Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
n3n0

Review de produto

Recommended Posts

Descrevo aqui minhas impressões sobre o seguinte produto: Caixa JL Audio Microsub.

Na página da Jl você pode ver fotos e informações técnicas, segue o link do fabricante: http://www.jlaudio.com/cp108lg-w3v3-car-audio-microsub-subwoofer-systems-93133

Tenho usado esta caixa por quase 09 meses e creio que já possa dizer algo sobre sua sonoridade.

Meu sistema é:

HU Alpine F#1, mod by Sakata

Amp Mono Dat

Amp Stéreo Dat,

Speaker Stereo Utopia 3way

RCA Stereo by Sakata

RCA Mono Chord Cobra Plus 3

Como referência, neste mesmo carro já utilizei:

01 JL Audio de 8" com caixa dutada de 19L no porta malas

02 DLS Nórdica 12" em 02 caixas seladas no porta malas

01 Focal Utopia 13" em caixa dutada no porta malas

01 Focal Utopia 8"em caixa selada na frente do carro

Assim acredito que possa comparar, com algum fundamento, como a caixa da Focal se comporta.

post-59110-0-60256100-1357823511_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

De todos os testes que fiz, a primeira conclusão que tirei é: o Subwoofer instalado na frente é sempre superior ao instalado no porta malas. Mas antes de alguém questionar minha opinião, vamos nos focar no objetivo do tópico, OK.

Claro que o Sub na frente sofre com a limitação de espaço, assim as caixas são menores e normalmente descem menos. Mas ainda assim, consegui uma integração muito próxima do ideal com o midbass, claro que a custa de algum TA. Mas como não escuta musica clássica no carro, muito menos órgão de tubo, o fato da frequência não descer tanto não me incomoda muito.

A caixa é dutada e esta sintonizada a 32hz, mas não toca nem próximo disso, o melhor resultado que tive foram 40hz. Certamente ela também não é indicada para SPL, nem mesmo para ouvir um R&B mais forte, pois não consegue encher o carro com o grave. Mas para aqueles que desejam um complemento dos midbass, com a mesma velocidade, acredito que seja uma solução barata, simples de instalar e que satisfaça.

Aqui vem a primeira virtude da caixa MicroSub da JL, a possibilidade de você ter um Sub na frente do carro, sem precisar perder o porta luvas ou reconstruir todo o painel. No meu caso, ela coube perfeitamente embaixo do painel. Quando levo alguém no banco do passageiro, basta empurrar o banco mais para trás, e está tudo bem.

Deixei o speaker cable por fora do carpete, e com 0,5m a mais de tamanho, assim, quando preciso, posso rapidamente colocar a caixa no porta malas. Desta forma tenho mobilidade e facilidade de uso.

No próximo encontro, se alguém quiser colocar ela para testar no carro, é só pedir; claro que será preciso puxar um fio até a frente, né.

Compartilhar este post

Link para o post

Como ainda faltava descer um pouco mais a frequência, ou principalmente tocar melhor ao redor do 40hz, senti a necessidade de dar uma fuçada na caixa. Pensei em aumentar o tamanho dela, mas assim acabaria por perder a questão da mobilidade e tudo o mais, que a tornam especial.

O que fiz foi o seguinte,

Abri a caixa e coloquei manta na parte interna do baffle frontal. Já deu uma melhorada. Assim a vibração aumento na parte traseira dele, a solução seria trocar o fundo todo, porém como não tenho habilidades de marceneiro, preferi colocar manta na parte de trás também. Como a caixa tem uma litragem mínima, tive de colocar a manta pela parte de fora; mas como fica virado para dentro do painel, ninguém reparou.

O resultado é que, agora ela toca bem firme na faixa dos 40hz, o que para mim está bom.

Na parte musical houve uma grande melhoria da apresentação do bumbo da bateria, pois esta com velocidade e peso correto; algo que nunca consegui com as caixas no porta malas. A integração das frequências, sub+midbass+midrange+high também foi muito benefíciada, assim tenho uma organicidade maior.

