Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Jean Magalhães

Cross over X Subs e Drivers

Recommended Posts

Meus companheiros, tenho uma duvida (talvez primaria) mas por gentileza me ajudem se puder ok ?

Seguinte, eu tenho 1 subwoofer cara preta da pioneer, quaria saber em qual frequencia eu posso tocar ele no lowpass pra obter sub-graves mais intensos e profundos,

Tambem gostaria de saber essa relação para os drivers D200 da selenium, preciso montar esse corte pra manter meu som limpo...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

daeee, olha, tem q ver qntos Hz esta sua caixa, se nao nunca irá render bons sub-graves, caso esteja baixa ja, faz o corte em 40Hz , abaixo disso é sub-graves intensos e extendidos no caso se tiver subsonic tbm coloque uns 20Hz. Mas ja estou avisando, a sintonia da caixa tem q ter pico proximo a 40Hz, se nao nao adianta nada.

Quanto aos drivers vai de gosto, caso queira uma boa voz, freq a uns 1000,1200Hz , mais puxada para começo de medio em torno de 700,800hz mas nessa frequencia o driver distorce facil e queima facil tbm. Espero ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post

daeee, olha, tem q ver qntos Hz esta sua caixa, se nao nunca irá render bons sub-graves, caso esteja baixa ja, faz o corte em 40Hz , abaixo disso é sub-graves intensos e extendidos no caso se tiver subsonic tbm coloque uns 20Hz. Mas ja estou avisando, a sintonia da caixa tem q ter pico proximo a 40Hz, se nao nao adianta nada.

Quanto aos drivers vai de gosto, caso queira uma boa voz, freq a uns 1000,1200Hz , mais puxada para começo de medio em torno de 700,800hz mas nessa frequencia o driver distorce facil e queima facil tbm. Espero ter ajudado!

Brother me explica essa parada que voce falou 'caso a caixa esteja baixa'

eu não entendi, voce quis dizer caso o sub ja esteja em baixas frequencias ?

Claro que ajudou cara é que eu sou leigo mesmo rs

Compartilhar este post

Link para o post

Brother me explica essa parada que voce falou 'caso a caixa esteja baixa'

eu não entendi, voce quis dizer caso o sub ja esteja em baixas frequencias ?

Claro que ajudou cara é que eu sou leigo mesmo rs

Acho que o Aleixooo estava falando da sintonia da sua caixa. Qual a litragem dela, você sabe? Para graves mais intensos e extendidos você precisa ter uma sintonia de 35 à 37 Hz, dependendo do sub. Para atingir essa frequencia você precisa ver a litragem e o tamanho e o comprimento do Duto. Acho que tem a litragem desse sub a essa frequencia aqui no forum.

Valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o Aleixooo estava falando da sintonia da sua caixa. Qual a litragem dela, você sabe? Para graves mais intensos e extendidos você precisa ter uma sintonia de 35 à 37 Hz, dependendo do sub. Para atingir essa frequencia você precisa ver a litragem e o tamanho e o comprimento do Duto. Acho que tem a litragem desse sub a essa frequencia aqui no forum.

Valeu!!!

Isso mesmo Alexi, me referia as baixas frequencias! Vc tem que calcular a frequencia da tal caixa que vc fez, pois foi o que eu te falei , nao adianta nada ter uma caixa de sintonia 60hz e cortar o modulo a 40hz, pq dae nao atinge o ''pico'' dela (caso nao entenda SINTONIA= FREQ. DE PICO, onde os graves vao atingir maior Db ou seja ''mais som'') da uma olhada nos tópicos,sobre as caixas,sintonia e etc. o pioneer 309 ja é clichê por aqui kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo Alexi, me referia as baixas frequencias! Vc tem que calcular a frequencia da tal caixa que vc fez, pois foi o que eu te falei , nao adianta nada ter uma caixa de sintonia 60hz e cortar o modulo a 40hz, pq dae nao atinge o ''pico'' dela (caso nao entenda SINTONIA= FREQ. DE PICO, onde os graves vao atingir maior Db ou seja ''mais som'') da uma olhada nos tópicos,sobre as caixas,sintonia e etc. o pioneer 309 ja é clichê por aqui kkkkk

Rapaziada sabe qual é a melhor parte ? Eu sou tão cabacinho que comprei aquelas caixas da santa efigenia rs que os caras tem prontas sabe ? Não é feita sob medida...

Vou ligar pro cara de la e ver, e analisar os posts em relação a frequencia x litragem aqui no forum pra ver como relacionar isso, ai eu posto informando pra vceis essa analise.

Outra duvida, em relação a eu querer colocar outro sub,

vamos supor que a litragem da minha caixa seja X para meu unico sub hoje, e o duto da caixa seja Y

se eu colocar outro sub vai ter que ser X * 2 e Y * 2 ?

