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l.marino

Ajuste de fase

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Alguem já ouviu falar desse dispositivo?

 

Pelo que andei lendo ele muda a fase do sinal, uma espécie de TA.

 

Será que isso funciona?

 

How it works

The device operates through a phase adjustment at a range of define frequencies, applied to the drive side channel.

It is built with high sound performance analogue components and designed to maintain the sound quality unaltered.

Installation

Take out your car radio and connect the Mosconi FSA between the former and the amplifier. Calibrate the sound stage.

Sure, you can now reinstall your car radio! Easy, isn’t it?

Features & Specifications

Effective economic alternative to the “time delay” of car radios and DSP.

It can be used with external DSP devices or radios equipped with DSP.

Suitable for any sound system, 1/2/3 ways, and position of tweeters and other speakers on the front.

Really easy to connect to the source, only through the “Drive Side Pre-Out” signal.

Double side SMT technology design for the smallest size: 41x30x17 mm only!

If no “Pre-Outs” in your source, it can be used in combination with the MOSCONI High/Low Adapter

 

http://www.mosconi-system.it/product/fsa/

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Assim... este tipo de ajuste de fase em médios e agudos é lenda. Atua em uma oitava ao redor da sintonia, e é gradual, ou seja, o ajuste que se faz é em uma frequência específica.

 

Pra subwoofers funciona sim, e muito bem, pois 180 graus em 50Hz dá 3,4 metros. Mas em agudos, por exemplo, é inútil.

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Pode funcionar.

 

Agora, se resolve mesmo, ou se o resultado é satisfatório, só testando.

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Pode funcionar.

 

Agora, se resolve mesmo, ou se o resultado é satisfatório, só testando.

 

Só pra resolver um problema pontual de fase, por exemplo, na transição entre mid e tw. O ajuste é pontual.

 

Pra se ter uma ideia da "efetividade" disto, basta pensar que a 10KHz, o máximo giro de fase (180 graus) equivaleria a

aproximadamente 0,5ms. Um TA começa geralmente em 1ms sem fazer nem cócegas no palco.

 

Ademais, muita gente já tentou esse método em substituição ao TA, sem sucesso.

 

É o mesmo controle de fase que tem no Wharf 666. Não?

 

Isso.

 

 

Pra quem quiser testar e não está afim de atolar uma grana considerável neste gadget, pode arriscar alguma montagem aranha só pra ver qualé: http://sound.westhost.com/project103.htm

 

É a mesma coisa, um filtro allpass com operacionais (a única forma analógica de fazer isto). Fora isto, só com DSP.

 

É só alterar o valor do capacitor C1 pra algo na região dos médios.

Editado por Kleberlpa

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Só pra resolver um problema pontual de fase, por exemplo, na transição entre mid e tw. O ajuste é pontual.

 

Pra se ter uma ideia da "efetividade" disto, basta pensar que a 10KHz, o máximo giro de fase (180 graus) equivaleria a

aproximadamente 0,5ms. Um TA começa geralmente em 1ms sem fazer nem cócegas no palco.

 

Ademais, muita gente já tentou esse método em substituição ao TA, sem sucesso.

 

 

Não pensei em usar sem T.A., pensei como complemento, para ser honesto.

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Falo no caso dos Mosconi certo?

No caso especifico dos Mosconi a modulação é aplicada somente numa faixa de frequência especifica. Não atua sobre os agudos. Atua somente sobre um falante, especificamente o direito. Evita interferências destrutivas devido à desfasagem das ondas dos falantes esquerdo e direito devido a diferente distancia e tudo isso que ja sabemos. Resumindo. Coloca os falantes dianteiro em fase numa frequência especifica.

Nos amplificadores da linha ONE (de entrada), onde o FSA (front stage adjuster, ou "ajuste do palco dianteiro") já vem incluso, ele pode ser ligado ou desligado oprimindo um botão. Alem desse botão de liga-desliga você tem um "potenciômetro".

