Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
musicsom

ALTURA DA BOBINA

Recommended Posts

Pra sub, uma quantidade exagerada de araldite até não é muito problema, mas pra alto falantes de voz é totalmente errado,

abrs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Irei montar o JL com pouco araldite na Bobina, fazendo um "circulo perfeito" (como diz o murillo)!

Irei aplicar o araldite com uma seringa de 10ml por ter o bico mais largo.

Assim não terei problemas relevantes com a sensibilidade, visto que o W6 já tem sensibilidade baixa.

Vi um comentário no tópico dos Severe, onde um usuário cita que Suspensão de espuma é melhor que a de borracha em questão de sensibilidade.

Mas a suspensão de Espuma que comprei como reposição "Original" para JL áudio é bem grossa comparando com outra de borracha que tenho aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já recondicionei e montei muitos alto falantes, mas aqui em minha região pelo menos, Cascavel, dificilmente tem bobinas e cones de qualidade. Tem que dar uma boa garimpada e encontrar um vendedor com muita paciência :)

Amanhã tô indo atrás de umas peças pra falantes... a mer** é que aqui só se acha cone de papel excessivamente pesado.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão não é espessura, é peso

Pegando as 2 na mão, não é nítida a diferença de peso, talvez em uma balança digital.

Compartilhar este post

Link para o post

O uso de Centragem simples, dupla ou até tripla podem alterar a sensibilidade do conjunto?

Compartilhar este post

Link para o post

O uso de Centragem simples, dupla ou até tripla podem alterar a sensibilidade do conjunto?

Alteram, mantendo-se o resto igual (Sd, Bl, Re) a massa móvel aumenta (mais centragens) e a sensibilidade cai (tirada da média na banda de resposta do falante).

Compartilhar este post

Link para o post

Alteram, mantendo-se o resto igual (Sd, Bl, Re) a massa móvel aumenta (mais centragens) e a sensibilidade cai (tirada da média na banda de resposta do falante).

Com o aumenta da massa móvel e diminuição da sensibilidade, teoricamente a FS cai também?

O uso de diversas centragens tem a função apenas de controlar a excursão e manter a bobina dentro do fluxo frente a aplicação de altas potências?

Compartilhar este post

Link para o post

Com o aumenta da massa móvel e diminuição da sensibilidade, teoricamente a FS cai também?

O uso de diversas centragens tem a função apenas de controlar a excursão e manter a bobina dentro do fluxo frente a aplicação de altas potências?

Com mais centragens aumenta-se o Kms (e o Rms por sinal, gerando mais perdas) portanto a Fs sobe (mais força de restauração). A sensibilidade cai porque é uma média na faixa de frequência em que o alto-falante opera na região chamada controlada pela massa móvel, onde o que influencia é Bl, Mms, Re e Sd.

Compartilhar este post

Link para o post

Além dos itens citados pelo colega acima ainda há uma alteração no timbre, provocada pela absorção de frequências gerada pelo excesso de centragem.

Compartilhar este post

Link para o post

Além dos itens citados pelo colega acima ainda há uma alteração no timbre, provocada pela absorção de frequências gerada pelo excesso de centragem.

Uma coisa que reparei qdo comecei a reparar o meu JL áudio foi exatamente a questão da centragem.

As que temos aqui a venda para substituição são totalmente diferentes do modelo original.

Pelo eBay existem as centragens próprias do modelo e suas ranhuras (relevo) são progressivas, próximo a bobina são muito juntas, e na periferia são bem distantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que reparei qdo comecei a reparar o meu JL áudio foi exatamente a questão da centragem.

As que temos aqui a venda para substituição são totalmente diferentes do modelo original.

Pelo eBay existem as centragens próprias do modelo e suas ranhuras (relevo) são progressivas, próximo a bobina são muito juntas, e na periferia são bem distantes.

Pois é, sub com alta-excursão + caixas dutadas precisam de suspensão progressiva... sobre a centragem "absorver" o som isto depende muito, não é assim uma relação direta, tem muita coisa envolvida.

Compartilhar este post

Link para o post

As que vendem aqui são quase um pano de chão resinado.

Chega a ser vergonhoso! A única vez que achei uma melhorzinha era final de estoque e não iam fazer mais, pois o mercado nacional não aceitou. Aqui a onda ainda é suspensão dura.

Compartilhar este post

Link para o post

Muitíssimo interessante esse tópico, com certeza vou aprender muito..

Estou a muito tempo estudando projetos de subs e dimensões de arruelas superiores/inferiores/pino cental..

E gostaria de saber de vcs, qual programa vcs recomendariam pra simulação do campo do conjunto magnético?

