Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
willianfix

AJUDA NA SINTONIA DA CAIXA PARA SUBGRAVE FORTE

Recommended Posts

Boa noite pessoal.

Atualmente possuo um BRAVOX E2K 12' 800RMS em uma caixa dutada com 47 litros livre (cerca de 53 litros bruto).

Qual o tamanho do duto pra ter uma frequencia forte no subgrave?

Eu não sei fazer esse tipo de cálculo e nem usar aqueles programas para cálculos de caixa, duto e frequencia.

Meu objetivo é ter um subgrave q de pra escutar de longe eu chegar e quem sabe disparar alguns alarmes (JOSELITAGEM) KKKKKKK......

Será que alguem pode me dar essa força?!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

então, com apenas um sub e tocando subgraves jamais vai conseguir escutar de "longe"...

oque você está querendo é uma caixa mista.. que toque um Grave mais pesado..

posta os parâmetros do sub aqui..

Compartilhar este post

Link para o post

então, com apenas um sub e tocando subgraves jamais vai conseguir escutar de "longe"...

Os parâmetros do BRAVOX E2K 12'' 800 RMS bobina dupla de 2ohs estão nesse link:

http://www.bravox.com.br/portal/produto.asp?id_CON=727

Eu não consegui copiar e colar eles aqui!

Editado por willianfix

Compartilhar este post

Link para o post

Um duto com 4" de diâmetro por 30 cm de comprimento.

sintonia em 35Hz.

Amigo, pode deixar que vou testar com 30cm e vou postar o resultado! Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, pode deixar que vou testar com 30cm e vou postar o resultado! Valeu!

Amigo, testei a caixa com duto de 30 cm e o subgrave melhorou um pouco.

Meu modulo é um explosound 5100 que diz mandar teoricamente 1400 rms em 1ohm. Com isso, liguei o e2k em 1ohm. Minha bateria do cofre é de 60amp, porém eu consegui uma bateria auxiliar de 100amp. Será que a melhora ligando as 2 baterias será significativa?

Compartilhar este post

Link para o post

é pra melhorar um pouco sim alem de manter a tensao mais alta protegendo de enviar distorçao, de queimar seu amp, de oscilar a parte eletrica do carro.

vai testando os dutos de 35cm até uns 20 e ve ql q vc curte mais nas musicas q vc escuta, esse sub é 8 ou 80 é mto dificil acertar.

boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

é pra melhorar um pouco sim alem de manter a tensao mais alta protegendo de enviar distorçao, de queimar seu amp, de oscilar a parte eletrica do carro.

vai testando os dutos de 35cm até uns 20 e ve ql q vc curte mais nas musicas q vc escuta, esse sub é 8 ou 80 é mto dificil acertar.

boa sorte

Amigo, vou fazer o que disse q vou testar o duto bem calmamente. O problema, é q gosto de hip hop, sertanejo e pagode. Nao da pra colocar um duto q toque esses tipos de musicas sem prejudicar a outra. Se coloco pra tocar hip hop ... fica fraco pra sertanejo.

Compartilhar este post

Link para o post

O senhor esta DEFECANDO pela sua boa!

um bom projeto com bom aplificador e boa caixa é possivel...eu fazia isso...amigo meu fazia isso =)

mas vamos la...caro amigo... 45 litros livres é POUCO pra subgrave...recomendo uns 65 litros LIVRES.... um duto de 4" 25cm devem resolver =) (to no chutometro mesmo...caixas que ja fiz no dia a dia e deram certo)

se quiser um BOM REDIMENDO tem que mudar de caixa e usar um bom amp....

se for nacional pode aplicar uns 1500 rms.... se for gringo 1000 rms ja sao soficinentes.... lembre-se caprixa na alimentaçao...baterai auxiliar.... e uma reforço no alternador com fiaçao nova ajuda MUITO

=) é isso ai!

