Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Slack

Primeiro SQ [ Diversas Duvidas ]

Recommended Posts

Acabei de conhecer o forum e me cadastrar e vou logo colocando minhas duvidas aqui.

Estou com um Fiat Punto e visto que venho de carros mais populares, resolvi que esse merece um pouco mais de carinho da minha parte e resolvi colocar um som bacana.

Descreverei o que tenho na mão no momento pra dar inicio no SQ.

• HU - Kenwood eXcelon 496
  • Kit - Helix B62C
  • Modulo - SD400.4

1) Sei que o X496 não é exatamente o melhor player entrada de SQ ate porque os cortes dele HPF e LPF são meio altos (75) se nao me engano e não tem T.A que ainda estou entendendo o conceito, porem uma nova HU vai ser provavelmente um Clarion com algumas funções melhores.

2) Kit da Helix comprei porque me falaram que tem um otimo CxB pro preço, porem ate uns dias desconhecia a marca N.A.R e poderia ter pego um Kit Serie 2 N.A.R pelo mesmo preço, so não sei se os dois são equivalentes.

3) Modulo SD400.4 recomendação tambem ! Fora que é minusculo e pra mim que tenho um porta malas menor que de uno ( é serio ! ) faz diferença. Escuto apenas coisas boas desse modulo o unico feedback negativo que me falaram é que os graves ficam meio apagados por ser digital isso procede ?

Duvida! Ontem estava a ponto de pegar um JL que esta saindo por volta de 700. Me falaram que a N.A.R tem otimos subwoofers, entrei no site deles e vi que existem 3 linhas S1 / S2 / S3

Os S1 não carece pegar, pois creio ser de entrada e posso pagar um valor de até 400 pila no subwoofer o que me possibilita ir até para a S3. Ae que mora a duvida os S3 tem uma diferença gritante pro S2 ?

Infos** Sub de no maximo 10", ele vai ser ligado no bridge do SD400.4, outro modulo com maoir potencia sera providenciado para ele, no futuro proximo é claro.

Editado por Slack

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara!

O NAR 1004SW2 (Serie 2) - é uma excelente pedida, na faixa de 200 reais (A meu ver nessa faixa de preço, é a melhor pedida)!

O serie 3 é um sub bacana, sim! Mas na faixa de preço de 300 a 400 reais eu prefiro um Questo Audio!

Fica a dica!

Compartilhar este post

Link para o post

se o valor não for problema ficaria com o JL mesmo.

ou então se for pra economizar, com qualidade, subwoofer da questo.

Compartilhar este post

Link para o post

Então se for pra gastar entre 300 e 400 o Questo é melhor que o S3 da N.A.R

Esse sub não precisa de uma caixa do tamanho de uma casa pra tocar bem né ??

Como gosto de batidas rápidas e precisas creio que o tamanho é 10" e a caixa seria selada correto ??

Alguém pode me falar um pouco mais sobre a Questo Áudio apesar de escuta muito sobre os subwoofers deles nao sei se é uma empresa nacional internacional essas coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

Questo eh nacional sim, sobre ser melhor que o NAR nao sei porque nao ouvi os dois so o questo, tem muita gente que usa e esta contente, sobre o tamanho da caixa tem muitos fatores a serem levados em conta p determinar o tamanho correto p seu set as indicaçoes do fabricante sao o inicio dai vc ajusta a seu gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

eu gosto de selada.

se você curte um rock, com bastante pegada em bateria, pedal duplo, aquele baixo marcando forte tipo zz top, ou metal

acho que você vai curtir selada também, pode até ser 12 polegadas.

não que a dutada fique ruim, mas acho que a selada fica melhor, já tive as duas, mas uma em um pioneer 309 (dutada) e outra com o JL 12w3 (selada)

o JL pede uma caixa de mais ou menos 35L (12")

você pode achar essas infos no site.

Compartilhar este post

Link para o post

Entao meu gosto musical nunca pode ser levado em consideração pra isso, uma hora estou escutando SOAD / Metallica outra hora Gabriel / D2 passa uns 15 minutos Fernando e Sorocaba e assim vai xD

Acho que vou de 10" Questo pois estava lendo uns reviews e o sub oferece um bom CxB e manda um som bem legal e não precisa de caixas monstruosas para ficarem de boa

Compartilhar este post

Link para o post

Então se for pra gastar entre 300 e 400 o Questo é melhor que o S3 da N.A.R

Esse sub não precisa de uma caixa do tamanho de uma casa pra tocar bem né ??

Como gosto de batidas rápidas e precisas creio que o tamanho é 10" e a caixa seria selada correto ??

Alguém pode me falar um pouco mais sobre a Questo Áudio apesar de escuta muito sobre os subwoofers deles nao sei se é uma empresa nacional internacional essas coisas.

com 23l brutos já toca legal em dutada, isso é dificil de ver por ai.

