Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

dcfinger82

1º som. SD.400 + Nar Série 1-2

Recommended Posts

Postado em (editado)

Olá! Após MUITO ler sobre teoria ,marcas e configurações, montei meu provável primeiro som.

Talvez este tópico não deveria estar em som de qualidade (componentes muito baratos), mas como busco um som nítido e de baixo custo...

Não quero som pra ouvir "no talo". Gosto de rock, blues, metal, funk (original, não o brasileiro).

*Os valores abaixo estão no limite superior de gasto possível...

Automóvel: Gol G4 2007, 2 portas.

Player: Pioneer DEH-9450. *comprado!*

3 saídas RCA 4V, cortes de graves, agudos e tudo mais que tem direito.

Fiquei em dúvida entre ele e o Sony MEX, acabei pegando Pioneer somente pelo display maior, 3 linhas (melhor visualização de pastas e nomes dos discos e músicas)

http://www.pioneer.c...9450ub-416.html

Amplificador: SD400.4D - R$ 240

2 canais 100W 2ohms, que serão ligados em um par de kit 2 vias de 50W 4ohms.

2 canais em bridge 200W 4ohms ligados em um sub 200W 4ohms.

http://www.soundigit...dores/sd400-4d/

Kit 2 vias: 600-CS-1 Nar Áudio - R$ 140

6" 50W 4ohms.

Dúvida: Esses 50W do falantes vão aguentar os 70W emitidos pelo amplificador (em 4ohms)? Devo preferir um Bravox Cs60u 60w?

http://www.naraudio....detail?Itemid=0

http://www.bravox.co....asp?id_CON=269

Subwoofer: 1004-SW-1 Nar Áudio - R$ 180

10" 200W 4ohms

Dúvida: O subwoofer 1004-SW-2 Nar Áudio custa somente R$ 20 a mais, porém possui 250W (mellhor se fosse 200W, como a saída do amp?), não sei se vale a pena, já que possui sensibilidade menor (86,9 - 82,5). Ou apelo pra Selenium ou Bravox?

http://www.naraudio.com.br/component/virtuemart/sub-woofer/nar-audio2012-08-15-19-56-10/serie-12012-09-09-23-48-09/subwoofer-1004-sw-1-detail?Itemid=0

Coaxiais traseiros: 570-CX-1 Nar Áudio - R$ 120

5x7". 50W.

Dúvida: Qual a diferença entre 5x7" e 5"? Creio que nesses traseiros posso colocar uns mais vagabundos, tipo H-Buster (R$ 50).

Cabos: comprei 2 RCAs Mega Star de 5 metros (exagerei).

Vale a pena fazer cabos bons ou comprar prontos?

Agradeço já as opiniões. Fiz o melhor que pude, hehe.

Editado por dcfinger82
Postado em

Não sou muito experiente, mas vou tentar ajudar.

Olá! Após MUITO ler sobre teoria ,marcas e configurações, montei meu provável primeiro som.

Talvez este tópico não deveria estar em som de qualidade (componentes muito baratos), mas como busco um som nítido e de baixo custo...

Não quero som pra ouvir "no talo". Gosto de rock, blues, metal, funk (original, não o brasileiro).

*Os valores abaixo estão no limite superior de gasto possível...

Automóvel: Gol G4 2007, 2 portas.

Player: Pioneer DEH-9450. *comprado!*

3 saídas RCA 4V, cortes de graves, agudos e tudo mais que tem direito.

Fiquei em dúvida entre ele e o Sony MEX, acabei pegando Pioneer somente pelo display maior, 3 linhas (melhor visualização de pastas e nomes dos discos e músicas)

http://www.pioneer.c...9450ub-416.html

Amplificador: SD400.4D - R$ 240

2 canais 100W 2ohms, que serão ligados em um par de kit 2 vias de 50W 4ohms.

2 canais em bridge 200W 4ohms ligados em um sub 200W 4ohms.

http://www.soundigit...dores/sd400-4d/

Aqui ok, Apenas use o módulo com dois canais em 4ohms para o kit duas vias

Kit 2 vias: 600-CS-1 Nar Áudio - R$ 140

6" 50W 4ohms.