Compartilhar este post

Link para o post

O senhor esta DEFECANDO pela sua boa!

um bom projeto com bom aplificador e boa caixa é possivel...eu fazia isso...amigo meu fazia isso =)

mas vamos la...caro amigo... 45 litros livres é POUCO pra subgrave...recomendo uns 65 litros LIVRES.... um duto de 4" 25cm devem resolver =) (to no chutometro mesmo...caixas que ja fiz no dia a dia e deram certo)

se quiser um BOM REDIMENDO tem que mudar de caixa e usar um bom amp....

se for nacional pode aplicar uns 1500 rms.... se for gringo 1000 rms ja sao soficinentes.... lembre-se caprixa na alimentaçao...baterai auxiliar.... e uma reforço no alternador com fiaçao nova ajuda MUITO

=) é isso ai!

eu acho que você não leu direito oque objetivo do rapaz.

E pra subgrave eu sei plenamente que o volume bruto da caixa dele é pouco.

Da mesma forma que você eu sei oque dá e oque não dá certo, e aposto que sei até mais que você.

Antes de vir aqui e dizer que outros defecam pela boca, repense.

Pra um legítimo subgrave não só o ampli precisa ser parrudo, como o sub tem que ser específico pra isso, a alimentação a HU, ou seja todo o projeto.

e não é o forte do e2K com Fs de 35Hz e 12" tocar frequência de 25~35Hz com extrema pressão.

Posso até garantir a você que só 2 de meus Questo Audio de apenas 10" 350W dá BAILE no subgrave em um e2k 12d2.

Vou tentar explicar melhor pra você, quando um novato chega aqui falando em subgraves e que chegue ao ponto

de disparar alarmes, escutar de longe você acha que ele tem ideia do que realmente seja o subgrave que aqui nós estamos acostumados ?

Se o rapaz fosse um user mais experiente eu teria dito logo de cara pra aumentar o volume de sua caixa, sintonizar mais baixo

repensar na sua alimentação, cabos, módulos desde a HU.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, testei a caixa com duto de 30 cm e o subgrave melhorou um pouco.

Meu modulo é um explosound 5100 que diz mandar teoricamente 1400 rms em 1ohm. Com isso, liguei o e2k em 1ohm. Minha bateria do cofre é de 60amp, porém eu consegui uma bateria auxiliar de 100amp. Será que a melhora ligando as 2 baterias será significativa?

Sua alimentação precisa melhorar.

Com certeza vai precisar de uma bateria auxiliar, o grave vai melhorar pode ter certeza.

podes testar também um duto com 35 cm.

Mas se quiseres um subgrave mais "gordo" macio, vai ter como relatado acima, fazer outra caixa com um volume maior.

Lógico perderá um pouco do SPL, que é o famoso Gravão pesado escutado de longe.

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que você não leu direito oque objetivo do rapaz.

E pra subgrave eu sei plenamente que o volume bruto da caixa dele é pouco.

Da mesma forma que você eu sei oque dá e oque não dá certo, e aposto que sei até mais que você.

Antes de vir aqui e dizer que outros defecam pela boca, repense.

Pra um legítimo subgrave não só o ampli precisa ser parrudo, como o sub tem que ser específico pra isso, a alimentação a HU, ou seja todo o projeto.

e não é o forte do e2K com Fs de 35Hz e 12" tocar frequência de 25~35Hz com extrema pressão.

Posso até garantir a você que só 2 de meus Questo Audio de apenas 10" 350W dá BAILE no subgrave em um e2k 12d2.

Vou tentar explicar melhor pra você, quando um novato chega aqui falando em subgraves e que chegue ao ponto

de disparar alarmes, escutar de longe você acha que ele tem ideia do que realmente seja o subgrave que aqui nós estamos acostumados ?

Se o rapaz fosse um user mais experiente eu teria dito logo de cara pra aumentar o volume de sua caixa, sintonizar mais baixo

repensar na sua alimentação, cabos, módulos desde a HU.

Abraço.

Amigo, pelo que entendi, minha caixa por estar com a litragem baixa, não toca legal subgrave. Com essa caixa que tenho, com volume de 47L livre, o que posso fazer para o E2K reder nessa caixa, indiferente se for pra SPL ou SUBGRAVE?

