Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guto-Black belt

Posicionamento de Tweeters..

Recommended Posts

Bom galera, esse é um assunto meio controverso e existem muitas opiniões, acho que seria legal ter um tópico sobre isso... pra todo mundo discutir e tirar suas dúvidas... eu mesmo tenho uma e vou postar abaixo...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, seguinte, todo mundo ou pelo menos a maioria sabe que tenho o kit focal v30 instalado no meu carro...

Mids nos locais originais

tws em colunas direcionadas pro meio do carro (cruzada em cima do freio de mão)

a pergunta é alguém ja testou os tws focal (de preferencia no tw do v30) direcionados off total um de frente pro outro?? se sim ou não, oq se ganharia e oq se perderia nesse tipo de direcionamento nos Tw focal???

se fizesse off, seria melhor fazer na coluna na altura dos olhos, ou no acabamento do retrovisor levemente direcionado ao centro do painel???

oq se ganharia e oq se perderia em ambas as configurações????

sei que são diversas perguntas, mas acho que seria interessante discutirmos isso, e não só no meu caso em questão, mas acho que todo mundo deveria postar sobre todos os tipos de tws e experiencias que tiveram...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Vá no carro e teste.

Não é porque ficou bom em outro, que irá ficar bom no seu. Mesmo se fosse o mesmo tweeter.

Compartilhar este post

Link para o post

Todos os tweeters que testei (já foram bastantes) todos tocaram melhor direcionado, nunca gostei de nenhuma configuração em OFF.

Compartilhar este post

Link para o post

OK, mas oq se ganha e oq se perde em cada configuração?? independente de agradar o gosto pessoal ou não?!?! alguém saberia informar?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ahco que configuração em off favorece tanto encontros de ondas construtivas quanto destrutivas (cancelamentos), entao eu acho que só aplicando a pratica com seu set que vai te esclarecer.

Editado por mlneto

Compartilhar este post

Link para o post

Eu deixaria como está.

Particularmente não gostei muito dos Focal ON. pasmafaute

Agora, mais importante do que o direcionamento, já fez algum estudo sobre alinhamento de fase?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu deixaria como está.

Agora, mais importante do que o direcionamento, já fez algum estudo sobre alinhamento de fase?

Eu deixaria como está.

Bruno, ainda não... o problema é que uso um ampli dois canais e o cross passivo do kit...

abs

Editado por Guto-Black belt

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, ainda não... o problema é que uso um ampli dois canais e o cross passivo do kit...

abs

Recomendo.

Isso não é limitação alguma para ajuste de fase, Guto.

Compartilhar este post

Link para o post

Recomendo.

Recomendo.

Tem algum link que possa me indicar? sinceramente não entendo bulhufas desse assunto...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Tem algum link que possa me indicar? sinceramente não entendo bulhufas desse assunto...

abraços

Eu vou abrir um tópico muito em breve, já venho com muitas dúvidas que não consigo sanar com as minhas leituras, mas como ainda estou no meio do livro, estou esperando terminar.

De qualquer forma, algumas leituras estão em:

http://www.ntrixsom.com.br/blog/tag/caixa-acustica/

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=179484

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=140286&st=25

Primeiro entenda como funciona, depois, como se aplica. Verá o que isso é capaz de corrigir.

Apenas uma dica que o Crasher postou certa vez (confesso que não fez sentido na época, mas agora vi funcionalmente), faça o acerto por partes, mas no final, ligando o subwoofer, pode ser que muita coisa se inverta.

Eu tenho uma teoria, deve-se levar isso em conta antes da instalação. Desculpe desvirtuar o tópico, Guto.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou abrir um tópico muito em breve, já venho com muitas dúvidas que não consigo sanar com as minhas leituras, mas como ainda estou no meio do livro, estou esperando terminar.

http://www.ntrixsom....caixa-acustica/

http://autoforum.com...howtopic=179484

http://autoforum.com...ic=140286&st=25

Primeiro entenda como funciona, depois, como se aplica. Verá o que isso é capaz de corrigir.

Apenas uma dica que o Crasher postou certa vez (confesso que não fez sentido na época, mas agora vi funcionalmente), faça o acerto por partes, mas no final, ligando o subwoofer, pode ser que muita coisa se inverta.

Eu tenho uma teoria, deve-se levar isso em conta antes da instalação. Desculpe desvirtuar o tópico, Guto.

http://www.ntrixsom....caixa-acustica/

http://autoforum.com...howtopic=179484

http://autoforum.com...ic=140286&st=25

Opa, disvirtuar nada, isso é somar e muito,,, vou dar uma analisada, confesso que dei uma lida em alguns artigos por cima pelo google agora e não entendi bulhufas,,,hahahaha

Vou tentar ler os que vc me passou e caso eu não entenda... eu pergunto sem dó, afinal é assim que se aprende...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Vá no carro e teste.

