Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

Novas crianças, um novo set.

Recommended Posts

foto0353a.jpg

Bobinas do cross dos tweeters prontas, aferidas, ajustadas, reconferidas, reajustadas, reconferidas... agora ambas com 339uH, fio 18 e núcleo de 50mm. Pra ter ideia de como a coisa vai pros pentelhésimos:

foto0354v.jpg

Tinha esquecido como dá trabalho enrolar essas merdas na mão. E olha que fiz pelo método mais fácil, que é usar o maior núcleo possível e o mais largo possível (claro, existem limitações práticas). Assim a simulação sempre dá mais ou menos próxima ao real.

Depois é só levantar os valores. Não tem indutímetro? Não precisa. Basta medir a reatância indutiva com um resistor em série, na saída de fones do seu PC. Um programa gerador de sinais e algo que facilite os cárculo (como o Electronics Assistant, que já dá o valor da impedância para determinada frequência).

Medi com resistor de 10ohms a 1khz, e fui mexendo até ambas ficarem o mais próximo de 2,13 ohms possível, Ambas ficaram na faixa dos 2,1.

Agora o corte das tuítas vai descer pra 6khz em 2a ordem. Não lembro exatamente o valor que calculei.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kleber, no caso do fusqueta, você pensaria em azul nesse naipe: ?

Nem...

Quero isto:

83369ae0ec196aabbedccaa.jpg

836c46ba9ed5b55fa09d708.jpg

Azul escuro ou preto.

Compartilhar este post

Link para o post

Varva? Imagina o que o KLB ia fazer com o carro? Ia transformar a fuquetta numa gaiola de farraday

Gaiola Paragay?

Sent from my iPhone 4s using Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Ta mais para gayola das loucas mesmo...

Assustei com a bobina... até perceber que eram uH. Disgreta.

Compartilhar este post

Link para o post

Varva? Imagina o que o KLB ia fazer com o carro? Ia transformar a fuquetta numa gaiola de farraday

Gaiola Paragay?

Compartilhar este post

Link para o post

Gaiola Paragay?

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Ta mais para gayola das loucas mesmo...

Assustei com a bobina... até perceber que eram uH. Disgreta.

Achou grandes ou pequenas?

Pq estão bem grandes, só que a culpa é do núcleo.

Compartilhar este post

Link para o post

Achou grandes ou pequenas?

Pq estão bem grandes, só que a culpa é do núcleo.

Digo... assustei com o valor. Pensei 339mH, do tipo "po***, esse rapaz enlouqueceu de vez?". Achei tão absurdo que olhei de novo, e vi que era uH, fez sentido.

A cara está boa, bagunça faz parte, aircore rules. Agora sobre o DIY, lembro de um cara que fez uma ferramenta manual que fazia isso como quem está chupado laranja, mas não lembro onde vi... Parecia aquelas furadeiras manuais, e a bobina saia bonitinha.

Você está conseguindo me atarantar para por som no carro. O regichato é outro, que fica falando de campeonatos... o duro é o que montar... Duas vias, três vias, fullrange, HU, iPod, sem sub...

Editado por Pad

Compartilhar este post

Link para o post

Já fiz uma fôrma em MDF pra enrolar na parafusadeira. Puxei muita bobina com ela já, mas depois que mudei, fiz obra em casa e etc, nem ideia de onde foi parar. Depois compro um parafuso longo, uma borboleta, e faço outra.

Compartilhar este post

Link para o post

Levar pro fusca será mais fácil, já que poderei recortar o que quiser... :vts Não terá fibra, pois será direto no painel...

Rapaz... nem fala. Pra mim será possível transformar em realidade por não ser um segundo carro. Vai ser meu principal mesmo, ficando o da patroa pra tudo o que o fusca não puder fazer, como supermercado, transportar mais de 2 pessoas, viajar e etc.

Sem falar que o formato da cabine dará uma back loaded horn perfeitinha pros graves, usando a inclinação do teto pra ganhar um acoplamento perfeito. Sem banco traseiro, acho que dá pra sintonizar até mesmo em 20Hz.

Se hoje meu grave já me agrada profundamente (free air), imagina numa BLH, configuração que eu já uso em casa...

Pra mim é mesma coisa, vou deixar o corsa com a patroa e ficar com o outro carro (que pode ser um fusca). Só vai precisar levar 1 pessoa, também, então de repente eu copio sua BLH, só quero ver onde vc vai enrolar a caixa.