Dúvida: Esses 50W do falantes vão aguentar os 70W emitidos pelo amplificador (em 4ohms)? Devo preferir um Bravox Cs60u 60w?

http://www.naraudio....detail?Itemid=0

http://www.bravox.co....asp?id_CON=269

Não coloque nada atrás, com a enconomia coloque um kit duas vias melhor. Eu tinha um CS60D e gostava muito dele, está na faixa de 250,00. (Se ainda puder trocar né)

Subwoofer: 1004-SW-1 Nar Áudio - R$ 180

10" 200W 4ohms

Dúvida: O subwoofer 1004-SW-2 Nar Áudio custa somente R$ 20 a mais, porém possui 250W (mellhor se fosse 200W, como a saída do amp?), não sei se vale a pena, já que possui sensibilidade menor (86,9 - 82,5). Ou apelo pra Selenium ou Bravox?

Se não pretende trocar o módulo. então pode ir de SW1, qualidade garantida e como ouve em volume baixo, a sensibilidade ajuda.

E sim, além de poder, deve usar um amp de mais potência para o sub, falam em 130% do valor do altofalante. Mas não jogar distorção para o falante é o mais importante.

Coaxiais traseiros: 570-CX-1 Nar Áudio - R$ 120

5x7". 50W.

Dúvida: Qual a diferença entre 5x7" e 5"? Creio que nesses traseiros posso colocar uns mais vagabundos, tipo H-Buster (R$ 50).

Não coloque nada atrás, vai tirar o palco, e muito menos de baixa qualidade. O formato é a diferença, um circular e outro oval.

Para seu set e para o meu também.. uns hurricane de 15 conto já estariam ótimos, mas eu fui de DAT então, mal não faz...

Agradeço já as opiniões. Fiz o melhor que pude, hehe.

Abraço

Postado em

Qué uma receitinha de bolo do sucesso?

Projetim bom e barato?

Vamo lá entaum!

Amplificador:

Se vc quer qualidade vc deveria procurar um modulo Classe AB. Sai fora dos Classe D (Pelo menos pra médios e agudos)

Procura o B.Buster BB 1600GL (Ótimo custo benefício).

Você pode achá-lo mais barato que o SD400.4 e vai te dar mais qualidade de audio!

http://lista.mercadolivre.com.br/b-buster-1600_DisplayType_G

Obs. Tem outros modelos mais potentes e não muito mais caros, mas acho que esse 1600GL vai fica bom, pro seu projeto!

Se tiver interesse, tem o 2400GL e o 3600GL e por ai vai! O 2400GL acho que tb ficaria bom, ja o 3600, acho muito potente pro seu projeto, mas pode tb!

Kit 2 vias:

Vai de Helix B62C - Compra no classificados aqui do forum por 282 reais! Melhor custo benefício!

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=141372

Dúvida: Esses 50W do falantes vão aguentar os 70W emitidos pelo amplificador (em 4ohms)? Devo preferir um Bravox Cs60u 60w

Sim, aguenta! VC so tem que tomar cuidado com distorção! É o que mais arregassa os autofalantes!

Subwoofer: Vai de NAR 1004SW2

http://naraudio.com.br/component/virtuemart/sub-woofer/nar-audio2012-08-15-19-56-10/serie-22012-09-09-23-48-23/subwoofer-1004-sw-2-detail?Itemid=0

O NAR Serie 2 de 10 polegadas, toca melhor que o Serie 1, pois desce mais, eu pagaria os 20 reais a mais tranquilo! Não esquenta com a saída do modulo, vai ficar bom sim!

Falanres traseiros: Nada - use o dinheiro do falante traseiro pra comprar um Kir 2 Vias melhor!

5x7 tem maior area de cone. Basicamente eles dão um grave mais forte que os de 5.

Mexe com HBuster naum! Aliás, mexe com coaxial por enquanto naum!

Exagero naum, é isso mesmo. DAi vc pode deixar o modulo no porta malas.

Uai, se vc tiver a manha de fazer!

Eu compraria pronto mesmo!

Abs

Postado em

Qué uma receitinha de bolo do sucesso?

Projetim bom e barato?

Vamo lá entaum!

Amplificador:

Se vc quer qualidade vc deveria procurar um modulo Classe AB. Sai fora dos Classe D (Pelo menos pra médios e agudos)

Procura o B.Buster BB 1600GL (Ótimo custo benefício).

Você pode achá-lo mais barato que o SD400.4 e vai te dar mais qualidade de audio!

http://lista.mercado...0_DisplayType_G

Obs. Tem outros modelos mais potentes e não muito mais caros, mas acho que esse 1600GL vai fica bom, pro seu projeto!