Não é porque ficou bom em outro, que irá ficar bom no seu. Mesmo se fosse o mesmo tweeter.

:+1

Todos os tweeters que testei (já foram bastantes) todos tocaram melhor direcionado, nunca gostei de nenhuma configuração em OFF.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Um tweeter que me agradou bastante foi o do morel elate... achei fantástico, será que casaria com um mid do focal v30, usando o cross do elate??? apesar de achar o tw do focal v30 excelente, eu priorizo a voz e isso o tw do morel elate matou a pau...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Estou no iPad, então e mais difícil de escrever, mas depois eu coloco aqui as minhas considerações sobre cada tipo de posicionamento.

Quanto a deixar on e off, a grande maioria fala que prefere o on, ou que so funciona o on axis mas vc já escutou o meu carro, e ele esta off, mas tem uma coisa a mais, o alinhamento entre tw e mid, que conta muito.

Quanto a mistura de morel com focal. Creio que nao dará mto certo pois o crosspoint do focal e 3800hz e do morel 1800 ou 2000hz eu acho. Eu falei pra vc pegar o micro precision, o tw dele eu achei melhor que o morel. Menos colorido, com maior extensão e com som em algumas musicas de tw ribbon!

Compartilhar este post

Link para o post

Nada como colocar a corneta sobre o painel, e ir direcionando...não tem igual.... :legal:

Ouço mto o Tw do meu Kit Focal o 165KPS, tem tbm o do Alberto kit Focal 165KR2, e tbm ouço de um Subaru WRX com Morel Elate, e vou te dizer o Focal não deve nada....

Para com isso de usar xover disso com aquilo, faça o xover certo e acabou.... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Gutão, só um comentário meio off,

A dificuldade que tens em centralizar o palco, está justamente na utilização desse cross + ampli 2 canais. Só vais conseguir acertar o palco se usares bi-ampli ou se estiverem os falantes no mesmo local de dispersão. O método que uso para centralizar o palco é centralizar primeiro os tw, depois os mids e ligar os dois para ver se está correto. Qualquer correção, após achar o centro do palco, deve ser feita nos dois lados, já que os mids estão na porta e tws na coluna, até você achar a distância correta. Depois de tudo acertado, acerta-se o sub.

Particularmente, prefiro o tw on-axis usando na coluna.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação ao Elate eu tive um com o TW MT23, o TW é muito bom mas eu troquei ele por um KRX2 e gostei mais do TW TN53K deste Kit.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu deixaria como está.

Os TWs da Focal costumam ser estridentes...

Compartilhar este post

Link para o post

Qto a isso eu discordo, o tn52 e o tw do v30 me soam extremamente agradáveis e fiel nas altas... só vc regular bem e casar com equipos certos.

Compartilhar este post

Link para o post

Gutão, só um comentário meio off,

A dificuldade que tens em centralizar o palco, está justamente na utilização desse cross + ampli 2 canais. Só vais conseguir acertar o palco se usares bi-ampli ou se estiverem os falantes no mesmo local de dispersão. O método que uso para centralizar o palco é centralizar primeiro os tw, depois os mids e ligar os dois para ver se está correto. Qualquer correção, após achar o centro do palco, deve ser feita nos dois lados, já que os mids estão na porta e tws na coluna, até você achar a distância correta. Depois de tudo acertado, acerta-se o sub.

Particularmente, prefiro o tw on-axis usando na coluna.

Um abraço,

Sérgio.

Muito cuidado com essa de só acertar palco com bi amp......

Por exemplo um carro q foi muito comentado aqui no forum e no Campeonato do EMMA, o New Beetle da Koyama com um 3 Vias, q tinha mid-range e tw direcionado, mas mid-bass na porta praticamnte sem direcionamento, esse carro usava apenas 2 canais de amplificação estereo, e pergunta pra quem ouviu se o palco era ruim..................

Compartilhar este post

Link para o post

Discordo completamente......

]

Ouço todo dia um TN-52, já ouvi TN-53 diversas vezes, não tem nada de estridente não hein.........

Editado por soundworks

Compartilhar este post

Link para o post

]

Ouço todo dia um TN-52, já ouvi TN-53 diversas vezes, não tem nada de estridente não hein.........

]

Estridencia não depende só do tweeter, é o conjunto da obra. Dependendo do set, qq tweeter pode ficar estridente ou suave.

E antes que algum espírito de porco lembre disso, já brinquei com le-son cornetinha, e deixei domadinho.

Compartilhar este post

Link para o post

bom guto se quiser uma maozinha estamos ai , lembro de quando ouvi seu carro e não tinha nada de errado quanto ao posicionamento , quinta estarei na loja mexendo no carro se quiser dar um pulo até la , conversamos e ouvimos seu carro o meu e um com kit elate , ja ajuda nas duvidas, fico a disposição um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...