura que vc vai precisar!

RCA só ví esse Gold em fotos, mas posso dizer que o Technoise TZ series é Show de bola! Custo benefício Excelente (Tenho e recomendo)

Quanto a litagem do Sub, essa litragem que vc ta falando ai (Se for o Upgrade de 10 polegadas) 40L é pra Dutada e não Selada!

Se vc mandar uma Selada o volume da caixa será BEM menor!

Quer recomendações de Sub de 10? ou 12 (Pela questão do espaço no porta malas, que é importante pra vc eu recomendarai 10)? Qual faixa de preço?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, se quer usar hu original, nao usa entrada Alta de Fio... nao Vai ficar legal... testaram na minha hu original 3 coisas... ligar no hi input, ligar atraves de conversor stetsom E ligar atraves de conversor da corzus... o que melhor ficou foi com o conversor da corzus.. recomendo esse conversor... ja o stetsom é um lixo... pega um conversor corzus ou um rockford fosgate e liga num rca technoise... vai ficar bem melhor que por fio...

Mas, mesmo assim, o gargalo ainda vai ser sua HU...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, se quer usar hu original, nao usa entrada Alta de Fio... nao Vai ficar legal... testaram na minha hu original 3 coisas... ligar no hi input, ligar atraves de conversor stetsom E ligar atraves de conversor da corzus... o que melhor ficou foi com o conversor da corzus.. recomendo esse conversor... ja o stetsom é um lixo... pega um conversor corzus ou um rockford fosgate e liga num rca technoise... vai ficar bem melhor que por fio...

Mas, mesmo assim, o gargalo ainda vai ser sua HU...

Tem um conversor da Helix que é BALA! Show de bola!

Só que é caro pra BOST@

Editado por Cogumelo Jones

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é... nao tem jeito. Ou troca a hu ou coloca um conversor bom... ligado direto no fio vai ficar pobre o som

Compartilhar este post

Link para o post

@Jones.

Peguei o volume das caixas de sub nesse tópico:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=59347

Pra som de qualidade, entendi que o Upgrade precisa de uma caixa de 40l selada ou 50l dutada. Antes eu tinha uma de 48l dutada, se não me engano...

No manual dele fala que pra selada seria de 20l, mas li no fórum que quem fez de 20l ficou ruim. Não quero SPL, não quero som pra fora, quero qualidade, fidelidade...

Queria saber se tem algum sub de 10" ou 12" que dê som com fidelidad em cx selada menor que o Upgrade. Num valor razoável também... até uns 200-300 reais. Cx de 20l a 30l. No Astra ele tava numa cx selada que imagino ter uns 30l e não tava grandes coisas...

@Felipe.

Já tenho os conversores RCA. Só queria saber se os da Technoise são assim tão melhores que os demais (Corzus, Boog, Stetsom, etc).

Valeu!!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Tem o manual no site da bomber cara!

Mas deve ser mais ou menos isso

Então!

Nessa faixa de 200 reais ai!

Te recomendo um Sub de 10 em selada!

Os modelos de Sub que eu acho interessante nessa faixa de preço (Além do Upgrade) e que eu acho que tocariam bem no seu SET

Tem o NAR 1004SW2 (10 polegadas) e 1222SW2 (12 polegadas bobina dupla de 2)

Tem o Fosgate P1S410 (10) e P1S412 (12)

Tem o Keybass Black Panther (tem de 8, 10 e 12)

Tem o MTX RT 10-04 (10) ou RT 12-04 (12)

Acho que na faixa de preço que vc ta querendo! Tem esses aew

Compartilhar este post

Link para o post

@Jones.

Peguei o volume das caixas de sub nesse tópico:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=59347

Pra som de qualidade, entendi que o Upgrade precisa de uma caixa de 40l selada ou 50l dutada. Antes eu tinha uma de 48l dutada, se não me engano...

No manual dele fala que pra selada seria de 20l, mas li no fórum que quem fez de 20l ficou ruim. Não quero SPL, não quero som pra fora, quero qualidade, fidelidade...