Minha preocupação maior é com o tweeter mesmo, não descarto a possibilidade de colar no vidro, como no carro acima.

Agora, eu gostaria de um fusquinha assim:

http://www.reginaldodecampinas.com.br/img/fotos-veiculos-a-venda/7322.jpg

Editado por R2_luciano

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim é mesma coisa, vou deixar o corsa com a patroa e ficar com o outro carro (que pode ser um fusca). Só vai precisar levar 1 pessoa, também, então de repente eu copio sua BLH, só quero ver onde vc vai enrolar a caixa.

Minha preocupação maior é com o tweeter mesmo, não descarto a possibilidade de colar no vidro, como no carro acima.

Agora, eu gostaria de um fusquinha assim:

http://www.reginaldo...-venda/7322.jpg

esse tipo de Fuca eh BEM caro..

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto muito de andar de fusca.. o danado faz um barulho meio alto, é seco em buracos e lombadas mas tem uma magia.. o problema é que das duas uma.. ou o trem é feio ou é brega :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, impressões pós conclusão do crossover:

O corte do tweeter desceu (estava acima de 10khz apenas com os capacitores, agora caiu pra 6.5Khz Butterworth, se não me engano. Melhorou muito um probleminha de timbre, onde os médios ficavam "espaciais". Agora casou direitinho com o rolloff do woofer.

O médio grave está melhor com o tempo, "soltou". Agora os falantes excursionam. Sumiu a magreza, muito embora deva-se ressaltar: É magro no médio-grave de qualquer forma. A posição, em peitinhos, não ajuda nada. Perde-se no médio-grave, ganha-se em todo o resto.

Vou descer um pouco mais o SPL dos tweeters esta semana. Assim o estéreo casa totalmente, a ponto de permitir o acerto do TA.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber os cabos dão uma equalizada também, que cabos vc esta usando? Não li todo o tópico por falta de tempo.

abrs

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber os cabos dão uma equalizada também, que cabos vc esta usando? Não li todo o tópico por falta de tempo.

abrs

Bom... os cabos são protótipos, por enquanto montados com cabos de rede. Mas sim, eles são mais "magros" mesmo, e aparentemente deram uma boa soltada nos agudos.

Compartilhar este post

Link para o post

Se arrependimento matasse, estava a 7 palmos...saudade miserável do meu Fuquetta.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... os cabos são protótipos, por enquanto montados com cabos de rede. Mas sim, eles são mais "magros" mesmo, e aparentemente deram uma boa soltada nos agudos.

Tem o LV-77s da canare, um RG59, é o mesmo tipo de cabo qua a monster usa nos cabos para medio graves e graves, tem na markertek, eu vou comprar para testar, tem umas fotos bem detalhadas, dá uma olhada já que vc conhece.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem o LV-77s da canare, um RG59, é o mesmo tipo de cabo qua a monster usa nos cabos para medio graves e graves, tem na markertek, eu vou comprar para testar, tem umas fotos bem detalhadas, dá uma olhada já que vc conhece.

Usa flamenguinho. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Usa flamenguinho. :vts

flamenguinho eu usava do cross até o tuíta, o mais fino possivel, sempre abriu bem os agudos, rssss

Compartilhar este post

Link para o post

Esse no caso é de speaker. RCA por enquanto nada especial, só um cabinho feito com um parzinho de cabo CAT5 também. Quebra um galho e toca bem. Só vou mexer em RCA quando vier da DAC. Aliás, tô tentando comprar, mas sempre dá negado. Tenho que dar um pulo na Caixa pra saber pq não está autorizando compra em dólares.

PS: Sim, esse é internacional.

Compartilhar este post

Link para o post

Aliás, tô tentando comprar, mas sempre dá negado. Tenho que dar um pulo na Caixa pra saber pq não está autorizando compra em dólares.

PS: Sim, esse é internacional.

Liga na central de cartões, compra internacional tem que autorizar com antecedência mesmo, até compra em outro estado, se não for em uma cidade turística, o cartão pode bloquear.

Compartilhar este post

Link para o post

Liga na central de cartões, compra internacional tem que autorizar com antecedência mesmo, até compra em outro estado, se não for em uma cidade turística, o cartão pode bloquear.

No HSBC era mais fácil. Abri conta na caixa e fiz o internacional, mas nem me liguei de perguntar nada antes.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...