Compartilhar este post

Link para o post

Sera o Questo QS350A-10 meu subwoofer.

SD 400.1 é uma boa opção ? alimenta bem ele ? e qual o modelo de bobina pegar 2+2 ou 4+4 visando que o SD tem versoes de 1 e 2 Ohms ?

Na caixa selada tenho as seguintes informações

_____________Plana____Reforço

Volume _______26_______18

F3 ___________ 45_______55

Qtc _________0,577_____0,707

Reforço o que seria ? F3 e Qtc ?

Editado por Slack

Compartilhar este post

Link para o post

2) Kit da Helix comprei porque me falaram que tem um otimo CxB pro preço, porem ate uns dias desconhecia a marca N.A.R e poderia ter pego um Kit Serie 2 N.A.R pelo mesmo preço, so não sei se os dois são equivalentes.

Cara o Helix B62C é bom sim!

Acho que dá uma briga boa com o NAR serie 2!

Claro que cada um tem suas vantagens e desvantagens!

Eu recomendo mais o Helix porque ele tá custando R$282,00 no classificados! Ja o NAR 650CS2 custa R$350,00!

Quase R$70,00 de difernça! Portanto melhor Custo benefício!

Fica tranquilo que vc não fez mal negócio!

3) Modulo SD400.4 recomendação tambem ! Fora que é minusculo e pra mim que tenho um porta malas menor que de uno ( é serio ! ) faz diferença. Escuto apenas coisas boas desse modulo o unico feedback negativo que me falaram é que os graves ficam meio apagados por ser digital isso procede ?

Cara o SD400.4 num é essa PIKA toda naum!

Se quer um SounDigital (BARATO) pra tocar seu Sub com mais força! Pega um SD400.1 só para o Sub, que ja vai dar uma melhorada bacana!!!

Normalmente não recomendamos SounDigital pra qualidade! Mas ja que aderiu ao SD400.4, porque não + um SD400.1?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara o Helix B62C é bom sim!

Acho que dá uma briga boa com o NAR serie 2!

Claro que cada um tem suas vantagens e desvantagens!

Eu recomendo mais o Helix porque ele tá custando R$282,00 no classificados! Ja o NAR 650CS2 custa R$350,00!

Quase R$70,00 de difernça! Portanto melhor Custo benefício!

Fica tranquilo que vc não fez mal negócio!

Cara o SD400.4 num é essa PIKA toda naum!

Se quer um SounDigital (BARATO) pra tocar seu Sub com mais força! Pega um SD400.1 só para o Sub, que ja vai dar uma melhorada bacana!!!

Normalmente não recomendamos SounDigital pra qualidade! Mas ja que aderiu ao SD400.4, porque não + um SD400.1?

Pow ainda bem que não fiz mau negocio nesse Helix B62C.

Entao no momento estou com um SD 400.4 ele vai ficar responsavel apenas pelo 2Vias e quem sabe um coaxial atras caso tenha necessidade e pra não perder palco faria uns ajustes no fader.

Sim eu pegarei o SD 400.1 apenas pro subwoofer em janeiro queria saber se pego a versao com 1 Ohms ou 2 Ohms, acho que pegarei a versao de 1 Ohms pois o sub eu pego um 2+2 que posso ligar tanto em 1Ohms ou em 4Ohms visto que se trocar de modulo é mais facil encontrar bridges de 4Ohms

Cogumelo qual seria sua indicação de modulo me fale ae que pode ser que eu venha a trocar quem sabe e sempre anoto as dicas de quem ta ajudando.

Compartilhar este post

Link para o post

Pow ainda bem que não fiz mau negocio nesse Helix B62C.

Entao no momento estou com um SD 400.4 ele vai ficar responsavel apenas pelo 2Vias e quem sabe um coaxial atras caso tenha necessidade e pra não perder palco faria uns ajustes no fader.

Sim eu pegarei o SD 400.1 apenas pro subwoofer em janeiro queria saber se pego a versao com 1 Ohms ou 2 Ohms, acho que pegarei a versao de 1 Ohms pois o sub eu pego um 2+2 que posso ligar tanto em 1Ohms ou em 4Ohms visto que se trocar de modulo é mais facil encontrar bridges de 4Ohms

Cogumelo qual seria sua indicação de modulo me fale ae que pode ser que eu venha a trocar quem sabe e sempre anoto as dicas de quem ta ajudando.

Cara!

Tem 3 opções:

1ª Vc usa um modulo de 4 canais pra tocar o Kit 2 vias na frente e o Sub em Bridge atrás!

2ª Vc usa um modulo de 2 canais (Ou 4 canais Bi amp) pro Kit 2 vias + Um modulo mono pro Sub!

