Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Guilherme Severo

Trio custo x benefício (RICSOM 3000 Dig. + Bbuster 3600GL)

Recommended Posts

Postado em (editado)

Boa noite.

Atualmente tenho dois módulos:

Um Ricsom digital 3000wrms a 2 ohms e um Bbuster 3600GL. Como alimentação, tenho uma bateria AGM NEWMAX 200ah.

Estive olhando woofers para montar no meu set e, no momento, estou bastante interessado em utilizar 4 woofers Alpha Khromus de 15" 450wrms ou 2 Alpha Khromus de 18" 1000wrms. O valor das duas opções é praticamente o mesmo (+ ou - R$800 para a primeira e + ou - R$750 para a segunda opção). Claro, possívelmente, caso optasse pela segunda opção, teria que utilizar médio grave.

Aqui em Porto Alegre é raríssimo esses woofers da Alpha Khromus, por isso venho pedir auxílio do pessoal que tem mais experiência em trio para que eu consiga montar um trio com boa relação custo X benefício. Também gostaria de dicas sobre as caixas para ambos os woofers. O que lí a respeito desses falantes aqui no fórum, ví que o de 18" rende bem com caixas relativamente pequenas (cerca de 80 litros para cada). Já o de 15" 450wrms, não achei muita coisa sobre eles. A fábrica recomenda caixa de 55 litros, mas acho que deve ficar muito pequena (pouco grave). Ah, também havia cogitado o Alpha Khromus 15" de 300wrms (4 unidades) mas ficaria pouco woofer pra muita potência de módulo, certo?

Já os médio agudos, o que tenho no momento são dois drivers em corneta xuxinha e dois super tweeter spyder trio.

Segue os parâmetros divulgados pela fábrica:

WOOFER DE 15" 450WRMS

Potência RMS 450 watts

Potencia Musical 900 watts

Impedância Nominal 4 e 8 ohms

Impedância Mínima 3,2 e 6,7 ohms

Sensibilidade 97dB SPL

Resposta de Freqüência 60 a 4000 Hz

Fs 37 Hz

Vas 202 I

Qts 0.46

Qes 0.47

Qms 17.35

Sd 0.08605 m²

Vd 387.0 cm³

Xmax 4.5 mm

Xlim 21 mm

Diametro da Bobina 77.00 mm

Material do Fio da Bobina Cobre

Altura do enrolamento do fio 21mm

Temperatura máxima da bobina 220 ºC

Material do Corpo da bobina Kapton

Material do Cone Celulose C/Fibra

Material da Suspensão Tecido

Material do Imã Bario

Diâmetro do Imã 169x24 mm

Material da Ferragem Aço 1020

Material da carcaça Chapa de Aço Estampada

Furo de Ventilação sim

Sugestão de volume de caixas 55

l Dutos 1 - 4 cm

WOOFER DE 18" 1000WRMS

-Modelo: ALPHA 1000 18

-Potencia RMS: 1000W

-Potencia PMPO: 4000W

-Impedância: 4 ou 8ohms

-Resposta de Frequência: 40Hz a 3000Hz

-Fs: 37

-Vas: 135

-Qts: 0,42

-Qms: 14,3

-Material do Imã: Bário

-Material da Ferragem: Aço 1020

-Material da Carcaça: Alumínio

-Diâmetro da Bobina: 99mm

-Material do Fio da Bobina: Cobre

-Material do Corpo da Bobina: Fibra

-Altura do enrolamento: 23

-Temperatura Máxima da Bobina: 260 Graus

-Material do Cone: Celulose com fibra

-Furo de Ventilação: Sim

-Pintura da Carcaça: Eletrostática

-Sugestão de caixas: 65LT

-Dutos: 2-4" 10cm

-Material da Suspensão: Tecido

-Diâmetro do Imã: 200x 24

Estilos musicais

Gosto de muiiiiitos tipos de música. Eletrônica, Dance, Pagode, Funk, Sertanejo....

E busco conseguir um som com graves legais e que renda um bom SPL.

Aguardo o auxílio do pessoal mais entendido.

Obrigado

Editado por Guilherme Severo
Postado em

Amigo, os parametros do alpha 1000 18`` estao errados vc postou os do de 15``.... pois o VAS do 18`` eh 318l.... ta ai um coisa incrivel eles indicam caixa 90L pra um sub com alto VAS...