Queria saber se tem algum sub de 10" ou 12" que dê som com fidelidad em cx selada menor que o Upgrade. Num valor razoável também... até uns 200-300 reais. Cx de 20l a 30l. No Astra ele tava numa cx selada que imagino ter uns 30l e não tava grandes coisas...

@Felipe.

Já tenho os conversores RCA. Só queria saber se os da Technoise são assim tão melhores que os demais (Corzus, Boog, Stetsom, etc).

Valeu!!

Abs

a serie tz da technoise é top... compete com knuconceptz crystal, tsunami etc... tem linha da technoise mais barata. Esses cabos da corzud, stetsom sao de qualidade inferior, vai ser mais propicio a pegar mais ruidos e menos qualidade sonora...

O que voce pode fazer, é comprar um cabo bom d. Santo angelo e uns plugs bons e voce mesmo soldar...

mas se voce nao esta com uma hu de qualidade, eu acho que o cabo nao vai mudar muuuiitoo na qualidade. se o sinal é bom, um bom cabo mantem ele bom. Se o sinal é ruim, um cabo bom vai manter ele ruim... procura um da linha mediana da technoise, que ja deve ficar legal...

Compartilhar este post

Link para o post

Jones,

Sabe as litragens destes subs?

Antigamente os NAR eram melhores que os Upgrades, mas pediam caixas maiores ainda.

Não confio nos parâmetros dos manuais, confio mais nos projetistas do fórum.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Jones,

Sabe as litragens destes subs?

Antigamente os NAR eram melhores que os Upgrades, mas pediam caixas maiores ainda.

Não confio nos parâmetros dos manuais, confio mais nos projetistas do fórum.

Abs

Os NAR atuais, apesar de ultimamente teram apresentado problemas de descolamento, ainda acho melhores que os Upgrade (pra qualidade)

Cara esse negócio de litragem e fod@!

A NAR basicamente recomenda:

Sub de 8 Selada - 6 a 10 Litros

Sub de 8 Dutada - 15 Litros

Sub de 10 selada - 25 Litros

Sub de 10 Dutada - 42 Litros

Sub de 12 Selada - 35 Litros

Sub de 12 Dutada - 60 Litros

Compartilhar este post

Link para o post

E quanto ao disjuntor? Não se usa mais porta-fusível? O disjuntor é melhor?

Valeu!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Tenho uma dúvida... Onde você pretende fazer a instalação do tweeter no Livina? Digo, em que local do carro?

Editado por Isca

Compartilhar este post

Link para o post

Olá!

Tenho uma dúvida... Onde você pretende fazer a instalação do tweeter no Livina? Digo, em que local do carro?

Na concessionária vende uma "capa" para o canto da porta onde tem o retrovisor (caso sua Livina não venha com esse acessório).

Essa capa é um porta-tweeter. Achei que ficou legal!

Abs

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra atualizar.

Fiz a instalação do som. Mantive tudo como tinha antes, só troquei o cabo de energia por Technoise.

Ficou assim:

HU original do Livina.

Kit 2 vias MB Quart Discus na dianteira.

Falantes originais nas portas traseiras.

Caixa de MDF (dutada) para o sub Bomber UPgrade de 10" no porta-malas.

Amp. Hurricane 4.120 (2 canais pro stereo e 2 pro sub).

Procurei em diversos lugares e falaram que ainda não fabricam caixa de fibra pra Livina. Teria que fazer "sob medida", mas não quis pelo tempo que iria gastar.

Em relação à sonoridade no Astra, percebi que os agudos sumiram um pouco, mas acredito que seja por causa do player.

O som do sub tbém mudou. Agora parece ter mais spl e menos definição.

O som de um baixo ficou legal, mas de um bumbo de samba aparece menos. Talvez pela limitação do próprio falante ou do amp.

Vou ouvir mais um um pouco e tentar fazer uns ajustes na regulagem do amp.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...