Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Spetz

Boosters realmente são ruins ou são mal alimentado

Recommended Posts

Bem pessoal eu estou abrindo este topico para discutirmos se os boosters realmente são amplificadores ruins e de pessima qualidade ou sera que não tem som de qualidade por serem mal alimentados ?

Eu andei fazendo algumas experiencias com boosters e MOS-FET e fazendo testes cheguei a conclusão que os booster não são tão ruins assim como parecem, e sim mal alimentados, a saída amplificada dos players que ja vem cheia de distorções são inperceptveis em baixo volume no falante mas quando elas entram no booster essa distorção é amplificada pelo booster. Eu tenho um HPA-550 que é um MOSFET e tenho um Booster de contrução caseira que eu terminei de montar ante-ontem e ontem comecei a fazer uns testes.

O primeiro teste que eu fiz foi pra ver em qual altura de volume o som começava a distorcer e em qual frequencia ele distorcia mais. Reparei que o booster distorcia mais nas baixas frequencias e que ele parece ter um ganho nos sons de frequencias medias e agudas. Esse booster que eu contrui deve render cerca de 200 watts RMS por canal, tem 8 transistores de potencia em cada canal e um indutor de carga com 12cm quadrados.

Reparei que ate o HPA-550 que tem apenas 2 canais de 50W RMS é possivel faze-lo tocar bem mais alto e sem distorcer do que o booster nos meus ED2K MB6. Como é muito forte a potencia do booster para os ED2K liguei eles em paralelo no Booster e os testes foram feitos apenas para determinar a qualidade que toca a musica deixando de lado o efeito estereo. O Booster é 4x mais potente do que o HPA-550 mas o MOSFET toca mais alto e com mais qualidade. Os ED2K estão com um capacitor de 220uF como recomendado pelo manual e no booster e no MOS-FET eles estão ligados no teste.

O segundo teste que eu fiz para tirar logo as minhas duvidas de que o vilão dos booters são a má alimentação deles eu resolvi apelar e ligar a saída MOS-FET na entrada do booster. Dexei o ganho no minimo e agora o teste foi feito em modo estereo. O capacitor foi retirado e os ED2K foram ligados diretamente no Booster.

Foi tbm colocado um croossover ativo na entrada do MOSFET e fiz um corte de 80Hz com atenuação de 12dB. Liguei o som e estava otimo, não tinha nenhum ruído, a saída do MOS FET era de otima qualidade e o booster não gerou ruído algum. A hora que eu comecei a aumentar o volume o som estava identico ao som do MOSFET com uma pequena queda no grave e um ganho nos agudos. Ai pra resolver problema bastava aumentar o grave no player e abaixar um pouco o agudo. Comecei a aumentar mais e mais o volume e estava tocando extremamente alto e sem distorção alguma e sem ruído algum (teste feito com o ouvido ehehehehe) tive ate que ter juízo na hora do teste e abaixar o volume senão eu ia acabar queimando os MID; Apos esse teste cheguei a conclusão que os booster não são tão ruins quanto parecem e sim mal alimentados.

Opinem e vejam o que vc´s acham sobre o teste.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

me interessei mto nisso!!! queria melhora o desempenho do meu hs-960!! blz que vao me falar pra pegar um mosfet pra melhorar mais firmeza!! B)

Compartilhar este post

Link para o post
Bem pessoal eu estou abrindo este topico para discutirmos se os boosters realmente são amplificadores ruins e de pessima qualidade ou sera que não tem som de qualidade por serem mal alimentados ?

Eu andei fazendo algumas experiencias com boosters e MOS-FET e fazendo testes cheguei a conclusão que os booster não são tão ruins assim como parecem, e sim mal alimentados, a saída amplificada dos players que ja vem cheia de distorções são inperceptveis em baixo volume no falante mas quando elas entram no booster essa distorção é amplificada pelo booster. Eu tenho um HPA-550 que é um MOSFET e tenho um Booster de contrução caseira que eu terminei de montar ante-ontem e ontem comecei a fazer uns testes.