Eu iria no Voicer 300 em cx 80L por ter ouvido um par deles em um TA-1600 e digo que o rapaz cortou ele em 40Hz +- pelo que vi no subsonic, e parecia que tinha bem mais que seus 4.88mm de xmax e fez 2 tornados 15`` snmeg banda 2500 tocar por igual mas vai saber onde tava o erro, e custam +-150 pilas no ML ja estao com 2 anos de uso firmes e fortes.. ja o de 450 fica a teu criterio mas se seguiu a linha dos antigos vai firme com 4 deles.

Postado em

Desculpem se não fui claro, mas seria ou 4 unidades de woofers de 15" (todos iguais, ou os de 300 ou os de 450wrms) ou dois de 18" mais médios grave a definir. Quero colocar ou 4 woofers de 15" ou os 2 de 18" para tocar no RICSOM 3000wrms. O Bbuster 3600GL vou usar para os drivers e st e mg's, caso tenha.

Postado em

Tenho 2 Alpha khromus de 18" e te digo se fosse hj comprar um custo benefiicio guardaria dinheiro e compraria outro tipo over sub-800 apesar de nunca ter visto tocando tem otimas impressões de quem tem e de quem já ouviu tocar.

Só pra vc ter ideia meus alphas passam vergonha do lado de tornados de 15, já toquei do lado de um cara com 2 pionner cara preta e a coisa foi feia pro meu lado pq os pionnes estavam bem alimentados e tocados por um stetsom 1k5 e tavam tocando muito como o lugar era apertado (rua estreita) os graves deles se sobressaiam.

Pensa um pouco e compra coisa melhor, pode até ser caro mais aguarda um pouco pq hj quero pegar 2 sds800 ou até mesmo SW1P ambos de 15" ou qualquer oportunidade de ir nos de 18" e num posso fazer isso pq num consigo vender meus alphas.

abs, boa sorte.

Postado em

Tenho 2 Alpha khromus de 18" e te digo se fosse hj comprar um custo benefiicio guardaria dinheiro e compraria outro tipo over sub-800 apesar de nunca ter visto tocando tem otimas impressões de quem tem e de quem já ouviu tocar.

Só pra vc ter ideia meus alphas passam vergonha do lado de tornados de 15, já toquei do lado de um cara com 2 pionner cara preta e a coisa foi feia pro meu lado pq os pionnes estavam bem alimentados e tocados por um stetsom 1k5 e tavam tocando muito como o lugar era apertado (rua estreita) os graves deles se sobressaiam.

Pensa um pouco e compra coisa melhor, pode até ser caro mais aguarda um pouco pq hj quero pegar 2 sds800 ou até mesmo SW1P ambos de 15" ou qualquer oportunidade de ir nos de 18" e num posso fazer isso pq num consigo vender meus alphas.

abs, boa sorte.

Que tamanho é a caixa que tu usa pros Alpha? Lí relatos de gente que tem os Alpha de 18" que tocam na frente de tornado...

Outra opção barata pra mim também seria 4 ou 6 pioneer de 12" 400wrms, pois pegaria no uruguai a R$130 cada.

Postado em

Que tamanho é a caixa que tu usa pros Alpha? Lí relatos de gente que tem os Alpha de 18" que tocam na frente de tornado...

Outra opção barata pra mim também seria 4 ou 6 pioneer de 12" 400wrms, pois pegaria no uruguai a R$130 cada.

A caixa foi o Wendell que fez de acordo com as especificações da caixa do Clevando que já usava os alphas a algum tempo então creio eu que em relação a caixa eu não tenha problemas pq já foi testada e aprovada.

Dá em tornado acho muito dificil só se foi naqueles modelos de 450rms, pq no tornado de 1100wrms acho muito dificil pq o que mais tem aqui é tornado e te digo fico até com vergonha do meu grave perto de um par de 15, faz feio mesmo, é como meu som estivesse desligado e eu escutando o som do cara atras do meu carro, é froids.

Postado em

Impossivel comparar 2 tornados com 2 alphas : )

Com certeza, mais como dizem que os tornados de 15 são xoxos comparados com os de 18, mesmo eles não sendo essas maravilhas dão um pau de fazer inveja nos alphas.

Uma curiosidade que sempre tive será que os over sub800 chegam perto dos tornados???

Os SDS800 dão pau em tornado???

Os SW1P dão pau em tornado???