Por exemplo:

Litragem para sub pioneer cara preta 35L

Litragem para dois subs pioneer cara preta 70L

e assim com os dutos tambem ?

Abraços e obrigado pela força galera!!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara um corte "genérico" que serve pra qualquer coisa é em 80hz pro sub e uns 500hz pros d200.

Valeu cara, é que eu to pretendendo por dois subs desses então eu quero fazer certinho pra obter excursão e qualidade deles saca ?

Loww-bass

haha abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu!!!

Alex valeeu o toque parceiro, vou dar uma olhada e ja ja atualizo o post com a analise feita..

abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaziada sabe qual é a melhor parte ? Eu sou tão cabacinho que comprei aquelas caixas da santa efigenia rs que os caras tem prontas sabe ? Não é feita sob medida...

Vou ligar pro cara de la e ver, e analisar os posts em relação a frequencia x litragem aqui no forum pra ver como relacionar isso, ai eu posto informando pra vceis essa analise.

Outra duvida, em relação a eu querer colocar outro sub,

vamos supor que a litragem da minha caixa seja X para meu unico sub hoje, e o duto da caixa seja Y

se eu colocar outro sub vai ter que ser X * 2 e Y * 2 ?

Por exemplo:

Litragem para sub pioneer cara preta 35L

Litragem para dois subs pioneer cara preta 70L

e assim com os dutos tambem ?

Abraços e obrigado pela força galera!!

Valeu cara, é que eu to pretendendo por dois subs desses então eu quero fazer certinho pra obter excursão e qualidade deles saca ?

Loww-bass

haha abraços!

Quanto a litragem vc está certo , isso tbm funciona com a quantidade de dutos! Mas faça o seguinte, veja quantos litros tem cada caixa e sua sintonia, se a sintonia tiver muito alta, jogue no lixo (kkkkkkkk brinks) , só que nao irá render os subgraves que vc pretende ouvir ( frequencias mais estendidas). Quanto adicionar mais um sub, se quiser tocar junto com o outro, a caixa tem que ter a mesma litragem,numero e tamanho de dutos, pois se nao os subs vao ''tocar diferente'' !

Essa coisa de ''CORTE GENÉRICO'' nao existe! Cada caixa tem sua frequencia, cada ouvido seu gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos la

Descobri mais ou menos as medições da minha caixa, sendo :

Altura: 36 cm

Comprimento: 45 cm

Topo: 18,5 cm

Base: 34 cm

Vi em um site (da falcon) que uma caixa assim com o duto similar ao meu

Vai dar uma sintonia de 50 HZ

Os dutos eu ainda não descobri especificamente as medições rsrsrs

Mas acredito que sejam como nesta caixa aqui no link:

http://www.falcon.com.br/images/produtos/caixa-acustica-dutada-cx12.jpg

(essa não é minha caixa montada ok,apenas acredito que o duto seja igual)

Por tanto, sabendo disso, agora é so ajustar o cross over do modulo para o sub e o aparelho de som correto ? Tudo cortando em 50 hz no sub...

Pelo oque falamos aqui, essa frequencia não vai me dar graves profundos, mas ja é alguma coisinha ne ? Enquanto eu não monto outra :/

minha proxima caixa vai ter dois SUBS desses vou ter que fazer um esquema pra deixar em 35 HZ....

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos la

Descobri mais ou menos as medições da minha caixa, sendo :

Altura: 36 cm

Comprimento: 45 cm

Topo: 18,5 cm

Base: 34 cm

Vi em um site (da falcon) que uma caixa assim com o duto similar ao meu

Vai dar uma sintonia de 50 HZ

Os dutos eu ainda não descobri especificamente as medições rsrsrs

Mas acredito que sejam como nesta caixa aqui no link:

http://www.falcon.com.br/images/produtos/caixa-acustica-dutada-cx12.jpg

(essa não é minha caixa montada ok,apenas acredito que o duto seja igual)

Por tanto, sabendo disso, agora é so ajustar o cross over do modulo para o sub e o aparelho de som correto ? Tudo cortando em 50 hz no sub...

Pelo oque falamos aqui, essa frequencia não vai me dar graves profundos, mas ja é alguma coisinha ne ? Enquanto eu não monto outra :/

minha proxima caixa vai ter dois SUBS desses vou ter que fazer um esquema pra deixar em 35 HZ....

Isso mesmo! Só cortar no crossover , ficara um som misto, com 35Hz ficara show mesmo...

