Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ivancd

regulagem TA player

Recommended Posts

pessoal,

o TA se regula perante a distancia de cada falante até o motorista ou o centro do veiculo?

Abraço e fico no aguardo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

regula de ouvido. Quando tiver bom pra voce, encontrou a distancia correta.

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal,

o TA se regula perante a distancia de cada falante até o motorista ou o centro do veiculo?

Abraço e fico no aguardo

Depende da fonte..

Geralmente os alpine o altifalante mais distante leva o valor de 0 e daí para a frente. Nos pioneer regula a posição e aumenta o TA consoante a distancia a que o equipamentos estiverem da posiçao seleccionada. Nos kenwood mais recentes colocam-se as distâncias dos equipamentos até ao centro da viatura. Depois tem sempre de levar aquele toquezito de ouvido pois quase nunca é com a medida exata que colocamos.

Mas leia o manual do rádio que deve explicar tudo direitinho.

Compartilhar este post

Link para o post

O mais usual é em relação ao motorista. Vai muito de gosto pessoal de cada um, mas o que acho correto é o centro do palco no centro do painel. Utilize a medida "seca" como referência, e faça o acerto fino de ouvido.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende da fonte..

Geralmente os alpine o altifalante mais distante leva o valor de 0 e daí para a frente. Nos pioneer regula a posição e aumenta o TA consoante a distancia a que o equipamentos estiverem da posiçao seleccionada. Nos kenwood mais recentes colocam-se as distâncias dos equipamentos até ao centro da viatura. Depois tem sempre de levar aquele toquezito de ouvido pois quase nunca é com a medida exata que colocamos.

Mas leia o manual do rádio que deve explicar tudo direitinho.

:+1

O mais usual é em relação ao motorista. Vai muito de gosto pessoal de cada um, mas o que acho correto é o centro do palco no centro do painel. Utilize a medida "seca" como referência, e faça o acerto fino de ouvido.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Um abraço,

Sérgio.

sempre tenho essa dúvida:

considerem que o motorista está deslocado a esquerda do palco (a não ser que alguem aqui tenha um mclaren f1 rs)

em um show ao vivo, se você estiver deslocado a esquerda do palco, a voz ficará no meio do palco, porém deslocada a direita do ouvinte.

centralizando o ta bem no meio do painel, a voz fica deslocada a direita do motorista.

eu gosto de centralizar em cima na região do velocimetro, do volante, com a voz vindo de frente e não deslocada a direita. pelo que eu ouvi no cd da questo, eles fazem isso também. usando 1,2 ms como eles sugerem a voz do locutor fica em no volante.

centralizando no volante parece que o palco parece mais largo a direita por causa da distância.

como vocês preferem/fazem ?

eu uso os dois jeitos dependendo do tipo de música.

Compartilhar este post

Link para o post

considerem que o motorista está deslocado a esquerda do palco (a não ser que alguem aqui tenha um mclaren f1 rs)

em um show ao vivo, se você estiver deslocado a esquerda do palco, a voz ficará no meio do palco, porém deslocada a direita do ouvinte.

centralizando o ta bem no meio do painel, a voz fica deslocada a direita do motorista.

eu gosto de centralizar em cima na região do velocimetro, do volante, com a voz vindo de frente e não deslocada a direita. pelo que eu ouvi no cd da questo, eles fazem isso também. usando 1,2 ms como eles sugerem a voz do locutor fica em no volante.

centralizando no volante parece que o palco parece mais largo a direita por causa da distância.

Compartilhar este post

Link para o post

Se você centralizar sobre o volante, o palco fica "espremido" do lado direito. O correto é centralizar no meio do painel, como se o ouvinte estivesse deslocado, localizado na centro-esquerda da platéia. Volta e meia aparece essa dúvida. Deveria haver um tópico fixo sobre esse assunto.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo também já andei +- com essa "mania" ha uns tempos. Acontece que se você puxar a voz para cima do velocimetro acaba por compactar toda a informação à esquerda dele.

A correcta reproduçao deverá ser sempre com o vocal no meio do tablier, salvo excepçoes que o vocal seja gravado noutro sitio. Se participar no Emma tem de ser assim se nao leva menos pontos :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

se vc lança o centro em cima do velocimetro vc perde largura e compromete a imagem ...

edit: tbém já vi no post da pionner americana no face o centro em cima do velocimetro, eu ajusto o TA com o cd do EMMA 2012, que resumindo fica assim

Left...........................left center.......................................center.......................................right center..............................right

Editado por JCARLO

Compartilhar este post

Link para o post

sim, é verdade, foi isso que eu disse.

se você pega um acustico tipo eric clapton unplugged (top demais, recomendo) voce percebe claramente essa deformação pelo fato dos instrumentos principais (me perdoem baixistas e bateristas) serem dois violões e o vocal do eric. parece que o violão da direita está muiiiiiiiito mais distante que o da esquerda, fica bem feio. em outros sons com menos primor na gravação você não nota tanto isso.

o problema não é nem o lado esquerdo, carochas, é o direito que parece que foi sugado por um buraco negro. :vts

Amigo também já andei +- com essa "mania" ha uns tempos. Acontece que se você puxar a voz para cima do velocimetro acaba por compactar toda a informação à esquerda dele.

