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Baboo

D.I.Y. - Marea do Baboo

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Eu morava em São Paulo, na Vila Matilde e após casar em janeiro deste ano, me mudei para Campinas. Passado alguns meses, eu na rodovia de boa e acende a luz de injeção e o carro falhou um pouco, mas logo ficou normal, mas com a luz de injeção acesa acusando algo de errado.

O consumo ficou elevado, o normal dela é 9,5km/l cidade e logo começou a ficar em 5km/l; procurei diversos mecânicos pra passarem o Scanner no meu carro...

 

Nenhum quis apenas conectar o Scanner no carro, todos queriam tirar um $$$ a mais, alguns queriam limpar bicos, trocar velas etc... :pirou: outros dizendo que o carro estava fora de ponto e que deveria trocar a correia dentada... :banghead sendo que eu mesmo faço a maioria das manutenções de meus carros em casa mesmo.

Enfim... Meu problema era Sensor MAF apenas (ainda era original de fábrica - 12 anos)

 

Eu partilho da idéia que achar um BOM Mecânico e Pedreiro são missões quase impossíveis...

 

 

Me arrisquei e comprei pelo ML o Scanner ELM 327 OBD II. Tive alguns problemas em configurar a porta do Notebook, e tbm de descobrir que os carros da Fiat não se comunicam com a maioria dos Programas de Scanner gratuitos da internet; então através de um usuário do Clube do Marea, consegui o Aplicativo da Fiat!

 

Meu carro é 2.4 20v e usa injeção Bosch ME 3.1 e este motor só existiu aqui no Brasil, nos outros países a Marea é 2.0 20v mas com a mesma injeção da 2.4 brasileira, por isto no software preciso achar a versão que utiliza a mesma central.

 

 

 

3g83.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

Nesta foto eu ainda não havia configurado o idioma corretamente.

 

Quem tiver a fim de comprar um deste pode mandar bronca, pois funciona perfeitamente!

 

Vc consegue ver qual sensor está com defeito, testar outros sensores, ver gráfico de funcionamento do motor, ver a KM real do veículo, apagar erros, etc!

Editado por Baboo

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Quando instalar sua caixa na Blazer, utilize ela sem manta, e depois coloque a manta e sentirá uma pequena mas notável diferença.

 

ja instei!!!!!!!! mas acho que vou mudar a caixa!!!!unu4enyr.jpg

 

 

ficou com cara de "trio eletrico"!!!!!

 

enviado do S3 do único hetero HOMEM do fórum

 

 

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Eu morava em São Paulo, na Vila Matilde e após casar em janeiro deste ano, me mudei para Campinas. Passado alguns meses, eu na rodovia de boa e acende a luz de injeção e o carro falhou um pouco, mas logo ficou normal, mas com a luz de injeção acesa acusando algo de errado.

O consumo ficou elevado, o normal dela é 9,5km/l cidade e logo começou a ficar em 5km/l; procurei diversos mecânicos pra passarem o Scanner no meu carro...

 

Nenhum quis apenas conectar o Scanner no carro, todos queriam tirar um $$$ a mais, alguns queriam limpar bicos, trocar velas etc... :pirou: outros dizendo que o carro estava fora de ponto e que deveria trocar a correia dentada... :banghead sendo que eu mesmo faço a maioria das manutenções de meus carros em casa mesmo.

Enfim... Meu problema era Sensor MAF apenas (ainda era original de fábrica - 12 anos)

 

Eu partilho da idéia que achar um BOM Mecânico e Pedreiro são missões quase impossíveis...

 

 

Me arrisquei e comprei pelo ML o Scanner ELM 327 OBD II. Tive alguns problemas em configurar a porta do Notebook, e tbm de descobrir que os carros da Fiat não se comunicam com a maioria dos Programas de Scanner gratuitos da internet; então através de um usuário do Clube do Marea, consegui o Aplicativo da Fiat!

 

Meu carro é 2.4 20v e usa injeção Bosch ME 3.1 e este motor só existiu aqui no Brasil, nos outros países a Marea é 2.0 20v mas com a mesma injeção da 2.4 brasileira, por isto no software preciso achar a versão que utiliza a mesma central.

 

Nesta foto eu ainda não havia configurado o idioma corretamente.

 

Quem tiver a fim de comprar um deste pode mandar bronca, pois funciona perfeitamente!

 

Vc consegue ver qual sensor está com defeito, testar outros sensores, ver gráfico de funcionamento do motor, ver a KM real do veículo, apagar erros, etc!

 

Baboo esse scan funciona em qq carro? especificamente honda 95

Vc pegou o BT, wifi ou USB?