O primeiro teste que eu fiz foi pra ver em qual altura de volume o som começava a distorcer e em qual frequencia ele distorcia mais. Reparei que o booster distorcia mais nas baixas frequencias e que ele parece ter um ganho nos sons de frequencias medias e agudas. Esse booster que eu contrui deve render cerca de 200 watts RMS por canal, tem 8 transistores de potencia em cada canal e um indutor de carga com 12cm quadrados.

Reparei que ate o HPA-550 que tem apenas 2 canais de 50W RMS é possivel faze-lo tocar bem mais alto e sem distorcer do que o booster nos meus ED2K MB6. Como é muito forte a potencia do booster para os ED2K liguei eles em paralelo no Booster e os testes foram feitos apenas para determinar a qualidade que toca a musica deixando de lado o efeito estereo. O Booster é 4x mais potente do que o HPA-550 mas o MOSFET toca mais alto e com mais qualidade. Os ED2K estão com um capacitor de 220uF como recomendado pelo manual e no booster e no MOS-FET eles estão ligados no teste.

O segundo teste que eu fiz para tirar logo as minhas duvidas de que o vilão dos booters são a má alimentação deles eu resolvi apelar e ligar a saída MOS-FET na entrada do booster. Dexei o ganho no minimo e agora o teste foi feito em modo estereo. O capacitor foi retirado e os ED2K foram ligados diretamente no Booster.

Foi tbm colocado um croossover ativo na entrada do MOSFET e fiz um corte de 80Hz com atenuação de 12dB. Liguei o som e estava otimo, não tinha nenhum ruído, a saída do MOS FET era de otima qualidade e o booster não gerou ruído algum. A hora que eu comecei a aumentar o volume o som estava identico ao som do MOSFET com uma pequena queda no grave e um ganho nos agudos. Ai pra resolver problema bastava aumentar o grave no player e abaixar um pouco o agudo. Comecei a aumentar mais e mais o volume e estava tocando extremamente alto e sem distorção alguma e sem ruído algum (teste feito com o ouvido ehehehehe) tive ate que ter juízo na hora do teste e abaixar o volume senão eu ia acabar queimando os MID; Apos esse teste cheguei a conclusão que os booster não são tão ruins quanto parecem e sim mal alimentados.

é voce pode ter razao quando fala que os booter sao mal alimentados. mas para mudar isto teria que fazer muitas alteracoes no booster ou seja praticamente trsnformar ele num mosfet... e ai o custo poderia ser muito mais elevado ..

voce ahca que vale a pena?? ou existe outra maniera de "alimentar eles"melhor???!! :banghead:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

quero ver a opiniao do pessoal da manda bem em eletronica.......... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

MEU CUNHADO TEM UM COWATTS Q LIBERA 200RMS... LIGUEI NO STREET 12" E BATEU TÃO FORTE COMO O STREET LIGADO NO PYRAMID MOSFET COM 100RMS.....

200RMS DO BOOSTER BATEU FORTE, MAS IGUAL AOS 100RMS DO PYRAMID... ATÉ POSTEI UM TOPICO.... ACHEI Q BOOSTER ERAM PESSIMOS P/ GRAVE

Editado por Schneider

Compartilhar este post

Link para o post

e ai Spetz ?? sera que existe alguma outra forma de alimentar os booter?

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, vamos por partes...

Inicialmente, temos que lembrar que boosters tem impedância de entrada entre 16 e 30 ohms, e que, portanto, não temos uma potência dissipada suficiente para gerar tanta distorção, como aconteceria se estivesse ligada a um falante.

Segundo, vc construiu um booster, cujas características (por exemplo, níveis de entrada, impedâncias e etc) podem ser bem diferentes dos modelos comerciais. Imagine que seu booster pode exigir uma tensão maior na entrada para levar a saída aos seus níveis máximos, ponto que o seu player não consegue suprir, apenas o módulo mosfet. Boosters comerciais atingem a potência máxima com cerca de 5V na entrada!

