Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guto-Black belt

Posicionamento de Tweeters..

Recommended Posts

bom guto se quiser uma maozinha estamos ai , lembro de quando ouvi seu carro e não tinha nada de errado quanto ao posicionamento , quinta estarei na loja mexendo no carro se quiser dar um pulo até la , conversamos e ouvimos seu carro o meu e um com kit elate , ja ajuda nas duvidas, fico a disposição um abraço

Alberto, valeu pela forca... pena que quinta náo estarei em SP, eu estou de viajem at[e dia 25 mais ou menos... mas depois disso se ainda estiver de pé o convite, eu aceito sim... seria interessante conversar e pegar dicas de quem manja s[o umas 100x mais que eu ...

abracos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito cuidado com essa de só acertar palco com bi amp......

Por exemplo um carro q foi muito comentado aqui no forum e no Campeonato do EMMA, o New Beetle da Koyama com um 3 Vias, q tinha mid-range e tw direcionado, mas mid-bass na porta praticamnte sem direcionamento, esse carro usava apenas 2 canais de amplificação estereo, e pergunta pra quem ouviu se o palco era ruim..................

Disse no caso específico dele. Repito, reafirmo e confirmo o que disse. Se não estiver com as distâncias acertadas (que é o caso dele) o palco não vai centralizar com o TA igual para os falantes dianteiros.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Tweeter Focal PODE ser estridente, dependendo da instalação.

Eu testei o do V30 no carro, com corte ativo. Dependendo de algumas características, pode ficar com uns picos terríveis. Mas se bem aproveitado é um ótimo tweeter, muito agradável, principalmente nos metais, e para quem gosta de um top end forte, vivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora voltando ao assunto do tópico...

Uso tw direcionado e mid na porta, sinto uma dificuldade em ajustar o tempo dos falantes(bi amp). As vezes parece que o quadrado formado pelos 4 falantes está virando um losango paralelogramo na horizontal, se é que deu pra me entender... escutando com muito cuidado consegue se perceber um resquício de "segunda voz" vindo de baixo(o mid está cortado alto)

Já pensei em deixar os tweeters um de frente pro outro e me surgiram 2 ocasiões, sendo a primeira:

Como meu morel é um pouco agressivo, uso -3db em 5, 8 e 10khz; em algumas vozes femininas e detalhes(principalmente em deep house) parece que estou perdendo algo...

e a segunda:

Usando os tw no painel, um de frente pro outro, talvez conseguisse manter tudo em 0db, perdendo um pouco do "spl" mas ganhando em detalhamento e extensão.

*pensando no passageiro, acho que ficaria melhor um de frente para o outro.

Agora, usando direcionado dá pra aplicar menos potencia e escutar mais. Dessa maneira o ajuste dos tweeters, na minha opinião, é bem fácil.

lembrando que por mais que tenha falado alguma caca, foi o que consegui perceber até agora...

Editado por Entusiasta1#mão

Compartilhar este post

Link para o post

Entusiasta, vc cortando o tw bem alto, consequentemente seu palco dispenca, pois a maior parte de voz vai vir dos mids.. e em bi amp como está ligado, as vezes uma diferençazinha no T.A está causando esse efeito que vc disse

eu cortaria o mid beeem mais baixo, e tentaria subir os mids, pelo T.A, o maximo possivel.

Editado por STL

Compartilhar este post

Link para o post

Agora voltando ao assunto do tópico...

Uso tw direcionado e mid na porta, sinto uma dificuldade em ajustar o tempo dos falantes(bi amp). As vezes parece que o quadrado formado pelos 4 falantes está virando um losango paralelogramo na horizontal, se é que deu pra me entender... escutando com muito cuidado consegue se perceber um resquício de "segunda voz" vindo de baixo(o mid está cortado alto)

Já pensei em deixar os tweeters um de frente pro outro e me surgiram 2 ocasiões, sendo a primeira:

Como meu morel é um pouco agressivo, uso -3db em 5, 8 e 10khz; em algumas vozes femininas e detalhes(principalmente em deep house) parece que estou perdendo algo...

e a segunda:

Usando os tw no painel, um de frente pro outro, talvez conseguisse manter tudo em 0db, perdendo um pouco do "spl" mas ganhando em detalhamento e extensão.

*pensando no passageiro, acho que ficaria melhor um de frente para o outro.

Agora, usando direcionado dá pra aplicar menos potencia e escutar mais. Dessa maneira o ajuste dos tweeters, na minha opinião, é bem fácil.

lembrando que por mais que tenha falado alguma caca, foi o que consegui perceber até agora...

