Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gustavozappia

[Dúvida] Focal Polyglass V30 x Morel Hybrid

Recommended Posts

É verdade, ao que parece, usam muito por aí ligas com berílio. Pelo menos em aplicações não acústicas, parece valer muito a pena, mesmo quantidades pequenas geralmente conseguem melhorias expressivas em alguns materiais. Acusticamente, não sei se ligas funcionam muito bem. O ScanSpeak D3004/664000 alega usar 99% de berílio.

Imagino que o tweeter de berílio seja mesmo bem melhor que qualquer outro tweeter de metal (claro, nas mãos de um fabricante decente), a própria Focal menciona que é um material 7 vezes mais rígido que alumínio e titânio, resultando numa propagação de onda de 2,5 a 3 vezes mais rápida. Ou seja, é um material consideravelmente melhor, não apenas "um pouco melhor" que o alumínio e titânio; aliás, é o mínimo pra justificar mexer com um material tão caro e ainda por cima tóxico.

O próprio cara que fez o comparativo entre tweeters de berílio e tecido da ScanSpeak comentou que nunca foi grande fã de tweeters de metal, mas que aquele tweeter de berílio que avaliou era certamente o melhor tweeter de metal que já havia ouvido. Ele considerou o tweeter de berílio mais analítico e o de tecido mais "capaz de perdoar gravações antigas". A vantagem indiscutível da seda seria o custo/benefício e até o fato de ser ecologicamente correta.

O Guto fez uma observação de total importância: o material é um ponto, o outro é a tecnologia de fabricação. Só o material sozinho não garante nada.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa questão da muito pano pra manga né?

E tb entra a questão de preferência/gosto! Tem gente qe gosta de X, tem gente que gosta de Y

Eu, por exemplo, tratando-se de 2 vias, prefiro Tweeters de domo de seda de uma polegada (Como o Morel em questão)

Ouvi alguns Kits 2 vias da Focal e, pra mim, o forte da focal são os Mids (Têm uma bela pegada). Já os tweeters, não fazem feio, mas acho que tem muita coisa melhor na praça! Quanto aos Cross, acho os pontos de corte da Focal um pouco altos!

Agora

3 vias é outra conversa! Ai sim acho que um tweeter metálico e(ou) menor pode ser melhor aproveitado!

Só minha opinião ok!

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Aliás, hoje em dia material e tecnologia de fabricação estão um tanto fundidos, já que via de regra os fabricantes dificilmente usam um material puro.

Um exemplo básico é esse dos cones de papel. A Focal aplica microesferas de vidro e a Morel aplica uma camada de um composto dela, resultando ambos em melhorias consideráveis. Pô, lembro que antigamente era bem comum ver cones de papel por aí, de vez em quando vc via uns alto-falantes avariados e dava pra ver que o cone era simplesmente um papelão mesmo.

O mesmo com os tweeters, a Morel não usa seda pura, ela aplica lá um composto especial sobre o tweeter e aquilo ali tem um impacto fundamental sobre as características acústicas do material. A Focal usa uma liga de alumínio e magnésio e também parece aplicar algum composto sobre os mesmos, se não estou enganado.

Sem falar nos materiais quase ou 100% exclusivos que os próprios fabricantes desenvolvem, que basicamente nenhum outro fabricante pode tentar enganar dizendo que tem ou usa...

Compartilhar este post

Link para o post

Aliás, hoje em dia material e tecnologia de fabricação estão um tanto fundidos, já que via de regra os fabricantes dificilmente usam um material puro.

Um exemplo básico é esse dos cones de papel. A Focal aplica microesferas de vidro e a Morel aplica uma camada de um composto dela, resultando ambos em melhorias consideráveis. Pô, lembro que antigamente era bem comum ver cones de papel por aí, de vez em quando vc via uns alto-falantes avariados e dava pra ver que o cone era simplesmente um papelão mesmo.

O mesmo com os tweeters, a Morel não usa seda pura, ela aplica lá um composto especial sobre o tweeter e aquilo ali tem um impacto fundamental sobre as características acústicas do material. A Focal usa uma liga de alumínio e magnésio e também parece aplicar algum composto sobre os mesmos, se não estou enganado.

Sem falar nos materiais quase ou 100% exclusivos que os próprios fabricantes desenvolvem, que basicamente nenhum outro fabricante pode tentar enganar dizendo que tem ou usa...