O primeiro teste que eu fiz foi pra ver em qual altura de volume o som começava a distorcer e em qual frequencia ele distorcia mais. Reparei que o booster distorcia mais nas baixas frequencias e que ele parece ter um ganho nos sons de frequencias medias e agudas.

Normal para os boosters. Em graves, a demanda por energia aumenta, o transformador que atua como "fonte" satura... aí os graves morrem... perdem extensão, principamente. Boosters são mal alimentados sim, mas o ponto não é o sinal que entra, mas como os 12V da bateria alimentam os circuitos do boosters. Já te adianto... é a forma mais ineficiente que existe comercialmente falando...

Esse booster que eu contrui deve render cerca de 200 watts RMS por canal, tem 8 transistores de potencia em cada canal e um indutor de carga com 12cm quadrados.

Esse seu indutor de carga... vc usou um transformador de alimentação comum (o secundário apenas) ou mandou enrolar um? Qual a procedência dele? Quais são os transístores utilizados? Como estão ligados? O transformador de entrada está ligado dietamente às bases dos transístores de saída? E qul transformador de entrad vc usou?

Reparei que ate o HPA-550 que tem apenas 2 canais de 50W RMS é possivel faze-lo tocar bem mais alto e sem distorcer do que o booster nos meus ED2K MB6. Como é muito forte a potencia do booster para os ED2K liguei eles em paralelo no Booster e os testes foram feitos apenas para determinar a qualidade que toca a musica deixando de lado o efeito estereo. O Booster é 4x mais potente do que o HPA-550 mas o MOSFET toca mais alto e com mais qualidade.

Hummm... não é por nada não... mas seu booster não dá 200W RMS em 4 ohms nem aqui nem na china. Em 4 ohms o limite teórico é 72W e em 2 ohms, 144W RMS, em 12V. Assumindo as perdas (que são enormes em um booster!), acredito que o limite de potência seja de apenas 100W RMS... e olhe lá. Quem sabe em 1 ohm dê pra chegar aos 200W RMS, mas seus transístores de saída tem q ter, somados, mais de 200 W de disipação... senão já era!

Quanto ao HPA550 tocar mais alto sem distorcer, se seu amp tá com problemas de casamento entre a saída do player e a entrada, com certeza ele não vai liberar uam boa parte da potencia...

Foi tbm colocado um croossover ativo na entrada do MOSFET e fiz um corte de 80Hz com atenuação de 12dB. Liguei o som e estava otimo, não tinha nenhum ruído, a saída do MOS FET era de otima qualidade e o booster não gerou ruído algum. A hora que eu comecei a aumentar o volume o som estava identico ao som do MOSFET com uma pequena queda no grave e um ganho nos agudos. Ai pra resolver problema bastava aumentar o grave no player e abaixar um pouco o agudo. Comecei a aumentar mais e mais o volume e estava tocando extremamente alto e sem distorção alguma e sem ruído algum (teste feito com o  ouvido ehehehehe)  tive ate que ter juízo na hora do teste e abaixar o volume senão eu ia acabar queimando os MID; Apos esse teste cheguei a conclusão que os booster não são tão ruins quanto parecem e sim mal alimentados.

Lembre-se, seu teste foi feito com um amplificador muito provavelmente fora das especificações dos boosters comerciais, portanto, não se pode utilizar como padrão.

Se seu booster está precisando de um sinal mais forte na entrada para atingir a potência necessária, com certeza o mosfet vai ser o único q vai conseguir tocá-lo sem distorção.

Compartilhar este post

Link para o post
e ai Spetz ?? sera que existe alguma outra forma de alimentar os booter?

