Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Carlos Gol Quadrado

Caixa acustica MDF x Acrílico (PMMA) - Finalizada

Recommended Posts

Amigos,

Estou realizando o meu TCC da Faculdade de Tecnologia em Polímeros, trata-se do estudo comparativo das propriedades sonoras do MDF em relação ao Acrílico (PMMA - Polimetilmetacrilato).

Como não tem escapatória do TCC,escolhi um tema que tenho mais afinidade, o som automotivo.

O estudo está dividido em seis capítulos: Caixas acusticas, Ondas sonoras, MDF, PMMA(acrilico), Metodologia e resultados & discussões.

Preciso urgentemente de uma ajuda dos amigos do forum, está terminando o meu prazo para entregar o TCC e ainda não consegui realizar os testes sonoros comparativos, necessito de analisar as duas caixas com RTA e/ou outro equipamento para comprovar se ocorrem diferenças de frequencia, Decibeis, sintonia,etc.

Pago qualquer custo necessário para realização dos testes.

Desde já agradeço a atenção

meus equipamentos:

2 subwoofers Bravox UXP 12"

Módulo Soundigital SD1800

Caixa dutada MDF 15mm - 40 litros

Caixa dutada Acrilico 15mm - 40 litros

Algumas fotos da construção dos protótipos:

Desenho em 3D com as dimensões da caixa

montagemfinaljpg.jpg

Corte da chapa acrilica

img072fz.jpg

Usinagem no CNC

img068ep.jpg

Corte do MDF

img069q.jpg

Projeto finalizado , algumas fotos da caixa com a luz neon !!!!!!!

img149cb.jpgimg150b.jpg

img191m.jpgimg195ae.jpg

img145pg.jpg

Editado por Carlos Gol Quadrado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o Jesus, brasileiro deixa tudo pra ultima horas :vts

Acho que poderia ir agilizando um bom microfone, tripé, um programa de RTA, amplificadores.

Não entendo nada de acrilico nunca tive nada, mas lembre-se que normalmente instrumentos são feitos de madeira e o que se aproxima mais disso? Os teste podem ser feito alem só do ganho ou perda de SPL, como sonoridade tbm. Acho que da pra fazer algo bem legal!

Ja ja aparece alguem com mais saberia e te da uns toques tbm.

:legal:

Editado por Andretti

Compartilhar este post

Link para o post

Pra RTA você pode comprar um microfone ECM8000 e mais uma placa de som USB com entrada balanceada / Phantom Power. Em casas de som profissional/estúdio você encontra. Ou pode conversar em alguma loja de som que tem RTA pra fazer a análise para você, tomando cuidado apenas pra não medir em um RTA com calibração para SPL, pois não vai pegar a faixa completa.

Compartilhar este post

Link para o post

o Jesus, brasileiro deixa tudo pra ultima horas :vts

Acho que poderia ir agilizando um bom microfone, tripé, um programa de RTA, amplificadores.

Não entendo nada de acrilico nunca tive nada, mas lembre-se que normalmente instrumentos são feitos de madeira e o que se aproxima mais disso? Os teste podem ser feito alem só do ganho ou perda de SPL, como sonoridade tbm. Acho que da pra fazer algo bem legal!

Ja ja aparece alguem com mais saberia e te da uns toques tbm.

:legal:

Realmente, estou com a corda no pescoço...rs Mas agora preciso garantir a minha formatura... espero conseguir realizar esses testes... abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Pra RTA você pode comprar um microfone ECM8000 e mais uma placa de som USB com entrada balanceada / Phantom Power. Em casas de som profissional/estúdio você encontra. Ou pode conversar em alguma loja de som que tem RTA pra fazer a análise para você, tomando cuidado apenas pra não medir em um RTA com calibração para SPL, pois não vai pegar a faixa completa.

Então Kleber, infelizmente não tenho como investir nesses equipamentos, espero conseguir alguém aqui do forum, loja, pagar pelço teste, enfim faço o possível para conseguir concluir esse trabalho.... Conhece alguem aqui de SP com essa estrutura ????

obrigado pelas dicas

Compartilhar este post

Link para o post

Fala com o Massami ou o Tatu. Tem um tópico sobre testes de amplificadores no hi-fi, acontece na loja deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde! Desculpe atrapalhar, sei que vc está bastante corrido com relação ao seu TCC.

Vi as fotos no seu tópico do acrílico sendo cortado e gostaria de saber se vc sabe onde posso comprar 2 pedaços de acrílico 20mm ou mais para fazer a frente e uma lateral da caixa para um 12w7.

Muito obrigado e boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde amigo.....

Comprei na Plastireal na av. cruzeiro do sul em SP..