Se tiver interesse, tem o 2400GL e o 3600GL e por ai vai! O 2400GL acho que tb ficaria bom, ja o 3600, acho muito potente pro seu projeto, mas pode tb!

Abs

O 1600GL não é muito gastador de bateria em comparação ao sd400? Sobre a qualidade o pessoal anda discutindo tanto que nem sei... hehe

Acho que vou de Helix, mesmo.

Postado em

Amigo, já usei o SD 250 e SD 400.4. Para ser bem sincero, mesmo querendo que o som toque limpo com o SD 400.4, acho que você não vai conseguir não.

Pegue um amplificador AB, quando fiz o teste trocando o amplificador, SD 400.4 para o Fosgate, o som mudou muito, mas muito mesmo. A unica vantagem seria a economia de energia.

Não posso opinar sobre o Bbuster, pois nunca ouvi, mas de uma coisa tenho certeza, hoje não volto para os digitais, a não ser que seja amplamente testado por caras mais experientes e que eu escute antes de adquirir, afinal, o som tem que agradar ao dono.

Postado em

O 1600GL não é muito gastador de bateria em comparação ao sd400? Sobre a qualidade o pessoal anda discutindo tanto que nem sei... hehe

Com relação à qualidade não posso falar pois não conheço a marca. Sei que o objetivo é custo baixo com qualidade. Já pensou em um modulo "Old School", ou seja, um A/B das antigas? Eu mesmo tenho parado um Blaupunkt GTA 480. Ou então, voce acha aqui no forum bem pesquisado um ROckford Fosgate 4.6X. Já tive esse modulo... Ele é fraquinho (Tipo 30W RMS @ 4 Ohms por canal e 100W @ 4 Ohms na Bridge), mas já dava um ânimo bom no som ! Já usei uma vez um kit 2 vias ligado na bridge do 4.6 X !!!!! Tocava muito ! :) E mesmo o kit sendo 60W RMS nunca torrou ! (Mas tem que ter "sensibilidade" no dedo....)

Na época deste modulo, tinha um Gol 1000 e a bateria dele era 45 A/h. Tocava som alto por umas 2h30...3h... E ainda tinha bateria pra dar partida !

Se fosse num volume moderado... Voce escuta a tarde toda... E não tem galho.... O problema é quando voce começa a utilizar modulos AB de potencias mais altas....

500W RMS....750 RMS... 1000 RMS..... Aí sim... Tem que ter bateria !

Amigo, já usei o SD 250 e SD 400.4. Para ser bem sincero, mesmo querendo que o som toque limpo com o SD 400.4, acho que você não vai conseguir não.

Pegue um amplificador AB, quando fiz o teste trocando o amplificador, SD 400.4 para o Fosgate, o som mudou muito, mas muito mesmo. A unica vantagem seria a economia de energia.

Não posso opinar sobre o Bbuster, pois nunca ouvi, mas de uma coisa tenho certeza, hoje não volto para os digitais, a não ser que seja amplamente testado por caras mais experientes e que eu escute antes de adquirir, afinal, o som tem que agradar ao dono.

Existem bons módulos AB com preços legais, até aqui nos classificados mesmo ! Eu desisti de vender o modulo que tinha antes porque tava pedindo 300 reais acho,

e me ofereciam 150....200.... Aí nao tinha como ! hehehe

Postado em (editado)

Cara, a vantagem so SD400.4 seria justamente o baixo consumo!

AB consome mais, mas dá mais qualidade!

Ja ouvi um BB1600 tocando. É um módulo BEM honesto, pelo preço que custa!

Eu só cogitaria um módulo digital se fosse pra tocar Sub!

Editado por Cogumelo Jones
Postado em

Cara, a vantagem so SD400.4 seria justamente o baixo consumo!

AB consome mais, mas dá mais qualidade!

Ja ouvi um BB1600 tocando. É um módulo BEM honesto, pelo preço que custa!

Eu só cogitaria um módulo digital se fosse pra tocar Sub!

Pois então, eu estava em frente a um BB1600GL no Paraguai, 70 dólares e não comprei... Vou ter que desembolsar uns 60-70 reais a mais por aqui...

Eu até agora só havia ouvido falar bem do SD400.4D. É bom ver opiniões distintas.

O problema aqui em Criciúma vai ser a instalação, eu não tenho tempo disponível. Já fui em vários lugares e ouvi tanta bobagem... Pra instalar tem que ser no mínimo mais sábio que eu! hehe

Valeu!!