Nessa semana vou colocar uma bateria de 100amp da Heliar que comprei ontem. Será que a melhora será significativa?

O cabeamento é de 21mm sera que aguenta?

Editado por willianfix

Compartilhar este post

Link para o post

monte a bateria primeiramente, vai melhorar, mais se não for ao seu gosto, a maneira é fazer uma caixa maior,

mais não espere milagre do e2k, outro fator que influencia muito é a freq, de ressonância da cabine do carro.

Pra subgrave forte, com apenas um sub, e um pouco de spl, eu já usaria um sub mais forte e maior.

assim como todo o resto diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Como o Thytoin disse melhore primeiro a alimentaçao.... pois uns dos maiores "limitadores" de desempenho é uma alimentaçao ruim...

referente ao carro como dito a cima recomendo um tratamento com "manta asfaltica" pelomenos na mala e tampa da mala...

tenta fazer primeiro o mais facil... da uma passo de cada vez... e depois vai indo pro mais complicado

mas ainda insisto uma caixa grande é primordial pra obter o tipo de subgrave que voce deseja!

Compartilhar este post

Link para o post

Willian, a maioria das pessoas que comenta de "subgrave" não faz idéia do que é um subgrave de verdade, até porque são poucos os subs que tocam com autoridade até os 20Hz. A maioria dos sistemas fodões que a galera comenta aqui mal chegam nos 40Hz.. o que não é nada mal, porém é uma OBS a ser feita ;)

Se você quer um grave "de assustar" esqueça as oitavas inferiores e concentre-se numa sintonia entre 60 e 80Hz que é onde você terá o maior ganho com a sua caixa, ainda mais considerando o pouco tamanho.

Sobre a caixa, eu recomendo você ir nesse link aqui: autosom.net/artigos/box_design.htm colocar os parâmetros da sua caixa, e simular diferentes frequencias de sintonia. No mesmo link tem uma calculadora de tamanho de duto. []'s!

Editado por Transeunte

Compartilhar este post

Link para o post

é isso ai willian, poe a outra bateria de 100ah, interligue com a do motor com um cabo de preferencia 21~33mm². Da bateria de 100ah pro amplificador tente deixar ambos o mais proximo possivel, para o cabo ser de menor tamanho possivel tbm, e use tbm cabos com mais de 21mm ja está mais que bom.

Quanto a caixa, se depois de tudo isso nao te agradar, o jeito é fazer outra caixa mesmo de tamanho maior (~60litros), vc agora tem um amp. bom e bem alimentado !! A unica soluçao vai ser outra caixa OU a troca por um outro sub mais forte OU uns 2 subs de ~600w cada de procedencia (mtx, fosgate). Abraçao

Editado por victor henrique

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal anda usando ultimamente, linha nova da Protech os competition 1600W, Ultimate 1000W, Shocker modelo furacão, tsunami, SPL 20KW..

Fosfate T2, DD 35XX ou acima.. e por aí vai.. Kicker L5, L7.. e raridades no país do trio.. como Ascendant Audio smd 18", DC level 6....

o cabo que você está usando ainda está dentro do aceitável (21mm²) mais se for investir num set mais pesado, pode preparar o bolso.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, instalei a bateria de 100amp como auxiliar e + a de 60 amp do cofre.

O desempenho melhorou consideravelmente e estou com o duto com 25 cm.

Eu queria mesmo é fazer uma caixa ou regular o tamanho do duto para poder disparar mais alarmes. De vez em quando eu disparo um ou outro.

Lembrando que minha caixa tem 53 litros bruto.

O que devo fazer? Aumentar ou diminuir o tamanho da caixa?!