Olha veio, creio eu que somente fazendo um amplificador com entrada RCA e que gere uns 25Watts RMS sem distorção ou então se tiver um mosfet encostado que vc ache fraco e ligar ele no booster. Eu ja vi boosters por ai que tem entrada de 35Ohns no transformador e isso tira toda a performance dele e gera distorção tbm. A maioria dos CD players por ai geram uma potencia entre 12 ah 20 watts RMS no maximo em 4Ohns e a entrada dos booster mais comuns que tem por ai é como se fosse a bobina de um alto falante e imagina ligar um alto falante de 35Ohns na saída de um player o desastre que seria. Uma das soluções ao meu ver de melhorar o booster tbm seria a troca do transformador de entrada. O trafo ideal pra entrada de um booster deve ter entre 4 e 8Ohns no enrolamento primario e 1K no enrolamento secundario.

Ja vi uns booster bem sem vergonhas por ai que os caras utilizam transformador comum de fonte de alimentação de 6 volts e 150mA e usam o secundario como entrada e primario de 3 fios como secundario. Isso tbm não fica legal, altera a frequencia do som ja que esses trafos são projetados para trabalhar em 60Hz.

Os cd player Pioneer Mos-FET geram uma potencia continua de 27 Watts RMS, creio eu que se ele não tiver nenhuma distorção na saída fique bom em boosters.

Mas a solução definitiva para um booster ter um som bom seria mesmo a contrução de um bom amplificador e usa-lo como um pré-amplificador para o booster.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu ja vi boosters por ai que tem entrada de 35Ohns no transformador e isso tira toda a performance dele e gera distorção tbm. A maioria dos CD players por ai geram uma potencia entre 12 ah 20 watts RMS no maximo em 4Ohns e a entrada dos booster mais comuns que tem por ai é como se fosse a bobina de um alto falante e imagina ligar um alto falante de 35Ohns na saída de um player o desastre que seria.

Quando vc fala em potência vc fala de 2 fatores: tensão e corrente.

A diferença que um falante de 4 ohms e um de 8 ohms numa saída é a corrente que passa pela bobina, que no caso do de 4 ohms, vai ser o dobro. A tensão é a mesma.

Para os boostes, o que importa é a tensão presente na entrada. Por isto, independente da entrada ter 8 ou 30 ohms, não vai alterar a sensibilidade. Além disto, se a entrada do booster tem 30 ohms de impedância, é muito melhor pro player, pois o player trabalha com distorção infinitamente menor, já que a demanda de corrente diminui muito.

Alterar o trafo de entrada por um de 4 ohms só faria o player trabalhar com mais distorção.

A única alteração aceitável seria tirar o transformador de entrada. Aí seriam necessárias mais algumas alterações por todo o circuito. A segunda opção seria fazer um pré para o booster, com 2 saídas: Uma inversora e uma não-inversora. Assim seria possível excitar o estágio de saída do booster sem ter q alterá-lo, e de uebra, abolir o transformador de saída. Não é difícil, mas não vale tanto a pena assim. Modelos como os boosters STETSOM com RCA (CD4700, por exemplo) tem prés assim. E não tem transformadores de entrada.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Bom vamos por parte ehehehehe.

Os transistores que eu utilizei são os BDW46 de 15A de coletor e junção PNP, a potencia maxima ainda não medi, mas na saída com o multimetro eu cheguei a medir 15volts com alto falante de 2OHns ligado na saída. 15x15=225/2 =112W aprox.

Eu me expressei errado num quis dizer que ele gere 200watts em 4Ohns.

O indutor de saída eu mandei enrolar num nucleo de trafo e fiz teste experimental, foi feito sem base de calculo alguma, foi somente atraves de testes mesmo. Ele mede 12CM quadrado e tem enrolado 100+100 espiras de fio esmaltado de 1mm.

O transformador de entrada mandei enrolar tbm. Ele tem enrolamento primario de exatamente 4Ohns e secundario de 1K.