Entusiasta, vc cortando o tw bem alto, consequentemente seu palco dispenca, pois a maior parte de voz vai vir dos mids.. e em bi amp como está ligado, as vezes uma diferençazinha no T.A está causando esse efeito que vc disse

eu cortaria o tw beeem mais baixo, e tentaria subir os mids, pelo T.A, o maximo possivel.

:+1

E fo**-se o passageiro! Alinhamento egoísta nos tweeters e pronto!

Compartilhar este post

Link para o post

Tweeter Focal PODE ser estridente, dependendo da instalação.

Eu testei o do V30 no carro, com corte ativo. Dependendo de algumas características, pode ficar com uns picos terríveis. Mas se bem aproveitado é um ótimo tweeter, muito agradável, principalmente nos metais, e para quem gosta de um top end forte, vivo.

Desse modo qqr tw pode ser estridente se instalado de maneira errada, e não apenas Focal........ :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Desse modo qqr tw pode ser estridente se instalado de maneira errada, e não apenas Focal........ :legal:

E se o tweeter for "naturalmente velado", ou mais com som fechado? Ai não fica tão estridente, né?

E do outro lado, os MB Quart que o povo instala bem off para domar a resposta "forte"? Também não, né?

Tudo é relativo. Eu podia deixar o Focal do "jeito" estridente, tirava e colocava um Scanspeak no lugar, e o pico chato (8kHz) sumia. Varia de acordo com cada tweeter, e no caso eu falei especificadamente de um modelo de tweeter Focal.

Compartilhar este post

Link para o post

Minha maior curiosidade sobre tweeter: Queria pegar uma gravação de um instrumento naturalmente estridente, e ouvir num tweeter bem smooth, mas top, tipo morel supreme, ou DLS scandinavia. Queria ver se a estridencia original da música some. [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Minha maior curiosidade sobre tweeter: Queria pegar uma gravação de um instrumento naturalmente estridente, e ouvir num tweeter bem smooth, mas top, tipo morel supreme, ou DLS scandinavia. Queria ver se a estridencia original da música some. [¨]

Pega um tweeter smooth e põe esse cd pra tocar:

http://www.clubedoaudio.com.br/CD/DetalheAlbum.aspx?pro_int_id=degP5NJoKaE=

Compartilhar este post

Link para o post

Pratos!

Gravação com pratos são excelentes pra testar a integridade nas altas. Não pode apagar, tem que brilhar, mas não pode brilhar demais e ficar estridente. Geralmente é a referência mais fácil, pois dificilmente algum instrumento será, de fato, estridente, a não ser que seja de baixa qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

E se o tweeter for "naturalmente velado", ou mais com som fechado? Ai não fica tão estridente, né?

E do outro lado, os MB Quart que o povo instala bem off para domar a resposta "forte"? Também não, né?

Tudo é relativo. Eu podia deixar o Focal do "jeito" estridente, tirava e colocava um Scanspeak no lugar, e o pico chato (8kHz) sumia. Varia de acordo com cada tweeter, e no caso eu falei especificadamente de um modelo de tweeter Focal.

Tw q é apagado totalmente, que nada que vc faça resolva, ao meu ver deve ser jogado fora.......nem TW pode ser considerado............

Compartilhar este post

Link para o post

Já ouvi as Morel Fatlady num baita sistema residencial onde só o toca-discos custava 30 mil reias, e elas tocavam normal os pratos..... ouço Morel Elate no carro de um amigo, e não sei de onde q o TW da morel eh apagado.....acho engraçado esta definição para os TW da Morel......

Compartilhar este post

Link para o post

Tweeter aceso ou apagado? ou em outras palavras: Top End duro ou smooth? ou talvez: estridente contra velado?

Neste tipo de conversa, pode-se ter bem a noção daqueles que ouvem ou já ouviram música ao vivo e dos que não. Quando os parâmetros são apenas eletrônicos, algumas vezes pode-se estranhar um tweeter AMT, domo de diamante ou domo de berilium; ainda mais se comparado com os tradicionais tweeters de seda.

O que não pode acontecer é sobrar dB em certas frequências ou faltar. Claro que normalmente ou de seda (ruim ou mal casados) tendem a pecar por falta, enquanto os outros tendem a pecar por excesso. Na música real, não existe falta ou sobra, ela é o que é. Achei bem coerente o que o Luciano escreveu a respeito.

Agora em um sistema ainda em desenvolvimento (como o de nossos carros, né) é melhor errar com um tweeter mais velado, do que com um tweeter estridente. Para mim, nesse caso, a falta incomoda menos que o excesso.

Compartilhar este post

Link para o post

Vejam alguma comparações que já fiz:

Focal Utopia - para mim, até agora o melhor hard-dome automotivo. Mas precisa ser muito bem ajustado, senão ele vai sobressair, e muito. Não adianta tirar um speaker e coloca-lo, pois vai ficar horrível. Gosto dele passivo. Toca bem até uns 25k.