Afinal.. é preciso otimizar esse conjunto para que aqueça a bobina o menos possível e com o melhor fluxo magnético em relação a bobina correto?

Fico muito grato se puderem me esclarecer sobre esse tema..

Compartilhar este post

Link para o post

Muitíssimo interessante esse tópico, com certeza vou aprender muito..

Estou a muito tempo estudando projetos de subs e dimensões de arruelas superiores/inferiores/pino cental..

E gostaria de saber de vcs, qual programa vcs recomendariam pra simulação do campo do conjunto magnético?

Afinal.. é preciso otimizar esse conjunto para que aqueça a bobina o menos possível e com o melhor fluxo magnético em relação a bobina correto?

Fico muito grato se puderem me esclarecer sobre esse tema..

Um site muito interessante de um fabricante de imãs, inclusive neodímio:

WWW.koimas.com.br

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante o tópico... há tempos não via nada nesse nível aqui pelo fórum!

Seguinte, estou com 2 pioneers 308 queimados em casa, e gostaria de reformá-los e além disso melhorá-los...

Sabendo que a bobina original dele é de fibra, 2,5 polegadas, 55.60 - 2+2 com 65 de altura e enrolamento 28 (foi oque achei por aí, não abri o sub ainda), estava estudando uma maneira dele descer mais e aguentar mais potência.

Utilizar uma bobina em kapton com 70 de altura e enrolamento 35 aumentaria meu XMAX e a potência admitida, correto? Quais os parâmetros eu estaria alterando utilizando esta bobina?

Gostaria das opniões dos mestres daqui (Kleber, Murillo, Guto e etc...)

Editado por ercpower

Compartilhar este post

Link para o post

Montar alto falantes é muito legal, mas o fo** é que aqui só se acha lixo em materiais pra montagem, aí eu nem mexo com isso..

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante o tópico... há tempos não via nada nesse nível aqui pelo fórum!

Seguinte, estou com 2 pioneers 308 queimados em casa, e gostaria de reformá-los e além disso melhorá-los...

Sabendo que a bobina original dele é de fibra, 2,5 polegadas, 55.60 - 2+2 com 65 de altura e enrolamento 28 (foi oque achei por aí, não abri o sub ainda), estava estudando uma maneira dele descer mais e aguentar mais potência.

Utilizar uma bobina em kapton com 70 de altura e enrolamento 35 aumentaria meu XMAX e a potência admitida, correto? Quais os parâmetros eu estaria alterando utilizando esta bobina?

Gostaria das opniões dos mestres daqui (Kleber, Murillo, Guto e etc...)

Mais xmax não quer dizer que o sub vai descer mais e nem que vai aumentar potência nominal com esse enrolamento maior. Para que o sub suporte mais potência existem algumas maneiras: aumentar o diâmetro da bobina (inviável no seu caso), ou aumentar a "bitola" do fio da bobina (vai mudar a Re se manter o mesmo xmax e tem que saber redimensionar isso) ou melhorar a refrigeração da bobina (através de furos de ventilação na carcaça e/ou conjunto magnético).

Compartilhar este post

Link para o post

Mais xmax não quer dizer que o sub vai descer mais e nem que vai aumentar potência nominal com esse enrolamento maior. Para que o sub suporte mais potência existem algumas maneiras: aumentar o diâmetro da bobina (inviável no seu caso), ou aumentar a "bitola" do fio da bobina (vai mudar a Re se manter o mesmo xmax e tem que saber redimensionar isso) ou melhorar a refrigeração da bobina (através de furos de ventilação na carcaça e/ou conjunto magnético).

Muito bom, gostei da discussão...

Vamos lá então...

caso eu coloque esta bobina com maior enrolamento eu irei aumentar a RE correto?

E se eu utilizar o mesmo enrolamento , com fio mais grossos eu aumento o XMAX (mesmo que levemete)..isso é bom pois poderia utilizar uma caixa maior, com sintonia mais baixa e mesmo assim continuar aplicando uma potência considerável certo? Claro que tem o perigo da bobina bater no fudo do gap... existe algum outro risco?

O que mais eu poderia alterar no subwoofer para que ele ficasse mais musical e com FS mais baixa?

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria das opniões dos mestres daqui (Kleber, Murillo, Guto)

Não sabia que o Guto entendia de eletrônica de alto falantes.

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post

Link para o post

DUPLICOU.

Editado por Baboo

Compartilhar este post

Link para o post

DUPLICOU.

Editado por Baboo

Compartilhar este post

Link para o post

DUPLICOU.

Editado por Baboo

Compartilhar este post

Link para o post

Não sabia que o Guto entendia de eletrônica de alto falantes.

Ele deve estar se referindo ao Guto de Almeida.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...