A correcta reproduçao deverá ser sempre com o vocal no meio do tablier, salvo excepçoes que o vocal seja gravado noutro sitio. Se participar no Emma tem de ser assim se nao leva menos pontos :legal:

Se você centralizar sobre o volante, o palco fica "espremido" do lado direito. O correto é centralizar no meio do painel, como se o ouvinte estivesse deslocado, localizado na centro-esquerda da platéia. Volta e meia aparece essa dúvida. Deveria haver um tópico fixo sobre esse assunto.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei o que quer dizer mas é como lhe digo, é até nos habituarmos a uma correcta reprodução do palco sonoro no talbier. Depois fica até engraçado de musicos para musicos ou conforme os albuns ou até mesmo faixas, as várias disposições dos intrumentos.

Por exemplo Radiohead por vezes mete os instrumentos nos sitios mais esquesitos que podemos imaginar.. Mas é mesmo assim, faz parte e temos de aprender a escutar as diferenças.

Como o amigo JCARLO falou, veja se aquelas 5 posições estão certas no seu carro mesmo tendo o placo centrado o right center e left center costumam ser chatos de acertar, ora por o carro ter uma acustica complicada ora pela orientação dos componentes nao ser a mais correcta.

Compartilhar este post

Link para o post

se você pega um acustico tipo eric clapton unplugged (top demais, recomendo) voce percebe claramente essa deformação pelo fato dos instrumentos principais (me perdoem baixistas e bateristas) serem dois violões e o vocal do eric. parece que o violão da direita está muiiiiiiiito mais distante que o da esquerda, fica bem feio. em outros sons com menos primor na gravação você não nota tanto isso.

o problema não é nem o lado esquerdo, carochas, é o direito que parece que foi sugado por um buraco negro. :vts

já tentou diminuir o ganho do lado que esta mais forte? o ganho do ampli mesmo, da uma ligeira diminuida e veja se melhora...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

já tentou diminuir o ganho do lado que esta mais forte? o ganho do ampli mesmo, da uma ligeira diminuida e veja se melhora...

abs

não tem como, diminui os dois lados.

mas centralizando no meio do painel como eu costumo usar fica muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

baah, to curtindo o tópico..

Amigao, seu amp é gain para 2ch né? complicado isso.. ;/

não tem como, diminui os dois lados.

mas centralizando no meio do painel como eu costumo usar fica muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

abs

não da para usar o balance nesse caso?

Compartilhar este post

Link para o post

não da para usar o balance nesse caso?

O ruim de regular pelo balance é a perda da ambiencia (efeito estereo), o certo mesmo é regular a intensidade do canal, caso o player tenha um ajuste de "volume" independente por canal, o T.A se torna mais efetivo ou se o amp tiver ajuste de ganho independente por canal.

No meu caso, citando como exemplo, se deixo os canais centralizados, ambos com o mesmo "volume" o palco fica ligeiramente deslocado para a direita, se diminuo o "volume" do canal da esquerda, essa sensação desaparece e o efeito fica correto.

:legal:

Editado por lira´s

Compartilhar este post

Link para o post

O ruim de regular pelo balance é a perda da ambiencia (efeito estereo), o certo mesmo é regular a intensidade do canal, caso o player tenha um ajuste de "volume" independente por canal, o T.A se torna mais efetivo ou se o amp tiver ajuste de ganho independente por canal.

No meu caso, citando como exemplo, se deixo os canais centralizados, ambos com o mesmo "volume" o palco fica ligeiramente deslocado para a direita, se diminuo o "volume" do canal da esquerda, essa sensação desaparece e o efeito fica correto.

vc não usa TA, acerta pelo ganho ?

Compartilhar este post

Link para o post

vc não usa TA, acerta pelo ganho ?

Uso TA sim.

Mas para um "ajuste fino" do TA, este ajuste (ganho ou intensidade) ajuda muito para ajustar o foco.

Compartilhar este post

Link para o post

Uso TA sim.

Mas para um "ajuste fino" do TA, este ajuste (ganho ou intensidade) ajuda muito para ajustar o foco.

hj ajusto os ganhos examente igual para os canais(4.6x), e acerto no TA, esse do ajuste fino no ganho qq hora vou experimentar, valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

hj ajusto os ganhos examente igual para os canais(4.6x), e acerto no TA, esse do ajuste fino no ganho qq hora vou experimentar, valeu.

Na minha opinião, T.A ajuda pra caramba, mas o minimo que vc puder usar, melhor, pois o T.A também satura o audio, há casos que somente o direcionamento já resolve e dispensa o uso de T.A.

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

Um abraço,

Sérgio.

+1

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje refiz o ajuste do ta do meu set 785, ele traz as medidas em cm, simplesmente medi do ponto do ouvinte para cada falante e coloquei as medidas, esta em bi amp modo 3 way, o q percebi foi uma melhora consideravel nas altas frequencias, agora as guitarras e pratos de bateria ficaram mais brilhantes, sem falar no sub q ficou mais presente e definido. Ainda vou fazer mais alguns ajustes para ver se consigo um palco melhor definido, me parece um tanto profundo demais, vou testar p ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho um Kit 3 vias e um player Pioneer P80RS e tenho um GOL G5, já utilizei alguns posicionamentos e vou dizer, muito dificil achar o palco do meu agrado.

O ultimo palco que montei em meu carro foi assim:

Porem eu gosto de palco aberto e afastado, e li aqui no forum tb.. que é possível montar o palco com vários estilos, tipo show, tipo sala, etc isso eu não entendo nada, alguma sugestão?

49b8839e7e6645e12a44116a0f2bdad5.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...