Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Entusiasta1#mão

Como transformar meu cross(mid+tw) em tw+full range

Recommended Posts

Faala galera, beleza? seguinte, to com uma ideia mirabolante de fazer um 3 way com um full que tirei de umas caixas da samsung(aqueles radios com 2 caixas), teria algum jeito de transformar o meu cross(morel tempo) para tocar juntamente com o tweeter?

Editado por Entusiasta1#mão

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pois olha, eu sou mais otimista em se tratando de montar um 3 vias a partir de um 2 vias, dependendo do resto do teu set, dá pra fazer alguma coisa

exatamente o que tu falou não dá pra fazer, mas dá pra fazer de outra forma, tendo os equipamentos certos

tem q ter um jeito de fazer um corte LP pro mid e um corte HP pra tudo que vai pra este cross

se tiver como fazer isso, pode usar este mesmo cross, só que em vez de usar o mid, usar o full

já é alguma coisa, apesar de não ser o ideal

daria pra usar cortes via player (se fizer 3 vias) ou pelo amp

supondo q seja por amp...

vai precisar de um amp mono pro sub, e um 4 canais pro resto (ou alguma variação com no múnimo 5 canais)

canal SUB vai pro amp do sub

REAR vai usar um amp pra mids (2 canais), cortanto entre + - HP 50 ~ LP 250Hz pelo próprio amp

FRONT vai usar um amp pra full e tweeter (+2 canais), cortando só HP + - 250Hz pelo amp e jogando isso tudo pro teu cross

o ponto de corte entre full e tweeter não seria o ideal, mas daria pra usar, sim

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando o tópico... tava dando uma vasculhada e achei uns mids da pionner aqui... iguais a este:

http://allyourretail.com/products/pioneer/tsw161.html

ts-w161

alguém já usou? seria interessante testar ou algo do tipo? liquido por 50pilas?? aihuauiha tem as telinhas e tudo...

Editado por Entusiasta1#mão

Compartilhar este post

Link para o post

dá pra aproveitar a sessão do cross do tweeter, e só.... o resto teria q fazer novo.... só q a sessão do tweeter é o mais barato de se fazer por assim dizer....

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor fazer outro que estragar esse.

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Só fazendo outro.

Mas no caso dele, o cross iria ficar apenas pra full + tw.

Se ele conseguir descobrir o valor das bobinas do cross e trocar os capacitores pra deixar no corte mais alto que a configuração das bobinas + capacitores conseguirem chegar; não seria viável?

Compartilhar este post

Link para o post

Se ele conseguir descobrir o valor das bobinas do cross e trocar os capacitores pra deixar no corte mais alto que a configuração das bobinas + capacitores conseguirem chegar; não seria viável?

com essa dor de cabeça toda, vale mais a pena fazer outro cross ou comprar um pronto..hahahaah

Compartilhar este post

Link para o post

Um cross simples como o do tempo não tem muito mais que uma bobina e um capacitor pra cada transdutor (falante e tweeter). Coisa mais simples é fazer outro. Difícil num cross é o ajuste fino, mas se a proposta não é um supermegatop, faz um cross 3 vias fácil fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

é q assim: se ele for manter o tweeter original desse kit, com esse cross, ele pode manter a sessão do tweeter inalterado. aí é medir a resistência do full, se for a mesma resistência do original, ele pode manter a bobina do cross original e usar sem medo, se a resistência for diferente, ai tem q trocar a bobina q irá tocar o full. mas isso considerando um uso 1o momento. o ideal mesmo é identificar o novo ponto de corte e calcular bobinas e capacitor para esse novo ponto. no caso se ele tiver uma bobina menor, ele pode usar um capacitor maior, só recalculando para o padrão q quiser, mas com uma bobina maior não dá pra usar um capacitor menor, o corte não fica correto, além de gerar outros problemas...

ai se vai trocar 2 bobinas e 1 capacitor acaba por aproveitar apenas a placa e os resistores. como resistor não se gasta nem 5 reais, q é um custo desprezivel na montagem do cross, devido ao custo dos outros componentes, fica só a placa mesmo... e a placa seria só pra deixar mais organizado, pq pode ficar feio de se ver dependendo dos componentes q forem colocados. ai é melhor montar numa plaquinha de eucatex ou mdf mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Se não quer gastar, poderia usar um capacitor para passa alta do fullrange e outro para o tweeter, la perto da queda natural do full, tudo em 6dB/8a.

Compartilhar este post

Link para o post

No seu caso eu usaria o cross original do Tempo para o full e tw e cortaria o mid pela player (se for o Carion 786).

O cross original do Morel Tempo, como já disseram é muito simples, corte em 6db, usa apenas 1 capacitor e 1 indutor. Se não me engano o corte é em 3,8khz, então é só fazer as contas ou olhar na tabela para saber o valor do indutor.

http://autosom.net/artigos/cartab.htm

Compartilhar este post

Link para o post

No seu caso eu usaria o cross original do Tempo para o full e tw e cortaria o mid pela player (se for o Carion 786).

O cross original do Morel Tempo, como já disseram é muito simples, corte em 6db, usa apenas 1 capacitor e 1 indutor. Se não me engano o corte é em 3,8khz, então é só fazer as contas ou olhar na tabela para saber o valor do indutor.

http://autosom.net/artigos/cartab.htm

mas o problema ta ai, teria que usar o full+tw para continuar fazendo "bi amp", agora no caso usando tw e full em cada canal do amp e o restante nos mids... seria possível??

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o player?

No 786 eu usei por um boooooooooooooom tempo um canal sub pro sub e outro pros mid (tocando mono) e os canais mid e high tocando full e tweeter

Agora com essa minha mania de querer me livrar dos tweeter e ficar so com full é que mudei isso

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...