O german maestro ms 6508 aplica nano cerâmica tanto no cone do mid que se não me engano é de celulose, qto no tw que é de titanio.. Acho que por enqto é exclusividade deles, e acho até que é tecnologia patenteada... Mais um exemplo de materiais diferentes aplicados junto a outros já conhecidos.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Esses últimos dias conversei sobre isso com uns users. Tenho visto vários fabricantes usando tw soft e acho q isso é pelo fato de ser mais fácil de acertar, seja "on" ou "off-axis"), ou seja mostrar resultado fácil, satisfazer. Porém, é comum q o tw soft seja um pouco apagado nas altas.

Mas isso não quer dizer q o metálico seja melhor. Há modelos bons e modelos ruins de cada material (q dará uma assinatura diferente), seja seda, tetolon, alumínio, titânio, berílio, etc.

Não vou nem entrar no mérito do crossover, mas tb é possível perceber q um tw "X" pode ser melhor até uns 10khz enquanto q um tw "Y" é melhor a partir de 10khz, por exemplo.

DLS: soft

Morel: soft

Focal: metal (quase todos)

German-Maestro/MBquart: metal

Cada um tem tweeters "bons", "regulares" e "fracos".

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu tirei sarro (de maneira saudável, que fique claro, guto) foi a analogia.

Pra um leigo poderia fazer sentido, mas a questão do material que compõe o tweeter um tweeter metálico (seja alumínio, titânio, berílio e outros) é por características inerente ao material e não por causa dos instrumentos serem "de metal"...

Um paperzinho falando sobre isso e outras coisas relacionadas...

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&sqi=2&ved=0CDAQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.audioheritage.org%2Fvbulletin%2Fattachment.php%3Fattachmentid%3D40060&ei=OZqKUsfsFK_h4APs5IGwBQ&usg=AFQjCNHsf41FL4FZW9lvMqJtDgSdBhXYlA&sig2=QXiuLhL6v9CZl1WdgrZE2A

Tem dados físicos sobre a dureza, peso e muitas outras variáveis que influenciam na acústica.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa questão da muito pano pra manga né?

E tb entra a questão de preferência/gosto! Tem gente qe gosta de X, tem gente que gosta de Y

Eu, por exemplo, tratando-se de 2 vias, prefiro Tweeters de domo de seda de uma polegada (Como o Morel em questão)

Ouvi alguns Kits 2 vias da Focal e, pra mim, o forte da focal são os Mids (Têm uma bela pegada). Já os tweeters, não fazem feio, mas acho que tem muita coisa melhor na praça! Quanto aos Cross, acho os pontos de corte da Focal um pouco altos!

Agora

3 vias é outra conversa! Ai sim acho que um tweeter metálico e(ou) menor pode ser melhor aproveitado!

Só minha opinião ok!

abs

Pois é, existe mesmo quase um consenso no sentido de que os mids da Focal são muito bons, da mesma forma que os tweeters da Morel. Valeu pelo comentário!

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu tirei sarro (de maneira saudável, que fique claro, guto) foi a analogia.

Pra um leigo poderia fazer sentido, mas a questão do material que compõe o tweeter um tweeter metálico (seja alumínio, titânio, berílio e outros) é por características inerente ao material e não por causa dos instrumentos serem "de metal"...

Um paperzinho falando sobre isso e outras coisas relacionadas...

https://www.google.c...6v9CZl1WdgrZE2A

Tem dados físicos sobre a dureza, peso e muitas outras variáveis que influenciam na acústica.

Pô, artigo bem interessante, Murillo.

Basicamente responde essa dúvida sobre as ligas de berílio. Pelo que entendi, as ligas, principalmente as com baixo teor de berílio, não ajudam em nada e formam um composto com desempenho que pode ser inferior até mesmo a materiais baratos e corriqueiros. Ou seja, usam apenas como marketing pra vender como se fosse um produto próximo aos melhores do mercado que usam esse material. Pilantragem pura e simples.

Compartilhar este post

Link para o post

desencana dos dois e compra um ribbon!!! hahahha

É, eu mesmo só tô nessa discussão dos tweeters por puro hobby, minha escolha pessoal é o de seda, até porque o camarada comentou que ele é "capaz de perdoar as gravações mais antigas", ou seja, é um tweeter redentor, protetor das gravações fracas e oprimidas, hehehehe...

Mas foi interessante também porque agora sei mais ou menos por que usam berílio nos tweeters "fodásticos". Pra mim que só faz alguma diferença acima dos 13kHz. Acho que posso viver com isso, ou melhor, sem isso.

Compartilhar este post

Link para o post

O berilio traz uma neutralidade que os outros tweeters de metal não costumam trazer... já escutei o scan speak e o focal be, os dois se comportam da mesma forma

Acho que seria interessante escutar alguns tweeters bons e bem regulados, cada um com sua caracteristica, vantagens e desvantagens...