Hj vo medir a potencia maxima dele em 4Ohns e depois em 2Ohns, é que não quero incomodar a vizinhança e é soda ter que usar alto falante como carga pra medir a voltagem de saída.

Editado por Spetz

Compartilhar este post

Link para o post

Os transistores que eu utilizei são os BDW46 de 15A de coletor e junção PNP, a potencia maxima ainda não medi, mas na saída com o multimetro eu cheguei a medir 15volts com alto falante de 2OHns ligado na saída. 15x15=225/2 =112W aprox.

O indutor de saída eu mandei enrolar num nucleo de trafo e fiz teste experimental, foi feito sem base de calculo alguma, foi somente atraves de testes mesmo. Ele mede 12CM quadrado e tem enrolado 100+100 espiras de fio esmaltado de 1mm.

O transformador de entrada mandei enrolar tbm. Ele tem enrolamento primario de exatamente 4Ohns e secundario de 1K.

Hj vo medir a potencia maxima dele em 4Ohns e depois em 2Ohns, é que não quero incomodar a vizinhança e é soda ter que usar alto falante como carga pra medir a voltagem de saída.

Use cargas resistivas...

falantes não mantêm a impedância constante. Faça uma associação de resistores com uns 100W (3 resistores de 12R x 40W fica ótimo) e meça... ou então use resistência e chuveiro e balde d'agua...

Compartilhar este post

Link para o post

Use cargas resistivas...

falantes não mantêm a impedância constante. Faça uma associação de resistores com uns 100W (3 resistores de 12R x 40W fica ótimo) e meça... ou então use resistência e chuveiro e balde d'agua...

Pode Cre, boa ideia, hj a noite vo medir.

Compartilhar este post

Link para o post

Mano eu uso um Boostar MXR de 1000 PMPO (200 RMS) e to usand oele pra empurrar 2 BP! apesar de no inicio eu ter ligado ele paralelo (qd ele quase derreteu, mais não ocorreu pq o rapha e a galera do foru mme ensino a ligar certo :P ) hj eles está empurrando meus BP com Bridge de 100 por canal...tão em Série, ele só esquenta qd fica mt tempo ligado :unsure: e outro dia arriaram a bateria de 60 Ah do possanti, mais não vem ao caso heheuheuheu só sei dizer que meu boostar apezar de ser boostar toca bem....e eu não tenho doque reclamar dele pq ele ta tentando impurrar um falante 4 X mais doque ele suporta... :) é só isso.

VLW!

ass: Léo22

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não acho booster ruins, mas pessoas igual ao arroizinhu que criticam muito e talvez nunca tenham usado....

Mas não vou opinar... :P

Compartilhar este post

Link para o post

Bom acabei de medir a potencia do meu booster caseiro. Ele esta chegando aos 22 volts com resistencia de 2Ohns 22*22=484/2=240w RMS. Por canal ele ta soltando isso, eu me espantei, num esperava que iria chegar nessa marca, e o dissipador dos transistores esta se comportando bem, nem ficou tão quente o dissipador. Agora eu quero medir a potencia dele com falante e ver quando começa a distorcer.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom acabei de medir a potencia do meu booster caseiro. Ele esta chegando aos 22 volts com resistencia de 2Ohns 22*22=484/2=240w RMS. Por canal ele ta soltando isso, eu me espantei, num esperava que iria chegar nessa marca, e o dissipador dos transistores esta se comportando bem, nem ficou tão quente o dissipador. Agora eu quero medir a potencia dele com falante e ver quando começa a distorcer.

Vc mediu isto com multímetro TRUE RMS (aqueles q custam caro bagarai!)? Se não, vc pegou o valor de pico... sendo assim, considere apenas 80% disto como potência RMS (estimada, por causa dos erros do multímetro), já que a "área" da onda senoidal é 80% da "área" de uma onda quadrada. Se for isto, vc tem 192W RMS...