Principalmente para quem tem um carro grande ou um sedã é uma grande pedida.

Se você já ouviu o Corcel do Dinho (Style) e gostou, saiba que é possível chegar a 80% daquele resultado, com uma caixa pequena e barata, e sem precisar reconstruir a frente do carro toda. Digo o Corcel, pois para mim é uma grande referência de carro bem montado e com sonoridade que me agrada.

Compartilhar este post

Link para o post

legal. no caso, para hi-fi, nao seria algo interessante acrescentar uma via de subgrave no porta-malas, para tocar dos 20 aos 40? lembro que antigamente a ideia de 4 vias era um sub dos 20 aos 40, midbass 40 a 250, midrange/full, tweeter

essa outra ideia seria 20-40, 40-100, kit 2 ou 3 vias

Compartilhar este post

Link para o post

Achei bacana o review, realmente é uma opção pra quem está com dificuldades específicas como as que o autor citou.

Eu tenho resultados semelhantes no meu carro com um set up completamente diferente, interessante isso.

Eu uso hj dois falstaff de 12" no porta-malas, caixa de 21L selada para cada, corte de 16~80 sobrepondo do midbass. Tenho integração, palco na frente, definição do grave, "velocidade" se isso realmente existir. E imagino que mais SPL se precisar (hoje tá em -30Db no DRZ). Mas também não desce abaixo de 30Hz (fora que o preço imagino que tenha ficado bem acima). Sinceramente, eu me acustumei assim e pro que eu ouço não faz diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

Última vez que eu mexi pra acertar um sub, foi um Questo de 12", e por incrível que pareça, o ajuste que soou melhor foi em 100Hz@12db/8a.

Quanto ao tópico, ótimo review.

A idéia do Arisa de usar um sub pra tocar bem baixo é boa, tendo um ótimo ataque e presença nas frequência mais baixas.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns vão te crucificar por cortar tão alto o sub.

Última vez que eu mexi pra acertar um sub, foi um Questo de 12", e por incrível que pareça, o ajuste que soou melhor foi em 100Hz@12db/8a.

Quanto ao tópico, ótimo review.

A idéia do Arisa de usar um sub pra tocar bem baixo é boa, tendo um ótimo ataque e presença nas frequência mais baixas.

Só ouvindo... Mas isso não é regra.

Compartilhar este post

Link para o post

Interessantíssimo o review! Um dos meus sonhos é justamente este, 'bass up front', mesmo que não seja aquele subgrave até as profundezas... quero algo natural e bem coeso com o midbass. Há uns dois anos comprei (mas ainda não instalei) a versão 6" deste sub, e curiosamente, os primeiros manuais da JL não traziam as dimensões para caixas dutadas. Fui na página do produto (existe um microsub 6" com o 6w3v3), e conferi... a JL já tem o projeto para a dutada no site inclusive, vou conferir o projeto deles x dimensões do microsub 6".

Obrigado por compartilhar os testes e as impressões, N3n0!! :legal:

abs,

Ricardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhei quando vc começou a testar esta caixa e a sua 1ª impressão já foi boa, valeu por dividir conosco, o importante é ressaltar que estas informações foram coletadas ao longo de 9 meses e não com 1 ou 2 testes.

Compartilhar este post

Link para o post

Interessantíssimo o review! Um dos meus sonhos é justamente este, 'bass up front', mesmo que não seja aquele subgrave até as profundezas... quero algo natural e bem coeso com o midbass. Há uns dois anos comprei (mas ainda não instalei) a versão 6" deste sub, e curiosamente, os primeiros manuais da JL não traziam as dimensões para caixas dutadas. Fui na página do produto (existe um microsub 6" com o 6w3v3), e conferi... a JL já tem o projeto para a dutada no site inclusive, vou conferir o projeto deles x dimensões do microsub 6".

Obrigado por compartilhar os testes e as impressões, N3n0!! :legal:

abs,

Ricardo.

Tenho certeza que será bastante gratificante.

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhei quando vc começou a testar esta caixa e a sua 1ª impressão já foi boa, valeu por dividir conosco, o importante é ressaltar que estas informações foram coletadas ao longo de 9 meses e não com 1 ou 2 testes.