3º Vc usa um 4 canais pra Kit 2 Vias e coaxial atrás + Um modulo mono pro Sub!

Então o primeiro passo é decidir como vc vai querer fazer

Depois, mas não menos importante, tem que definir quanto vc pretende gastar com módulo!

Eu remomendo que vc use módulo classe AB (tipo Mosfett) pelo menos para o Kit 2 Vias! Porque os Ab dão mais qualidade de audio!

ProSub (Apesar do Ab tb ficar melhor em qualidade) o Digital cai até bem! Principalmente por causa da economia de espaço e energia!

Realmente tem muitas opções de módulos bons, mas primeiro preciso que defina como vc vai querer fazer e quanto vai querer gastar!

Assim fica mais facil para ajudarmos!

Compartilhar este post

Link para o post

Cogumelo entao eu sempre achei que era ao contrario modulo AB pra sub e Digital pra 2 Vias, não dizem que o digital é o futuro ?

AB não sei se seria viavel levando em conta que eu tenho uma bateria de 45Ah no cofre e pelo que sei eles são um pouco mais papa bateria.

Seria a opção 2 e 3 pois nao decidi se bi-amplifico o kit ou coloco coaxial e um preço a se pagar no modulo na minha realidade today é algo nao mais que 400 reais.

Outra duvida seria o 50W RMS do meu kit é de cada par totalizando 100W RMS correto ?

Seria 25W do tweeter + 25W do midbass ou cada um 50W RMS

Editado por Slack

Compartilhar este post

Link para o post

Cogumelo entao eu sempre achei que era ao contrario modulo AB pra sub e Digital pra 2 Vias, não dizem que o digital é o futuro ?

AB não sei se seria viavel levando em conta que eu tenho uma bateria de 45Ah no cofre e pelo que sei eles são um pouco mais papa bateria.

Então! Esse lance de digital é o futuro vc leu no topico do Teste do SounDigital né? Entendo!!!

Mano! AB dá mais qualidade! Digital consome menos, mas perde em qualidade! Até tem uns digitais mais bacanas (se não me engano até tem um modelo da Hertz, que é FINO, mas tb é caro)

Mas no geral! Pro digital fica com a mesma qualidade do AB, ainda tem que come um poko de arroz com fejão heuehuheuehue

Faz o seguinte! Som é legal a gente ir mexendo aos poucos, trocando aos poucos! Conhecendo, testando e talz!

Vc ja tá com o SD400.4! Fica com ele por enquanto, depois vc pensa em UP!

Seria a opção 2 e 3 pois nao decidi se bi-amplifico o kit ou coloco coaxial e um preço a se pagar no modulo na minha realidade today é algo nao mais que 400 reais.

Outra duvida seria o 50W RMS do meu kit é de cada par totalizando 100W RMS correto ?

Modulo mono Digital abaixo de 400 reias!

Vc vai ter o SD250.1, SD400.1, até o SD700.1

Agora tem um AB que tá na promoção! Eu não conheço o modulo, mas parece ser bacaninha! Olha aew!

http://www.r2audio.c...wk-ms500-1.html

O de 2 canais tb ta na promoção

http://www.r2audio.c...wk-ms300-2.html

PS. não sei se é bom esse modulo! Mas parece que é!

Não! Normalmente essa potência é a que o MID BASS Suporta!

Se o Tweeter recebe 50W, ele manda 50W pro Mid e 50 pro TW!

A diferença é que pro mid só vão as frequencias mais baixas e pro TW só vão as frequencias mais altas!

O trabalho do Cross é dividir a frequência e não a potência!

Mas normalmente o Tweeter aguenta menos potência do que o MID! É comum ver isso!

Ai o que acontece?

Normalmente o Cross tem uma proteção pra vc num dexá vc manda muita potência pro Tweeter, pra num regassa o bichim!

Entendeu?

Editado por Cogumelo Jones

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi a questao do Kit 2 vias!

Entao pode se dizer que 50W que o Midbass aguenta e o tweeter deve aguentar uns 30 no max quem corta as frequencias para cada um e protege o tweeter é o crossover.

Não li esse topico dos Soundigital não, penso ser o futuro pelo tamanho que a gente ta acostumado que quanto menor mais avançado e troca de sinal analogico pra digital e talz

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi a questao do Kit 2 vias!

Entao pode se dizer que 50W que o Midbass aguenta e o tweeter deve aguentar uns 30 no max quem corta as frequencias para cada um e protege o tweeter é o crossover.

Não li esse topico dos Soundigital não, penso ser o futuro pelo tamanho que a gente ta acostumado que quanto menor mais avançado e troca de sinal analogico pra digital e talz

Mais ou menos isso!

mas num pode generalizar!