Ah, sim, esqueci de perguntar... vc tá usando resistores nos emissores dos transístores pra equalizar a corrente entre eles? Afinal, vc tá usando 8 por canal (4 por lado), certo?

Compartilhar este post

Link para o post
Vc mediu isto com multímetro TRUE RMS (aqueles q custam caro bagarai!)? Se não, vc pegou o valor de pico... sendo assim, considere apenas 80% disto como potência RMS (estimada, por causa dos erros do multímetro), já que a "área" da onda senoidal é 80% da "área" de uma onda quadrada. Se for isto, vc tem 192W RMS...

Ah, sim, esqueci de perguntar... vc tá usando resistores nos emissores dos transístores pra equalizar a corrente entre eles? Afinal, vc tá usando 8 por canal (4 por lado), certo?

Eu medi com multimetro barato mesmo. Eu coloquei um cd com som de 30Hz e dexei tocando em alto volume.

Bom eu liguei sem resistor, os emissores estão ligados diretamente um no outro.

O indutor de saída tem 3 fios, no fio do meio é ligado os 12Volts + e nos extremos são ligados os emissores de cada grupo de 4 transistores.

Sera que se equalizar com resistor melhoraria a performance ? Eu entendo poca coisa de eletronica, nunca estudei em escola, sou somente hobbysta mas o que sei da pro gasto.

Compartilhar este post

Link para o post
;) Pelo q eu aprendi tenq ligar um resistor de 5w e 0,47ohms ou menos nos emissores se ñ me engano, pra equaliza, se ñ um pode entra antes do outro, e eles tenq entra juntos né. Valeu :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu medi com multimetro barato mesmo. Eu coloquei um cd com som de 30Hz e dexei tocando em alto volume.

O indutor de saída tem 3 fios, no fio do meio é ligado os 12Volts + e nos extremos são ligados os emissores de cada grupo de 4 transistores.

Sera que se equalizar com resistor melhoraria a performance ? Eu entendo poca coisa de eletronica, nunca estudei em escola, sou somente hobbysta mas o que sei da pro gasto.

Como nenhum trnasístor é igual ao outro, grandes diferenças de resistência interna e ganho vão existir entre os transístores que vc usou. Por causa disto é que se usam resistores de equalização. Isto impede que um transistor com ganho maior acabe sobrecarregado, enquanto os outros fiquem "fazendo corpo mole"... hehehe. Além de poder ocasionar a queima do mesmo...

Utilize resistores de fio de 1 ohm, ou mesmo, resistores de 0,5 ohms, todos de 5 ou 10W entre o emissor de cada um e a junção de todos eles...

Não se esqueça de deixar tudo tocando por algumas horas em alto volume antes de insytalar no carro... já pensou isto fumaçando no seu porta-malas? Melhor garantir antes! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
QUOTE (Spetz @ Jun 21 2004, 10:20 PM)

QUOTE (Kleberlpa @ Jun 21 2004, 10:04 PM)

Como nenhum trnasístor é igual ao outro, grandes diferenças de resistência interna e ganho vão existir entre os transístores que vc usou. Por causa disto é que se usam resistores de equalização. Isto impede que um transistor com ganho maior acabe sobrecarregado, enquanto os outros fiquem "fazendo corpo mole"... hehehe. Além de poder ocasionar a queima do mesmo...

Utilize resistores de fio de 1 ohm, ou mesmo, resistores de 0,5 ohms, todos de 5 ou 10W entre o emissor de cada um e a junção de todos eles...

Não se esqueça de deixar tudo tocando por algumas horas em alto volume antes de insytalar no carro... já pensou isto fumaçando no seu porta-malas? Melhor garantir antes! 

B) Resumi de +, mas era isso q queria dizer, ta certo. Valeu :legal:

:mac1

Compartilhar este post

Link para o post

Não se esqueça de deixar tudo tocando por algumas horas em alto volume antes de insytalar no carro... já pensou isto fumaçando no seu porta-malas? Melhor garantir antes! :legal:

Concerteza irei deixar tocando muito tempo fora do carro ehehehe. Na realidade eu construi esse booster não pra usar e sim mais para aprender algo diferente fazendo experiencia. A minha maior ambição mesmo é construir um mosfet mas quando vejo a quantia de componentes que vai da ate medo.