Você estava lá no dia em que peguei a caixa e tiramos o Focal. O Sub era duro como uma pedra e não descia por nada; o tempo passou o o resultado agora é outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Só ouvindo... Mas isso não é regra.

Não, não é. Mas tem gente que acha que é.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não é. Mas tem gente que acha que é.

Triste de quem acha que é.

Compartilhar este post

Link para o post

Triste de quem acha que é.

Pois é...é um tal de cortar baixo com slope agressivo, que esquecem de integrar o midbass nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso mid sem hi-pass. O corte do sub hoje está em 60Hz, 18db/8a, amaciando. Como o cross é de 3a ordem, fixo, está assim até amaciar. Eu particularmente gosto de corte baixo, em primeira ordem, mas cada caso é um caso, cada ouvido gosta de ouvir um tipo de som.

Parando por aqui, pra nas desvirtuar (mais) o tópico do Agenor.

Compartilhar este post

Link para o post

Minha mãe usa no carro dela 01 JL 6W0 embaixo do banco e na dutada do manual, e é BEM superior ao MEU set no que tange integração com os mids... E como percebo que a maioria daqui não "curte" um SPL a mais ... Acredito que 01 ou 02 JL embaixo do banco atenderia perfeitamente um ouvido "menos" refinado...

Compartilhar este post

Link para o post

Minha mãe usa no carro dela 01 JL 6W0 embaixo do banco e na dutada do manual, e é BEM superior ao MEU set no que tange integração com os mids... E como percebo que a maioria daqui não "curte" um SPL a mais ... Acredito que 01 ou 02 JL embaixo do banco atenderia perfeitamente um ouvido "menos" refinado...

Eu acho que a maioria curte um SPL sim, mas ninguém assume. Chega num encntri hi-fi e liga 2 13W7 com amp a altura tocando uma música com muito grave pra ver se num lota de neguinho em volta!

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais nada... parabéns por compartilhar essas informações aqui Agenor. Gostei muito quando ouvi essa caixa, muito provavelmente vou usar uma solução igual ou parecida.

Eu acho que a maioria curte um SPL sim, mas ninguém assume. Chega num encntri hi-fi e liga 2 13W7 com amp a altura tocando uma música com muito grave pra ver se num lota de neguinho em volta!

Opa... Passei por isso, alguns torceram o nariz, mas a maioria gostou. hand26

Porém nem ligo para os que torceram o nariz. :legal:

Sei que a maioria gosta de musica, mas tem muito preconceito, ou medo de ser "povão". [o_]

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais nada... parabéns por compartilhar essas informações aqui Agenor. Gostei muito quando ouvi essa caixa, muito provavelmente vou usar uma solução igual ou parecida.

Opa... Passei por isso, alguns torceram o nariz, mas a maioria gostou. hand26

Porém nem ligo para os que torceram o nariz. :legal:

Sei que a maioria gosta de musica, mas tem muito preconceito, ou medo de ser "povão". [o_]

Mudando um pouco o assunto do tópico, mas penso que isso seja uma viadagem, a pessoa esconde os gostos pessoais apenas para se passar de Culto ou outra coisa!

Parabéns pelo review, vou jogar meu sub na frente e ver os resultados :legal:

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação a esses subs pequenos na frente vou adotar uma solução semelhante. Como comprei um carro pequeno e vou ter um filho, todo o meu projeto vai sofrer alterações vou tentar uma solução com o IBus 2.0 da Focal instalado debaixo do banco (se gostar do resultado coloco uma unidade em cada banco dianteiro) alguém já chegou a escutar?

ibus20.jpghttp://www.focal.com/en/plug-play/274-ibus-20-3544050750135.html

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente esta caixa da JL surpreende, o Silvio testou no meu carro em Abril se não me engano, toca bem legal, testei até no porta-malas, mas já ouvi carros q não tem sub ( fisicamente na frente ), mas q tocam na frente, alguns tocam nitidamente no meio do capo.....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...