 

Abrçs :legal:

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Baboo esse scan funciona em qq carro? especificamente honda 95

Vc pegou o BT, wifi ou USB?

 

Abrçs :legal:

Pesquisa no Honda Club se teu carro é VAG Com ou ELM, pois sei que maioria dos carros acima de 96 são ELM. O meu é USB+ Wi-fi pra usar no iPhone

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Pesquisa no Honda Club se teu carro é VAG Com ou ELM, pois sei que maioria dos carros acima de 96 são ELM. O meu é USB+ Wi-fi pra usar no iPhone

Valeu!

Vou dar uma pesquisada la.

:legal:

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Nenhum quis apenas conectar o Scanner no carro, todos queriam tirar um $$$ a mais, alguns queriam limpar bicos, trocar velas etc... :pirou: outros dizendo que o carro estava fora de ponto e que deveria trocar a correia dentada... :banghead sendo que eu mesmo faço a maioria das manutenções de meus carros em casa mesmo.

Enfim... Meu problema era Sensor MAF apenas (ainda era original de fábrica - 12 anos)

 

Já trocou? Eu acompanho o canal do ADG e pelo o que ele comenta, este sensor custa uma bica.

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Já trocou? Eu acompanho o canal do ADG e pelo o que ele comenta, este sensor custa uma bica.

 

 

 

O ADG viaja nos preços, ele era do Clube do Marea, mas dava muito de sabichão por lá...

 

Ele diz em algum vídeo dele que a MAF da marea custa R$3.000,00

 

 

Esta peça é a mesma pra Audi A3/A4, Passat 1.8T, Golf Gti 1.8T, Marea e alguns outros carros.

Se vc pegar um catálogo verá que diversas peças dos carros são a mesma de outros.

 

 

A MAF original na Fiat R$900,00, a mesma peça bosch em loja de auto-peças R$470,00.

 

Comprei uma paralela por R$140,00 e ta funcionando normal desde março!

Editado por Baboo

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O ADG viaja nos preços, ele era do Clube do Marea, mas dava muito de sabichão por lá...

 

Ele diz em algum vídeo dele que a MAF da marea custa R$3.000,00

 

 

Esta peça é a mesma pra Audi A3/A4, Passat 1.8T, Golf Gti 1.8T, Marea e alguns outros carros.

Se vc pegar um catálogo verá que diversas peças dos carros são a mesma de outros.

 

 

A MAF original na Fiat R$900,00, a mesma peça bosch em loja de auto-peças R$470,00.

 

Comprei uma paralela por R$140,00 e ta funcionando normal desde março!

É o que eu desconfiava. Não tem como negar que ele entende muito de Marea, mas ele é o tipo de pessoa que só vê as coisas de duas maneiras: o jeito dele ou o jeito errado. Eu acompanho o canal pois ele comenta alguns vícios de manutenção, mas quando ele começa com aquela gordisse de falar "faca na caveira", desligo o computador e vou dormir. Sem falar de atitudes boçais de ficar criticando clientes por exemplo que levam as próprias peças para a manutenção

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Ele ganha em cima das peças! O cara colocou um video que vai comprar uma BMW 0km, e direto vai para os EUA, com uma oficina pequena...

 

Imagina o valor do trampo dele.

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Ele diz em algum vídeo dele que a MAF da marea custa R$3.000,00
a MAF da 2.o T não custa quase isso? pelo menos comprada na concessionária sim

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a MAF da 2.o T não custa quase isso? pelo menos comprada na concessionária sim

 

Paga isso quem é besta... No próprio CDM tem gente vendendo em um valor bem mais em conta.

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Pessoal sei que estou devendo muitas fotos de como esta o andamento do projeto...

 

Mas ja instalei o player, amp mono e o sub JL

 

A melhor posicão que encontrei e que me rendeu melhores subgraves foi com o Sub voltado pra frente do carro, mas mesmo assim a tampa do PM vibra muito e a placa parece que vai voar longe!

 

Retrovisor interno e externos tremendo mais que tudo, e no transito o pessoal olhando feio pra mim por causa do grave...

 

E isto tudo com os teóricos 500rms@4ohms do BBuster!

 

 

 

 

 

 

Tive problemas com o MegaCapacitor SSL 10f...

 

 

O mesmo parece estar em curto, testei com um fusivel entre o borne + e cabo positivo e o fusivel queima no mesmo instante e com o som Desligado.

 

Desmontei ele e nao vi nada errado...

 

Comprei no PY e nunca usei.

 

 

Alguma dica???