Postado em (editado)

Cara, pra quem ta acostumado com Stetsom e Taramps, o SounDigital vai ser melhor!

Não que classe D seja tão ruim, mas EU (pra amplificar Kit 2 Vias) compraria um classe AB!

Tem muito topico aqui no forum falando do BBuster, da uma pesquisada antes de comprar!

Esquenta naum! Instalador de fundo de quintal é o que mais existe por aqui em Minas TB hehehe!

Postado em

Pois então, eu estava em frente a um BB1600GL no Paraguai, 70 dólares e não comprei... Vou ter que desembolsar uns 60-70 reais a mais por aqui...

Eu até agora só havia ouvido falar bem do SD400.4D. É bom ver opiniões distintas.

O problema aqui em Criciúma vai ser a instalação, eu não tenho tempo disponível. Já fui em vários lugares e ouvi tanta bobagem... Pra instalar tem que ser no mínimo mais sábio que eu! hehe

Valeu!!

Amigo, quando opinei lá em cima achei que você já tinha comprado os equipamentos.

Então acho que você tem que seguir a receita do Cogumelo Jones, hoje eu tenho um Helix B62C e é ótimo quando bem amplificado, toca tanto quanto o CS60B só que é bem mais detalhado.

Quanto ao módulo é muito melhor você por um classe AB, consome bem sim. O rendimento deve ser de 60 a 70% apenas, então sempre requer uma instalação elétrica bem dimencionada.

Veja esse meu tópico: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=184427 Tem minha ligação. Perceba que usei 16mm já pensando no rendimento baixo dos módulos. Digamos que vc compre um BB1600GL

65W x 4ch 4Ohms

100W x 4ch 2ohms

200W x 2ch a 4Ohms ( modo bridge)

Você vai usar 2x 65W + 1 x 200W = 330W = 65%, então os 100% ~= 507W. Que usando a bateria com o carro desligado deve dar uns 11v (chute) 507/11 ~= 46A. Que casa com o fio de 16mm.

Agora sinceramente, vendo os números do BB1600GL, acho que deveria pegar um módulo um pouco mais forte. Estou usando 2 x 120W no meu kit, e ai sim o rendimento está ótimo.

Postado em

Amigo, quando opinei lá em cima achei que você já tinha comprado os equipamentos.

Então acho que você tem que seguir a receita do Cogumelo Jones, hoje eu tenho um Helix B62C e é ótimo quando bem amplificado, toca tanto quanto o CS60B só que é bem mais detalhado.

Quanto ao módulo é muito melhor você por um classe AB, consome bem sim. O rendimento deve ser de 60 a 70% apenas, então sempre requer uma instalação elétrica bem dimencionada.

Veja esse meu tópico: http://autoforum.com...howtopic=184427 Tem minha ligação. Perceba que usei 16mm já pensando no rendimento baixo dos módulos. Digamos que vc compre um BB1600GL

65W x 4ch 4Ohms

100W x 4ch 2ohms

200W x 2ch a 4Ohms ( modo bridge)

Você vai usar 2x 65W + 1 x 200W = 330W = 65%, então os 100% ~= 507W. Que usando a bateria com o carro desligado deve dar uns 11v (chute) 507/11 ~= 46A. Que casa com o fio de 16mm.

Agora sinceramente, vendo os números do BB1600GL, acho que deveria pegar um módulo um pouco mais forte. Estou usando 2 x 120W no meu kit, e ai sim o rendimento está ótimo.

E que módulo me sugere? Não posso gastar muito com módulo, se não não sobra pros falantes.

Minha bateria é e continuará sendo original, por isso minha preocupação com consumo. Quanto tempo um bb1600 leva pra descarregar a bateria em comparação com sd400.4d, sabe me informar aproximadamente, só pra comparação?

Valeu!

Postado em (editado)

É como eu tinha falado tem o 2400GL tb, que seria uma boa pedida tb. E o 3600GL, que é um modulo bom, mas acho forte demais pro Set dele!

Postado em

Cara, pra quem ta acostumado com Stetsom e Taramps, o SounDigital vai ser melhor!

Não que classe D seja tão ruim, mas EU (pra amplificar Kit 2 Vias) compraria um classe AB!

Esquenta naum! Instalador de fundo de quintal é o que mais existe por aqui em Minas TB hehehe!