Ja vi kit que o Tweeter aguenta 15W Rms, enquanto o MID aguenta 50W RMS, mas ai tem a proteção e talz! No fim o sistema funciona direitinho!

Como tb ja vi Kit que o Tweeter aguenta a mesma potência do MID! Por isso num dá pra generalizar!

E complicado! O que vou falar´agora é teoria minha! OK?

Quero deixar claro, pra depois num falarem que to inventando!

Isso é o que eu acho! Teorias e idéias minhas! Portanto pode ser que não seja a verdade absoluta! Bele!

Acho que o Tweeter é mais sensível que mid e Sub. Então ele precisa de menos potência pra tocar com uma intensidade X

Ja o Sub, normalmente tem uma sensibilidade menor (fora o conjunto magnético que é bem maior), por isso é necessário aplicar uma potencia maior pra ele tocar com uma intensidade X

Ta ligado?

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi é bem plausivel mesmo essa teoria mesmo, um componente menor e mais sensivel precisa de menas força para tocar e acho que a propria frequencia do tweeter nao precisa de tanta força pois o ouvido deve ser mais sensivel a ela.

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho instalado no meu carro um Questo de 10" e vou te dizer: gosto do bixinho, viu?!

na seladinha ele tb deve tocar bem.

só nao compraria esse 400.1, lembro de um teste que fizeram por aqui e ele rendeu menos que a bridge do 250.2...

eu compraria um amp AB pra tocar tudo, mesmo gastando um pouco a mais, vc só vai precisar de 1 amp, menos cabos RCA, menos energia, sem divisores, menos preocupação com fusível...

um dat desses que o povo anda usando bastante, deve dar conta!

a questão dos classe AB ou D... é o seguinte... os AB tem mais qualidade, porém são menos eficientes. os classe D são mais eficientes, porém perdem em qualidade. existem classe D de alta qualidade, geralmente são gringos e muito caros (ex. JL e uns Hertz potentes)! isso pq os gringos adicionam vários "filtros" ao amp, pra melhorar a qualidade, mantendo a alta eficiência, porém esse processo tem um custo, ne?

em suma... um DAT vai tocar teu kit bem e vai fornecer 400w (salvo engano) pro sub.

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho instalado no meu carro um Questo de 10" e vou te dizer: gosto do bixinho, viu?!

na seladinha ele tb deve tocar bem.

só nao compraria esse 400.1, lembro de um teste que fizeram por aqui e ele rendeu menos que a bridge do 250.2...

eu compraria um amp AB pra tocar tudo, mesmo gastando um pouco a mais, vc só vai precisar de 1 amp, menos cabos RCA, menos energia, sem divisores, menos preocupação com fusível...

um dat desses que o povo anda usando bastante, deve dar conta!

a questão dos classe AB ou D... é o seguinte... os AB tem mais qualidade, porém são menos eficientes. os classe D são mais eficientes, porém perdem em qualidade. existem classe D de alta qualidade, geralmente são gringos e muito caros (ex. JL e uns Hertz potentes)! isso pq os gringos adicionam vários "filtros" ao amp, pra melhorar a qualidade, mantendo a alta eficiência, porém esse processo tem um custo, ne?

em suma... um DAT vai tocar teu kit bem e vai fornecer 400w (salvo engano) pro sub.

Fala Armando! Beleza?

Vc sumiui véi!

Aqui, vc tb ta usando Dutada pro Questo?

Pow ta todo mundo usando dutada! E todo mundo recomendando dutada! Acho que vou ter que ir de dutada mesmo!

É um ou outro que faz selada pro Questo!

Dizem que ele na dutada é bem rápido tb. Dai vale a pena fazer a dutada e ganhar uns SPL a mais!

E o JBL? Tá espancando?

Aqui, cho te perguntá uma coisa!

É a 3ª vez que vejo alguém falando que testaram o SD400.1 e ele deu menos potência do que o SD250 em Bridge!

Tb vi falarem que o SD400.1 usado no teste tava bichado! Sei lá!

Mas o fato é que o teste mesmo num ví! Cheguei a ler o tópico la do sd400.1 , mas ja faz muito tempo que li. Talvez ainda num tivesse o teste lá! Vou até dar uma pesquisada! (preguiça hauhauhaua)

Num tô te trucando naum viu mano! É porque eu num cheguei a ver esse teste e gostaria muito de ver! Aonde que tá? Tá naquele tópico do teste de SD400.1, mesmo?

Um amigo meu daqui de BH tá com um Questo de 12 pra testar numa ciaxa dutada e ele pediu um SD400.1 pra testá! To esperando ele monta os esquemas lá pra eu ir vêr dê qualé!

Dai conto como ficou!

AAbs

Compartilhar este post

Link para o post

@Cogumelo Jones

Vi que você esta com um DAT DA 800/4 procede a informação ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...