Pq vejo sempre uns que dizem que tornado não "presta" mais já vi muitos sons com tornados e dando show.

fica aí a duvida.

Postado em

Com certeza, mais como dizem que os tornados de 15 são xoxos comparados com os de 18, mesmo eles não sendo essas maravilhas dão um pau de fazer inveja nos alphas.

Uma curiosidade que sempre tive será que os over sub800 chegam perto dos tornados???

Os SDS800 dão pau em tornado???

Os SW1P dão pau em tornado???

Pq vejo sempre uns que dizem que tornado não "presta" mais já vi muitos sons com tornados e dando show.

fica aí a duvida.

tenho a mesma duvida,ja vi uns tornados com graves muito bonitos mesmo,na minha regiao tem bastante

Postado em

Meu som era composto por 2 tornado de 18" com um banda ice 2500 e 2 D405 + 2 st200 tocados por um corzus 1002 e digo que nao passava vergonha quando ia em micareta aqui em SP e olha que so tinha trio com 4 x 18 ou 6 x 15 e 200 cornetas , o portao da minha garagem parecia que ia cair , mas ai tive que vender por problemas financeiros : S

Postado em

tenho a mesma duvida,ja vi uns tornados com graves muito bonitos mesmo,na minha regiao tem bastante

Aqui na minha rua tinha um colega com 1 fox (mala muito pequena) com 2 tornados de 15" cara o grave era show tipo na praia a ceu aberto no 5º carro do lado dele o grave fazia o carro tremer era show. A caixa eu achava pequena mais tava tocando bem demais e olha que era em um 2k5 com 2 405, 2 st´s e 2 10pw3 agora imagino eles num sd5000, 3k7, T3500, o negocio ia ficar bruto demais.

Postado em

Meu som era composto por 2 tornado de 18" com um banda ice 2500 e 2 D405 + 2 st200 tocados por um corzus 1002 e digo que nao passava vergonha quando ia em micareta aqui em SP e olha que so tinha trio com 4 x 18 ou 6 x 15 e 200 cornetas , o portao da minha garagem parecia que ia cair , mas ai tive que vender por problemas financeiros : S

Cara tem uma kombi aqui com essa config. acredite uma kombi ninguem dá nada e quando ela abre a porta lateral vc ver os panelões, toca demais, disse para o dono do carro pra ele trocar o modulo que merecia algo mais forte mais ele disse que eu tava maluco que o modulo dele empurrava mais 2 tornados de 18 se ele colocasse, :pirou: , vai entender, fico só na minha escutando e tendo que engolir esse tipo de coisa.

Postado em

EHASIHEAIUHEIAUSHIEAS mano quando eu montei o som me falaram pra colocar no minimo um TA3500 eu pensei se é loco que eu vou montar um som pra queimar no primeiro fds era meio leigo ainda sou mas com o pouco que tive de experiencia e aprendendo aqui no forum o cara tinha razão IUEHAIUSHIAS quando tive dim dim vou montar um set de responsa : )

Postado em

Aqui onde eu moro,quando comprei meus snakes o pessoal disse que snake era muito ruim,que meus modulos era ruim que a melhor marca que existe é bomber ;s te juro vei

Bomber ? EUHAUISHEAIUHSIUEHAIUSHEUIAHSUEHAUISHIAUS essa foi no rim

Alison eu acho uma otima combinação selenium + taramps : )

Postado em

eu atualmente to com o stetsom 3k7 pros snakes mas quero trocar por um sd ou ta,nao gostei muito do stetsom ,acho que ele clipa cedo demais

Segundo relatos que li em posts recentes os Stetson tendem a clipar cedo e só tocam bem com o clip ascendendo, vou procurar o post e posto aqui pra vc ver, tenho um SD2500 e só troco ele pra pegar um SD5000 ou um TA equivalente, pegaria o stetsom 3k7 pelo preço mais não me empolguei muito com ele.

Postado em

Aqui onde eu moro,quando comprei meus snakes o pessoal disse que snake era muito ruim,que meus modulos era ruim que a melhor marca que existe é bomber ;s te juro vei

Aqui era pionner, agora é tornado o melhor altofalante do mundo...é complicado, tento fugir disso mais infelizmente não posso dar tiro no escuro aqui nunca vi over tocando, snake tocando, só eros e aprovei só que o valor não compensa tá muito caro, prefiro investir um pouco mais e pegar o SW1P no SD2500 será que fica bom???RS

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...