Aqui em Juazeiro-BA/Petrolina-PE é a mesma coisa, quase ninguém entende bulufas.

"Esse amplificador é A/B ou D" - Resp: "Hein? A/B? Esse aqui é Taamps" rsrs

Mas instalar sozinho é tenso viu, gastei uns dois dias para instalar o meu. Sempre vamos esquecendo as coisas...

E tem que ter todas as ferramentas, bom dar uma olhada em todos os parafusos que vai ter que tirar e suas respectivas chaves. Além de lembrar de comprar tudo antes, se não fica um tal de: "pera ai que vou comprar parafuso ou um pedaço e cabo" .. e assim vai. Mas aconselho muito o dono do tópico mesmo fazer o serviço. Aprende bastante.

Eu aprendi que um Hurricane 4.120 cabe direitinho sob o tampão do corsa sedan, mas um DB TWO + RF 4600x não. AUhauhauh Horas analisando como fazer e não deu para por al

Postado em (editado)

E que módulo me sugere? Não posso gastar muito com módulo, se não não sobra pros falantes.

Minha bateria é e continuará sendo original, por isso minha preocupação com consumo. Quanto tempo um bb1600 leva pra descarregar a bateria em comparação com sd400.4d, sabe me informar aproximadamente, só pra comparação?

Valeu!

Cara, não vou mentir pra vc, consome BEM mais que o SD400.4! Se vc vai ouvir com o carro ligado é tranks! Agora com o carro desligado a bateria vai descarregar mais rapido com o 1600GL!

Como opção de modulo Tem 2400GL que é mais forte e vc acha por uns 250 mangos no mercado livre! Mas consome ainda mais que o 1600GL!

Postado em (editado)

Valeu!

A primeira opção para módulo novo seria o 2400GL até 300,00 ou Audiobank 4100 até 400,00.

Mas também poderia comprar um usado, dai o leque de opções cresce muito. Minha experiência com o Hurricane 4.120 foi muito boa, até hoje ele toca no carro do amigo que me comprou o som todo. E toca muito bem. Ele você deve encontrar por uns 250,00 fácil. Dá uma procurada nos classificados, sempre aparece coisa boa.

O tempo que dura eu não sei dizer, mas o rendimento de um A/B é de uns 65%, e os D 95%.

Abraço

Editado por samarone
Postado em

A primeira opção para módulo novo seria o 2400GL até 300,00 ou Audiobank 4100 até 400,00.

Mas também poderia comprar um usado, dai o leque de opções cresce muito. Minha experiência com o Hurricane 4.120 foi muito boa, até hoje ele toca no carro do amigo que me comprou o som todo. E toca muito bem. Ele você deve encontrar por uns 250,00 fácil. Dá uma procurada nos classificados, sempre aparece coisa boa.

O tempo que dura eu não sei dizer, mas o rendimento de um A/B é de uns 65%, e os D 95%.

Abraço

A pois é!

Esse audiobank tb é baum

http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=2_298&products_id=250

Postado em

Me interessei pelo 2400gl, porém eu não queria gastar mais ainda com bateria. Com a bateria de 60 amperes aguenta tocar uma horinha com o carro desligado?

Rapaz, minha bateria é moura 60 e aguenta sim tocar uma hora.

Postado em (editado)

esse 2400 chupa uma bateria violenta viu...pega o 1600 mesmo.

sub eu pegaria o bravox p10x, subzinho valente esse... só é feio de doer! kkkk

Editado por Cosme
Postado em

esse 2400 chupa uma bateria violenta viu...pega o 1600 mesmo.

sub eu pegaria o bravox p10x, subzinho valente esse... só é feio de doer! kkkk

Mas o Bravox é 160W.. Em compensação é a metade do preço. O NAR tem qualidade muito superior?

Valeu!

Postado em (editado)

60ah guenta 2400 tranquilo, ate com o 3000 da pra brincar.

Aguentar aguenta!

A questão é, quanto tempo ela mantém o modulo funcionando se o carro tiver desligado!

Eu, sinceramente, não sei! hehehehe

Postado em

Aguentar aguenta!

A questão é, quanto tempo ela mantém o modulo funcionando se o carro tiver desligado!

Eu, sinceramente, não sei! hehehehe

Vou de 1600GL. Creio que eu não precise de mais potência que isso.

Darei prioridade pro kit 2 vias, o sub vou comprar com o que sobrar de grana.. Tenho que comprar a caixa selada, fiação, alarme, película..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...