Minha opinião de tweeters muito bons:

- seda: morel elate novo, morel supremo(preferido pela neutralidade), supremo piccolo, dynaudio esotar², microprecision series 5, microprecision series 7(preferido para meu gosto pessoal), diamond audio hex, oz audio matrix

- metalico: focal wrc, focal be(preferido pela neutralidade), focal tn52, scan speak berilium(preciso escutar mais pra ter uma opiniao)

- ring radiator: scan speak revellator, scan speak iluminator

- ribbon: elac

Compartilhar este post

Link para o post

O berilio traz uma neutralidade que os outros tweeters de metal não costumam trazer... já escutei o scan speak e o focal be, os dois se comportam da mesma forma

Acho que seria interessante escutar alguns tweeters bons e bem regulados, cada um com sua caracteristica, vantagens e desvantagens...

- seda: morel elate novo, morel supremo(preferido pela neutralidade), supremo piccolo, dynaudio esotar², microprecision series 5, microprecision series 7(preferido para meu gosto pessoal), diamond audio hex, oz audio matrix

- metalico: focal wrc, focal be(preferido pela neutralidade), focal tn52, scan speak berilium(preciso escutar mais pra ter uma opiniao)

- ring radiator: scan speak revellator, scan speak iluminator

- ribbon: elac

Pô, privilégio seu ter tido a oportunidade de ouvir tantos tweeters de qualidade, valeu mesmo pelo comentário! No final das contas, então, você também prefere um tweeter de seda, pelo que entendi!

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim, tem alguma opinião sobre os mids da Morel (digo, os woofers, pra não pensar que estou falando de kit de 3 vias)?

Compartilhar este post

Link para o post

Diamond Hex ? Tipo o meu ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pô, privilégio seu ter tido a oportunidade de ouvir tantos tweeters de qualidade, valeu mesmo pelo comentário! No final das contas, então, você também prefere um tweeter de seda, pelo que entendi!

Depende... fica meio dificil de escolher um... depende de resto do set eu usaria berilium, dependendo seda... vai do projeto... se for pra falar em termos de gosto pessoal, e pra escolher um, seria um ribbon provavelmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende... fica meio dificil de escolher um... depende de resto do set eu usaria berilium, dependendo seda... vai do projeto... se for pra falar em termos de gosto pessoal, e pra escolher um, seria um ribbon provavelmente.

Essa elac parece ser mestre em tecnologias nada convencionais, mas certamente bem interessantes!

Tem alguma opinião/recomendação sobre mid ranges (woofers)? Em particular sobre os da Morel?

Compartilhar este post

Link para o post

Diamond Hex ? Tipo o meu ?

sim, os diamond há um tempo atrás eram o que é focal, morel e dls agora. Eu acho um baita kit pelo preço que vendem... antigamente esse kit era vendido perto dos 2000 reais... hoje custa 300-400 dolares um novo... só que não está mais na "modinha"

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim, tem alguma opinião sobre os mids da Morel (digo, os woofers, pra não pensar que estou falando de kit de 3 vias)?

de woofers... pra mim, mid pra porta sao os mb quart antigos (atuais german maestro), scan speak, e focal. Morel rende bem se estiver bem montado e souberem instalar

pra pezinho, os diamond são uma porrada... mini subs

Compartilhar este post

Link para o post

sim, os diamond há um tempo atrás eram o que é focal, morel e dls agora. Eu acho um baita kit pelo preço que vendem... antigamente esse kit era vendido perto dos 2000 reais... hoje custa 300-400 dolares um novo... só que não está mais na "modinha"

Eu gosto do tweeter, desce bem, pra um duas vias montado na porta fica muito bom. É de seda (o meu) e não é apagado, inclusive é bem exaltado no top end, chega a ser mais brilhante que o ideal, mas também não soa tão natural quando toca os últimos agudos... Só tem esse defeito.

Compartilhar este post

Link para o post

de woofers... pra mim, mid pra porta sao os mb quart antigos (atuais german maestro), scan speak, e focal. Morel rende bem se estiver bem montado e souberem instalar

Concordo plenamente, tenho o german ms, e tenho o diamond hex... E hoje estou testando os hex em pezinhos selados de 5 litros, e pqp, que pancada fica esse mid... O german testei em pezinhos e não gostei, ele fica bom em porta tratada e ai vira um mini sub tbm, espanca as portas.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo plenamente, tenho o german ms, e tenho o diamond hex... E hoje estou testando os hex em pezinhos selados de 5 litros, e pqp, que pancada fica esse mid... O german testei em pezinhos e não gostei, ele fica bom em porta tratada e ai vira um mini sub tbm, espanca as portas.