Morel Supremo - para mim, o melhor de domo de seda automotivo. Não falta em nada e não corre o risco de sobrar, como o Be. É Scanspeak, porém feito segundo o projeto da Morel; assim toca de forma única. Ainda não ouvi o novo Supremo Piccolo, mas deve seguir a mesma linha. Gosto dele passivo. O Supremo (grande) tocava até 20k o Piccolo, não sei.

Dynaudio Esostar - Ainda não ouvi o novo, porém o antigo segue a mesma linha do Morel, sem deixar a desejar em nada. Toca até uns 18k.

DLS Scandinavia - Feito pela Scanspeak, porém sob especificações da DLS. Para mim, fica atrás dos outros por não ser de neodímio, o que o deixa mais lento e menos preciso. Eles aconselham a usar ativo, pois passivo fica ainda mais opaco. Toca bem até 16k.

Scanspeak Soft ou Ring - Ambos são a versão superior do Scandinavia. Ainda gosto mais do Soft, por ser mais linear e tocar melhor off-axis, que é o caso comum nos carros. Para casa o Ring é melhor. Sempre passivo, sinto que quando está ativo ele perde muito em textura. O Soft, toca bem até 20k o Ring toca até 25k muito bem (ainda que não de forma linear).

Para testar eles, basta utilizar a faixa 11 do CD Yo won't forget da Shirley Horn.

Compartilhar este post

Link para o post

Na música real, não existe falta ou sobra, ela é o que é.

Claro que existe!

Música real não é só o instrumento. É o ambiente onde é executada. Dependendo do ambiente, você pode não ter absolutamente nada aproximando do "top end". É o caso de execuções em ambientes abertos ou muito amplos.

Basta ver que quem ouve música de câmara, ao vivo, costuma preferir fullranges SEM tweeter, exatamente porquê toda a informação se concentra nos médios. Quantas caixas clássicas usam fullranges de 10" ou 12", e são consideradas a excelência da reprodução de música clássica!

Compartilhar este post

Link para o post

Tw q é apagado totalmente, que nada que vc faça resolva, ao meu ver deve ser jogado fora.......nem TW pode ser considerado............

Depende do gosto do freguês. Mas se você entendeu, não generalize.

Agenor, tá ouvindo 25k? Tá bom de ouvido hein rapaz?

Compartilhar este post

Link para o post

Se aqui é um sub-forum de Alta Fidelidade, se o TW é apagado, e nada do q vc faça ele muda, é lixo não consigo enteder de outra masnera neste sub-forum............

Nada de gosto do fregues ou entaum não estamos falando de fidelidade, e sim gosto pessoal, ai lascou......

Compartilhar este post

Link para o post

Se aqui é um sub-forum de Alta Fidelidade, se o TW é apagado, e nada do q vc faça ele muda, é lixo não consigo enteder de outra masnera neste sub-forum............

Nada de gosto do fregues ou entaum não estamos falando de fidelidade, e sim gosto pessoal, ai lascou......

Ué em alta fidelidade não tem gosto pessoal?

Então porque diabos os fabricantes (TOPS) fabricam tweeters (por exemplo) com características diferentes, como por exemplo, soft dome e hard dome em drivers de referência?

Compartilhar este post

Link para o post

Ué em alta fidelidade não tem gosto pessoal?

Deixa quieto...

Compartilhar este post

Link para o post

A questão de tocar acima do 20k ou dos 18k (que é o que a maioria ouve) acredito que se reflita no arejamento da música

Claro que existe!

Música real não é só o instrumento. É o ambiente onde é executada. Dependendo do ambiente, você pode não ter absolutamente nada aproximando do "top end". É o caso de execuções em ambientes abertos ou muito amplos.

Basta ver que quem ouve música de câmara, ao vivo, costuma preferir fullranges SEM tweeter, exatamente porquê toda a informação se concentra nos médios. Quantas caixas clássicas usam fullranges de 10" ou 12", e são consideradas a excelência da reprodução de música clássica!

Concordo contigo.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão de tocar acima do 20k ou dos 18k (que é o que a maioria ouve) acredito que se reflita no arejamento da música

Palma palma, só uma brincadeirinha. ;)

Editado por Pad

Compartilhar este post

Link para o post

O CD eu tenho, só falta o tweeter. :vts

Bom...Nisso eu não posso te ajudar. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu quis dizer com meu comentário:

Não sou músico, não entendo grande coisa de instrumentos. Mas já ouvi alguns ao vivo, que soaram um pouco agressivos, bem pouco, mas ainda agradáveis. Eu não consigo imaginar um tweeter morel ou DLS tocando daquele jeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...