Vo colocar esses resistores de fio nele e vo ver se fica bom ehehehe. Meu pai tava falando pra eu por, mas ai ele num interferiu muito, falo pra eu quebra cabeça e tenta sozinho fazer o modulo.

Eu tava pensando agora sera que se eu quiser mais potencia sera que esse booster guenta carga de 1Ohn, tipo os sounddreans que vejo por ai nem eles usam transistores fortes = os que eu to usando. Os caras usam TIP105 ou TIP107 que são transistores baratos e que tem boa performance. Ja pulando para um TIP140 que aguenta um pouco mais de carga custa o triplo do preço de um TIP105.

Compartilhar este post

Link para o post

Concerteza irei deixar tocando muito tempo fora do carro ehehehe. Na realidade eu construi esse booster não pra usar e sim mais para aprender algo diferente fazendo experiencia. A minha maior ambição mesmo é construir um mosfet mas quando vejo a quantia de componentes que vai da ate medo.

Vo colocar esses resistores de fio nele e vo ver se fica bom ehehehe. Meu pai tava falando pra eu por, mas ai ele num interferiu muito, falo pra eu quebra cabeça e tenta sozinho fazer o modulo.

Eu tava pensando agora sera que se eu quiser mais potencia sera que esse booster guenta carga de 1Ohn, tipo os sounddreans que vejo por ai nem eles usam transistores fortes = os que eu to usando. Os caras usam TIP105 ou TIP107 que são transistores baratos e que tem boa performance. Ja pulando para um TIP140 que aguenta um pouco mais de carga custa o triplo do preço de um TIP105.

Pelo contrário... aparentemente, a quantidade de componentes assusta, mas se vc tratar cada parte separada (fonte, pré, estágios de saída), vai ver q é simples de montar.

Na verdade, o complicado mesmo é a fonte. Estou montando em casa um Single Ended classe A, só com mosfets. A fonte, bem, não é complicada, mas um tanto chatinha.

Compartilhar este post

Link para o post

Com uma fonte DC-DC MOS-FET eu poderia alimentar um amplificador residencial de uns 350watts RMS por exemplo. Eu tenho um que a fonte interna dele é de 45 volts.

O funcionamento desses amplificadores MOS-FET seria na realidade uma fonte que eleva os 12volts para uma determinada tensão ? E o amplificador de audio nesses MOS-FET são = amplificadores residenciais ?

Compartilhar este post

Link para o post
Com uma fonte DC-DC MOS-FET eu poderia alimentar um amplificador residencial de uns 350watts RMS por exemplo. Eu tenho um que a fonte interna dele é de 45 volts.

O funcionamento desses amplificadores MOS-FET seria na realidade uma fonte que eleva os 12volts para uma determinada tensão ? E o amplificador de audio nesses MOS-FET são = amplificadores residenciais ?

Sim, pode, mas tem q tomar cuidado, pois as potências envolvidas são grandes.

Os amplificadores automotivos tem circuitos iguais aos residenciais. Podem ser classe A, AB, etc. Eu te recomendo montar utilizando os CIs LM3886T. Custam 22 reais cada (1 canal), tem cerca de 80W RMS, excelente qualidade e poucos componentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, pode, mas tem q tomar cuidado, pois as potências envolvidas são grandes.

Os amplificadores automotivos tem circuitos iguais aos residenciais. Podem ser classe A, AB, etc. Eu te recomendo montar utilizando os CIs LM3886T. Custam 22 reais cada (1 canal), tem cerca de 80W RMS, excelente qualidade e poucos componentes.

Vc tem o datasheet com exemplo de montagem usando esse integrado ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...