Abs

E o Morel em porta tratada, não rende suficientemente bem?

Compartilhar este post

Link para o post

E o Morel em porta tratada, não rende suficientemente bem?

Rende sim, mas o timbre do médio grave do mb Quartz e mais gostoso e o diamond em pezinho da mais db q o morel. Mas e bom também. Quem fala que mim da morel não rende e pq não soube instalar direito normalmente. Pode até ser por outro motivo, mas e o que normalmente acontece...

Sent from my iPad using Tapatalk - now Free

Compartilhar este post

Link para o post

Rende sim, mas o timbre do médio grave do mb Quartz e mais gostoso e o diamond em pezinho da mais db q o morel. Mas e bom também. Quem fala que mim da morel não rende e pq não soube instalar direito normalmente. Pode até ser por outro motivo, mas e o que normalmente acontece...

Sent from my iPad using Tapatalk - now Free

É isso aí. Valeu mais uma vez pelas opiniões e comentários bastante significativos!

O curioso é que eu estava com intenção de pegar Morel pela boa fama dos tweeters, mesmo de alguma forma negligenciando um pouco os mids.

O ideal mesmo seria fazer como o Guto, juntar mids GermanMaestro com tweeters Morel, fazendo cross ativo e tudo mais, mas uma solução dessas seria muito $ofisticada pro momento e até mesmo pras minhas pretensões de iniciante.

Esse kit GermanMaestro 6508 é bem interessante, mas está mais ou menos no mesmo preço do Morel Elate (se não estou muito enganado), e o Elate pra mim tem um tweeter com o qual me identifico fortemente por um lado e, por outro, não consigo acreditar que o mid do Maestro leve uma vantagem tão expressiva sobre o do Morel (só ouvindo os dois para avaliar adequadamente isso). Ou seja, mesmo considerando o mid do Maestro melhor (esse comentário do timbre foi bastante relevante), ainda assim tenderia a optar pelo kit da Morel por conta do tweeter, sem querer desmerecer a importância dos mids.

Outro ponto é que vi um pessoal reclamando do tamanho do crossover do kit Maestro, embora o da Morel também não seja exatamente pequeno.

As opiniões todas estão ajudando muito! O legal é que a gente vai mesmo criando uma noção bem melhor das coisas, mapeando as características e comportamento dos equipos e se situando melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

eu me colocando na sua situação, não "inventaria" muita moda não.... regular set ativo dá trabalho e é preciso conhecimento para faze-lo... eu sinceramente não recomendaria para iniciantes...

pra mim, mais da metade do set é o tweeter, entao se voce gosta do tw da morel, eu iria primeiro no passivo da morel, depois mais pra frente testaria alguma combinação de falantes...

se gostou do morel, sei que é dificil, mas eu recomendaria escutar um microprecision e um oz audio também. Quem tem Oz audio é o Moti, um dos tweeters mais smooth que eu conheco. Microprecision está montado no meu carro, caso queira escutar algum dia, mande mp

Compartilhar este post

Link para o post

eu me colocando na sua situação, não "inventaria" muita moda não.... regular set ativo dá trabalho e é preciso conhecimento para faze-lo... eu sinceramente não recomendaria para iniciantes...

pra mim, mais da metade do set é o tweeter, entao se voce gosta do tw da morel, eu iria primeiro no passivo da morel, depois mais pra frente testaria alguma combinação de falantes...

se gostou do morel, sei que é dificil, mas eu recomendaria escutar um microprecision e um oz audio também. Quem tem Oz audio é o Moti, um dos tweeters mais smooth que eu conheco. Microprecision está montado no meu carro, caso queira escutar algum dia, mande mp

Pô, valeu mesmo pelas dicas.

Realmente, não estou com tanta disposição para regular set ativo, quero algo mais prático no momento.

Quanto às novas sugestões, são super bem-vindas, a intenção aqui é de expandir os horizontes e as opções mesmo. Vou dar uma olhada assim que possível.

Aquele comentário da qualidade do timbre do mid da Maestro foi bem interessante, pra mim pessoalmente isso é bem mais relevante do que pressão sonora. Minha preferência é por um mid de timbre de qualidade e que reproduza os graves adequadamente, não precisa dar pancada. Só não pode ser apagado ou deficiente.

Qual kit Oz audio o Moti usa? O tweeter é seda mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...