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Pessoal sei que estou devendo muitas fotos de como esta o andamento do projeto...

 

Mas ja instalei o player, amp mono e o sub JL

 

A melhor posicão que encontrei e que me rendeu melhores subgraves foi com o Sub voltado pra frente do carro, mas mesmo assim a tampa do PM vibra muito e a placa parece que vai voar longe!

 

Retrovisor interno e externos tremendo mais que tudo, e no transito o pessoal olhando feio pra mim por causa do grave...

 

E isto tudo com os teóricos 500rms@4ohms do BBuster!

 

 

 

 

 

 

Tive problemas com o MegaCapacitor SSL 10f...

 

 

O mesmo parece estar em curto, testei com um fusivel entre o borne + e cabo positivo e o fusivel queima no mesmo instante e com o som Desligado.

 

Desmontei ele e nao vi nada errado...

 

Comprei no PY e nunca usei.

 

 

Alguma dica???

 

Parabéns pelo projeto.

 

Você fez a carga do capacitor antes de ligar ele no sistema? Pois quando ele está descarregado ele se comporta como um curto-circuito.

http://autosom.net/artigo.asp?cod=74

 

 

 

[]'s

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Parabéns pelo projeto.

 

Você fez a carga do capacitor antes de ligar ele no sistema? Pois quando ele está descarregado ele se comporta como um curto-circuito.

http://autosom.net/artigo.asp?cod=74

 

 

 

[]'s

 

 

Valeu!!!

 

 

Cara, eu abri o MC novamente e por incrível que pareça, os terminais + e - estavam encostando na carcaça cromada... Isolei os mesmos com isolante e funcionou uma Blz!!!

 

 

 

Carreguei ele com uma lâmpada de 21w, demorou pouco mais de 2 minutos para chegar na voltagem da bateria.

 

 

Já aproveitei, e desliguei (plugue) os Leds do MC, estava muito Xuning e deixei apenas o voltímetro ligado.

 

 

 

 

 

 

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Amigos, logo logo postarei mais fotos, mas não o projeto não teve muitas mudanças... :(

 

 

Esta a seguinte configuração atual:

 

Bateria 80a/h

Cabo positivo 50mm 5metros

Negativo 35mm 1metro

Remote 6mm

 

 

 

Player Pioneer 5080ub

2 fulls 5x7" originais (um lixo)

2 tweeters no painel (originais do carro, até que são bonzinhos)

Tudo ligado na saída amplificada do Player e com corte Hi-pass 100hz

 

 

 

 

 

Amplificador BBuster 4500D

RCA Monster 201xln

Subwoofer JL áudio 12W6

Caixa 46L brutos e duto 4" x 28cm Fs38,71hz

 

 

 

 

 

O que falta instalar (já possuo)

 

 

Megacapacitor SSL 10Farads

Big 3 com Cabos de 70mm

 

 

 

 

 

 

Segundo passo:

 

Manta asfáltica nas 4 portas e Feltro por dentro dos acabamentos (tampas) das portas

Manta e Feltro no Teto

 

 

 

Terceiro passo:

 

Elaborar e construir os pezinhos selados

Construir a fixação AJUSTAVEL dos vasinhos dos Fulls Vifa que ficarão sob o painel, assim vou regulando conforme quiser, e não fico preso a uma única posição.

 

 

 

 

Quarto passo:

 

 

 

Construção dos RCAs

Elaboração e Construção dos Crossover dos Mid-Bass e Full-Ranges

 

 

 

 

 

 

Quinto Passo (TALVEZ...):

 

 

Substituir o 12W6 por 2 Kicker S15L5 em caixas seladas; estes já possuo, mas fico com receio do resultado não ser tão bom em selada e com apenas 1.500rms do Bbuster.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem tiver opiniões, sugestões e dicas serão muito bem vindas!!! :)

 

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Amigos, estava olhando o manual do 12w6 e lá recomenda uma caixa dutada de 63,7 litros e 2 dutos de 2"x35cm

 

 

 

 

Mas no momento não tenho muito tempo para iniciar uma nova caixa...

 

A minha tem exatos 46,268Litros internos; mas o W6 ocupa 2,4 litros, o que me sobraria apenas 43,8 litros e isto sem descontar o duto de 4" ainda.

 

 

Sei que a caixa acaba sendo muito pequena e não esta rendendo nada em subgraves profundos... :(

 

 

Mas estou pensando em diminuir o duto e deixar com uma pegada mais forte no SPL, com pico alto lá pelos 60-65hz.

 

O que acham???

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Será que não rola de tentar deixar plana até uns 40Hz?