Você pode comprar na medida exata que precisa, mas informar que necessita das medidas exatas, senão eles cortam em medidas aproximadas e sem acabamento (aconteceu isso comigo).

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo até quantos decibeis precisas medir? podem ser medições comparativas de uma caixa para outra em relação faixa de resposta, nivel de SPL? se assim servir, tenho uma solução mais barata caso não consiga um RTA ai na região...

Compartilhar este post

Link para o post

Opa amigo, vou medir um Bravox UXP POwer 500RMS......todas as idéias possíveis são bem vindas...

Preciso analisar os mesmo parâmetros do MDF em relação ao Acrilico....

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz medições relativas e comparando sintonias, usando o ml70 da leson, uma dessas placas de som externas USB, com faixa de amostragem de 96 kHz e o spetralab crackeado...

Compartilhar este post

Link para o post

Não vai usar nenhum tipo de preenchimento, certo?

Amanhã vou fazer um teste no laboratório da faculdade, vou ver a reação do solvente para acrílico, ele vai soldar as placas. Editado por Carlos Gol Quadrado

Compartilhar este post

Link para o post

Mais algumas fotos da caixa quase finalizada.....

img086c.jpg

img090rg.jpg

img092w.jpg

Para um marinheiro de primeira viagem em acrílico, acho que ficou bacana o trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa amigo, vou medir um Bravox UXP POwer 500RMS......todas as idéias possíveis são bem vindas...

Preciso analisar os mesmo parâmetros do MDF em relação ao Acrilico....

Uma pergunta... já parou pra pensar em termos de "precisão"?

Um simples RTA não vai te dar nenhuma.

Te recomendo repensar este aspecto, pois para você pode ser que a resposta em frequência não vá trazer nenhum resultado conclusivo, quanto menos SPL, já que a diferença de SPL provavelmente esteja "dentro das margens de erro do equipamento".

Não seria mais interessante fazer testes de superfície, como, por exemplo, usando acelerômetro pra detectar como cada material se comporta com a frequência?

Acelerômetro é manha... compre uns piezos de 25mm e os cole (apenas pelo centro) à superfície de cada caixa. Ligue-os à entrada de microfone, e tente medir com o próprio TrueRTA o espectro.

É o tipo de coisa que NÃO se faz em cima da hora. Os testes precisam ser bem ensaiados, senão você vai ter que refazer no próximo semestre.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Ficou bem bonita a caixa... acho que faltou um pouquinho de espaço ali entre duto e sub, mas o acabamento ficou bem legal. Eu sempre quis fazer uma caixa assim. Parabens pelo trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta... já parou pra pensar em termos de "precisão"?

Um simples RTA não vai te dar nenhuma.

Te recomendo repensar este aspecto, pois para você pode ser que a resposta em frequência não vá trazer nenhum resultado conclusivo, quanto menos SPL, já que a diferença de SPL provavelmente esteja "dentro das margens de erro do equipamento".

Não seria mais interessante fazer testes de superfície, como, por exemplo, usando acelerômetro pra detectar como cada material se comporta com a frequência?

Acelerômetro é manha... compre uns piezos de 25mm e os cole (apenas pelo centro) à superfície de cada caixa. Ligue-os à entrada de microfone, e tente medir com o próprio TrueRTA o espectro.

É o tipo de coisa que NÃO se faz em cima da hora. Os testes precisam ser bem ensaiados, senão você vai ter que refazer no próximo semestre.

Realmente Kleber, você tem razão... |Somente no RTA não vou conseguir tirar muitas conclusões nem ter uma precisão.

Eu desconheço esse teste, você tem algum material e método para eu conseguir realizar esse teste ???

Desde já agradeço as suas dicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Ficou bem bonita a caixa... acho que faltou um pouquinho de espaço ali entre duto e sub, mas o acabamento ficou bem legal. Eu sempre quis fazer uma caixa assim. Parabens pelo trabalho.

Valeu !!! O espaço estava bem limitado de acordo com o tamanho da caixa....tive que fazer milagre para colocar o Subwoofer e o duto.....

Compartilhar este post

Link para o post

O custo é um pouco alto...... Somente os materias R$ 500,00... Caso você não ter acesso a equipamentos e ferramentas: Torno CNC, fresa, serra de mesa, "macho" para fazer rosca.

esquece porque o custo passa de R$ 700,00.

Conclusão, estou construindo essa caixa somente por questão de estudo.

Compartilhar este post

Link para o post

é... realmente... beleza custa caaro!

mas qualquer dia se quiser vender com uma super mega promoção

me manda um mp :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Cara SNEG na status audio ou Hertz audio ai de SP tem RTA.

Sobre a cx em acrílico, ficou top ...oq vc utilizou p/ vedar os encaixes?

Boa sorte ai!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...