Dá uma pesquisada e veja o projeto do Lton , sem duvidas vc irá tirar o maximo dos 309! Lembrando que para esse projeto vc terá que ter um bom ampli para os subs, se nao nao irá ''descer'' muito a freq.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo! Só cortar no crossover , ficara um som misto, com 35Hz ficara show mesmo...

Dá uma pesquisada e veja o projeto do Lton , sem duvidas vc irá tirar o maximo dos 309! Lembrando que para esse projeto vc terá que ter um bom ampli para os subs, se nao nao irá ''descer'' muito a freq.

SD1000.1D Oque acha ?

Compartilhar este post

Link para o post

SD1000.1D Oque acha ?

Se fechar impedancia e entregar os 1000rms , pode até ser, o ideal é um sd2000 para sub-graves, mas eu tenho 2 pioneer 309 num booster 1000rms digital, tocando numa cacamba, e digo q com 1000rms ja da pra fazer um bom estrago nos subs!

A e nao se esqueça, bom vc colocar bateria,no orçamento, pq frequencias baixas necessitam de mais energia, picos que sao fod** hahahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Se fechar impedancia e entregar os 1000rms , pode até ser, o ideal é um sd2000 para sub-graves, mas eu tenho 2 pioneer 309 num booster 1000rms digital, tocando numa cacamba, e digo q com 1000rms ja da pra fazer um bom estrago nos subs!

A e nao se esqueça, bom vc colocar bateria,no orçamento, pq frequencias baixas necessitam de mais energia, picos que sao fod** hahahahaha

Bom pra atualizar a galera que acompanha o meu projeto,

Tenho um amigo que tem um TA2700-D

http://www.taramps.com.br/produtos.php?cat2=403&prod=1357

Ele ta afim de me passar esse modulo, ta zero bala rs com garantia e tudo,

bom, com esse vai da pra montar um SET mais potente, agora estou pensando em algo da Ordem de 4 SUBS pioneer 309

(ainda vai sobrar potencia) Oque me aconselham a montar de set com esse modulo aew ??? hahaha o Negocio ta ficando bom,

Meu carro é um SIENA 04/05 (apenas para termos parametros de como fazer uma caixa)

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto a bateria, antes era uma incerteza, agora é uma certeza eminente rsrsrs Vou ter que comprar uma auxiliar e das boas!

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto a bateria, antes era uma incerteza, agora é uma certeza eminente rsrsrs Vou ter que comprar uma auxiliar e das boas!

Aí que me refiro! Um bom ampli, só os subs, se eu fosse vc nao gastaria tanto espaço para esses 4 falantes, ja que está disposto a gastar, coloca uns Protech,DDaudio,Shocker.... alto falantes com mais potencia e que ''descem'' muito bem!

Particularmente ja vi 2 DD de 12 800rms, PQP, vibra até a alma rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Aí que me refiro! Um bom ampli, só os subs, se eu fosse vc nao gastaria tanto espaço para esses 4 falantes, ja que está disposto a gastar, coloca uns Protech,DDaudio,Shocker.... alto falantes com mais potencia e que ''descem'' muito bem!

Particularmente ja vi 2 DD de 12 800rms, PQP, vibra até a alma rsrsrs

Vamos la, esta decidido, minhas proximas aquisições serão dois DD1512

ja tenho as medições da caixa e as litragens para alcançar 38HZ, eu queria um pouquinho menos rsrsr

vejam só isso aqui

406776_547106081969697_1648048410_n.jpg

Acham que se eu seguir esses parametros eu estou bem servido junto do meu modulo taramps 2K7 ?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

opaaa, ficara ótimo, bom rendimento para os subs, se fizer muito baixa a freq. irá só ''abanar'' pois para se conseguir aquelas frequencias que os gringos conseguem (20,25, até os 30hz) tem que ter bons equipamentos!

Para seu som tocar bem vc tera que comprar um crossover (tem varias marcas, stetsom,propria taramp´s) pq esses modulos sao utilizados mais para graves ''secos''. Faz o corte em 38~40Hz no crossover aí vc verá o que é demolir um carro. rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

opaaa, ficara ótimo, bom rendimento para os subs, se fizer muito baixa a freq. irá só ''abanar'' pois para se conseguir aquelas frequencias que os gringos conseguem (20,25, até os 30hz) tem que ter bons equipamentos!

Para seu som tocar bem vc tera que comprar um crossover (tem varias marcas, stetsom,propria taramp´s) pq esses modulos sao utilizados mais para graves ''secos''. Faz o corte em 38~40Hz no crossover aí vc verá o que é demolir um carro. rsrsrs

Opa meu querido tudo bem ???

depois do feriadão estou de volta, moro em SP-CAPITAL zona sul, voce sabe dizer aonde eu compro esses DDs ?

Na santa efigenia eu não sei se acho...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...