 

 

Vou ver o que faço... Experimentar umas 3 opções de duto para ver o me agrada mais. Deixar um sintonizado mais baixo e com menos pico, este com 28cm e um outro com pico forte lá pelos 60hz.

 

 

 

Mas a minha inclinação esta muito forte em colocar os 2 Kicker 15" em seladas recebendo os 1.500rms mesmo.

 

 

 

 

 

 

 

Cristiano, preciso de um Help!

 

 

Baixei o manual dos Fulls Vifa e lá mostra no gráfico que ele vai bem de 200hz até 8khz, podendo chegar a 10khz ON-axis mas com decaimento.

 

hvc2.jpg

 

 

f5h2.jpg

 

Por isto pensei em colocar os Fulls Vifa até 8khz e pra cima disto os meus Selenium 1TW1 (que a partir de 16khz tbm começam a apresentar decaimento na curva).

 

 

Tenho um par de Cross Protheus 2•ordem (12db/8), com corte em 5khz @4ohms e com atenuação de 3db para o tweeter.

 

 

As bobinas do cross são 0.18mH e esta com 5,8uF de capacitores de polipropileno.

 

ec5a.jpg

 

 

Pensei em alterar para corte em 8khz, mas a questão é que os Fulls são 8ohms e os Tweeters 4 ohms.

 

Como o amplificador ira enxergar esta impedância? 2,67ohms?

Editado por Baboo

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Cristiano, estava utilizando aquela sua calculadora e cheguei a estes resultados:

 

Hi-pass

Tw 4ohms

 

2,25uF (aquele cap laranja 225J)

0,18mH

7908hz

Linkwitz-Riley

 

 

 

Low-Pães

Full 8ohms

2,25uF (mesmo cap laranja)

0,18mH (bobina que já tenho no cross)

7908hz

Chebyshev

 

 

 

Os cortes estão legais, e neste caso eu iria apenas retirar os caps 475J e 105J e colocar os 225J que já tenho.

 

Estou pensando em colocar apenas corte hi-pass de 1 ordem nos fulls com cap de 50uF já soldado na entrada positiva do crossover.

 

O que acha?

Editado por Baboo

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Eu ia te sugerir essa troca do cap por outro de 2.2uF

Pode ser que case, só testando, pois o decaimento do full vai ser Chebychev e do tweeter LR

 

O resto dos cortes teu sistema não faz? Acho melhor o ativo entre mid e full

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Eu ia te sugerir essa troca do cap por outro de 2.2uF

Pode ser que case, só testando, pois o decaimento do full vai ser Chebychev e do tweeter LR

 

O resto dos cortes teu sistema não faz? Acho melhor o ativo entre mid e full

 

 

 

Cara, meu player não faz este Monte de cortes não...

 

Mas estou pensando em comprar outro amp pra tocar somente os Mid-Bass, estou pensando em um Punch 400.4

 

 

Pois tanto Mid-Bas quanto Fulls são 8 ohms e o Morpheus libera apenas 100rmsx2 @4ohms, e em 8ohms será apenas 50rms.

 

E deixarei o Morpheus somente para os fulls+tweeters, mas o Morpheus não possui nenhum corte e nem controle de ganho :(

Editado por Baboo

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Novas fotos dos equipamento na 1ª página e na 5ª página.

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Se tu não2 curte um tweeter mais saidinho tem que cuidar bem a sensibilidade dele, tem que fazer casar, senão vai te arder os ouvidos

Eu testaria o ful num angulo que fique perto do indicado na curva rosa e só usaria um cap pra cortar o tweeter BEM lá no alto, tipo 16k

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Cristiano, estou testando tudo dentro do meu escritório.

 

Morpheus ligado numa fonte ATX e recebendo sinal diretamente da placa do PC com um cabo RCA>P2

 

 

Os vasinhos com os fulls Vifa estão em cima da mesinha do PC e totalmente direcionados para mim (on-axis), e vou te dizer:

 

Não senti nenhuma falta de tweeter até agora! Pelos gráficos, a linha preta on-axis me dá uma boa resposta até 10khz, e eu gostei muito assim!

 

 

Vou dispensar o uso de tweeters neste primeiro momento.

 

 

Irei deixar Mid-Bass Dayton em pezinhos on-axis e fulls Vifa acima do painel e on-axis.

 

 

Estou fazendo corte de 1 ordem com capacitor 47uF, em 423hz.

 

 

Mas é um teste apenas antes de fazer o crossover definitivo.

 

 

Quero ver o casamento de mid+full em 200hz, 400hz, 500hz, 600hz e 800hz.

 

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