Compartilhar este post

Link para o post

com apenas um sub, não é toda hora nem todos os alarmes que você vai conseguir disparar, mais que fique claro que

aqui o objetivo é ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos, e o som é para se ouvir, não para contar alarmes disparados nas ruas.

do jeito que está, com essa caixa, aumentando o volume da mesma você vai ter um ganho em subgraves, diminuindo um pouco mais

vai ter ganho em frequências mais altas em torno de 40~45Hz com um pico pra lá dos 50Hz.. mais o som é mais seco.

não vai ter aquele grave pesado e gordo (até mais baixo, justamente pelo volume e sintonia da caixa) e não vai disparar alarmes com

apenas um sub tão fácil.

lembrando que 2 "paine de 12 vão tocar mais, primeiro por que apesar de metade da potência (400W cada), são 2 e o dobro de área deslocando Ar

dentro do carro, consequentemente maior Pressão.

Ou seja, sua saída não é nem aumentar nem diminuir a caixa, e sim partir pra outro falante mais potente, ou outros.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

com apenas um sub, não é toda hora nem todos os alarmes que você vai conseguir disparar, mais que fique claro que

aqui o objetivo é ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos, e o som é para se ouvir, não para contar alarmes disparados nas ruas.

do jeito que está, com essa caixa, aumentando o volume da mesma você vai ter um ganho em subgraves, diminuindo um pouco mais

vai ter ganho em frequências mais altas em torno de 40~45Hz com um pico pra lá dos 50Hz.. mais o som é mais seco.

não vai ter aquele grave pesado e gordo (até mais baixo, justamente pelo volume e sintonia da caixa) e não vai disparar alarmes com

apenas um sub tão fácil.

lembrando que 2 "paine de 12 vão tocar mais, primeiro por que apesar de metade da potência (400W cada), são 2 e o dobro de área deslocando Ar

dentro do carro, consequentemente maior Pressão.

Ou seja, sua saída não é nem aumentar nem diminuir a caixa, e sim partir pra outro falante mais potente, ou outros.

eh amigao vc ja chegou no limite, a coisa é colocar 1 sub mais forte, ou 2 subs de uns 500w cada.

O grave ficou muito bom desde que segui as orientações de vocês. Acho que vou fazer o que o ((thytoin.)) e o Victor Henrique disseram, e talvez partir para 2 sub, quem sabe 2 w309.

Ao longo desses dias de teste me surpreendi com o rendimento e o resultado do E2K. Com apenas 1 subwoofer o carro parece que vai desmontar, e outra, até dá pra disparar alguns alarmes de vez em quando.

Eu ja tive 2 pioneers 307 e depois 2 308 e vou dizer com toda a sinceridade, eles não davam o grave que o E2K dá. Acho que talvez era o tamanho da caixa e somado a falta de alimentação, pq na época eu só tinha uma bateria de 60amp que era a do cofre e eu liguei tanto os 307 quanto os 308 numa roadstar 1200d.

Gostaria de mais uma opinião de vocês, eu tenho o modulo explosound 5100d que teoricamente manda 1400 rms a 1ohm e 1000 rms a 4 ohm. Eu talvez compre mesmo o w309. Eu ja tive caixa com 45 litros bruto pro cara preta e digo, só dava um spl razoavel e não espantava nem mosca, ou seja, não disparava sequer 1 alarme.

Ligando esses 309 a 4 ohms e com essa bateria auxilar de 100 amp + 60 amp da do cofre, qual o tamanho da caixa ideal para ter um GRAVÃO de escutar de longe?

valeu pelas orientações galera, está me ajudando muito.

Compartilhar este post

Link para o post

poe os 2x 309 d4 e faz eles casarem 1ohm pq se nao num vai tocar nada msmo. e com ctz vai tocar mais q seu e2k, mas n vai ser mtaaa coisa nao! mas se for pra gastar pela logo coisa mais forte.

Compartilhar este post

Link para o post

poe os 2x 309 d4 e faz eles casarem 1ohm pq se nao num vai tocar nada msmo. e com ctz vai tocar mais q seu e2k, mas n vai ser mtaaa coisa nao! mas se for pra gastar pela logo coisa mais forte.

Amigo, e se eu colocar um selenium tornado de 18" 1100 rms?

Acha que ficaria melhor?!

Será q tocaria mais que o E2K de 12"?

Compartilhar este post

Link para o post

Você deve usar um de marca boa, senão não vai ter grave, só vai ter saida de ar!

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...