Independentemente onde estiver posicionado o botão de ajuste (potenciômetro), você sente uma diferença enorme no posicionamento do palco quando você aperta o "liga-desliga". O ajuste desse potenciômetro desloca instrumentos pra la e pra cá inclusive você pode sentir o aumento ou diminuição de distancia entre eles. Para quem não quer um audio processado e deseja melhorar em forma considerável (muito considerável) seu palco, acho ele uma opção excelente.

Ele vem "dentro" do amplificador da linha ONE (de entrada)

Ele vem como opcional nos amplificadores das linhas superiores.

Ele vem como um opcional se vc quer ligar ele a qualquer outro sistema de audio.

Igual a um T.A. milimetrico? Não, além do que ele vem de graça na linha ONE quando um T.A milimetrico vai te custar uns contos por ai. Mas a diferença no palco é enorme.

Sds

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Se a variação é "enorme", então há um considerável problema de fase aí.

 

Inclusive porque mexendo na fase você não "move" os instrumentos, mas você anula algum cancelamento PONTUAL (não universal) mais ao centro do palco, não nos extremos.

 

No caso de subwoofers, funciona legal mas não "compensa" o tempo. Apenas integra o sub com o mid.

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QUanto custa um trem desse aí? Vammeiá?

 

Depende do importador, se você comprar legalmente e importar e pagar todas as taxas, impostos e tramites vai sair uns 35% mais caro do que custa lá fora.

 

http://www.techsoundsystem.com/Cavi-Spine-Accessori-Mosconi-FSA-Front-Stage-Adjuster-.2.7.9.gp.301.-1.uw.aspx

 

Ficção:

Por exemplo, lá fora custa 99 euros,, aqui vai custar legalmente uns 133 Euros no maximo 150 Euros, legalmente.R$ 450,00 reais.

No exemplo de valores acima o importador vai querer vender por R$ 1.499,99 e vai alegar que a culpa é dos impostos do Brasil, e logico vai vender de 0 a 5 unidades no ano.

 

Isso acontece nos exemplos de amplificadores de mil e quinhentos dólares sendo vendido por nove mil reais aqui, "culpa desse pais de mer** cheio de impostos" "margem não tem e é curta".

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Um TA começa geralmente em 1ms sem fazer nem cócegas no palco.

 

você quis dizer 0.1 ms né ?

1 ms é mais que suficiente pra mudar o centro do palco de lugar

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você quis dizer 0.1 ms né ?

1 ms é mais que suficiente pra mudar o centro do palco de lugar

 

Isso. Foi um erro de escala ali. 0.1, e para 180 graus a 10Khz são mais ou menos 1/200ms, ou 0,005ms.

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Isso. Foi um erro de escala ali. 0.1, e para 180 graus a 10Khz são mais ou menos 1/200ms, ou 0,005ms.

 

aí sim, concordo.

se o TA das nossas HUs fosse nessa escala, o botão giratório do volume estaria quebrado há tempos

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Depende do importador, se você comprar legalmente e importar e pagar todas as taxas, impostos e tramites vai sair uns 35% mais caro do que custa lá fora.

 

http://www.techsound....301.-1.uw.aspx

 

Ficção:

Por exemplo, lá fora custa 99 euros,, aqui vai custar legalmente uns 133 Euros no maximo 150 Euros, legalmente.R$ 450,00 reais.

No exemplo de valores acima o importador vai querer vender por R$ 1.499,99 e vai alegar que a culpa é dos impostos do Brasil, e logico vai vender de 0 a 5 unidades no ano.

 

Isso acontece nos exemplos de amplificadores de mil e quinhentos dólares sendo vendido por nove mil reais aqui, "culpa desse pais de mer** cheio de impostos" "margem não tem e é curta".

 

Isso depende um pouco do importador: Dá uma olhada no preço dos Produtos do Ianaconi, da NAR (fosgate) e da Audioschulz. Acho o preço deles bem justos, nem vale a pena importar por conta. Já alguns produtos que nem vou citar, é discomunal, tem ampzinho de U$500,00 vendido a R$5.000,00.

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